HISTÓRIA

História

O curso

Ao longo do curso, o aluno descobre nas páginas dos livros, nas cenas dos documentários, nos

documentos analisados, na interface com o professor, entre outros, as condições culturais, sociais, econômicas, psicológicas e temporais dos eventos mais marcantes na história da humanidade. Ao historiador são dotadas as capacidades da pesquisa e da investigação. Ele analisa criticamente os acontecimentos, buscando resgatar a memória da humanidade e ampliar a compreensão da condição humana.

O magistério é a área de maior absorção de quem conclui o curso de Licenciatura em História, embora haja também um bom espaço de atuação em órgãos históricos e de preservação da memória, além de trabalho de assessoramento de programas culturais e de conservação do patrimônio histórico. O historiador é igualmente requisitado para trabalhos em projetos coletivos, voltados para estudos da urbanização, da ecologia, da saúde e da demografia. Algumas empresas o utilizam também em trabalhos de resgate de sua memória institucional.

A procura por historiadores tem crescido bastante no Brasil ao longo dos últimos anos. Os licenciados encontram boas oportunidades em escolas particulares e públicas, principalmente em regiões onde há uma deficiência na oferta de mão de obra qualificada, como a Centro-Oeste, a Norte e a Nordeste. Já os bacharéis são bastante requisitados em arquivos de órgãos públicos e em bibliotecas. Há também a possibilidade de aprofundamento na pesquisa acadêmica. O mercado ganhou agora um novo fôlego devido à garantia do Piso Nacional para o professor.

Ementa:> Fundamentos filosóficos e sociológicos da educação como conhecimento e prática social, contextualizada historicamente. Noções básicas dos condicionantes históricos que moldaram o atual sistema de ensino brasileiro: problemas, tendências e perspectivas.

Ementa:> Estudo das relações de trabalho e culturas criadas pelas coletividades antigas anteriores à cristandade.

Ementa:> Estudo das fontes, dos conceitos e das matrizes teóricas clássicas para a interpretação crítica e produção do conhecimento histórico.

Ementa:> A noção de linguagem como interação e o domínio de mecanismos linguísticos (gramaticais) e discursivos que permitam ao usuário da língua não só a leitura eficiente de textos variados, mas também a produção deles, a fim de que possa interagir e atuar sobre o(s) outro(s), social e profissionalmente.

Ementa:> Rotinas e ferramentas acadêmicas do curso e da instituição. Hábitos e técnicas de estudo. Técnicas, procedimentos e estratégias de desenvolvimento de trabalhos acadêmico-científicos. Novas Tecnologias da Informação e Comunicação. Paradigmas e concepções educativas na inserção das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) na educação: estudo, análise e aplicação. Recursos ofertados pelas TICs: Ambientes virtuais de aprendizagem, Hipermídia e Objetos de aprendizagem. Desafios docentes frente às novas tecnologias: a mediação pedagógica e a mediação tecnológica. Contextualização do processo de ensino-aprendizagem sobre a tríplice Comunicação, Educação e Tecnologia. Práticas educativas balizadas pelas TICs: Educomunicação, Gamificação, Sala de aula invertida e instrumentalização das TICs.

Ementa:> Introdução ao pensamento sociológico. O pensamento sociológico clássico. Comte, Durkheim, Weber e Marx. Estado e Poder. Sociologia no Brasil.

Carga Horária Total do Semestre: 380 horas.

Ementa:> Estudo de temas clássicos e contemporâneos essenciais para o entendimento da configuração do mundo atual nas perspectivas histórica, antropológica, sociológica e filosófica.

Ementa:> Conhecer a história do pensamento filosófico ocidental numa perspectiva processual. Saber interpretar os diversos pensadores clássicos e suas respectivas matrizes filosóficas.

Ementa:> Sociedades da Antiguidade Clássica: Grécia e Roma. A constituição do conhecimento histórico a cerca da Antiguidade Clássica. As fontes históricas da Antiguidade Clássica; Cultura e poder; diversificação e desafios.

