COMUNICAÇÃO SOCIAL - PUBLICIDADE E PROPAGANDA

O curso
Um bom publicitário sabe persuadir, de forma inovadora, o consumidor a adquirir determinado produto. Pensa como público-alvo e estuda as suas características para traçar o planejamento da campanha de forma apropriada e estruturada. Ele está sempre atualizado quanto aos acontecimentos no Brasil e no mundo, com uma visão ampla, atual e respeitosa. O curso tem como objetivo proporcionar aos seus alunos diversas capacidades, entre elas:
- a busca contínua por inovações que se adéquam ao mercado do qual fazem parte;
- a percepção crítica e analítica sobre a sociedade, resultante de um processo de exercício das habilidades necessárias ao profissional comunicador;
- o conhecimento e o domínio das técnicas de gerenciamento de soluções de comunicação dos anunciantes;
- a capacidade para a elaboração de estratégias de comunicação eficientes, para o levantamento dos reais objetivos dos clientes, e para a criação, para a produção e para a implementação de alternativas com retorno positivo dentro de metas pré-estabelecidas, além do aprofundamento em termos e em metodologias exigidas pela profissão, com potencial ativação da ligação existente entre outros segmentos da Comunicação Social, da sociedade e da cultura;
- o planejamento, a criação, a produção, a difusão e a gestão de comunicação publicitária de ações promocionais e de incentivo, de eventos, de patrocínios, de atividades de marketing, de venda pessoal, de design de embalagens e de identidade corporativa – assessoria publicitária e de informação.
A sociedade contemporânea tem na Comunicação Social um recurso econômico, cultural e político cuja importância é fundamental para a satisfação dos interesses dos seus diversos segmentos. O papel de dinamizadora do desenvolvimento, de promotora da mudança social, de guardiã da identidade dos povos, de racionadora do progresso técnico-científico, de democratizadora no campo político-econômico e de moderadora das relações em geral, conferem à Comunicação Social a responsabilidade de atuar como fonte de formação de valores. Nesse grande e complexo universo da Comunicação Social, a Publicidade é uma chave-mestra poderosa e eficaz para abrir outras esferas de significação. Pode-se afirmar que a vida dos seres humanos é, hoje, mediada pela publicidade. Ela é um elemento absolutamente indispensável na sustentação de todo o edifício da comunicação de massa. Ela é o sustentáculo, o suporte, o apoio e o cento do sistema simbólico espalhado pela indústria cultural.
O curso de Comunicação Social, com habilitação em Publicidade e Propaganda do UNIPAM, forma profissionais conscientes dessa responsabilidade social, dando ao egresso a possibilidade de assumir o papel de agente transformador da sociedade, atuando de forma independente, criativa e inovadora.
- Agências de publicidade;
- Departamentos de marketing ou de comunicação de grandes empresas;
- Agências de comunicação (em diversos segmentos);
- Jornais, revistas e internet;
- Consultorias;
- Institutos de pesquisa;
- Produtoras de som e de imagem;
- Empresas de web e organizadoras de eventos;
- Criação e planejamento de mídia online e indoor;
- Comunicação corporativa, publicidade e propaganda para órgãos públicos, para empresas privadas e para o terceiro setor;
- Construção e desenvolvimento de marca em consultorias de branding;
- Gerenciamento de produção gráfica.
A publicidade sempre foi um mercado amplo, mas também muito concorrido, principalmente nas agências das grandes capitais. Ainda assim, existem ótimas perspectivas de trabalho em agências menores, especializadas em ações alternativas de marketing, como a produção de eventos ou a promoção da identidade corporativa. A publicidade em mídia digital é outra boa frente de trabalho. Hoje, as redes sociais são uma ferramenta eficaz para a divulgação de produtos ou de serviços. Até porque os usuários se reúnem em grupos de interesses, portanto, com perfis semelhantes. As maiores agências estão em São Paulo, onde os salários são melhores, mas também é maior a concorrência. Cidades menores do interior e capitais de outras regiões são nichos menos explorados.
