MEDICINA VETERINÁRIA

Medicina Veterinária

O curso

O curso de Medicina Veterinária do UNIPAM tem a sua base curricular apoiada em conhecimentos constantemente atualizados, visando o mercado de trabalho. Tem como objetivo a formação de profissionais generalistas, conscientes do seu papel e da sua responsabilidade na sociedade, para o desempenho das suas funções com as habilidades práticas necessárias e com a segurança que caracteriza os bons médicos veterinários. Os alunos, depois de formados, estarão aptos a ingressarem no mercado de trabalho para assumirem funções na área de clínica médica e cirúrgica de pequenos e de grandes animais, de produção e reprodução animal, de melhoramento genético, de inspeção de produtos de origem animal em abatedouros, em frigoríficos, em laticínios e em indústrias farmacêuticas. Podem ainda atuar na área da saúde pública, do controle e da prevenção de zoonoses, e da vigilância ambiental. Além disso podem atuar como integrantes dos Núcleos de Apoio à Saúde da Família (NASF). Os alunos do curso de Medicina Veterinária são estimulados ao estudo e ao aprimoramento prático desde os primeiros períodos por meio de laboratórios para as diversas áreas, além do Centro Clínico Veterinário com uma estrutura que reúne aparelhos de última geração em diagnóstico por imagem e cirurgia.

- Clínica médica e cirúrgica de pequenos e de grandes animais;

- Produção e reprodução animal;

- Melhoramento genético;

- Inspeção de produtos de origem animal em abatedouros, em frigoríficos, em laticínios e em indústrias farmacêuticas;

- Saúde pública;

- Controle e prevenção de zoonoses;

- Vigilância ambiental;

- Núcleos de Apoio à Saúde da Família (NASF).

O mercado de trabalho para veterinários oferece oportunidades no setor público e privado. Os profissionais da área são capacitados para atuar em prevenção, diagnóstico e tratamento das doenças de animais, na área da saúde pública, impedindo a infestação de pestes e transmissão de doenças para os humanos, na inspeção de produtos de origem animal e na busca pelo aumento da produtividade e da qualidade dos alimentos ofertados para os consumidores. O mercado tem esperado médicos veterinários com bons conhecimentos técnicos, habilidades em atendimento e gestão para conseguir atuar nas diferentes áreas. O número de animais pets cresceu, acompanhando esse crescimento, os donos ficaram muito mais exigentes querendo serviços cada vez mais especializados. Na área do agronegócio o segmento desponta como um dos mercados de trabalho mais abrangentes no país. A prática de veterinários tem contribuído para a promoção do crescimento e da valorização das exportações de carnes brasileiras. A área de animais silvestres ainda está carente de profissionais, principalmente no que diz respeito à área clínica e epidemiológica. Assim como em qualquer outra profissão, é necessário analisar o mercado e pesquisar regiões com carência de veterinários para conseguir boas oportunidades de emprego.

Ementa: Conceitos gerais da área de anatomia, métodos de estudo e divisão anatômica. Anatomia topográfica. Anatomia Sistemática: Sistema locomotor: osteologia, miologia e artrologia. Sistema tegumentar: cútis, glândulas exócrinas, casco, cornos e chifres. Paredes das cavidades corpóreas, músculos do pescoço e face.

Ementa: A origem da vida. Biologia Molecular. Comparação entre células procarióticas e eucarióticas. A célula eucariótica do ponto de vista morfofuncional das membranas, do hialoplasma e das organelas. Conceitos de citologia, membrana plasmática, organelas citoplasmáticas e suas funções nas células animais. As inter-relações célula matriz X meio extracelular. Divisão celular: Mitose e Meiose. Síntese protéica. Célula vegetal. Principais técnicas de processamento histológico. Identificação dos tecidos básicos: tecido epitelial, conjuntivo, muscular e neural.

Ementa: A lógica molecular dos organismos vivos. Água. Ácidos e bases. Ligações químicas. Noções de bioenergética e compostos fosfatados de alta energia. Biomoléculas: aminoácidos e proteínas - química e metabolismo. Enzimas. Carboidratos: química e metabolismo. Lipídeos: química e oxidações biológicas. Metabolismo Intermediário.

Ementa: Introdução à Microinformática. Linguagem computacional. Sistemas operacionais. Redes. Interface com o usuário. Modelos de informatização. Aplicações de processamento: textos, planilhas, banco de dados. Programas de interesse agropecuário.

Ementa: A noção de linguagem como interação e o domínio de mecanismos linguísticos (gramaticais) e discursivos que permitam ao usuário da língua não só a leitura eficiente de textos variados, mas também a produção deles, a fim de que possa interagir e atuar sobre o(s) outro(s), social e profissionalmente.