Ementa:> Estudo das principais matrizes teóricas e metodológicas da historiografia brasileira, elaboradas a partir da fundação do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro – IHGB (1838), com ênfase em Adolfo Varnhagen e Capistrano de Abreu; nos clássicos da historiografia brasileira da primeira metade do século XX, tais como Caio prado Júnior, Gilberto Freyre e Sérgio Buarque de Holanda, bem como na historiografia mais recente.

Ementa:> Conhecer o sujeito surdo e compreender o sistema linguístico da Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS – para facilitar a comunicação entre os ouvintes e surdos usuários da LIBRAS, dentro de uma abordagem teórico-prática numa perspectiva interdisciplinar.

Ementa:> Técnicas, procedimentos e estratégias de desenvolvimento de trabalhos acadêmico-científicos. Atividades programadas pelas disciplinas do 2ºperíodo. Intervenção didático-pedagógicas em ambientes educacionais .

Carga Horária Total do Semestre: 340 horas.

Ementa:> Estudo da história e das culturas africanas, das sociabilidades e das relações comerciais do continente africano com as outras civilizações do planeta.

Ementa:> O povoamento da América. A América Pré-Colombiana e Colonial: cultura, sociedade e cotidiano das Altas Culturas: o trabalho, a economia, a cultura e aspectos sócio-políticos da América Latina Colonial. O processo de conquista da América. Estudo das relações sociais, políticas e econômicas da América Latina colonial, a Igreja na colonização latina. A crise do Sistema Colonial, as independências da América Latina.

Ementa:> Analise do contexto europeu à época da Expansão ultramarina. A crise do séc. XIV em Portugal, a Revolução de 1383/1385 e a Expansão Portuguesa Quatrocentista. O “descobrimento” do Brasil e a Política colonizadora. A crise do colonialismo e o processo de independência do Brasil.

Ementa:> Discussão dos processos de transformações social, econômica, cultural e política que tiveram lugar no Ocidente no período compreendido entre os séculos V e X, no período que ficou conhecido como Alta Idade Média

Ementa:>  Rotinas e ferramentas acadêmicas do curso e da instituição. - Hábitos e técnicas de estudo. - Técnicas, procedimentos e estratégias de desenvolvimento de trabalhos acadêmico-científicos. - Atividades programadas pelas disciplinas do período. - Trabalho Interdisciplinar (TI).

Ementa:> Características e instâncias da aprendizagem, novos conceitos de inteligência, contribuições de Jean Piaget, Vigotski e Henri Wallon, para a construção das Teorias de Desenvolvimento e Aprendizagem. A inclusão escolar e o papel do professor. Dificuldades no processo ensino-aprendizagem.

Carga Horária Total do Semestre: 340 horas.

Ementa:> Introdução à História Contemporânea da América Latina. Hegemonia norte-americana e relações imperialistas com a América Latina. O subdesenvolvimento na América e Teoria da Dependência. Estruturas de poder e relações políticas na América Latina: populismo e militarismo. Estado, Capitalismo e Redemocratização na América Latina. A América Latina e a nova (des)ordem mundial. Movimentos revolucionários: socialismo na América Latina.

Ementa:> O programa contempla a formação do Estado Nacional brasileiro, compreende e problematiza o Primeiro Reinado e o interregno Regencial.

Ementa:> Analisar a formação e os fundamentos das relações E estruturas eclesiásticas e a participação da Igreja no medievo; o movimento cruzadista; o renascimento comercial e o crescimento das cidades; as crises econômicas do século XIV e XV e o nascedouro do capitalismo.

