Notícias

“Internet das Coisas” é tema de PI Intercursos no UNIPAM


Autor: Laryssa Caixeta   Data de Publicação: 13/07/2018 13:24 “Internet das Coisas” é tema de PI Intercursos no UNIPAM

No dia 30 de junho, cerca de 120 alunos dos cursos de Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica e Sistemas de Informação apresentaram o resultado final do Projeto Integrador Intercursos, realizado ao longo do semestre. A missão era desenvolver protótipos de produtos viáveis, tendo como tema central a “Internet das Coisas”.

Para enfrentarem o desafio os alunos contaram com a parceria da Amazon; que disponibilizou a nuvem para que os dados dos trabalhos fossem armazenados; e da Algar; que enviou mentores para auxiliar na ideação dos projetos. De acordo com o coordenador do curso de Engenharia Elétrica, professor Fábio Gontijo, além disso, eles tiveram que aprender a trabalhar em equipes. “Cada um aprendeu muito com as habilidades do outro, e, juntos, os alunos de cada área, foram capazes de construir projetos muito mais completos”, explicou.

Antes das apresentações, os alunos conferiram a palestra de Juliano Cristian, que faz parte da Community Leader da Amazon Web Services. Durante o evento, ele falou sobre as inovações da Amazon e sobre como os alunos do UNIPAM podem utilizá-las no desenvolvimento de projetos.

Na sequência, os doze trabalhos foram apresentados para uma banca de profissionais e de professores que atuam na área do empreendedorismo. Cada equipe desenvolveu um protótipo mais criativo que outro. A aluna de Sistemas de Informação, Camila Nobre e os colegas idealizou um aplicativo, acoplado a um relógio, para auxiliar os pacientes diagnosticados com a doença do Alzheimer. “É muito comum que os pacientes fujam, e o nosso software possibilita que os familiares saibam exatamente onde a pessoa está” esclareceu.

A equipe do aluno de Engenharia Elétrica, Daniel Lucas, idealizou o “UX EPI”, um equipamento de proteção individual que pode fazer a diferença na vida do empregador e dos funcionários. “O software detecta quando o funcionário está utilizando o equipamento e avisa para ele quando as condições de trabalho, como o ruído, por exemplo, estão acima do permitido”, contou. O protótipo já foi validado em empresas de Patos de Minas e segundo o aluno a ideia é implantá-lo no mercado.

De acordo com a coordenadora do curso de Engenharia Mecânica, professora Janaína Aparecida o projeto Integrador intercursos dá para os alunos a oportunidade de vivenciarem as exigências e a pressão o mercado de trabalho, enquanto estão na faculdade. “O aprendizado é enorme”, finalizou.

 

Avise-me sobre o próximo Vestibular