Ementa: Rotinas e ferramentas acadêmicas do curso e da instituição. Hábitos e técnicas de estudo. Técnicas, procedimentos e estratégias de desenvolvimento de trabalhos acadêmico-científicos. Atividades programadas pelas disciplinas do período. Trabalho Interdisciplinar (TI). Noções de metodologia científica. Cadastro de curriculo do aluno na plataforma Lattes - CNPQ. Preparo de peças anatômicas para acervo do laboratório de anatomia animal. Desenvolvimento de revisão de literatura com temas atuais de enfermidades de impacto na região do Alto Paranaíba. Apresentação de seminários sobre a revisão de literatura.

Carga Horária Total do Semestre: 360 horas.

Ementa: Descrição dos aspectos anatômicos da região retrofaríngea, das cavidades corpóreas e dos sistemas orgânicos: respiratório, cardiovascular, urinário, reprodutor masculino e feminino, nervoso (central e periférico), digestório, endócrino e órgãos do sentido. Anatomia das aves.

Ementa: Estudo de temas clássicos e contemporâneos essenciais para o entendimento da configuração do mundo atual nas perspectivas histórica, antropológica, sociológica e filosófica

Ementa: A disciplina de Fisiologia Veterinária I aborda os conteúdos referentes ao funcionamento das células, do sistema muscular e dos sistemas orgânicos envolvidos na manutenção da homeostasia dos animais domésticos, sendo apresentados os mecanismos funcionais o sistema nervoso, circulatório, respiratório e urinário, permitindo a compreensão das inter-relações existentes entre esses diversos sistemas, para o funcionamento normal do organismo animal.

Ementa: Identificação dos tecidos e compreensão dos processos histofisiológicos e de sua formação embrionária. Introdução ao estudo histológico dos órgãos dos sistemas cardiovascular, linfático, respiratório, digestório, urinário, endócrino, reprodutor, tegumentar e órgãos dos sentidos. Introdução à embriologia, organogênese e morfogênese dos sistemas: nervoso, cardiovascular, digestório, respiratório, muscular, ósseo, tegumentar e genitourinário.

Ementa: Estudo dos microorganismos procarióticos. Bacteriologia (morfologia, necessidades nutricionais e de crescimento, controle e resistência, metabolismo microbiano, principais gêneros e espécies). Virologia (morfologia, controle e resistência, replicação viral, as principais famílias, gêneros e espécies). Micologia (morfologia, necessidades nutricionais e de crescimento, controle e resistência, metabolismo microbiano, principais gêneros e espécies) relacionados às doenças dos animais domésticos.

Ementa: Trabalho integrador com a temática: Avaliação microbiológica. Técnicas, procedimentos e estratégias de desenvolvimento de trabalhos acadêmico-científicos. Atividades programadas pelas disciplinas do período.

Carga Horária Total do Semestre: 400 horas.

Ementa: Noções gerais da ética na utilização e manejo de animais na medicina veterinária e produção animal. O bem estar dos animais de companhia, produção, experimentação, exposição, zoológico e circo. Interrelação entre produção e bem estar animal. Noções básicas de deontologia. Deveres e direitos do Médico veterinário. Exercício legal e ilegalidades na profissão. Erros e segredos profissionais. legislações pertinentes ao exercício profissional. laudo pericial. Abordagem referente ao trabalho do Médico veterinário no monitoramento ambientel, biológico e de Vigilância em Saúde

Ementa: Termodinâmica. Estudos biofísicos da membrana celular e dos biopotenciais. Bioeletricidade. Estudos biofísicos de sistemas e funções: biofísica da circulação e contração cardíaca, respiração e excreção renal. Biofísica dos órgãos dos sentidos. Biofísica das radiações e radioisótopos de interesse biomédico.

Ementa: Introdução ao estudo da farmacologia veterinária. Farmacocinética e farmacodinâmica. Drogas que atuam no sistema nervoso autônomo. Anestésicos locais, regionais e gerais. Farmacologia e uso de neurolépticos, tranqüilizantes, hipno-sedativos, anticonvulsivantes, analgésicos e antitérmicos. Estimulantes do S.N.C.; histamina e antagonistas; polipeptídeos biologicamente ativos; prostaglandinas. Farmacologia cardiovascular. Drogas que atuam no sistema digestivo de mono e poligástricos. Farmacologia endócrina. Farmacologia da inflamação. Diuréticos. Drogas que afetam a motilidade uterina. Quimioterapia das enfermidades parasitárias e microbianas. Antisépticos e desinfetantes. Hemostáticos e anticoagulantes. Quimioterápicos antineoplásicos. Interações medicamentosas. Prescrições de receitas.

