ARQUITETURA E URBANISMO

Arquitetura e Urbanismo

O curso

O curso de graduação em Arquitetura e Urbanismo do Centro Universitário de Patos de Minas tem como objetivo formar profissionais que possam contribuir para o desenvolvimento da qualidade de vida das pessoas nos espaços e nos ambientes construídos e busca, em sua organização didático-pedagógica, cumprir com a concepção de educação superior com o princípio da indissociabilidade entre ensino, atividades investigativas e de extensão.

O profissional arquiteto e urbanista é responsável pela criação e pelo desenvolvimento de projetos de edificações e de espaços abertos, públicos e privados, assim como de mobiliário e de intervenções que possam atender às necessidades diárias das vidas das pessoas.

Dentro de uma ampla organização, as principais áreas de atuação do arquiteto e urbanista são projetos de edificações, planejamento urbano, paisagismo e restauração de patrimônio histórico.

- Projeto de edificações;

- Planejamento urbano e regional;

- Arquitetura de interiores;

- Desenho de mobiliário;

- Paisagismo;

- Orçamentos;

- Assessorias técnicas;

- Acompanhamento de obras,

- Acessibilidade e desenho universal;

- Conforto ambiental (térmico, acústico e luminoso);

- Sustentabilidade em obras e em edificações.

Nos últimos anos, o país vivenciou um grande aumento na quantidade de obras na construção civil, tanto no que diz respeito a edificações particulares quanto a obras públicas, o que levou à disseminação da importância do papel do arquiteto como um dos profissionais essenciais para a qualidade de vida nas cidades. O cenário atual tem ofertado cada vez mais oportunidades de trabalhos interdisciplinares, contando com a colaboração conjunta de profissionais das diversas Engenharias e de outras profissões correlatas. O mercado também buscado por profissionais que estejam preparados para projetar edificações que utilizem materiais e técnicas inovadoras, considerando o aumento da crise ambiental, a escassez de recursos naturais do planeta e a busca por modos de vida que estejam de acordo com parâmetros sustentáveis.

Além disso, órgãos públicos e privados têm demandado, com maior frequência, a contratação de arquitetos que estejam aptos a trabalharem principalmente na avaliação de projetos de edificações e de urbanismo, assim como de contribuírem, de maneira técnica, com a criação de leis e de diretrizes de planejamento urbano.

Ementa: Sistemas numéricos, coordenadas numéricas. Funções e gráficos. Noções de limite e derivada para problemas de otimização.

Ementa: Desenho artístico. Composição, desenho de observação e de memória. Percepção das formas. Utilização de materiais e técnicas de desenho e de representação gráfica.

Ementa: Prismas. Pirâmides. Cilindros. Cone. Troncos. Espaço vetorial. Retas e planos.

Ementa: A noção de linguagem como interação e o domínio de mecanismos lingüísticos (gramaticais) e discursivos que permitam ao usuário da língua não só a leitura eficiente de textos variados, mas também a produção deles, a fim de que possa interagir e atuar sobre o(s) outro(s), social e profissionalmente.

Ementa: Introdução aos aspectos gerais da profissão. Atribuições privativas de arquitetos e urbanistas. Os órgãos regulamentadores e de apoio da profissão de Arquitetura e Urbanismo no Brasil e no exterior. Noções iniciais de estética e beleza. Leitura de projetos de arquiteto(a)s relevantes com ênfase na linguagem projetual do profissional. Relação entre a arquitetura e o urbanismo com demais áreas do conhecimento, sobretudo com a arte e com as ciências sociais. Desenvolvimento e execução de modelo volumétrico primário, de nível simples que tenha como referência a linguagem projetual de arquitetos expoentes no cenário nacional e internacional. Introdução de normas científicas para a produção textual. Integração do conteúdo ministrado nas disciplinas do 1º período do curso e aplicação de metodologias de ensino e aprendizagem previstas no modelo pedagógico da instituição.

Carga Horária Total do Semestre: 300 horas.

Ementa: Integral indefinida. Integral definida. Aplicações da integral. Cálculo de áreas e volumes.

