COMUNICAÇÃO SOCIAL - PUBLICIDADE E PROPAGANDA

Comunicação Social - Publicidade e Propaganda

O curso

Um bom publicitário sabe persuadir, de forma inovadora, o consumidor a adquirir determinado produto. Pensa como público-alvo e estuda as suas características para traçar o planejamento da campanha de forma apropriada e estruturada. Ele está sempre atualizado quanto aos acontecimentos no Brasil e no mundo, com uma visão ampla, atual e respeitosa. O curso tem como objetivo proporcionar aos seus alunos diversas capacidades, entre elas:

- a busca contínua por inovações que se adéquam ao mercado do qual fazem parte;

- a percepção crítica e analítica sobre a sociedade, resultante de um processo de exercício das habilidades necessárias ao profissional comunicador;

- o conhecimento e o domínio das técnicas de gerenciamento de soluções de comunicação dos anunciantes;

- a capacidade para a elaboração de estratégias de comunicação eficientes, para o levantamento dos reais objetivos dos clientes, e para a criação, para a produção e para a implementação de alternativas com retorno positivo dentro de metas pré-estabelecidas, além do aprofundamento em termos e em metodologias exigidas pela profissão, com potencial ativação da ligação existente entre outros segmentos da Comunicação Social, da sociedade e da cultura;

- o planejamento, a criação, a produção, a difusão e a gestão de comunicação publicitária de ações promocionais e de incentivo, de eventos, de patrocínios, de atividades de marketing, de venda pessoal, de design de embalagens e de identidade corporativa – assessoria publicitária e de informação.

A sociedade contemporânea tem na Comunicação Social um recurso econômico, cultural e político cuja importância é fundamental para a satisfação dos interesses dos seus diversos segmentos. O papel de dinamizadora do desenvolvimento, de promotora da mudança social, de guardiã da identidade dos povos, de racionadora do progresso técnico-científico, de democratizadora no campo político-econômico e de moderadora das relações em geral, conferem à Comunicação Social a responsabilidade de atuar como fonte de formação de valores. Nesse grande e complexo universo da Comunicação Social, a Publicidade é uma chave-mestra poderosa e eficaz para abrir outras esferas de significação. Pode-se afirmar que a vida dos seres humanos é, hoje, mediada pela publicidade. Ela é um elemento absolutamente indispensável na sustentação de todo o edifício da comunicação de massa. Ela é o sustentáculo, o suporte, o apoio e o cento do sistema simbólico espalhado pela indústria cultural.

O curso de Comunicação Social, com habilitação em Publicidade e Propaganda do UNIPAM, forma profissionais conscientes dessa responsabilidade social, dando ao egresso a possibilidade de assumir o papel de agente transformador da sociedade, atuando de forma independente, criativa e inovadora.

- Agências de publicidade;

- Departamentos de marketing ou de comunicação de grandes empresas;

- Agências de comunicação (em diversos segmentos);

- Jornais, revistas e internet;

- Consultorias;

- Institutos de pesquisa;

- Produtoras de som e de imagem;

- Empresas de web e organizadoras de eventos;

- Criação e planejamento de mídia online e indoor;

- Comunicação corporativa, publicidade e propaganda para órgãos públicos, para empresas privadas e para o terceiro setor;

- Construção e desenvolvimento de marca em consultorias de branding;

- Gerenciamento de produção gráfica.

A publicidade sempre foi um mercado amplo, mas também muito concorrido, principalmente nas agências das grandes capitais. Ainda assim, existem ótimas perspectivas de trabalho em agências menores, especializadas em ações alternativas de marketing, como a produção de eventos ou a promoção da identidade corporativa. A publicidade em mídia digital é outra boa frente de trabalho. Hoje, as redes sociais são uma ferramenta eficaz para a divulgação de produtos ou de serviços. Até porque os usuários se reúnem em grupos de interesses, portanto, com perfis semelhantes. As maiores agências estão em São Paulo, onde os salários são melhores, mas também é maior a concorrência. Cidades menores do interior e capitais de outras regiões são nichos menos explorados.

Ementa: Definição e conceitos. Noções gerais sobre a estrutura de uma agência de publicidade. Terminologia da publicidade e propaganda. Publicidade como instrumento da estratégia da comunicação empresarial. Funções e técnicas da publicidade.