Ementa: Conteúdos referentes aos sistemas orgânicos envolvidos na homeostasia, abrangendo aspectos do crescimento, produção e reprodução animal, sendo abordado o estudo morfofuncional do aparelho digestório, sistema endócrino, sistema reprodutor masculino e feminino, prenhez, parto e glândulas mamárias. Neurofisiologia dos sentidos especiais.

Ementa: Fundamentos da genética. Divisões celulares. Bases moleculares da herança. Genética Mendeliana: determinação do sexo e herança ligada ao sexo; Herança poligênica; Genética molecular; Citogenética; Genética de populações e evolução; Genética de Microrganismos. Biotecnologia. Técnicas moleculares e suas aplicações. Objetivos e importância da conservação de recursos genéticos.

Ementa: Estudo do sistema imune, células, sistema linfóide, antígenos, imunoglobulina, sistema complemento, interação antígeno anticorpo. Imunidadecelular e humoral. Tolerância imunológica, regulação da resposta imune. Resposta inflamatória. Hipersensibilidade. Imunizações clássicas. Hibridações moleculares e PCR. Cooperação celular e citocinas. Testes de imunodiagnóstico. Imunoterapia.

Ementa: Importância da parasitologia em medicina veterinária. Principais parasitos,protozoários e artrópodos de interesse veterinário: sistemática, nomenclatura,conceito e classificação e importância. Relação parasito-hospedeiro. Principais parasitos helmintos de interesse veterinário: sistemática, nomenclatura, conceito,classificação e importância. Principais técnicas de diagnóstico em parasitologia veterinária.

Ementa: Trabalho integrador com a temática: Bem estar animal. Técnicas procedimentos e estratégias de desenvolvimento de trabalhos acadêmico-científicos. Atividades programadas pelas disciplinas do período.

Carga Horária Total do Semestre: 420 horas.

Ementa: Pastagens no Brasil. Valor nutritivo das forrageiras. Estabelecimento e manejo das pastagens. Uso estratégico de práticas de conservação de forragem. Princípios de nutrição. Digestão e absorção dos nutrientes. Nutrientes e metabolismo. Desordens nutricionais e toxinas. Principais alimentos utilizados pelos ruminantes. Características nutricionais e utilização dos principais alimentos na alimentação de monogástricos. Formulação de ração e utilização de software para formulação de ração.Formulação de ração e utilização de software para formulação de ração.

Ementa: Introdução. Utilização do SPSS. Estatística Descritiva. Técnicas de Amostragem. Estimativa. Testes t de Student. Análise de regressão e correlação. Introdução e conceitos fundamentais em experimentação. Teste qui-quadrado e outras provas não paramétricas

Ementa: Equilíbrio e desequilíbrio ecológico ( Fluxo Energético ).Principais problemas ambientais atuais.Desenvolvimento Sustentável. Tratamento de resíduos. Fatores e elementos climáticos. Mecanismos de regulação térmica dos animais. Atributos anátomo - fisiológicos de adaptação. Efeitos do ambiente na produção, reprodução e saúde dos animais de interesse Zootécnico.

Ementa: Princípios de genética quantitativa aplicados ao melhoramento dos animais domésticos. Parâmetros genéticos. Seleção. Índices de seleção. Bases para a seleção das diversas espécies de animais domésticos. Programas de seleção. Sistemas de acasalamento. Interação genótipo-ambiente.

Ementa: Introdução ao estudo da patologia geral veterinária. Morte e alterações pós-morte. Degenerações patológicas. Necrose. Alterações do Interstício. Alterações circulatórias gerais. Pigmentações patológicas. Inflamação. Calcificações patológicas. Distúrbios do crescimento e da diferenciação celular. Neoplasias. Técnica de necropsia nas diversas espécies domésticas. Colheita, remessa e processamento de materiais para histopatologia.

Ementa: Desenvolvimento de trabalho integrador com a temática: Técnicas, procedimentos e estratégias de levantamento de problemas, elaboração de propostas e desenvolvimento de ações junto à comunidade no tema “guarda responsável de animais domésticos”.

Ementa: Estudos dos meios e métodos da contenção física, exploração semiológica dos sistemas cardiovascular, respiratório, neural, urinário, reprodutor masculino e feminino, locomotor, tegumento comum e órgãos dos sentidos de grandes animais e de animais de companhia. Treinamento em anamnese, exame físico geral e específico.

Carga Horária Total do Semestre: 380 horas.

Ementa: Patologias dos sistemas respiratório, cardiovascular, digestivo, hematopoiético, locomotor, tegumentar, urinário, genital masculino e feminino, nervoso e endócrino. Medicina veterinária legal. Técnica de necropsia nas diversas espécies domésticas.

Ementa: Introdução ao estudo da anestesiologia veterinária. Preparo do paciente para anestesia, sua avaliação e classificação. Estudo dos principais grupos farmacológicos e técnicas utilizadas para medicação pré-anestésica, anestesia geral intravenosa, inalatória e anestesia loco - regional nas diferentes espécies domésticas e silvestres. Complicações e monitoração anestésica.

