Notícias

Jornada Multidisciplinar em Saúde Mental é realizada no UNIPAM


Autor: Matheus Alves   Data de Publicação: 14/03/2018 10:21 Jornada Multidisciplinar em Saúde Mental é realizada no UNIPAM

Primeiro dia de palestras contou com a participação efetiva de alunos e de profissionais da saúde

Alunos dos cursos de Medicina e Psicologia do Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM) promoveram no dia 09 de fevereiro, no auditório do bloco E, a I Jornada Interdisciplinar em Saúde Mental.

O primeiro dia de palestras teve como foco os malefícios causados pela depressão. Foram discutidos temas como: identificar a depressão em um paciente, atendimento na atenção básica, a depressão por meio da psicanálise e paciente com crise depressiva no pronto atendimento.

Para o membro da comissão organizadora, o aluno de medicina, Tiago Magalhães, foi identificado em outubro do ano passado a necessidade de um conjunto de ações voltadas para a área de saúde mental. “É necessário orientar o profissional de saúde para que ele possa identificar e lidar diretamente com pacientes que possam apresentar algum sintoma dentro do vasto quadro de problemas relacionados à saúde mental”, disse Tiago Magalhães.

O médico Frederico Vilela, um dos palestrantes do evento falou sobre quais as manifestações clínicas mais comuns da depressão. “A partir de 2020 a depressão se tornará a primeira doença mundial mais debilitante, por isso é de extrema importância falar sobre o assunto”, comentou Frederico Vilela.

Para a aluna do curso de Psicologia, Luisa Alves, o evento serviu para refletir sobre a atuação dos profissionais da área da saúde. “Existem maneiras de se cuidar, não apenas com medicamentos, o psicólogo tem papel fundamental diante as doenças relacionadas à saúde mental”, afirmou Luisa Alves

O UNIPAM oferece atendimento à comunidade por meio dos cursos de Medicina e Psicologia, com o objetivo de auxiliar e cuidar dos pacientes que apresentam depressão. Além disso, a rede pública de saúde oferece também o atendimento psicoterápico nas Unidades de Básicas de Saúde (UBS).

Para entrar em contato com a Clínica de Psicologia do UNIPAM, ligue (34) 3823 0199.

Avise-me sobre o próximo Vestibular