Ementa: A disciplina em curso contempla os elementos e conceitos fundamentais para uma visão mais ampla e aprofundada da história da arte, procurando destacar os aspectos sócio-culturais da arte, apontamentos acerca da arte e de seus realizadores, funções e significados da arte, classificação e tipificação da arte, história da arte na linha do tempo: multiplicidade de linguagens, técnicas e estilos e configuração da arte na atualidade.

Ementa: A noção de linguagem como interação e o domínio de mecanismos linguísticos (gramaticais) e discursivos que permitam ao usuário da língua não só a leitura eficiente de textos variados, mas também a produção deles, a fim de que possa interagir e atuar sobre o(s) outro(s), social e profissionalmente.

Ementa: Planejamento e o desenvolvimento de técnicas, procedimentos e estratégias para a realização de trabalhos acadêmico-científicos. Atividades programadas pelas disciplinas do 1º período. Trabalho Interdisciplinar

Ementa: Psicologia enquanto ciência.Aprendizagem. Motivação. Percepção. Processos Grupais. Psicologia do Consumidor, comunicação e marketing. Fatores de influência no comportamento do consumidor; mudanças de atitudes e estilo de vida. Processo de decisão do consumidor contextualização do consumo no Brasil. Consumidor e motivação. Demanda do consumidor e demanda do mercado.

Carga Horária Total do Semestre: 320 horas.

Ementa: Estudo de temas clássicos e contemporâneos essenciais para o entendimento da configuração do mundo atual nas perspectivas histórica, antropológica, sociológica e filosófica.

Ementa: Conceito e abrangência de Marketing. O sistema de Marketing e o meio-ambiente. O composto mercadológico: produto, preço, promoção e praça. Marketing no ambiente contemporâneo. Teoria do comportamento do consumidor. Segmentação e mensuração de mercados. Marca. Marketing de serviços. Marketing de relacionamento. Pesquisa de marketing.

Ementa: Constituem a ementa, da Disciplina Projeto Integrador II, as atividades e tarefas acadêmicas demandadas pelos docentes dos demais componentes curriculares (a saber: Cultura e Sociedade, Realidade Regional em Comunicação, Teorias da Comunicação e Marketing I) do 2º Período do Curso de Publicidade e Propaganda do UNIPAM. Toma-se por base os ementários das disciplinas supramencionadas.

Ementa: A estrutura global da comunicação e sua participação para com as segmentações Brasil, Minas Gerais e Alto Paranaíba envolvendo aspectos históricos, culturais, políticos e econômicos. A produção, distribuição e consumo de mensagens por diferentes mídias. O macro e micro frente a realidade regional em comunicação e sua participação no mercado de comunicação. Entender e associar do Mundial ao Local.

Ementa: Correntes teóricas principais – fundamentos; Aplicação dos fundamentos teóricos ao processo comunicativo; Efeitos do processo comunicativo sobre a sociedade. Teoria Crítica. Contribuições interdisciplinares e transformações históricas no processo de comunicação. Processos de comunicação contemporânea, com ênfase na relação comunicação/cultura de massa. Indústria Cultural. Comunicação: função social.

Carga Horária Total do Semestre: 360 horas.

Ementa: Introdução à administração e conceitos aplicados as organizações publicitária. Estrutura e técnicas administrativas específicas. Teoria das organizações. As questões mercadológicas: mercado, distribuição, comercialização e produção. Administração Financeira. Estratégia em agências publicitárias.

Ementa: Introdução ao estudo da política aplicado à Comunicação Social. As concepções de Estado e Poder no liberalismo, marxismo e em Foucault. As relações entre a política e a comunicação social no século XXI. As dimensões dos meios de comunicação, democracia e política na era contemporânea. As influências das novas mídias na modernidade líquida

Ementa: Conceitos básicos e objeto da economia; a escassez e a necessidade de escolha; noções de macroeconomia; demanda, oferta e equilíbrio de mercado; estruturas de mercado.

Ementa: A disciplina em curso contempla os elementos e conceitos fundamentais da estética, procurando destacar os seguintes aspectos: Fenômenos estéticos e cultura de massa. Sociedade de massa. Interpretações estéticas da indústria cultural. Arte, sociedade e estética. A ideologia da estética. A arte e a reprodutibilidade midiática. A estética e a crítica da estética da mercadoria. A crise na cultura. O olhar estético na comunicação social. A comunicação social como fenômeno de massas e como indústria cultural. O processo de construção dos sentidos. A comunicação enquanto produção de linguagens e de culturas. A globalização comunicativa e os seus efeitos culturais.