Ementa: Estudo de temas clássicos e contemporâneos essenciais para o entendimento da configuração do mundo atual nas perspectivas histórica, antropológica, sociológica e filosófica. Compreensão dos aspectos caracterizadores da formação cultural brasileira, sob a ótica das relações étnico-raciais e da história e cultura afro-brasileira, africana e indígena. Reflexão das temáticas relacionadas à educação ambiental. Análise dos principais aspectos relacionados aos direitos humanos.

Ementa: Estudo da Estética. A dimensão estética da Arquitetura e da cidade. Panorama histórico e crítico das expressões artísticas. Relações entre as expressões artísticas e a construção da narrativa histórica da arte. Introdução de conceitos básicos para a compreensão do fenômeno artístico no contexto cultural dos diferentes períodos históricos, em especial, a relação desses contextos com a contemporaneidade. As manifestações artísticas europeias e nacionais serão utilizadas como referências para o entendimento das correspondentes manifestações locais.

Ementa: Fundamentos da Física como suporte aos estudos pertinentes à área da Arquitetura e Urbanismo. Identificação de fenômenos e princípios físicos nos acontecimentos do cotidiano. Principais conceitos, leis e princípios da Física.

Ementa: Conceito de projeções. Representação dos elementos fundamentais (ponto, reta e plano). Condições de paralelismo e perpendicularidade entre retas e planos. Representação de sólidos. Desenho projetivo.

Ementa: Introdução à informática. Editor de Texto. Noções de linguagem gráfica, identidade gráfica visual e da interface computacional contemporânea para o desenvolvimento projetual da arquitetura e seus desdobramentos, através da apresentação histórica que comprovem a integração desses segmentos.

Ementa: Conceituação de cidade como suporte de trabalho e suas vertentes para atuação a apropriação para ações urbanísticas e artísticas. Projeto de intervenção urbana de arte e arquitetura nos espaços da cidade como meio de questionamento e reflexão social assim como de transformação espacial. Integração do conteúdo ministrado nas disciplinas do 2º período do curso e aplicação de metodologias de ensino e aprendizagem previstas no modelo pedagógico da instituição.

Carga Horária Total do Semestre: 360 horas.

Ementa: Produção artística. Técnicas de produção e composição estética. Composição Tridimensional. Experimentação dos meios, métodos e materiais utilizados na produção de maquetes.

Ementa: Estudo da linguagem arquitetônica das formas de expressão e interpretação gráfica e espacial, introdução ao manejo instrumental gráfico no desenho técnico de arquitetura. Normas e convenções para o desnho arquitetônico de modo a representar de forma precisa e correta o projeto de uma edificação ao espaço em suas diferentes fases de elaboração (estudo preliminar, anteprojeto, execução e detalhamento). Desenho de escadas e cobertura.

Ementa: Análise da produção arquitetônica e do espaço urbano em cada um dos períodos históricos, desde a pré-história, à antiguidade e a transição medieval no Império Bizantino e no Mundo Islâmico, segundo seus condicionantes culturais, construtivos, socioeconômicos e estéticos. Estudo dos textos constitutivos da teoria da arquitetura e da interpretação histórica do espaço arquitetônico e da paisagem urbana; da concepção e significado da forma; da técnica construtiva e função dos edifícios.

Ementa: Efetuar cálculos e prospecção de dados com as planilhas eletrônicas geradas no Excel. Modelagem tridimensional digital como ferramenta de apoio ao desenho e projeto de arquitetura; Noções básicas de renderização realística para apresentação de projetos de arquitetura.

Ementa: Habitação mínima. Dimensões mínimas para atividades cotidianas humanas relacionadas à proporção do corpo (antropometia/ergonomia). Arquitetura como aparato vestível e transportável. Arquitetura efêmera e materiais alternativos para sua execução. Integração do conteúdo ministrado nas disciplinas do 3º período do curso e aplicação de metodologias de ensino e aprendizagem previstas no modelo pedagógico da instituição.

Ementa: Estudo das condições básicas para que ocorra equilíbrio estático em corpos sujeitos à ação de forças. Determinação das características geométricas de figuras planas e das forças atuantes nos corpos rígidos. Análise do comportamento dos materiais, das tensões e deformações causadas, diante de solicitações.

