Dia do Zootecnista

Data de Publicação: 31/12/1969 | Autor: POLLYANA SILVA

A coordenação do curso de Zootecnia do Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM) preparou uma programação especial, repleta de conhecimento e aprendizado para comemorar o Dia do Zootecnista e também aos 10 anos do curso na instituição.

 

As comemorações foram divididas em dois dias. No primeiro (15) foram realizadas duas palestras no auditório do bloco E. Uma ministrada pelo zootecnista, Lécio Queiroz Soares sobre “Produção Animal a Pasto” e outra ministrada pelo zootecnista Alexandre Luiz Siqueira de Oliveira, sobre “Segurança Alimentar na Indústria da Alimentação Animal voltado à Suinocultura”.

 

Já no segundo dia (16), os alunos desembarcaram na Escola Agrotécnica Afonso Queiroz, para um dia de campo dedicado e preparado especialmente para eles. Logo na chegada um café da manhã foi servido para recepcionar os universitários.

 

Os cerca de 120 zootecnistas foram divididos em quatro stands, cada um com um tema desenvolvido a partir da necessidade de abordar assuntos que não tivessem sido pautados em sala de aula. “Os próprios alunos, supervisionados pelos professores confeccionaram e apresentaram os conteúdos”, explicou o coordenador do curso, professor Ronan Magalhães.

 

Cada grupo tinha 20 minutos para explicar o tema e responder as dúvidas. Os alunos do 3º período colocaram a mão na massa e ensinaram na prática, o uso correto da ordenha mecânica. “O mastite hoje no Brasil é uma das doenças que mais acomete o gado bovino leiteiro. Nós explicamos qual a maneira certa de fazer o manejo da ordenha, para tentar prevenir ao máximo essa enfermidade”, concluiu o aluno do 3º período, Rafael de Oliveira.

 

Mas o tema que mais chamou a atenção dos alunos foi o manejo e alimentação de equinos. “Focamos principalmente na diferença da alimentação de manejo nutricional de cada categoria animal. Acredito que os alunos ficaram satisfeitos e nós do grupo tivemos a oportunidade de nos preparar para palestras como essas no futuro, visando o mercado de trabalho”, ressaltou o aluno Edmilson Júnior.

 

Os professores ficaram satisfeitos com o aprendizado durante as comemorações do Dia do Zootecnista. “É uma oportunidade para o aluno adquirir experiência e vivência do dia a dia do que acontece na propriedade e mesmo para a sua vida profissional após a faculdade”, comentou o professor Hélio Vilela.


Avise-me sobre o próximo Vestibular