Ementa: Abordagem ao paciente. Estabelecimento do diagnóstico, prognóstico, terapêutica e profilaxia das principais afecções em pequenos animais nos sistemas: digestório, cardiovascular, respiratório e tegumentar. Hemoterapia e sistema hematopoiético. Imunização. Desequilíbrio hidroeletrolítico e acidobásico.

Ementa: Estudo dos princípios de radiologia e da ultra-sonografia. Física das radiações e do ultra-som. Segurança radiológica. Formação da imagem. Posicionamentos radiográficos, técnicas radiográficas e ultra-sonográficas, anatomia radiográfica e ultra-sonográfica, aspectos topográficos e interpretação destes exames nos animais domésticos.

Ementa: Seleção e envio de materiais ao laboratório. Exames de urina e sua interpretação. Hematologia clínica. Interpretação dos exames hematológicos. Bioquímica do sangue. Exames dos transudatos, exsudatos e outros líquidos corpóreos nas diferentes espécies animais. Coprologia.

Ementa: Trabalho integrador com a temática: Nutrição Animal. Técnicas, procedimentos e estratégias de desenvolvimento de trabalhos acadêmico-científicos. Atividades programadas pelas disciplinas do período. Trabalho Interdisciplinar.

Ementa: Integração dos conhecimentos de anatomia, histologia, fisiologia, farmacologia, patologia, semiologia, dentre outras bem como a correta interpretação dos sinais e sintomas a estes associados dos sistemas neuromuscular, respiratório e cardiovascular, endócrino, reprodutivo, gastrointestinal, urinário, renal e hematopoiético. Destaque da importância da investigação laboratorial no diagnóstico e na monitorização da doença e na resposta à terapêutica. Raciocínio clínico.

Carga Horária Total do Semestre: 400 horas.

Ementa: Abordagem lógica dos problemas clínicos mais comuns em monogástricos. Etiopatogenia, fisiopatologia, sinais clínicos, diagnóstico, terapêutica e profilaxia das afecções clínico-médicas dos diversos sistemas: tegumentar, digestório, cárdio-circulatório, respiratório, genito-urinário, nervoso, endócrino, locomotor e doenças metabólicas.

Ementa: Estabelecimento do diagnóstico, prognóstico, terapêutica e profilaxia das principais afecções em pequenos animais nos sistemas: nervoso, urinário, endócrino, reprodutivo masculino e feminino. Distúrbios hepatobiliares e do pâncreas. Oftalmologia e intoxicações.

Ementa: Anatomia, comportamento, psicologia e fisiologia dos cães. Aspectos gerais e métodos de criação, manejo sanitário, bem-estar animal, cuidados com instalações e equipamentos. Importância econômica da atividade através do conhecimento do exterior e raças de cães, particularidades e aspectos adaptativos, alimentação, reprodução, profilaxia das principais enfermidades, julgamento e exposições assim como a comercialização de animais e produtos correlatos.

Ementa: Conhecimentos relativos à importância dos nutrientes alimentares no que se refere às necessidades para crescimento, manutenção, trabalho, produção e reprodução de cães e gatos. Aspectos atinentes à ingestão, digestão, absorção, transporte, armazenamento e excreção desses elementos químicos nutritivos e funções orgânicas por eles desempenhadas. Consequências advindas de uma deficiência ou excesso destes nutrientes nesses animais. Normas de alimentação e formulação de rações.

Ementa: Estudo dos aspectos gerais sobre a anatomia e desenvolvimento do estômago dos ruminantes. Estudo da Microbiologia do rúmen e as interações entre microrganismos. Digestão e metabolismo de carboidratos, lipídios e proteína no rúmen, estômago e intestinos. Utilização de compostos nitrogenados não protéicos no rúmen, minerais, vitaminas, água. Regulação do consumo. Cinética da digestão de forragens e alimentos.

Ementa: Importância da nutrição animal de monogástricos, os metabolismos de carboidratos, proteínas, lipídeos e energético, água, digestibilidade, nutrientes digestíveis totais, vitaminas hidrossolúveis, vitaminas lipossolúveis, macro e micro minerais.

Ementa: Evolução, situação atual e perspectivas da avicultura nacional, raças e suas origens. As principais características dos híbridos para corte e postura. Produção de frangos de corte. Produção de ovos comerciais (postura comercial). Produção de pintos de um dia para corte (matrizes pesadas). Incubação artificial de ovos férteis. Instalação de aviários. Manejo geral nas granjas.