Ementa: A disciplina aborda conceitos e fundamentos de integração da administração do marketing, enfatizando o desenvolvimento de estratégias e planejamento de marketing variações de conceitos mercadológicos em outras áreas específicas de atuação para a comunicação. Identificação de oportunidades: análise do ambiente de marketing. Análise dos mercados. Segmentação e seleção de mercados-alvo. Aspectos da formulação estratégica de produto, preço, distribuição e comunicação. Tendências. Marketing holístico.

Ementa: Rotinas e ferramentas acadêmicas do curso e da instituição. Hábitos e técnicas de estudo. Técnicas, procedimentos e estratégias de desenvolvimento de trabalhos acadêmico-científicos. Atividades programadas pelas disciplinas do período. Desenvolver habilidades para elaborar um trabalho interdisciplinar.

Carga Horária Total do Semestre: 320 horas.

Ementa: Os diferentes níveis de planejamento. O perfil do profissional de atendimento e suas atribuições, Funções e responsabilidades; O relacionamento do profissional de atendimento com seus clientes, Aspectos estratégicos, éticos e operacionais da conta; Ética em planejamento e atendimento.

Ementa: Conceitos e estudo do design na computação gráfica na transformação de referências e tendências em construção autoral desenvolvida através do estudo introdutório de softwares de criação e manipulação de imagem em nível básico e intermediário. Desenvolvimento de estudo gráfico quanto a produção e desenvolvimento de impressos: fechamento de arquivo, cores, tabelas, formatos. Compreensão da saída de produtos visuais com destino para web – cores, formatos e construção de informação. Diagramação e organização espacial do texto, imagem na construção de peças publicitárias.

Ementa: Conceito de mídia. Estudo da natureza das Mídias. Historia dos veículos de comunicação: Televisão, Rádio, Cinema, Jornal. Revista, Outdoor. Os grupos de comunicação. A mídia como negócio. Analise critica da mídia. O poder da mídia e a sociedade da informação.

Ementa:  Introdução á Pesquisa de Marketing. Definindo o Problema de pesquisa de marketing e Desenvolvendo uma Abordagem. Concepção de Pesquisa Exploratória: Pesquisa Qualitativa. Definindo o Problema de pesquisa de marketing e Desenvolvendo uma Abordagem. Elaboração de questionários e formulários. Amostragem: Modelo e procedimentos. Preparação e Apresentação do Relatório.

Ementa:  Técnicas, procedimentos e estratégias de desenvolvimento de trabalhos na área de Comunicação Social - Habilitação em Publicidade e Propaganda. Atividades programadas pelas disciplinas do 4º período. Trabalho Interdisciplinar (TI). Atividades programadas pelas disciplinas do período. Ferramentas e trabalhos acadêmicos do Curso de Publicidade e Propaganda e da instituição. Hábitos e técnicas de estudo. Técnicas, procedimentos e estratégias de desenvolvimento de trabalhos acadêmico-científicos.

Ementa: Aplicação dos conceitos da Semiótica de Peirce, das leis da Gestalt do objeto e da Gramática do Desing Visual na produção e na leitura de textos jornalísticos e publicitários, enfocando não só a relação entre os signos verbais e os não verbais na produção desses textos, mas também a heterogeneidade constitutiva deles, a fim de que se possa interagir e atuar sobre o(s) outro(s), leitores e ouvintes, social e profissionalmente.

Carga Horária Total do Semestre: 320 horas.

Ementa: Ementa: Visão geral da informática aplicada à direção de arte em Propaganda. Computação gráfica. Conceitos vetoriais, utilização de softwares de tratamento de imagens: Photoshop, Corel Draw. Composição de layouts empregando os recursos dos softwares à Publicidade e Propaganda.

Ementa: Assinalar a importância da ética frente à realidade publicitária; compreender o funcionamento do sistema jurídico, os direitos e garantias instituídos; interpretar as leis vigentes no Brasil, especialmente as normas gerais relativas ao exercício da profissão do publicitário.

Ementa: A câmara fotográfica: tipos, características e recursos na aplicação publicitária. Função da luz na fotografia. Natureza, gêneros e processos de iluminação na criação fotográfica para publicidade. A construção de cenários enquanto argumento publicitário e expediente de contextualização plástica. Laboratório fotográfico: processos de revelação. A ampliação da fotografia como processo de recriação da imagem. Efeitos fotográficos. A tipologia e as possibilidades de um processo de criação visual. A técnica do retrato. Caracterização e expressividade do modelo fotografado. Recursos estéticos da fotografia em preto e branco. Recursos estéticos da fotografia colorida. Técnicas de montagem fotográfica em publicidade.