Ementa:> A disciplina tem como proposta o conhecimento da ciência historiográfica e sua natureza, suas origens até a atualidade, isto é, após a pós-modernidade, com argumentações e a necessidade da reflexão historiográfica. Propõe, também, o conhecimento da construção da identidade, a trajetória do conhecimento historiográfico, os campos e formas inovadoras, o ofício do historiador frente aos conhecimentos para a operação histórica com o uso de um exercício crítico permanente, incluindo a interpretação dos diversos paradigmas que formam as ciências humanas como o funcionalismo, o estruturalismo, o pós-modernismo e suas ramificações na área da História como o positivismo, o historicismo, o analista, o quantitativo e o narrativo.

Ementa:> Didática: histórico, concepções e finalidades. Tendências pedagógicas e suas influências no processo ensino-aprendizagem. O planejamento como instrumento da ação educativa.Métodos de ensino. A relação professor-aluno. Modalidades e instrumentos de avaliação e suas respectivas funções.

Ementa:> Introdução ao conceito de patrimônio cultural e natural e suas inter-relações com os conceitos de memória e identidade. Conceito de monumento e evolução histórica - Patrimônio Cultural. Conceito de memória social. A experiência brasileira em Patrimônio cultural - A legislação sobre a tutela de bens culturais. O Inventário de proteção de Acervo Cultural. O instituto do tombamento. O processo de registro de bens de natureza imaterial. O conceito de museu como espaço de memória e patrimônio cultural. Evolução histórica dos museus. A ciência da museologia. O fato museal. O estatuto epistemológico da Museologia.

Ementa:> Rotinas e ferramentas acadêmicas de pesquisa e metodologias em História Local e Regional no ensino.

Carga Horária Total do Semestre: 380 horas.

Ementa:> A disciplina em curso propõe-se a estudar os conceitos fundamentais para uma visão mais ampla da história da arte, procurando enfocar os aspectos sócio-culturais da arte, os apontamentos acerca da arte e de seus realizadores, as funções e significados da arte, a classificação e tipificação da arte; a história da arte na linha do tempo: multiplicidade de linguagens, técnicas e estilos e a configuração da arte na atualidade.

Ementa:> O programa contempla o Segundo Reinado enfatizando o sistema político e sua dinâmica, a administração, a economia e a sociedade. Reflete ainda sobre a política externa brasileira no século XIX e a crise do Império.

Ementa:> Estudo da constituição e características da sociedade moderna (séculos XV-XVII) por meio da revisão crítica da historiografia sobre o período e da análise de documentos. Transição do Feudalismo para o capitalismo. Estado Moderno e o Absolutismo. O Renascimento. As reformas religiosas. Cultura popular na Idade Moderna. A crise do Antigo Regime.

Ementa:> Introdução e importância da Historiografia Contemporânea a partir da segunda metade do século XX até a atualidade. Thompson e a História Social. Roger Chartier e a Nova História Cultural. Carlo Ginzburg e a Micro-História. Joan Scott e os Estudos de Gênero

Ementa:> Contexto da educação brasileira: contexto político, econômico e educação: impli-cações; educação escolar brasileira: breve histórico; Programa sobre Educação para Todos; educação escolar no contexto atual. A educação brasileira na legislação vigente: técnica legis-lativa; a educação na constituição federal; Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional; Plano Nacional de Educação; lei federal nº 11.494/2007- fundo de manutenção e desenvolvi-mento da educação básica e de valorização dos profissionais da educação – FUNDEB. Siste-mas de ensino: sistema federal de ensino; sistema de ensino de Minas Gerais; sistema de ensi-no de Patos de Minas; gestão da educação básica: gestão dos sistemas de ensino; gestão da escola. Currículo escolar: conceitos de currículo; orientações curriculares para a educação básica na legislação brasileira. Os profissionais da educação: papel dos profissionais da edu-cação na legislação brasileira; planos de carreira; ética profissional. Tópicos em políticas edu-cacionais: educação de jovens e adultos; educação profissional; educação rural; educação à distância.