Ementa: Principais raças leiteiras, mistas e cruzamentos, sistemas de criação. Melhoramento genético. Alimentação, nutrição e manejo do rebanho. Controle leiteiro. Análise e definição de sistema de produção e tamanho da operação. Custos de produção. Os principais fatores que influenciam o desempenho dos animais e qualidade do leite. Organização de programas de alimentação. Instalações para animais em lactação, cria e recria. Classificação linear para o tipo de vacas de leite. Correlação entre o tipo e a longevidade em vacas leiteiras. Manejo e eficiência reprodutiva. Profilaxia e saúde do rebanho.

Ementa: Técnicas, procedimentos e estratégias de levantamento de problemas, elaboração de propostas e desenvolvimento de ações junto à comunidade no tema “Proteção à Fauna de Cerrado”.

Ementa: Introdução à cirurgia veterinária. Estudo da nomenclatura cirúrgica, técnicas de assepsia. Equipe cirúrgica, instrumentais cirúrgicos e materiais de sutura. Diérese, hemostasia e síntese. Reparação tecidual. Pré e pós-operatório. Técnicas básicas de cirurgia veterinária.

Carga Horária Total do Semestre: 520 horas.

Ementa: Tópicos de relevância em terapêutica de grandes animais. Fluidoterapia. Principais distúrbios nutricionais e metabólicos. Afecções da glândula mamária em vacas e novilhas. Neonatologia. Plantas tóxicas e intoxicações mais freqüentes. Acidentes por animais peçonhentos.

Ementa: Patologia cirúrgica e clínica cirúrgica, por regiões, órgãos e aparelhos em pequenos animais. Etiologia das alterações, fisiopatologia, sinais clínicos,dignóstico e pós-operatório. Procedimentos cirúrgicos e complicações pósoperatórias.Acompanhamento ambulatorial.

Ementa: Características das principais raças de corte puras, mistas e de cruzamentos. Aspectos reprodutivos e manejo para cria, recria e engorda. Estratégia de nutrição e práticas de alimentação. Julgamento de taurinos e zebuínos. Classificação e seleção. Fatores que determinam a qualidade da carne. Provas de ganho de peso (a pasto ou em confinamento). Profilaxia e saúde do rebanho. Alimentação e nutrição do rebanho. Manejo geral do rebanho na fase de cria, recria e engorda. Engorda a pasto e confinado. Planejamento da propriedade e evolução do rebanho.

Ementa: Trabalho integrador com a temática: Levantamento de reais problemas na região de Patos de Minas nas variadas áreas, Clinica, Reprodução, Inspeção e Produção Animal. Técnicas, procedimentos e estratégias de desenvolvimento de trabalhos acadêmico-científicos.

Ementa: Importância da reprodução animal, introdução à fisiologia da reprodução (endocrinologia), fisiologia da reprodução da fêmea, fisiologia da reprodução do macho, fecundação, embriogênese, gestação e parto, ciclos reprodutivos das espécies de interesse zootécnico, estacionalidade reprodutiva, manejo reprodutivo das espécies de interesse zootécnico, eficiência reprodutiva das espécies de interesse zootécnico, fatores genéticos e ambientais que podem afetar a eficiência reprodutiva, inseminação artificial, noções sobre avaliação do sêmen, noções sobre industrialização do sêmen, novas biotécnicas aplicadas na reprodução animal.

Carga Horária Total do Semestre: 360 horas.

Ementa: Estudo das principais doenças infecciosas nas diferentes espécies de animais. São abordados a conceituação, sinonímias, histórico, etiologia, epidemiologia, patogenia, lesões, sinais clínicos, diagnóstico, terapêutica, prevenção e importância em saúde pública. Programas de controle e erradicação de doenças.

Ementa: Introdução ao estudo das doenças parasitárias. Patogenia e patologia das principais afecções. Conceitos, sinonímias, histórico, etiologia, epidemiologia, patogenia, lesões, sinais clínicos, diagnósticos, terapêutica, prevenção e importância em saúde pública.

Ementa: Evolução histórica das representações sobre o processo saúde/doença. Método Epidemiológico.História natural das doenças. Epidemiologia descritiva. Epidemiologia das doenças transmissíveis.Ecossistemas de doenças transmissíveis. Métodos de combate à enfermidades. Epidemiologia analítica. Amostragem. Vigilância epidemiológica.

Ementa: Patologia cirúrgica, por regiões, órgãos e aparelhos em grandes animais. Avaliação pré e pós-operatória e métodos de contenção do paciente cirúrgico. Etiologia, fisiopatologia, sinais clínicos, diagnóstico, tratamento e prognóstico das principais afecções de caráter clínico-cirúrgico em grandes animais.