Ementa: Conhecer os instrumentos e estratégias do Marketing Social e Cultural, as aplicações da comunicação dirigida, as peculiaridades da comunicação institucional e as estratégias de mídia; a aplicação do conceito de "Marketing" e seu uso para organizações sem fins lucrativos. Problemas e desafios do "Marketing" social e cultural.; segmentação e características da população; o uso do "Marketing":produto, propaganda, canal de distribuição, custos e impactos; a utilização dos dados estatísticos na qualificação do "Marketing" social e cultural.

Ementa: Técnicas de planejamento. Coleta de informações sobre produtos, clientes ou serviços. Concorrência, imagem da marca e do produto, apelos inerentes ao produto. Aspectos sazonais de consumo, estratégia de mídia, tática de concorrência e verba de propaganda. Sistemas de avaliação e controle. Análise de pesquisas. Exercícios de criatividade no planejamento. Elaboração dos planos e execução de campanhas de publicidade e propaganda. Técnicas de apresentação de campanhas.

Ementa: Desenvolver projeto de Responsabilidade Social e/ou Cultural abordando uma empresa ou entidade da cidade de Patos de Minas.

Ementa: A disciplina de Finanças em Comunicação e Marketing possibilitará ao aluno compreender a necessidade e aplicação do ferramental de avaliação da contribuição da comunicação nas finanças da empresa, desde as demonstrações financeiras até as ações de comunicação específicas, e clarificar o impacto da comunicação na viabilidade econômica, financeira e mercadológica dos projetos e objetivos organizacionais.

Carga Horária Total do Semestre: 360 horas.

Ementa: Criação: referências e associações. O pensamento divergente. A personalidade criativa. Bloqueios à criatividade. Aspectos do pensamento criativo. O processo criativo. Brainstorm e sua aplicação na comunicação mercadológica. Linguagens no marketing, definição e posicionamento do produto. Exercícios práticos de criação com base em problemas e situações reais do mercado regional.

Ementa: Definição, características e aspectos de um plano de negócios.Técnicas de identificação e aproveitamento de oportunidades. Comodesenvolver novas idéias de negócios. As forças mais importantes nacriação de uma empresa. Principais características e perfil doempreendedor. Aquisição e gerenciamento dos recursos necessários aonegócio. Análise da importância da visão do futuro e quebra de paradigmas.Estudo de metodologias que priorizam técnicas de criatividade e daaprendizagem pró-ativa possibilitando a inovação em novos produtos eserviços. Análise de mercado: concorrência, ameaças e oportunidades.Princípios fundamentais de marketing para a empresa emergente. O planejamento financeiro nas empresas emergentes. Conceitos básicos de legislação empresarial para pequenos empresários. Conceitos básicos de propaganda aplicados à empresa emergente.

Ementa: Noções básicas de fotografia. O processo fotográfico. Técnicas de registro fotográfico. A relação da fotografia com as artes e técnicas audiovisuais. Estudo e prática da aplicação dos recursos fotográficos aos meios de publicidade e propaganda. Domínio da técnica fotográfica valorizando a educação estética. A linguagem fotográfica. Conteúdo, forma e sentido da imagem fotográfica. Princípios da fotografia digital. A organização do portfólio e a formação do banco de imagens.

Ementa: Conceito, modelos e estrutura da Mídia. As características dos meios de comunicação de massa enquanto veículos publicitários: TV, jornal, revistas, outdoor, cinema, rádio. Programação dos veículos. Cobertura e características dos principais veículos. Estudo de seleção de meios. Cronograma de veiculação. Pesquisas essenciais à mídia. Institutos de aferição de audiência. Mídia Mix. Concorrência. Técnicas de planejamento. Planejamento e análise de custos. Plano de mídia: técnicas e aplicação. Análise operacional. Sistemas alternativos de comunicação.

Ementa: Constituem a ementa da disciplina Projeto Integrador II as atividades e tarefas acadêmicas demandadas pelos docentes dos demais componentes curriculares (a saber: Empreendedorismo, Criação Publicitária, Fotografia Publicitária, Planejamento de Mídia, Redação Publicitária I e Promoção de Vendas) do 6º período do curso de Comunicação Social, habilitação em Publicidade e Propaganda do UNIPAM. Toma-se por base os ementários das disciplinas supramencionadas.

Ementa: Promoção de vendas e merchandising - histórico, definições, funções, técnicas, atividades; Diferenças entre promoção de vendas e merchandising; Objetivos comuns de promoção de vendas e merchandising; Compras planejadas e por impulso; princípios éticos da promoção de vendas; Planejamento da promoção de vendas.

