Notícias

Alunos dos cursos de saúde do UNIPAM participam de barreira sanitária de prevenção ao coronavírus promovida pela Prefeitura de Patos de Minas


Autor: Laryssa Paiva   Data de Publicação: 12/06/2020 15:33 Alunos dos cursos de saúde do UNIPAM participam de barreira sanitária de prevenção ao coronavírus promovida pela Prefeitura de Patos de Minas

Na última quinta-feira (11), a engenheira civil, Maria Eugênia Rodrigues, passou pela barreira sanitária promovida pela Prefeitura Municipal de Patos de Minas, em parceria com alunos dos cursos de Enfermagem, Farmácia e Fisioterapia do Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM). Ela aproveitou para tirar algumas dúvidas, pois, em breve, viajará para a capital mineira, Belo Horizonte, e quer se prevenir contra o novo coronavírus. Essa foi apenas uma das orientações fornecidas pelos profissionais da Prefeitura, alunos e professores do UNIPAM. Desde o início da semana, eles se uniram para realizarem uma barreira sanitária educativa, com o intuito de levar informações para a população sobre a doença.

A abordagem dos motoristas está sendo realizada em alguns pontos da cidade de Patos de Minas, como a avenida JK e a avenida Marabá. De acordo com a professora do curso de Fisioterapia, Nair Caetano Domingos, todas as pessoas que estão nos veículos abordados são instruídas sobre a prevenção ou tratamento da Covid-19. Além disso, são entrevistadas, com o objetivo de identificar sintomas que se relacionem à doença, como tosse seca, ardência na garganta e febre alta.

Caso necessário, é aferida a temperatura do motorista e dos passageiros. Em algumas barreiras, como na JK, por exemplo, é possível realizar o teste rápido para identificar a presença da doença. “As pessoas que apresentam sintomas ou testam positivo são encaminhadas para os postos de saúde ou para a Unidade de Pronto Atendimento - UPA”, explicou a professora. 

Todos os alunos envolvidos na ação estão trabalhando de forma voluntária. A aluna do 9º período do curso de Farmácia, Jânia Maria da Conceição, conta que resolveu participar da operação, para auxiliar de alguma forma a sociedade, em um momento tão desafiador. “É importante nos unirmos, agora, para cumprirmos nosso papel, enquanto futuros profissionais, que é promover a saúde da população”, afirmou.

A previsão é que a barreira sanitária educativa aconteça até sábado (13). A engenheira civil, Maria Eugênia elogiou a iniciativa. “Em tempos de pandemia a informação deve ser compartilhada, só assim, conseguiremos prevenir a doença”, finalizou.

Avise-me sobre o próximo Vestibular