Ementa: Caprinocultura e ovinocultura no Brasil e no mundo. Raças caprinas e ovinas. Sistemas de produção. Escolha e avaliação de animais (Registro genealógico, avaliação corporal, escores, pontuação, seleção). Nutrição, sanidade, reprodução, instalações e manejo para caprinos e ovinos. Produção de leite. Produção de carne e avaliação de carcaças. Utilização de peles, pelos e lã. Sustentabilidade, associativismo, responsabilidade social em sistemas de produção. Integração com lavouras. Avaliação de custos de produção.

Ementa: Desenvolvimento da suinocultura no Brasil e no mundo, raças, sistemas de produção, escolha e avaliação de animais. Nutrição (alimentos e balanceamento de rações), sanidade, reprodução, instalações e manejo em granjas. Produção de carne e avaliação de carcaças.

Ementa: Trabalho integrador com a temática: Empreendedorismo, características e comportamento do empreendedor e elaboração de uma Startup. Em seguida abordará construções rurais e ambiência em suinocultura.

Carga Horária Total do Semestre: 380 horas.

Ementa: Caracteres zoológicos, origens e domesticação dos cavalos. População e importância para o Brasil e demais países; Funções econômicas; Métodos de manuseio e contenção dos equídeos. Estudo das raças equinas no Brasil e no mundo. Planejamento e manejo da criação equina. Cuidados e manejo com a égua prenha e do recém-nascido. Criação de potros. Nutrição e manejo nutricional equino. Infraestrutura específica e opcional para o manejo de criação. Noções básicas sobre equitação. Podologia zootécnica equina. Higiene e manutenção do haras. Criação de jumentos e muares. Escrituração zootécnica.

Ementa: O Estágio Supervisionado é um estado de vivência em propriedades ou empresas que trabalham em áreas correlatas com a formação do aluno, ou em Instituições de Pesquisa, pública ou privada, ou no próprio Centro Universitário - UNIPAM, permitindo o acompanhamento e realização de atividades rotineiras, com uma visão crítica e construtiva. O aluno deverá cumprir um mínimo de 200 (Duzentas horas) de estágio, orientado por um professor da área.

Ementa: Conceitos de inspeção higiênico-sanitária e tecnologia de produtos de origem animal. A ação privativa da Medicina Veterinária em inspeção. Técnicas de realização de inspeção “ante-mortem” e “pós-mortem”, de bovinos, suínos, aves, eqüídeos, caprinos, ovinos, pescado e de outras espécies de menor importância econômica. Inspeção de derivados cárnicos. Inspeção de leite e derivados. Inspeção de ovos e derivados. Inspeção de mel e derivados. Inspeção de produtos não comestíveis da indústria de produtos de origem animal. Técnicas de re-inspeção industrial. Padrões de identidade e qualidade de produtos de origem animal e água. Tipificação de carcaça. RIISPOA – Regulamento de Inspeção Industrial e Sanitária de Produtos de Origem Animal.

Ementa: Etiologia, sintomas clínicos, diagnóstico clínico, epidemiologia, achados anatomopatológicos, tratamentos, normas de biosseguridade, controle e profilaxia das doenças infecciosas, parasitárias, tóxicas, metabólicas e nutricionais das aves e dos suínos. Toxicocinética e toxicodinâmica. Diagnóstico e condutas de emergência em intoxicações. Intoxicação por toxinas, medicamentos, plantas, amônia e pesticidas.

Ementa: No Trabalho de Conclusão de Curso I, o aluno deverá desenvolver, redigir e fazer a defesa de um projeto de pesquisa científica em qualquer área do curso de Medicina Veterinária orientado por um professor do colegiado do respectivo curso. O projeto deverá ser redigido de acordo com as normas descritas pelo professor coordenador de TCC segundo regulamento do UNIPAM.

Carga Horária Total do Semestre: 440 horas.

Ementa: Noções gerais de administração rural. Planejamento estratégico, financeiro, de marketing e gestão de pessoas da empresa rural. Análise econômica da empresa rural. Gestão da qualidade. Noções de política agrícola. Associativismo. Fundamentação da prática de extensão rural.

Ementa: O Estágio Supervisionado é um estado de vivência em propriedades ou empresas que trabalham em áreas correlatas com a formação do aluno, ou em Instituições de Pesquisa, pública ou privada, ou no próprio Centro Universitário - UNIPAM, permitindo o acompanhamento e realização de atividades rotineiras, com uma visão crítica e construtiva. O aluno deverá cumprir um mínimo de 200 (Duzentas horas) de estágio, orientado por um professor da área.

Ementa: Composição química e valor nutricional de alimentos de origem animal. Aspectos de higiene, processamento e conservação de alguns produtos. Controle de qualidade dos produtos. Noções sobre equipamentos, legislação sanitária e do consumidor.

Ementa: No Trabalho de Conclusão de Curso II, o aluno deverá desenvolver, redigir e fazer a defesa de um projeto de pesquisa científica em qualquer área do curso de Medicina Veterinária orientado por um professor do colegiado do respectivo curso. O artigo deverá ser redigido de acordo com as normas descritas pelo professor coordenador de TCC segundo regulamento do UNIPAM.