Ementa:> O programa se propõe a investigar os métodos e técnicas no ensino de História à luz dos Parâmetros Curriculares Nacionais, além de discutir como os livros didáticos abordam a questão metodológica e pedagógica do ensino de História. Sinaliza ainda para questões do multiculturalismo educacional e como a História, como disciplina, pode contribuir nessa dimensão.

Ementa:> Estruturação da dinâmica da prática pedagógica: o processo de planejamento. Avaliação no Ensino de História: aspectos pedagógicos, políticos e teórico-metodológicos.

Carga Horária Total do Semestre: 360 horas.

Ementa:> Estudo das matrizes teóricas, métodos e conceitos antropológicos relacionados à compreensão da história e diversidade cultural das sociedades indígenas brasileiras.

Ementa:> Fundamentação legal do estágio. Tratamento teórico de temas relativos à prática docente: observação do cotidiano escolar.

Ementa:> Estudo das singularidades dos processos políticos, econômicos e sociais de Minas Gerais. Aplicação dos conhecimentos adquiridos na disciplina, dentro da educação básica.

Ementa:> A República brasileira: de seus primórdios até a “Revolução de 1930”, abordando o trabalho, a cultura, os aspectos socioeconômicos e a política externa.

Ementa:> Iluminismo. Revolução Industrial. As revoluções burguesas (inglesa, americana e francesa) e a Era Napoleônica.

Ementa:> Este componente curricular contempla a pesquisa acerca das manifestações artísticas e culturais da cidade de Patos de Minas e região, que resultem em artigos científicos.

Carga Horária Total do Semestre: 400 horas.

MARCOS ANTONIO CAIXETA RASSI

MARCOS ANTONIO CAIXETA RASSI

E-mail: rassi@unipam.edu.br

Possui graduação em História pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Patos de Minas (1982), graduação em PEDAGOGIA pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Patos de Minas...

Acesse o Currículo: Clique Aqui


CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO

Estabelecidos no ESTATUTO conforme Art. 117 ao Art. 123.

ACESSE O ESTATUTO

Laboratórios e Ambientes





3

ENADE

CONCEITO MEC

Grau:
Licenciatura

Duração:
8 Semestres

Vagas:

Mensalidade:
Ingressantes 2019 R$ 698,00
Ingressantes 2019 Valor com Bolsa Licenciatura: R$ 598,00

Selo História

Avise-me sobre o próximo Vestibular

Última atualização: 02/01/2019 17:30

Notícias

UNIPAM realizou solenidade de colação de grau na última semana
06/08/2019 16:26    Sarah Dieine UNIPAM realizou...

[+] Leia Mais...

UNIPAM anuncia datas das Semanas Acadêmicas e Encontros dos meses de abril e maio
22/04/2019 10:40    Sarah Dieine UNIPAM anuncia datas das...

[+] Leia Mais...

Coordenador de História e da Pedagogia participa de Encontro Mineiro de Educação
10/04/2019 10:40    ASCOM UNIPAM Coordenador de História...

[+] Leia Mais...

DA do curso de História promoverá “CINEHISTÓRIA”
19/03/2019 15:44    Sarah Dieine DA do curso de História...

[+] Leia Mais...

UNIPAM abre as inscrições do Bolsa Social
08/01/2019 09:19    ASCOM UNIPAM UNIPAM abre as...

[+] Leia Mais...

Alunos de História e Pedagogia visitam Petrópolis e Rio de Janeiro
06/11/2018 14:44    ASCOM UNIPAM Alunos de História e...

[+] Leia Mais...

UNIPAM divulga datas das colações de grau dos formandos de 2018
30/10/2018 13:06    ASCOM UNIPAM UNIPAM divulga datas das...

[+] Leia Mais...

LEPEH e curso de Letras promovem mais uma edição do “Café com História”
15/10/2018 08:04    Sarah Dieine LEPEH e curso de Letras...

[+] Leia Mais...

UNIPAM promove 10ª edição do Simpósio Temático
01/10/2018 17:27    Sarah Dieine UNIPAM promove 10ª...

