Notícias

“A educação em tempos de intolerância” foi tema de Encontro no UNIPAM


Autor: Sarah Dieine   Data de Publicação: 21/05/2018 18:43 “A educação em tempos de intolerância” foi tema de Encontro no UNIPAM

O Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM) promoveu de 14 a 18 de maio, o XX Encontro de História, Letras e Pedagogia, que este ano teve como tema “A educação em tempos de intolerância”.

De acordo com o coordenador dos cursos de História e Pedagogia, professor Marcos Rassi, o tema geral do evento vai de encontro à realidade do momento. “Não só no Brasil, mas em todo mundo vivemos um clima de intolerância. O Encontro é uma forma para que nós educadores passemos a pensar de uma maneira mais cuidadosa sobre o assunto, trazendo essa discussão de maneira que os alunos sejam protagonistas e também corresponsáveis por essa compreensão que a gente tanto vislumbra”, explicou Marcos Rassi.

Durante o evento foram realizadas diversas atividades. No primeiro dia (14), nos saguões do Bloco M e do Bloco D, ocorreram apresentações de pôsteres e comunicações orais, respectivamente.

No segundo dia (15), o professor Marcos Raggazzi, do Colégio Bernoulli, de Belo Horizonte (MG), ministrou no Auditório do Bloco E, a palestra de abertura do encontro, que foi tema geral do evento. “A natureza humana tem em si um aspecto de intolerância. Nós precisamos estabelecer uma série de estratégias em nossas salas de aula, para fazer com que as crianças tenham mais acesso a experiência do outro, pois entendendo este aspecto, nós poderemos desenvolver a tolerância”, afirmou Marcos Raggazi.

No terceiro dia (16), foi proferida no Buffet Decor Fest, a “Aula Magna - 16 de maio de 1968: reminiscências da FEPAM”, ministrada pelo primeiro presidente da Fundação Educacional de Patos de Minas (FEPAM), professor Durval Antônio Pereira. Além da Aula Magna, ocorreu ainda, uma homenagem às primeiras turmas de formandos da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras (FAFIPA). Saiba mais no link https://unipam.edu.br/site/noticia_detalhada.php?id=NTA1MA==.

No quarto dia (17), foram realizadas conferências e debates nos auditórios dos Blocos C, E e N, abordando os temas  “O Lugar da Música na História do Brasil”, “A Formação de Professores na Perspectiva dos Multiletramentos” e “A Educação da Criança em Tempos de Intolerância”. Além disso, foram realizadas também, o lançamento de livros e uma homenagem ao pedagogo.

No último dia do evento (18), foram realizados minicursos nas salas de aula do Bloco D, abordando os temas “Valores: educar (se) para a disciplina e a liberdade”, “Leitura e alfabetização cartográfica”, “A influência da cultura afro e indígena na arte contemporânea”, “Resolução de problemas - 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental”, “Análise de produção textual nos anos iniciais do Ensino Fundamental”, “A construção de um trabalho científico a partir da perspectiva do historiador”, “Gestão de sala de aula – o papel do professor como líder e mediador na construção de novos saberes”, “Como trabalhar a SNAP CIRCUITS (montagem de equipamentos de eletrônica e robótica) para crianças”, “Revisão de textos: uma atividade a ser revisitada” e “Cinema e Literatura: a experiência impossível entre o surrealismo de Alejandro Jodorowsky e Murilo Mendes”.

A Prefeitura de Patos de Minas e a Secretaria Municipal de Educação (SEMED) também foram parceiras do Encontro.

Avise-me sobre o próximo Vestibular