Ementa: Considerações gerais sobre zoonoses. Estudo da etiologia, patogenia, sintomatologia, diagnóstico e tratamento das doenças dos animais domésticos e sinantrópicos, naturalmente transmissíveis ao homem, com destaque dos mecanismos de transmissão na população animal e desta para a humana e das medidas de prevenção. Doenças emergentes. Papel do médico veterinário no controle das zoonoses. Impactos sanitários, políticos, econômicos e sociais das zoonoses. Programas oficiais de controle de zoonoses.

ALICE PRATAS GLYCÉRIO DE FREITAS

ALICE PRATAS GLYCÉRIO DE FREITAS

E-mail: alicepratas@unipam.edu.br

Possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade de São Paulo (2000), mestrado em Administração de Empresas pelo Centro Universitário Salesiano de São Paulo (2008) e MBA em Gestão...

Acesse o Currículo: Clique Aqui


CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO

Estabelecidos no ESTATUTO conforme Art. 117 ao Art. 123.

ACESSE O ESTATUTO

Laboratórios e Ambientes

Área de Avicultura - Campo Experimental Canavial
Área de Avicultura - Campo Experimental Canavial

Saiba mais

Área de Bovinocultura - Campo Experimental Canavial
Área de Bovinocultura - Campo Experimental Canavial

Saiba mais

Área de Ovinocultura - Campo Experimental Canavial
Área de Ovinocultura - Campo Experimental Canavial

Saiba mais

Área de Suinocultura - Campo Experimental Canavial
Área de Suinocultura - Campo Experimental Canavial

Saiba mais

Biotério
Biotério

Saiba mais

Canil - Centro Clínico Veterinário
Canil - Centro Clínico Veterinário

Saiba mais

Centro Cirúrgico I e II (Pequenos Animais) - Centro Clínico Veterinário
Centro Cirúrgico I e II (Pequenos Animais) - Centro Clínico Veterinário

Saiba mais

Centro Cirúrgico III (Grandes Animais) - Centro Clínico Veterinário
Centro Cirúrgico III (Grandes Animais) - Centro Clínico Veterinário

Saiba mais

Centro Clínico Veterinário (CCV)
Centro Clínico Veterinário (CCV)

Saiba mais

Clínica de Grandes Animais - Centro Clínico Veterinário
Clínica de Grandes Animais - Centro Clínico Veterinário

Saiba mais

Curral de Manejo - Centro Clínico Veterinário
Curral de Manejo - Centro Clínico Veterinário

Saiba mais

Fábrica de Ração - Campo Experimental Canavial
Fábrica de Ração - Campo Experimental Canavial

Saiba mais

Gatil - Centro Clínico Veterinário
Gatil - Centro Clínico Veterinário

Saiba mais

Laboratório de Anatomia Animal
Laboratório de Anatomia Animal

Saiba mais

Laboratório de Bioquímica e Bromatologia
Laboratório de Bioquímica e Bromatologia

Saiba mais

Laboratório de Ensino em Análises Clínicas
Laboratório de Ensino em Análises Clínicas

Saiba mais

Laboratório de Fabricação (FabLab)
Laboratório de Fabricação (FabLab)

Saiba mais

Laboratório de Fisiologia e Biofísica, Nutrição Experimental, Farmacologia e Toxicologia
Laboratório de Fisiologia e Biofísica, Nutrição Experimental, Farmacologia e Toxicologia

Saiba mais

Laboratório de Genética e Biotecnologia (GENEB)
Laboratório de Genética e Biotecnologia (GENEB)

Saiba mais

Laboratório de Habilidades Cirúrgicas
Laboratório de Habilidades Cirúrgicas

Saiba mais

Laboratório de Histopatologia - Centro Clínico Veterinário
Laboratório de Histopatologia - Centro Clínico Veterinário

Saiba mais

Laboratório de Microbiologia
Laboratório de Microbiologia

Saiba mais

Laboratório de Microscopia
Laboratório de Microscopia

Saiba mais

Laboratório de Microscopia
Laboratório de Microscopia

Saiba mais

Laboratório de Nutrição Animal e Bromatologia
Laboratório de Nutrição Animal e Bromatologia

Saiba mais

Laboratório de Parasitologia Animal, Doenças Parasitárias e Doenças Infecciosas
Laboratório de Parasitologia Animal, Doenças Parasitárias e Doenças Infecciosas

Saiba mais

Laboratório de Patologia Clínica - Centro Clínico Veterinário
Laboratório de Patologia Clínica - Centro Clínico Veterinário