Ementa: Introdução à topografia. Aparelhos e instrumentos topográficos. Planimetria. Altimetria. Métodos de Nivelamentos. Nivelamento de perfis. Levantamento Planialtimétrico. Operações topográficas de escritório: desenho, reprodução de plantas e cálculo de áreas e volumes de corte e aterro. Marcação, locação de obras. Técnicas de medições de ângulos horizontais de um polígono. O posicionamento geodésico por GPS.

Carga Horária Total do Semestre: 360 horas.

Ementa: Linguagem gráfica e de representação de projetos arquitetônicos. Representação digital 2D de projetos.

Ementa: Conceitos e fundamentos do Geoprocessamento. Base de dados em Sistemas de Informação Geográfica. Procedimentos e métodos de análise de dados georreferenciados. Conceitos e fundamentos básicos do Sensoriamento Remoto, imageamento por satélites, sistemas sensores e comportamento espectral de alvos. Procedimentos de interpretação e análise de imagens. Incorporação e manipulação através de análises espaciais dos dados gráficos e alfanuméricos em um sistema SIG. Métodos de abstração, conversão e estruturação nesse sistema computacional. Potencial das técnicas de Geoprocessamento para a representação de fenômenos e modelos ambientais relacionados a diversos campos de estudo. Instrumentalização de técnicas do Geoprocessamento para diversas aplicações levando em consideração os componentes de análise do espaço geográfico.

Ementa: Análise da produção arquitetônica e do espaço urbano em cada um dos períodos históricos, desde a Idade Média até o século XVIII, segundo seus condicionantes culturais, construtivos, socioeconômicos e estéticos.

Ementa: Conceitos e príncipios da mobilidade urbana. Modalidades de transportes urbanos. Infraestrutura de mobilidade urbana. Transito urbano. Desenho urbano e mobilidade.

Ementa: Estudos de composição e linguagem na arquitetura. Formação de repertório a partir da análise de referenciais arquitetônicos. A atividade projetual enquanto processo de pensamento. Abordagens conceituais e metodológicas do projeto arquitetônico. Etapas do processo de análise, desenvolvimento e síntese na projetação arquitetônica. Atividades projetuais com programas de baixa complexidade enfatizando aspectos de composição e linguagem, desenvolvidas até o nível de estudo preliminar.

Ementa: Estudo das práticas e resultados do uso de mobiliário urbano nas cidades e desenvolvimento de projeto de mobiliário no espaço público como forma promoção da qualidade espacial da vida na rua. Utilização de ferramentas digitais e manuais para a comunicação e identidade visual. Integração do conteúdo ministrado nas disciplinas do 4º período do curso e aplicação de metodologias de ensino e aprendizagem previstas no modelo pedagógico da instituição.

Ementa: Fundamentos sobre a morfologia das estruturas, conceitos e classificação de estruturas, carregamentos atuantes, reconhecimento dos diversos tipos de estruturas e de determinação de esforços solicitantes em estruturas isostáticas. Relação entre as formas naturais e as concebidas pelo arquiteto. Apoio à definição estrutural dos projetos de arquitetura.

Carga Horária Total do Semestre: 320 horas.

Ementa: Perspectiva. Sombra. Representação digital em 3D de projetos. BIM. Apresentação de projeto: cenas, animação, impressão e relatórios. Interação entre software: importação e exportação de arquivos.

Ementa: Estudo e análise crítica da teoria e da produção arquitetônica e do espaço urbano no mundo desde a Revolução Industrial (1760) até o início do século XXI, segundo seus condicionantes artístico-culturais, socioeconômicos, técnicos e tecnológicos.

Ementa: Estudos de composição e linguagem na arquitetura. Formação de repertório a partir da análise de referenciais arquitetônicos. Abordagens conceituais e metodológicas do projeto arquitetônico. Arquitetura e a noção de lugar. Relação da edificação na paisagem construída: inserção em contexto urbano consolidado. A relação da estrutura formal da edificação com o sistema estrutural-resistente portante. Atividade de projeto com tema de média complexidade (habitação), desenvolvida até o nível de estudo preliminar.

Ementa: Arquitetura Emergencial. Situações de calamindade e desastres naturais que repercutam no modo de habitar. Materiais e tecnologias para construções implantadas em ambientes com situações emergenciais. Leitura de projetos relacionados com o tema. Integração do conteúdo ministrado nas disciplinas do 5º período do curso e aplicação de metodologias de ensino e aprendizagem previstas no modelo pedagógico da instituição.

