HISTÓRIA

História

O curso

Ao longo do curso, o aluno descobre nas páginas dos livros, nas cenas dos documentários, nos

documentos analisados, na interface com o professor, entre outros, as condições culturais, sociais, econômicas, psicológicas e temporais dos eventos mais marcantes na história da humanidade. Ao historiador são dotadas as capacidades da pesquisa e da investigação. Ele analisa criticamente os acontecimentos, buscando resgatar a memória da humanidade e ampliar a compreensão da condição humana.

O magistério é a área de maior absorção de quem conclui o curso de Licenciatura em História, embora haja também um bom espaço de atuação em órgãos históricos e de preservação da memória, além de trabalho de assessoramento de programas culturais e de conservação do patrimônio histórico. O historiador é igualmente requisitado para trabalhos em projetos coletivos, voltados para estudos da urbanização, da ecologia, da saúde e da demografia. Algumas empresas o utilizam também em trabalhos de resgate de sua memória institucional.

A procura por historiadores tem crescido bastante no Brasil ao longo dos últimos anos. Os licenciados encontram boas oportunidades em escolas particulares e públicas, principalmente em regiões onde há uma deficiência na oferta de mão de obra qualificada, como a Centro-Oeste, a Norte e a Nordeste. Já os bacharéis são bastante requisitados em arquivos de órgãos públicos e em bibliotecas. Há também a possibilidade de aprofundamento na pesquisa acadêmica. O mercado ganhou agora um novo fôlego devido à garantia do Piso Nacional para o professor.

Ementa:> Fundamentos filosóficos e sociológicos da educação como conhecimento e prática social, contextualizada historicamente. Noções básicas dos condicionantes históricos que moldaram o atual sistema de ensino brasileiro: problemas, tendências e perspectivas.

Ementa:> Estudo das relações de trabalho e culturas criadas pelas coletividades antigas anteriores à cristandade.

Ementa:> Estudo das fontes, dos conceitos e das matrizes teóricas clássicas para a interpretação crítica e produção do conhecimento histórico.

Ementa:> A noção de linguagem como interação e o domínio de mecanismos linguísticos (gramaticais) e discursivos que permitam ao usuário da língua não só a leitura eficiente de textos variados, mas também a produção deles, a fim de que possa interagir e atuar sobre o(s) outro(s), social e profissionalmente.

Ementa:> Rotinas e ferramentas acadêmicas do curso e da instituição. Hábitos e técnicas de estudo. Técnicas, procedimentos e estratégias de desenvolvimento de trabalhos acadêmico-científicos. Novas Tecnologias da Informação e Comunicação. Paradigmas e concepções educativas na inserção das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) na educação: estudo, análise e aplicação. Recursos ofertados pelas TICs: Ambientes virtuais de aprendizagem, Hipermídia e Objetos de aprendizagem. Desafios docentes frente às novas tecnologias: a mediação pedagógica e a mediação tecnológica. Contextualização do processo de ensino-aprendizagem sobre a tríplice Comunicação, Educação e Tecnologia. Práticas educativas balizadas pelas TICs: Educomunicação, Gamificação, Sala de aula invertida e instrumentalização das TICs.

Ementa:> Introdução ao pensamento sociológico. O pensamento sociológico clássico. Comte, Durkheim, Weber e Marx. Estado e Poder. Sociologia no Brasil.

Carga Horária Total do Semestre: 380 horas.

Ementa:> Estudo de temas clássicos e contemporâneos essenciais para o entendimento da configuração do mundo atual nas perspectivas histórica, antropológica, sociológica e filosófica.

Ementa:> Conhecer a história do pensamento filosófico ocidental numa perspectiva processual. Saber interpretar os diversos pensadores clássicos e suas respectivas matrizes filosóficas.

Ementa:> Sociedades da Antiguidade Clássica: Grécia e Roma. A constituição do conhecimento histórico a cerca da Antiguidade Clássica. As fontes históricas da Antiguidade Clássica; Cultura e poder; diversificação e desafios.

Ementa:> Estudo das principais matrizes teóricas e metodológicas da historiografia brasileira, elaboradas a partir da fundação do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro – IHGB (1838), com ênfase em Adolfo Varnhagen e Capistrano de Abreu; nos clássicos da historiografia brasileira da primeira metade do século XX, tais como Caio prado Júnior, Gilberto Freyre e Sérgio Buarque de Holanda, bem como na historiografia mais recente.

Ementa:> Conhecer o sujeito surdo e compreender o sistema linguístico da Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS – para facilitar a comunicação entre os ouvintes e surdos usuários da LIBRAS, dentro de uma abordagem teórico-prática numa perspectiva interdisciplinar.

Ementa:> Técnicas, procedimentos e estratégias de desenvolvimento de trabalhos acadêmico-científicos. Atividades programadas pelas disciplinas do 2ºperíodo. Intervenção didático-pedagógicas em ambientes educacionais .

Carga Horária Total do Semestre: 340 horas.

Ementa:> Estudo da história e das culturas africanas, das sociabilidades e das relações comerciais do continente africano com as outras civilizações do planeta.