[+] Leia Mais...

Grupo de Estudos de Direito e História participa de Congresso Brasileiro
10/09/2018 14:56    ASCOM UNIPAM Grupo de Estudos de...

[+] Leia Mais...

III Seminário de História Ambiental será realizado no UNIPAM
28/06/2018 11:21    Sarah Dieine III Seminário de...

[+] Leia Mais...

Alunos de História e de Publicidade e Propaganda lançam HQ
26/06/2018 10:32    Jordana da Mata Alunos de História e de...

[+] Leia Mais...

Encerramento do Projeto Integrador intercurso será nesta quinta-feira
26/06/2018 10:30    Sarah Dieine Encerramento do Projeto...

[+] Leia Mais...

“A educação em tempos de intolerância” foi tema de Encontro no UNIPAM
21/05/2018 18:43    Sarah Dieine “A educação em...

[+] Leia Mais...

UNIPAM anuncia datas das Semanas Acadêmicas e Encontros do mês de maio
02/05/2018 10:13    Sarah Dieine UNIPAM anuncia datas das...

[+] Leia Mais...

Prêmio José Muriel Cardoso é concedido aos primeiros colocados do Vestibular 2018
23/04/2018 15:04    Pollyana Silva Prêmio José Muriel...

[+] Leia Mais...

Programa Integrar comemora 11 anos
16/04/2018 12:09    Pollyana Silva Programa Integrar...

[+] Leia Mais...

Professor do UNIPAM ministrará palestra sobre Multiculturalismo
12/04/2018 13:30    Sarah Dieine Professor do UNIPAM...

[+] Leia Mais...

Curso de “Introdução ao Anarquismo” é realizado no UNIPAM
12/04/2018 12:56    ASCOM UNIPAM Curso de “Introdução...

[+] Leia Mais...

Ex-aluno de História e Direito é aprovado em Programa de Mestrado
28/03/2018 12:21    ASCOM UNIPAM Ex-aluno de História e...

[+] Leia Mais...

Palestra sobre Ecolinguística será ministrada no UNIPAM
22/03/2018 14:28    ASCOM UNIPAM Palestra sobre...

[+] Leia Mais...

UNIPAM é destaque na Revista Ensino Superior
19/03/2018 12:50    Sarah Dieine UNIPAM é destaque na...

[+] Leia Mais...

Curso de “Introdução ao Anarquismo” será promovido no UNIPAM
15/03/2018 10:24    Sarah Dieine Curso de “Introdução...

[+] Leia Mais...

Cursos de História e Pedagogia promovem palestra sobre Base Nacional Comum Curricular
02/03/2018 12:38    ASCOM UNIPAM Cursos de História e...

[+] Leia Mais...

UNIPAM/ FEPAM e parceiros entregam kits escolares a crianças carentes
23/02/2018 13:20    Pollyana Silva UNIPAM/ FEPAM e...

[+] Leia Mais...

Inscrições para o PIBIC estão abertas
20/02/2018 11:06    Pollyana Silva Inscrições para o...

[+] Leia Mais...

UNIPAM promove Simpósio Temático
20/09/2017 13:53    ASCOM UNIPAM UNIPAM promove Simpósio...

[+] Leia Mais...

Cursos do UNIPAM são contemplados com estrelas do Guia do Estudante
31/08/2017 10:00    ASCOM UNIPAM Cursos do UNIPAM são...

[+] Leia Mais...

Os espaços educativos além da sala de aula é tema do CMEB
30/08/2017 13:30    Sarah Dieine Os espaços educativos...

[+] Leia Mais...

Seminário de História Ambiental será promovido no UNIPAM
27/06/2017 13:10    Sarah Dieine Seminário de História...

[+] Leia Mais...

Assessor Jurídico do UNIPAM desenvolve aplicativo sobre o novo Código de Processo Civil
09/06/2017 15:04    Laryssa Caixeta Assessor Jurídico do...