Ementa: Conceitos do Saneamento Ambiental. Evolução dos serviços de saneamento. Saúde Pública. Sistemas urbanos de saneamento: de abastecimento de água e de esgotamento sanitário, manejo de resíduos sólidos e de águas pluviais.

Ementa: Estudo do comportamento estrutural e da tipologia usual das estruturas, dando ênfase a estabilidade das construções. Compreensão da fenomenologia das estruturas através da análise qualitativa e quantitativa do comportamento dos vários sistemas estruturais. Estudo dos sistemas estruturais, das cargas nas estruturas e de materiais estruturais, como instrumento de interpretação das estruturas e de utilização nos projetos, com noções de pré-dimensionamento.

Ementa: Bioconstrução e Bioarquitetura. Construções com terra. Construções e estruturas em bambu. Teto-verde. Manejo de Águas. Energias renováveis e gestão de resíduos. Síntese das técnicas, procedimentos e estratégias de desenvolvimento de trabalhos acadêmico-científicos. Atividades programadas pelas disciplinas do 1º ao 5º período. Trabalho Interdisciplinar.

Carga Horária Total do Semestre: 360 horas.

Ementa: Noções básicas de propagação de calor. Exigências humanas quanto ao conforto térmico. Desempenho térmico dos materiais de construção. Adequação do espaço arquitetônico e urbano ao clima. Princípios bioclimáticos na arquitetura e urbanismo. Ventilação Natural. Incidência e Proteção da Radiação Solar. Soluções em projeto arquitetônico e urbanístico para um condicionamento natural, energeticamente eficiente e sustentável.

Ementa: Arquitetura e urbanismo das civilizações pré-colombianas. Estudo e análise da produção arquitetônica e do espaço urbano no Brasil e da região do período colonial, Imperial e Republicano, até as tendências contemporâneas e as condições que lhes deram origem. Obras e conceitos da arquitetura e do urbanismo no Brasil, nos períodos da arte do Renascimento, Maneirismo, Barroco, Neoclássica, Eclética, Modernista, e movimentos pós-modernos. O conceito de excelência na arquitetura e o estudo teórico dos elementos estruturadores do projeto.

Ementa: Fundamentos de eletricidade. Instalações elétricas de baixa tensão. Materiais, instalações e equipamentos elétricos prediais. Noções de Luminotécnica. Instalações telefônicas, de sonorização e informática. Protetores de descargas elétricas. Projeto elétrico: metodologia e execução. Compatibilização entre projetos.

Ementa: Estudo dos materiais de construção: Conceitos Fundamentais, características e propriedade. Normas e especificações técnicas de materiais e serviços. Controle de qualidade de materiais. Principais materiais utilizados em construção (agregados, aglomerantes, argamassa, concreto, cerâmica) e sua vinculação ao projeto arquitetônico, como elementos de estrutura, vedação e revestimento.

Ementa: Teorias e conceitos de planejamento. História do planejamento urbano. Produção do espaço. Políticas públicas. Diferentes abordagens de planejamento. Planejamento como instrumento de intervenção no espaço urbano. Estudo dos instrumentos legais de planejamento urbano e regional. Equipamento, infraestrutura e serviços. Metodologia para elaboração de planos urbanos.

Ementa: Estudos e aplicação de operações de composição e linguagem da arquitetura. Formação de repertório a partir da análise de referenciais arquitetônicos. Abordagens conceituais e metodológicas do projeto arquitetônico. A relação da estrutura formal da edificação com o sistema estrutural-resistente independente. Atividade de projeto com tema (equipamento social ou comercial) de média complexidade, desenvolvida até o nível de anteprojeto.

Ementa: Diagnóstico de uso e ocupação do solo urbano. Levantamento de gabarito, cheios e vazios, figura-fundo, equipamentos urbanos e sua localização no espaço urbano. Integração do conteúdo ministrado nas disciplinas do 6º período do curso e aplicação de metodologias de ensino e aprendizagem previstas no modelo pedagógico da instituição.

Carga Horária Total do Semestre: 340 horas.

Ementa: Histórico do conceito de sustentabilidade. Aplicação da sustentabilidade na Arquitetura e no Urbanismo. Ambiência urbana. Planejamento, projeto e experiências práticas e a sustentabilidade. Estudo de Impacto de vizinhança e ambiental.