Saiba mais

Laboratório de Reprodução Animal - Centro Clínico Veterinário
Laboratório de Reprodução Animal - Centro Clínico Veterinário

Saiba mais

Piquetes - Centro Clínico Veterinário
Piquetes - Centro Clínico Veterinário

Saiba mais

Sala de Atendimento Clínico I, II, III e IV - Centro Clínico Veterinário
Sala de Atendimento Clínico I, II, III e IV - Centro Clínico Veterinário

Saiba mais

Sala de Doenças Infecciosas - Centro Clínico Veterinário
Sala de Doenças Infecciosas - Centro Clínico Veterinário

Saiba mais

Sala de Emergência - Centro Clínico Veterinário
Sala de Emergência - Centro Clínico Veterinário

Saiba mais

Sala de Informática Alfa - 207 Alfa
Sala de Informática Alfa - 207 Alfa

Saiba mais

Sala de Informática Amarela A - 104 F
Sala de Informática Amarela A - 104 F

Saiba mais

Sala de Informática Amarela B - 106 F
Sala de Informática Amarela B - 106 F

Saiba mais

Sala de Informática Azul A
Sala de Informática Azul A

Saiba mais

Sala de Informática Azul B
Sala de Informática Azul B

Saiba mais

Sala de Informática Branca - 112 F
Sala de Informática Branca - 112 F

Saiba mais

Sala de Informática Cedro - 306 I
Sala de Informática Cedro - 306 I

Saiba mais

Sala de Informática Cinza - 110 F
Sala de Informática Cinza - 110 F

Saiba mais

Sala de Informática Gaia - 304 H
Sala de Informática Gaia - 304 H

Saiba mais

Sala de Informática Juris - 109 C
Sala de Informática Juris - 109 C

Saiba mais

Sala de Informática Lírios - 121 M
Sala de Informática Lírios - 121 M

Saiba mais

Sala de Informática Manacás - 123 M
Sala de Informática Manacás - 123 M

Saiba mais

Sala de Informática Marte - 112 N
Sala de Informática Marte - 112 N

Saiba mais

Sala de Informática Ouro - 402 G
Sala de Informática Ouro - 402 G

Saiba mais

Sala de Informática Platina - 406 G
Sala de Informática Platina - 406 G

Saiba mais

Sala de Informática Prata - 103 G
Sala de Informática Prata - 103 G

Saiba mais

Sala de Informática Terra - 107 N
Sala de Informática Terra - 107 N

Saiba mais

Sala de Informática Topázio - 206 E
Sala de Informática Topázio - 206 E

Saiba mais

Sala de Informática Urano - 407 H
Sala de Informática Urano - 407 H

Saiba mais

Sala de Informática Verde - 114 F
Sala de Informática Verde - 114 F

Saiba mais

Sala de Informática Vermelha - 307 F
Sala de Informática Vermelha - 307 F

Saiba mais

Sala de Necropsia - Centro Clínico Veterinário
Sala de Necropsia - Centro Clínico Veterinário

Saiba mais

Sala de Observação - Centro Clínico Veterinário
Sala de Observação - Centro Clínico Veterinário

Saiba mais

Sala de Práticas Gerenciais (SPG)
Sala de Práticas Gerenciais (SPG)

Saiba mais

Sala de Preparo de Alimentos - Centro Clínico Veterinário
Sala de Preparo de Alimentos - Centro Clínico Veterinário

Saiba mais

Sala de Preparo Pré-Cirúrgico - Centro Clínico Veterinário
Sala de Preparo Pré-Cirúrgico - Centro Clínico Veterinário

Saiba mais

Sala de Raio X - Centro Clínico Veterinário
Sala de Raio X - Centro Clínico Veterinário

Saiba mais

Sala de Recuperação Pós-Cirúrgica - Centro Clínico Veterinário
Sala de Recuperação Pós-Cirúrgica - Centro Clínico Veterinário

Saiba mais

Sala de Vacinação - Centro Clínico Veterinário
Sala de Vacinação - Centro Clínico Veterinário

Saiba mais

Unidade de Terapia Intensiva (UTI) - Centro Clínico Veterinário
Unidade de Terapia Intensiva (UTI) - Centro Clínico Veterinário

Saiba mais





4

ENADE

CONCEITO MEC

Grau:
Bacharelado

Duração:
10 Semestres

Vagas:
Diurno: 120 vagas
Noturno: 180 vagas

Mensalidade:
Ingressantes 2019 Diurno: R$ 1.606,00 / Noturno: R$ 1.606,00

Selo Medicina Veterinária

Avise-me sobre o próximo Vestibular

Notícias Recentes






Última atualização: 02/07/2018 17:30

Eventos

Evento do Unipam
Curso de Inseminação... 11/02/2019 à 15/02/2019

O curso é aberto a alunos dos cursos...

Saiba mais