Notícias

Alunos do UNIPAM participam do 3º Encontro Técnico do Produtor Rural


Autor: Laryssa Caixeta   Data de Publicação: 13/07/2018 13:13 Alunos do UNIPAM participam do 3º Encontro Técnico do Produtor Rural

No dia 28 de junho, cerca de 300 alunos dos cursos de Medicina Veterinária, Zootecnia e Agronomia do Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM) se dirigiram para o Campo Experimental do Sertãozinho da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (EPAMIG), para participarem da terceira edição do Encontro Técnico do Produtor Rural.

O evento é realizado pela EPAMIG, em parceria com o UNIPAM, a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural de Minas Gerais (EMATER), o Governo de Minas Gerais, o Sindicato dos Produtores Rurais de Patos de Minas e a Associação Brasileira de Criadores de Zebu (ABCZ). De acordo com o presidente da EPAMIG, Rui Werneck, o objetivo do evento é difundir tecnologia para o Cerrado Mineiro.

Por isso, durante a manhã, produtores rurais de toda a região do Alto Paranaíba e alunos de cursos das ciências agrárias assistiram a palestras em sete estações. Temas como o sistema de produção em psiculturas, manejo de dejetos de bovino e dicas para lidar com o primeiro pivô, foram trabalhados durante o encontro.

Segundo a aluna do curso de Medicina Veterinária, Mariana Batista, eventos como esse despertam o interesse para a área de pesquisa. “Veterinário não trabalha só em petshops”, comenta a aluna. “Podemos investir na pesquisa e esse evento abre muito nosso campo de visão”, completou.

Além das palestras, o encontro contou ainda com a inauguração da “Represa de Águas Limpas do Sertãozinho” e do sistema de irrigação do pivô central. Segundo o coordenador do curso de Agronomia, professor Lucas Mendes, esta novidade vai impactar positivamente na aprendizagem dos alunos. “Eles poderão desenvolver trabalhos de conclusão de curso e várias pesquisas no local”, acrescentou.

Na ocasião, o UNIPAM também assinou um convênio com a EPAMIG, para os próximos cinco anos. Segundo o diretor executivo da Fundação Educacional de Patos de Minas (FEPAM), professor João Wander Silva, a assinatura dá continuidade a uma parceria que já dura quase duas décadas. “Todos os lados saem ganhando, principalmente, pela troca de conhecimentos entre a EPAMIG e os alunos”, explicou.

Avise-me sobre o próximo Vestibular