Ementa: Fundamentos da Acústica e sua aplicação no projeto arquitetônico. Conceitos e grandezas relativos à geração e propagação do som. Desempenho acústico de materiais e sistemas construtivos. A acústica dos edifícios e das cidades. Projeto acústico. Compatibilização de projetos.

Ementa: Estudo dos elementos constituintes do concreto armado e de suas principais propriedades que influenciam no cálculo e execução. Comportamento das principais peças em concreto armado (lajes, vigas e pilares), estudando os seus tipos usuais, suas aplicações, carregamentos, solicitações e detalhamentos das suas armaduras. Disposições construtivas e as exigências das normas.

Ementa: Fundamentos de fluídos, hidrostática e hidrodinâmica. Instalações hidrossanitárias na concepção do projeto arquitetônico. Sistemas prediais de água quente, água fria, esgotos sanitários, águas pluviais e prevenção contra incêndio. Ar condicionado. Reuso de águas servidas e pluviais. Fossas sépticas. Compatibilização entre projetos.

Ementa: Estudo dos materiais de construção: Conceitos fundamentais, características e propriedades. Normas e especificações técnicas de materiais e serviços. Controles de qualidade de materiais. Principais materiais (madeiras, vidros, metais e polímeros) utilizados em construção e sua vinculação ao projeto arquitetônico, como elementos de estrutura, vedação e revestimento.

Ementa: Planejamento e Gestão de Políticas Públicas. Estudo dos instrumentos de Planejamento Urbano e Regional. Sistemas de informação para o planejamento urbano e regional. Políticas urbanas setoriais. Análises espaciais em planejamento urbano e regional. Desenvolvimento de proposta de Plano Diretor para cidades pequenas ou médias da região.

Ementa: Estudos e aplicação de composição e linguagem na arquitetura. Formação de repertório a partir da análise de referenciais arquitetônicos. Abordagens conceituais e metodológicas do projeto arquitetônico. Arquitetura e a noção de lugar. A relação da edificação na paisagem urbana. A relação da estrutura formal da edificação com sistema estrutural resistente independente. Integração do projeto arquitetônico e projetos complementares. Atividade de projeto com temas (habitação coletiva, comércio e serviço) de média e grande complexidade, desenvolvida até o nível de anteprojeto com detalhamento elementar.

Ementa: Estudos iniciais de planejamento referente a ambientes de comércio, saúde, hotelaria e alimentação em projetos de Arquitetura e Urbanismo. Conceitos e normas específicas, acessibilidade, setorização, fluxos, dimensionamentos e segurança contra incêndio e pânico. Integração do conteúdo ministrado nas disciplinas do 7º período do curso e aplicação de metodologias de ensino e aprendizagem previstas no modelo pedagógico da instituição.

Carga Horária Total do Semestre: 360 horas.

Ementa: Estudos e aplicação de composição e linguagem na arquitetura. Formação de repertório a partir da análise de referenciais arquitetônicos. Abordagens conceituais e metodológicas do projeto arquitetônico. Ergonomia e acessibilidade. Organização e dimensionamento dos espaços internos da edificação. Detalhamento dos elementos de arquitetura e equipamentos. Atividade de projeto de espaços internos, desenvolvida até o nível de anteprojeto.

Ementa: Estruturas de aço: Histórico e aplicações. Elementos estruturais. Aços estruturais e produtos de aço. Perfis estruturais. Projeto estrutural - pórticos, treliças, galpões, coberturas, estruturas de contraventamento, edifícios de múltiplos pavimentos. Escolha do perfil. Noções de dimensionamento segundo a norma brasileira. Noções de ligações. Carregamento aproximado dos elementos estruturais. Noções de ações e segurança nas estruturas de aço. Pre-dimensionamento - peças tracionadas, comprimidas e sob flexão. Estruturas de madeira: Histórico e aplicações. Elementos estruturais. Madeiras empregadas em estruturas: tipos, perfis e derivados. Propriedades físicas e mecânicas. Projeto estrutural - pórticos, treliças, galpões, pisos e coberturas, estruturas de contraventamento. Noções de dimensionamento segundo a norma brasileira. Noções de ligações. Carregamento aproximado dos elementos estruturais. Noções de ações e segurança nas estruturas de madeira. Pre-dimensionamento -peças tracionadas, comprimidas e sob flexão. Temas complementares de estruturas de aço e de madeira: noções de estruturas com treliças espaciais, estruturas para coberturas do tipo casca e tenso estruturas (membranas tensionadas).

