HISTÓRIA

O curso
Ao longo do curso, o aluno descobre nas páginas dos livros, nas cenas dos documentários, nos
documentos analisados, na interface com o professor, entre outros, as condições culturais, sociais, econômicas, psicológicas e temporais dos eventos mais marcantes na história da humanidade. Ao historiador são dotadas as capacidades da pesquisa e da investigação. Ele analisa criticamente os acontecimentos, buscando resgatar a memória da humanidade e ampliar a compreensão da condição humana.
A procura por historiadores tem crescido bastante no Brasil ao longo dos últimos anos. Os licenciados encontram boas oportunidades em escolas particulares e públicas, principalmente em regiões onde há uma deficiência na oferta de mão de obra qualificada, como a Centro-Oeste, a Norte e a Nordeste. Já os bacharéis são bastante requisitados em arquivos de órgãos públicos e em bibliotecas. Há também a possibilidade de aprofundamento na pesquisa acadêmica. O mercado ganhou agora um novo fôlego devido à garantia do Piso Nacional para o professor.
Atividades Complementares Carga Horária: 80 horas
Ementa:> Fundamentos filosóficos e sociológicos da educação como conhecimento e prática social, contextualizada historicamente. Noções básicas dos condicionantes históricos que moldaram o atual sistema de ensino brasileiro: problemas, tendências e perspectivas.
Ementa:> Estudo das relações de trabalho e culturas criadas pelas coletividades antigas anteriores à cristandade.
Ementa:> Estudo das fontes, dos conceitos e das matrizes teóricas clássicas para a interpretação crítica e produção do conhecimento histórico.
Ementa:> A noção de linguagem como interação e o domínio de mecanismos linguísticos (gramaticais) e discursivos que permitam ao usuário da língua não só a leitura eficiente de textos variados, mas também a produção deles, a fim de que possa interagir e atuar sobre o(s) outro(s), social e profissionalmente.
Ementa:> Rotinas e ferramentas acadêmicas do curso e da instituição. Hábitos e técnicas de estudo. Técnicas, procedimentos e estratégias de desenvolvimento de trabalhos acadêmico-científicos. Novas Tecnologias da Informação e Comunicação. Paradigmas e concepções educativas na inserção das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) na educação: estudo, análise e aplicação. Recursos ofertados pelas TICs: Ambientes virtuais de aprendizagem, hipermídia e Objetos de aprendizagem. Desafios docentes frente às novas tecnologias: a mediação pedagógica e a mediação tecnológica. Contextualização do processo de ensino-aprendizagem sobre a tríplice Comunicação, Educação e Tecnologia. Práticas educativas balizadas pelas TICs: Educomunicação, Gamificação, Sala de aula invertida e instrumentalização das TICs.
Ementa:> Introdução ao pensamento sociológico. O pensamento sociológico clássico. Comte, Durkheim, Weber e Marx. Estado e Poder. Sociologia no Brasil.
Carga Horária Total do Semestre: 380 horas.
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Carga Horária Total do Semestre: 380 horas.
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Carga Horária Total do Semestre: 380 horas.
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Carga Horária Total do Semestre: 420 horas.
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Carga Horária Total do Semestre: 400 horas.
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Carga Horária Total do Semestre: 360 horas.
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Carga Horária Total do Semestre: 440 horas.
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Carga Horária Total do Semestre: 360 horas.
MARCOS ANTÔNIO CAIXETA RASSI
E-mail: [email protected]
Possui graduação em História pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Patos de Minas (1982), graduação em PEDAGOGIA pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Patos de Minas...
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