Notícias

Curso de Psicologia promove eventos em comemoração à luta antimanicomial


Autor: ASCOM UNIPAM   Data de Publicação: 05/06/2018 15:03 Curso de Psicologia promove eventos em comemoração à luta antimanicomial

Letícia Vargas, professora do curso de Psicologia do Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM), juntamente com as alunas do estágio em Saúde Mental promoveram no dia 16 de maio, um dia em comemoração a luta antimanicomial.

Durante a manhã, foi realizada um evento festivo no Centro de Atenção Psicossocial 2 (CAPS 2), onde por meio de muita música, dança e oficina de cartazes foi trabalhada a importância da data com os usuários do serviço, lembrando os ganhos em termos de mudanças na forma de pensar o tratamento das pessoas em sofrimento psíquico.

A noite, a fim de discutir sobre a temática, foi realizado um evento com a comunidade acadêmica do UNIPAM. Em um primeiro momento, o palestrante Germano Almeida, mestre em Psicologia aplicada pelo Instituto de Psicologia da Universidade Federal de Uberlândia e psicólogo do CAPS-ad de Uberlândia, falou sobre “Psicanálise e saúde mental em tempos de desmanche da reforma sanitária e psiquiátrica”, tema urgente para se pensar a luta antimanicomial em tempos de retrocessos das políticas públicas.

Em um segundo momento, pensando em possibilidades de saídas de ordem micro-políticas, a professora Letícia Vargas, juntamente com as alunas do estágio em Saúde Mental, apresentaram as práticas realizadas por meio da fala “Estágio psicanálise e saúde mental: ‘psicólogos que plantam’”. Uma usuária do serviço foi convidada para falar um pouco sobre sua experiência pessoal e sobre a mudança de tratamento antes e depois da existência dos CAPS. O evento foi finalizado após a participação dos alunos que fomentaram a discussão por meio de perguntas.

Avise-me sobre o próximo Vestibular