[+] Leia Mais...


Depoimentos

Graças ao Curso de História do UNIPAM, sustentado pelo tripé – corpo docente, currículo de Curso e atividades de extensão – conquistei uma formação acadêmica/profissional que me balizou no mercado de trabalho. Sem dúvida posso afirmar: o Curso de História do UNIPAM me motivou a desbravar novas possibilidades, a plantar ideais e sonhos, e me ensinou que a Educação transforma vidas!

Adriene Sttéfane Silva
Adriene Sttéfane Silva - Professora do Centro Universitário de Patos de Minas

Primeira da família a ingressar no Ensino Superior, no Curso de História do UNIPAM pude ter acesso ao conhecimento e compartilhar valores que me levaram a caminhos de conquistas pessoais e profissionais, que mudaram minha vida e dos meus.

Dagmar da Costa Santos Oliveira
Dagmar da Costa Santos Oliveira - Coordenadora Pedagógica do Colégio Equipatos.

O Curso de História do UNIPAM abriu-me horizontes inimagináveis, preparando-me não apenas para a sala de aula, mas também para a vida, com atitude renovada e transformadora.

Geenes Alves da Silva
Geenes Alves da Silva - Servidor Público Municipal - Historiador e Consultor em Educação e Cultural

O curso de História do UNIPAM nos proporciona uma nova visão de mundo. Graças aos excelentes profissionais e às diversas atividades culturais, e estudante tem uma formação sólida. Além disso, o curso possui uma ótima estrutura que instiga a pesquisa e o aprendizado.

Geison da Cruz
Geison da Cruz - Aluno UNIPAM

Galeria

Eventos

Evento do Unipam
Suicídio: Reflexões e... 30/08/2019 à 30/08/2019

O evento é alusivo as comemorações...

Saiba mais

Evento do Unipam
Empreendedorismo Social... 07/03/2019 à 07/03/2019

...

Saiba mais

Evento do Unipam
Concurso de Fotografias 08/05/2018 à 11/05/2018

- O pagamento e entrega das...

Saiba mais

Evento do Unipam
Submarino - Segurança... 09/03/2019 à 09/03/2019

O evento será dia 09/03/2019 das...

Saiba mais

Evento do Unipam
ANTES, DURANTE E DEPOIS 31/08/2018 à 31/08/2018

Evento vai acontecer dia 31/08,bloco N.

Saiba mais

VI Desafio Aquático
VI Desafio Aquático 01/06/2019 à 01/06/2019

Inscrição: O pagamento será efetuado...

Saiba mais

Evento do Unipam
Torneio de Basquetebol... 28/06/2019 à 28/06/2019

A lista de presença será assinada com...

Saiba mais

Evento do Unipam
VIVÊNCIA EM BASQUETE DE... 11/05/2019 à 11/05/2019

Evento realizado pelos os alunos do 1º...

Saiba mais

Cursos

Curso de Nutrição Esportiva
Curso de Nutrição... 11/05/2019 à 11/05/2019

A inscrição deverá ser feita no site...

Saiba mais

Treinamento Paralímpico
Treinamento Paralímpico 27/04/2019 à 28/04/2019

Os alunos devem se inscrever pelo site,...

Saiba mais

Evento do Unipam
SUBMARINO 28/04/2018 à 28/04/2018

Andressa Ariely - CEO da empresa O Bem...

Saiba mais

Evento do Unipam
CURSO LIVRE DE LIBRAS... 16/02/2019 à 29/06/2019

O curso é aberto para qualquer tipo de...

Saiba mais

Evento do Unipam
Jogos Digitais: Blender... 14/06/2018 à 05/07/2018

Os alunos interessados devem se...

Saiba mais

Evento do Unipam
Desenvolvimento Mobile... 07/04/2018 à 05/05/2018

Os alunos interessados devem se...

Saiba mais