OPTATIVA (LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS - LIBRAS) Carga Horária: 40 horas
OPTATIVA (PRODUÇÃO E ORGANIZAÇÃO DE EVENTOS) Carga Horária: 40 horas
Atividades Complementares Carga Horária: 160 horas
ELEMENTOS E TÉCNICAS DE PROPAGANDA Carga Horária: 80 horas
HISTÓRIA DA ARTE Carga Horária: 40 horas
LINGUAGEM E COMUNICAÇÃO Carga Horária: 80 horas
PROJETO INTEGRADOR I Carga Horária: 40 horas
PSICOLOGIA DA COMUNICAÇÃO Carga Horária: 40 horas
Carga Horária Total do Semestre: 280 horas.
CULTURA E SOCIEDADE Carga Horária: 80 horas
MARKETING I Carga Horária: 80 horas
PROJETO INTEGRADOR II Carga Horária: 40 horas
REALIDADE REGIONAL EM COMUNICAÇÃO Carga Horária: 40 horas
TEORIAS DA COMUNICAÇÃO Carga Horária: 80 horas
Carga Horária Total do Semestre: 320 horas.
ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS DE COMUNICAÇÃO Carga Horária: 40 horas
COMUNICAÇÃO E POLÍTICA Carga Horária: 40 horas
ECONOMIA Carga Horária: 40 horas
ESTÉTICA E CULTURA DE MASSA Carga Horária: 40 horas
MARKETING II Carga Horária: 80 horas
PROJETO INTEGRADOR III Carga Horária: 40 horas
Carga Horária Total do Semestre: 280 horas.
ATENDIMENTO EM COMUNICAÇÃO Carga Horária: 40 horas
COMPUTAÇÃO GRÁFICA I Carga Horária: 80 horas
ESTUDO DAS MÍDIAS Carga Horária: 40 horas
PESQUISA DE MERCADO Carga Horária: 40 horas
PROJETO INTEGRADOR IV Carga Horária: 40 horas
SEMIÓTICA APLICADA Carga Horária: 40 horas
Carga Horária Total do Semestre: 280 horas.
COMPUTAÇÃO GRÁFICA II Carga Horária: 80 horas
ÉTICA E LEGISLAÇÃO TRABALHISTA Carga Horária: 40 horas
FUNDAMENTOS DE FOTOGRAFIA Carga Horária: 40 horas
MARKETING SOCIAL E CULTURAL Carga Horária: 40 horas
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO EM COMUNICAÇÃO Carga Horária: 80 horas
PRODUÇÃO PUBLICITÁRIA EM MÍDIA IMPRESSA Carga Horária: 80 horas
PROJETO INTEGRADOR V Carga Horária: 40 horas
Carga Horária Total do Semestre: 400 horas.
CRIAÇÃO PUBLICITÁRIA I Carga Horária: 80 horas
EMPREENDEDORISMO Carga Horária: 40 horas
FOTOGRAFIA PUBLICITÁRIA Carga Horária: 80 horas
PLANEJAMENTO DE MÍDIA Carga Horária: 40 horas
PROJETO INTEGRADOR VI Carga Horária: 40 horas
PROMOÇÃO DE VENDAS E MERCHANDISING Carga Horária: 40 horas
REDAÇÃO PUBLICITÁRIA I Carga Horária: 40 horas
Carga Horária Total do Semestre: 360 horas.
CRIAÇÃO PUBLICITÁRIA II Carga Horária: 80 horas
MULTIMEIOS - PUBLICIDADE ONLINE Carga Horária: 80 horas
PRODUÇÃO PUBLICITÁRIA EM MÍDIA ELETRÔNICA Carga Horária: 80 horas
PROJETO INTEGRADOR VII Carga Horária: 40 horas
PROJETO PRÁTICO DE GRADUAÇÃO - PPG I Carga Horária: 150 horas
Carga Horária Total do Semestre: 430 horas.
ORIENTAÇÃO DE ESTÁGIO Carga Horária: 0 horas
PROJETO PRÁTICO DE GRADUAÇÃO - PPG II Carga Horária: 150 horas
Carga Horária Total do Semestre: 150 horas.
REGINA MACEDO BOAVENTURA
E-mail: [email protected]
Mestre em Educação Superior pelo Centro Universitário do Triângulo (UNITRI), especialista em Gestão Estratégica em Marketing, pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e graduada em...
Acesse o Currículo: Clique Aqui