Ementa: Regulamentação e Ética Profissional. Análise da realidade brasileira. Noções de microeconomia: a escassez e a necessidade da escolha. Sistemas econômicos de organização dos mercados. Conceitos de administração e estilos liderança. Administração de recursos humanos. Administração de recursos financeiros, compras e materiais. Estudo e evolução dos segmentos de mercado em Arquitetura e Urbanismo. Técnicas de negociação. Organização de uma empresa de Arquitetura e Urbanismo. Conceituação geral; processos de investigação, entendimento e internalização da ação empreendedora: autoconhecimento, perfil empreendedor, criatividade, desenvolvimento da visão e identificação de oportunidades, validação de uma ideia; construção de um plano preliminar de negócios.

Ementa: Sistemas construtivos e processos de execução de obras. Equipamentos e ferramentas de obra, organização de canteiro e instalação da obra. Controle da qualidade dos serviços e padrões de qualidade. Segurança no trabalho. Terraplenagem: tratamento de encostas/ drenagem/ pavimentação. Compatibilização de projetos.

Ementa: Evolução histórica do paisagismo. Elementos conceituais, metodológicos e instrumentos básicos para desenvolvimento de projetos e análise de problemas paisagísticos. Paisagem urbana. Escalas em paisagismo. Organização espacial e paisagística. Elementos naturais, vegetação e elementos de projeto. Linguagem formal, volumétrica e estética dos elementos paisagísticos na composição espacial. Projetos paisagísticos na escala local, urbana e regional.

Ementa: formal da edificação com o sistema estrutural-resistente independente. Atividade de projeto com tema de grande complexidade (equipamento social, edifício de comércio ou serviços), desenvolvida até o nível de projeto com detalhamento.

Ementa: Conceitos de desenho urbano. O desenho urbano no processo de planejamento. Órgãos públicos envolvidos no processo e procedimentos administrativos. Ações governamentais de intervenção urbana. Legislação de uso, ocupação e parcelamento do solo e de proteção ambiental. Equipamento, infraestrutura e serviços e interface com projetos urbanos. Desenvolvimento de projetos de urbanização e parcelamento do solo.

Ementa: Estudos de geomorfologia em paisagismo. Estudo de espécies e comportamento de elementos vegetais. Desenho e representação de elementos de paisagismo. Métodos de plantio, manutenção e recuperação de elementos vegetais. Métodos para estimativa de custo e orçamento para execução de paisagismo. Noções de irrigação. Desenvolvimento de projeto de baixa e média complexidade de projeto de paisagismo em escala local, urbana ou regional até nível de anteprojeto. Integração do conteúdo ministrado nas disciplinas do 8º período do curso e aplicação de metodologias de ensino e aprendizagem previstas no modelo pedagógico da instituição.

Carga Horária Total do Semestre: 360 horas.

Ementa: Atividade obrigatória para a graduação, de interesse particular do aluno, como processo de iniciação na vida profissional, sendo regido pelas presentes normas e dispositivos legais, podendo ser desenvolvido em qualquer área profissionalizante do curso de Arquitetura e Urbanismo.

Ementa: Estudos e aplicação de composição e linguagem na arquitetura. Formação de repertório a partir da análise de referenciais arquitetônicos. Abordagens conceituais e metodológicas do projeto arquitetônico. Relação da edificação na paisagem construída: inserção em contexto urbano consolidado. Coexistência de linguagens arquitetônicas: a antiga e a nova. Condicionantes legais. Integração do projeto arquitetônico e projetos complementares. Atividade de projeto com tema de grande complexidade (equipamento cultural), desenvolvida até o nível de projeto executivo com detalhamento. Uso de soluções e tecnologias sustentáveis.

Ementa: Conceito e aplicação de plano diretor. Projetos estruturadores do espaço urbano. Renovação, reurbanização, revitalização e expansão urbana. Desenvolvimento de projetos urbanísticos.