Ementa: A noção de linguagem como interação e aplicação dessa concepção no processo criativo do texto publicitário, considerando-se não só a variação linguística, os aspectos sintáticos, ortográficos, fonológicos, morfológicos, semânticos, estilístico-discursivos, mas também os jogos de palavras, as fórmulas fixas, os recursos de argumentação e a intertextualidade na produção, na circulação e na recepção.

Carga Horária Total do Semestre: 360 horas.

Ementa: Raciocínio criativo: definições de criatividade e ideia criativa. Desbloqueio. Processo criativo Criatividade no texto, imagem e som. Estudo sobre logomarca e logotipo. Desenvolvimento do tema publicitário e sua aplicação. Técnicas de composição criativa de layout, estudo da forma, composição, volume, percepção visual e o uso criativo das cores. Essência da composição artística e definição de peças publicitárias. Conclusões sobre a prática da publicidade.

Ementa: Relações entre a tecnologia informatizada (multimídia, internet etc.) e a comunicação. Os efeitos artísticos e estéticos da inserção de novas tecnologias no campo das artes. A comunicação articulada por redes internacionalizadas de informação. O surgimento de novas formas de veiculação por meio de produtos culturais, esportivos, sociais, ambientais, educacionais e políticos desencadeados por indústrias da informação e redes telemáticas etc. A utilização de novas tecnologias voltadas às vendas. Dispositivos móveis, Agendas de bolso, celulares, Internet sem fio para Notebooks, TV Interativa, e Rádios via Web.

Ementa: Ementa: O ambiente empresarial; Planejamento em comunicação; A comunicação organizacional; Públicos; Planejamento de endomarketing, estratégias, técnicas, eficácia e métodos de avaliação; Comunicação interna; Pesquisa de clima; Comunicação empresarial e imagem corporativa.

Ementa: Criação e produção eletrônica. Criatividade e adequação técnica ao veículo. Criação de mensagens sonoras. Criação e produção de vinhetas para rádio e TV, spots, jingles, comerciais para TV e para rádio, programas para rádio e para TV, CD Rom com audiovisuais para empresas. Montagem, produção, edição de imagens e sons. Animação. Efeitos especiais. Desenvolvimento de um projeto completo de estudo, criação e produção final.

Ementa: Orientação no desenvolvimento do Pré projeto do Trabalho de Conclusão de Curso - Pré TCC PREX - Projetos Experimentais com Comunicação considerando a elaboração da Pesquisa Institucional, Pesquisa Mercadológico e a Roteirização para TV.

Ementa: Criatividade na linguagem da propaganda: análise de textos e composição de anúncios para as diferentes mídias. Criatividade e adequação na técnica da redação em propaganda aos objetivos de campanhas. Produção e textos. A teoria do anúncio: argumentação e motivação. Técnicas de identificação com o consumidor. A linguagem persuasiva. Adequação da linguagem da propaganda para a mídia impressa. Estudo de campanhas, técnicas utilizadas.

Carga Horária Total do Semestre: 400 horas.

Ementa: Durante o oitavo período do curso de Publicidade e Propaganda os alunos tem que cumprir 300h de estágio supervisionado. Tal estágio poderá ser feito pelos alunos dentro do próprio Unipam, dentro da Agência Experimental de Propaganda (Agência Crivo) assim como em empresas atuantes no mercado. Durante esse estágio os alunos desenvolvem o Projeto Experimental, um trabalho que faz o aluno articular todo o conhecimento teórico e prático trabalhado ao longo do curso e criar um projeto de comunicação e campanha publicitária para alguma empresa da região. Todas as atividades serão desenvolvidas sob supervisão de professores orientadores.

Teste

RENATO BONTEMPO

RENATO BONTEMPO

E-mail: renatob@unipam.edu.br

Possui graduação em Comunicação Social e MBA em Marketing pela Faculdade ESAMC. Atualmente é professor da Faculdade ESAMC. Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Promoção...

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CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO

Estabelecidos no ESTATUTO conforme Art. 117 ao Art. 123.

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Laboratórios e Ambientes

Agência Experimental Crivo
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ENADE

CONCEITO MEC

Grau:
Bacharelado

Duração:
8 Semestres

Vagas:
Noturno: 60 vagas

Mensalidade:
Ingressantes 2019 R$ 1043,00 

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Última atualização: 02/07/2018 17:30

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