• Cursos
  • /
  • Comunicação Social - Jornalismo

Comunicação Social - Jornalismo

Imagem referente ao curso de Comunicação Social - Jornalismo
4
Conceito MEC

Sobre o Curso

O curso de Comunicação Social - Jornalismo prepara os profissionais para interpretarem e entenderem o mundo em que vivem. Durante a graduação, o aluno recebe formação técnica e conhecimento aprofundado em diferentes campos, são eles: Ciências Humanas, Economia, Estética e Cultura Brasileira, Sociologia, Filosofia e Política. Além disso, ele é preparado para atuar com senso crítico, postura ética e compromisso com a verdade.

Habilitação

Bacharelado

Modalidade

Presencial

Duracão

4 anos

Mensalidade

Para obter informações detalhadas sobre nossas mensalidades, clique no botão Saiba mais.

Sobre o Curso

O curso de Comunicação Social - Jornalismo prepara os profissionais para interpretarem e entenderem o mundo em que vivem. Durante a graduação, o aluno recebe formação técnica e conhecimento aprofundado em diferentes campos, são eles: Ciências Humanas, Economia, Estética e Cultura Brasileira, Sociologia, Filosofia e Política. Além disso, ele é preparado para atuar com senso crítico, postura ética e compromisso com a verdade.

Área de Atuação

O profissional é desafiado a selecionar, a pesquisar e a gerenciar conteúdos em diferentes plataformas. Ele refletirá sobre as transformações tecnológicas e sobre a convergência das mídias, bem como produzirá materiais de comunicação eficientes a partir da experimentação de novas linguagens, com o apoio de suplementos formativos e culturais importantes para a leitura do mundo contemporâneo. Logo, ele poderá atuar em:

  • Agências de comunicação, de conteúdo e de mídia online;
  • Assessoria de imprensa.
  • Documentário impresso, virtual e eletrônico;
  • Edição e redação de conteúdo para redes sociais;
  • Editoração de impressos;
  • Fotojornalismo;
  • Organização de produção, coleta de informação e roteirização;
  • Produção de conteúdo, análises e redação de notícias em sites;
  • Produção de conteúdos informativos e de relacionamento em empresas, em entidades governamentais, em secretarias de estado e em ONGs;
  • Produção de roteiros e de programas jornalísticos e noticiosos em emissoras de rádio e de televisão;
  • Reportagens, artigos, críticas e resenhas em publicações diversas.

Mercado de Trabalho

A importância crescente da comunicação na sociedade atual, aliada à diversificação das mídias, torna fundamental a atuação do jornalista nos dias de hoje, ampliando, de forma significativa, o seu campo de trabalho. As oportunidades estão disponíveis em portais, em blogs, em TV’s, em produtoras de conteúdo audiovisual, em assessorias de comunicação, em comunicação corporativa e em sites de maneira geral. Outro aspecto positivo, e que tem chamado cada vez mais atenção dos profissionais, é a possibilidade de prestação de serviço a diversas empresas, como freelancer.

Como Ingressar

O UNIPAM é referência em educação e tradição, se destacando como uma das instituições de ensino mais inovadoras do Brasil

Transferência Externa

Havendo vagas remanescentes, a instituição poderá aceitar a transferência de alunos provenientes de cursos idênticos ou afins, mantidos por Instituição de Ensino Superior (IES) nacional ou estrangeira, à exceção do curso de Medicina.

Portador de Diploma de Curso Superior

Caso existam vagas remanescentes, a instituição poderá oferecê-las a candidatos portadores de diplomas, mediante comprovação de conclusão de graduação no ensino superior (Licenciatura, Bacharelado e Tecnólogo), com exceção do curso de Medicina.

ENEM

Após a realização do processo seletivo, havendo vagas remanescentes, a instituição poderá aproveitar o resultado dos candidatos classificados no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), desde que preenchidos os requisitos previstos em edital

PROUNI

O PROUNI é o programa responsável por conceder bolsas de estudo, sendo válido para calouros e veteranos. No UNIPAM, são ofertadas bolsas integrais. Podem participar estudantes que atendam aos critérios socioeconômicos estabelecidos pelo Ministério da Educação (MEC). Acesse o site https://acessounico.mec.gov.br e fique atento aos prazos e aos critérios.

FIES

O Fies é o financiamento do ensino superior em instituições privadas, criado pelo governo federal, válido para calouros e veteranos. O edital do programa, com a relação dos cursos e do número de vagas ofertadas, é publicado após a divulgação do resultado do ENEM. Podem participar estudantes que atendam aos critérios socioeconômicos estabelecidos pelo Ministério da Educação (MEC). Acesse o site https://acessounico.mec.gov.br e fique atento aos prazos e aos critérios.

Conheça o UNIPAM

Descubra o espaço que você vai ter acesso para estudar

Grade Curricular

Conheça a lista de matérias do curso por módulo.

    Mais Informações

    Obtenha mais informações sobre o curso, o corpo docente, a infraestrutura, as bolsas disponíveis e os projetos desenvolvidos.
    Logomarca Unipam

    UNIPAM - Centro Universitário de Patos de Minas

    Rua Major Gote, 808 - Caiçaras - 38702-054 - Patos de Minas, MG.

    © 2024 Centro Universitário de Patos de Minas - UNIPAM. Todos os direitos reservados.