Ementa: Patrimônio Cultural: conceituação, histórico, políticas e legislação. Bens naturais e construídos. Bens materiais e imateriais. Evolução das técnicas construtivas no Brasil. Conceitos de restauração. Conservação, reciclagem e revitalização de unidades e conjuntos urbanos. Levantamento, metodologias e propostas de intervenção. Projetos e detalhamentos.

Ementa: Leituras integradas a partir de abordagens semiológicas para compreensão da Arquitetura e do Urbanismo enquanto linguagem e de suas conexões com outras esferas linguísticas. Arquitetura e Urbanismo como um campo ampliado.

Ementa: O trabalho de conclusão de curso I (TCCI) é atividade obrigatória para obtenção do grau de Arquiteto e Urbanista consistindo na fundamentação para o desenvolvimento de um projeto arquitetônico, urbanístico e/ou paisagístico.

Carga Horária Total do Semestre: 380 horas.

Ementa: Fundamentos teóricos da Avaliação Pós-Ocupação. Avaliação do ambiente construído nos seus aspectos formais/ espaciais, funcionais e construtivos dos espaços arquitetônico e urbanos. Normas de desempenho. Análise e avaliação das condições de vivência e conforto do espaço arquitetônico. O arquiteto e urbanista frente à opinião do usuário. Método e técnica para a coleta de dados e análise.

Ementa: Atividade obrigatória para a graduação, de interesse particular do aluno, como processo de iniciação na vida profissional, sendo regido pelas presentes normas e dispositivos legais, podendo ser desenvolvido em qualquer área profissionalizante do curso de Arquitetura e Urbanismo.

Ementa: Planejamento: projetos e execução de obras. Compatibilização de Projetos. Memorial descritivo, especificações técnicas, orçamento e cronograma físico-financeiro. Gerenciamento: organização produtividade, dimensionamento e continuidade dos trabalhos. Gerenciamento, controle e acompanhamento de obras, administração de obras e projetos. Administração de obras. Sistema de gestão da qualidade e produtividade.

Ementa: Localização, organização espacial e produção da habitação. Desenvolvimento urbano e habitação. O problema habitacional. A habitação popular. Invasão urbana. Favelas, cortiços e assentamentos populacionais. Políticas habitacionais. Desenvolvimento da capacidade de elaboração de planos e projetos habitacionais visando melhorar as condições ambientais das áreas ocupadas irregularmente. Regularização fundiária.

Ementa: Noções básicas de fotografia. O processo fotográfico. Técnicas de registro fotográfico. A relação da fotografia com as artes e técnicas audiovisuais. Estudo e prática da aplicação dos recursos fotográficos aos meios de publicidade e propaganda. Domínio da técnica fotográfica valorizando a educação estética. A linguagem fotográfica. Conteúdo, forma e sentido da imagem fotográfica. Princípios da fotografia digital. A organização do portfólio e a formação do banco de imagens.

Ementa: Conceitos de iluminação e linguagem da luminotécnica para o desenvolvimento de projetos; eficiência energética, aparência da luz, os efeitos cênicos. Legislação e normas específicas. Metodologia e desenvolvimentos e de projetos luminotécnicos.

Ementa: O trabalho de conclusão de curso II (TCC II) é atividade obrigatória para obtenção do grau de Arquiteto e Urbanista consistindo num projeto arquitetônico, urbanístico e/ou paisagístico a nível executivo.

JOÃO PAULO ALVES DE FARIA

JOÃO PAULO ALVES DE FARIA

E-mail: joaopaf@unipam.edu.br

Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de Uberaba - UNIUBE (2009). Participou como pesquisador voluntário de Iniciação Científica na área de mobiliário, história,...

Acesse o Currículo: Clique Aqui


CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO

Estabelecidos no ESTATUTO conforme Art. 117 ao Art. 123.

ACESSE O ESTATUTO

Laboratórios e Ambientes





ENADE

CONCEITO MEC

Grau:
Bacharelado

Duração:
10 Semestres

Vagas:
Diurno: 60 vagas
Noturno: 120 vagas

Mensalidade:
Ingressantes 2019 Diurno: R$ 1.280,00
Ingressantes 2019 Noturno: R$ 1.280,00

Avise-me sobre o próximo Vestibular

Notícias Recentes






Última atualização: 02/07/2018 17:30

Eventos