Notícias

Professor e aluna do UNIPAM vencem desafio "Lean Simulation" de exercícios ligados a Gestão e Engenharia de Produção


Autor: ASCOM UNIPAM   Data de Publicação: 19/10/2017 08:48 Professor e aluna do UNIPAM vencem desafio

O coordenador do curso de Engenharia de Produção do Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM), professor Paulo Henrique Caixeta, juntamente com a aluna do 10º período, Juscélia Silva, conquistaram o 1º lugar do II Desafio Lean Simulation, na categoria Lean Board Game, durante o Encontro Nacional de Engenharia de Produção (ENEGEP), realizado de 10 a 13 de outubro, em Joinville (SC).

O projeto vencedor, intitulado LEAN UNIPAM CAMISARIA, teve como intuito desenvolver melhorias de processos, utilizando as ferramentas do Lean Simulation e fazendo com que a empresa obtenha maior lucratividade.  Visto que, com o aumento da competitividade, os gestores optaram por implantar melhorias para reduzir perdas e aumentar suas vendas. 

Lean Simulation é um desafio nacional de criação de exercícios relacionados a Gestão e Engenharia de Produção, utilizando o jogo Lean Board Game© e o software de Simulação FlexSim. Os temas devem estar relacionados a produção, logística, serviços, healtcare e as disciplinas de graduação do curso de Engenharia de Produção.

De acordo com o professor Paulo Henrique Caixeta, o desafio visa estimular estudantes a desenvolverem projetos e analisar situações reais ou fictícias por meio do uso do Lean Board Game© e do software de simulação FlexSim e FlexSim Healthcare, bem como promover uma metodologia de ensino diferenciada para os professores, nas diversas disciplinas dos cursos de graduação.

Segundo a aluna Juscélia Silva, participar do Desafio Lean Simulation agregou conhecimento. “Desafios como esse são uma forma de colocar em prática o que foi aprendido em sala de aula, além de incentivar a prática da pesquisa”, afirmou a aluna.

Na oportunidade, o professor Paulo Henrique Caixeta participou também, do GT de Graduação, onde os coordenadores de cursos de todo país debatem sobre as melhorias de ensino e de práticas de laboratórios para o curso de Engenharia de Produção. 

Avise-me sobre o próximo Vestibular