Ementa:> O povoamento da América. A América Pré-Colombiana e Colonial: cultura, sociedade e cotidiano das Altas Culturas: o trabalho, a economia, a cultura e aspectos sócio-políticos da América Latina Colonial. O processo de conquista da América. Estudo das relações sociais, políticas e econômicas da América Latina colonial, a Igreja na colonização latina. A crise do Sistema Colonial, as independências da América Latina.

Ementa:> Analise do contexto europeu à época da Expansão ultramarina. A crise do séc. XIV em Portugal, a Revolução de 1383/1385 e a Expansão Portuguesa Quatrocentista. O “descobrimento” do Brasil e a Política colonizadora. A crise do colonialismo e o processo de independência do Brasil.

Ementa:> Discussão dos processos de transformações social, econômica, cultural e política que tiveram lugar no Ocidente no período compreendido entre os séculos V e X, no período que ficou conhecido como Alta Idade Média

Ementa:>  Rotinas e ferramentas acadêmicas do curso e da instituição. - Hábitos e técnicas de estudo. - Técnicas, procedimentos e estratégias de desenvolvimento de trabalhos acadêmico-científicos. - Atividades programadas pelas disciplinas do período. - Trabalho Interdisciplinar (TI).

Ementa:> Características e instâncias da aprendizagem, novos conceitos de inteligência, contribuições de Jean Piaget, Vigotski e Henri Wallon, para a construção das Teorias de Desenvolvimento e Aprendizagem. A inclusão escolar e o papel do professor. Dificuldades no processo ensino-aprendizagem.

Carga Horária Total do Semestre: 340 horas.

Ementa:> Introdução à História Contemporânea da América Latina. Hegemonia norte-americana e relações imperialistas com a América Latina. O subdesenvolvimento na América e Teoria da Dependência. Estruturas de poder e relações políticas na América Latina: populismo e militarismo. Estado, Capitalismo e Redemocratização na América Latina. A América Latina e a nova (des)ordem mundial. Movimentos revolucionários: socialismo na América Latina.

Ementa:> O programa contempla a formação do Estado Nacional brasileiro, compreende e problematiza o Primeiro Reinado e o interregno Regencial.

Ementa:> Analisar a formação e os fundamentos das relações E estruturas eclesiásticas e a participação da Igreja no medievo; o movimento cruzadista; o renascimento comercial e o crescimento das cidades; as crises econômicas do século XIV e XV e o nascedouro do capitalismo.

Ementa:> A disciplina tem como proposta o conhecimento da ciência historiográfica e sua natureza, suas origens até a atualidade, isto é, após a pós-modernidade, com argumentações e a necessidade da reflexão historiográfica. Propõe, também, o conhecimento da construção da identidade, a trajetória do conhecimento historiográfico, os campos e formas inovadoras, o ofício do historiador frente aos conhecimentos para a operação histórica com o uso de um exercício crítico permanente, incluindo a interpretação dos diversos paradigmas que formam as ciências humanas como o funcionalismo, o estruturalismo, o pós-modernismo e suas ramificações na área da História como o positivismo, o historicismo, o analista, o quantitativo e o narrativo.

Ementa:> Didática: histórico, concepções e finalidades. Tendências pedagógicas e suas influências no processo ensino-aprendizagem. O planejamento como instrumento da ação educativa.Métodos de ensino. A relação professor-aluno. Modalidades e instrumentos de avaliação e suas respectivas funções.

Ementa:> Introdução ao conceito de patrimônio cultural e natural e suas inter-relações com os conceitos de memória e identidade. Conceito de monumento e evolução histórica - Patrimônio Cultural. Conceito de memória social. A experiência brasileira em Patrimônio cultural - A legislação sobre a tutela de bens culturais. O Inventário de proteção de Acervo Cultural. O instituto do tombamento. O processo de registro de bens de natureza imaterial. O conceito de museu como espaço de memória e patrimônio cultural. Evolução histórica dos museus. A ciência da museologia. O fato museal. O estatuto epistemológico da Museologia.

Ementa:> Rotinas e ferramentas acadêmicas de pesquisa e metodologias em História Local e Regional no ensino.

Carga Horária Total do Semestre: 380 horas.

MARCOS ANTONIO CAIXETA RASSI

MARCOS ANTONIO CAIXETA RASSI

E-mail: rassi@unipam.edu.br

Possui graduação em História pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Patos de Minas (1982), graduação em PEDAGOGIA pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Patos de Minas...

Acesse o Currículo: Clique Aqui

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO

Estabelecidos no ESTATUTO conforme Art. 117 ao Art. 123.

Acesse o ESTATUTO

Laboratórios





3

ENADE

CONCEITO MEC

Grau:
Licenciatura

Duração:
6 Semestres

Vagas:
Noturno: 50 vagas

Mensalidade:
R$ 671,00
Valor com Bolsa Licenciatura: R$ 571,00

Avise-me sobre o próximo Vestibular

Notícias Recentes






Última atualização: 02/07/2018 17:30

Eventos

Evento do Unipam
Roda de Conversa: Caça... 22/11/2018 à 22/11/2018

Os interessados podem se inscrever no...

Saiba mais

Evento do Unipam
"Campanha Solidária... 06/11/2018 à 07/12/2018

Evento social e acadêmico destinado a...

Saiba mais