FARMÁCIA

Farmácia

O curso

O curso de Farmácia do UNIPAM prevê a formação de um profissional generalista preparado para atuar nos diversos níveis de atenção à saúde e capacitado para o exercício de atividades referentes aos fármacos e aos medicamentos, às análises clínicas e toxicológicas, bem como ao controle, à produção e à análise de alimentos. Pautado em princípios éticos e na compreensão da realidade social, cultural e econômica do seu meio, o profissional dirige a sua atuação para a transformação da realidade em benefício da sociedade.

O curso de Farmácia conta ainda com dois grandes aliados do processo de ensino-aprendizagem do discente: a Farmácia Universitária UNIPAM e o Laboratório de Análises Clínicas e Toxicológicas do UNIPAM.

Onde o profissional pode atuar?

- Análises clínicas e toxicológicas;

- Indústria de medicamentos;

- Distribuidora de medicamentos;

- Drogarias;

- Farmácias de manipulação;

- Farmácia hospitalar;

- Indústria de alimentos;

- Laboratórios de controle de qualidade;

- Laboratórios de análise de água, de medicamentos e de alimentos.

 



A profissão farmacêutica oportuniza uma ampla gama de oportunidades de trabalho aos seus profissionais, sendo considerada uma profissão promissora dentre as profissões da área da saúde. O egresso tem, ao seu formar, a opção de trabalhar com medicamentos nas análises clínicas e toxicológicas e na área de alimentos.

Ementa: O processo evolutivo do vírus ao procarionte e eucarionte. A teoria Criacionista. A célula eucariótica do ponto de vista morfofuncional das membranas, do citoplasma e das organelas. As inter-relações célula matriz extracelular. A bactéria como modelo de célula procariótica. Histologia dos Tecidos: (Tecidos) Epitelial, Conjuntivos, Adiposo, Cartilaginoso, Ósseo, Muscular e Neural. Embriologia: Gametogênese, Sistemas Reprodutores, Fertilização, Implantação, Desenvolvimento fetal e embrionário e Anexos embrionários.

Ementa: Estudo de temas clássicos e contemporâneos essenciais para o entendimento da configuração do mundo atual nas perspectivas histórica, antropológica, sociológica e filosófica. Compreensão dos aspectos caracterizadores da formação cultural brasileira sob a ótica das relações étnico-raciais e da história e cultura afro-brasileira, africana e indígena. Reflexão das temáticas relacionadas à educação ambiental. Análise dos principais aspectos relacionados aos direitos humanos.

Ementa: Estudo da farmacobotânica. Noções de sistemática e histologia vegetal. Metabolismo vegetal. Órgãos vegetais. Grupos vegetais. Plantas tóxicas e medicinais. Coleta e preparo de plantas medicinais.

Ementa: Material genético (DNA e RNA). Farmacogenômica. Genética molecular. Genética do sangue. Anemia hemolítica do recém-nascido.

Ementa: Rotinas e ferramentas acadêmicas do curso e da instituição. Hábitos e técnicas de estudo. Noções de metodologia científica. Técnicas, procedimentos e estratégias de desenvolvimento de projeto de pesquisa. Atividades programadas pelas disciplinas do período. Trabalho Interdisciplinar com a temática: análise físico-química de medicamentos.

Ementa: Introdução ao estudo da química orgânica: ligações químicas, teoria estrutural dos compostos de carborno, características estruturarais e grupos funcionais, interações intermoloculares, acidez e basicidade dos compostos orgânicos. Alcanos, Alquenos e Alquinos e Compostos Aromáticos: nomenclatura, reações químicas e compostos representativos na farmácia.

Carga Horária Total do Semestre: 360 horas.

Ementa: Estrutura e organização dos órgãos em uma compreensão sistêmica.

Ementa: Utilização do SPSS. Estatística Descritiva. Análise de Correlação. Analise de Regressão e correlação. Técnicas de Amostragem. Determinação do tamanho Amostral. Qui-quadrado e medidas de força de associação. Estimava. Testes t de Student. Introdução e conceitos fundamentas em experimentação. Testes não paramétricos.

Ementa: A noção de linguagem como interação e o domínio de mecanismos lingüísticos (gramaticais) e discursivos que permitam ao usuário da língua não só a leitura eficiente de textos variados, mas também a produção deles, a fim de que possa interagir e atuar sobre o(s) outro(s), social e profissionalmente.

Ementa: Fungos, bactérias e vírus de interesse na patologia humana: importância, taxonomia, aspectos morfológicos, estruturais, fisiológicos, genéticos e ecológico, relações com o hospedeiro, ação patogênica e fundamentos do diagnóstico etiológico, como base para a compreensão da profilaxia e controle. Métodos de evidenciação, isolamento e identificação destes microrganismos. Agentes antimicrobianos.

Ementa: Técnicas, procedimentos e estratégias de desenvolvimento de projeto de pesquisa e apresentação na forma de pôster. Atividades programadas pelas disciplinas do período. Trabalho Interdisciplinar com a temática: análise físico-química e microbiológica de água.

Ementa: Estereoquímica. Haletos orgânicos. Álcoois. Fenóis. Éteres. Aminas. Aldeídos e cetonas. Ácidos carboxílicos e derivados.

Carga Horária Total do Semestre: 320 horas.

Ementa: Estrutura de biomoléculas. Carboidratos: classificação, função, metabolismo. Lipídios: definição, classificação, função, metabolismo. Proteínas: propriedades, classificação e características, funções, desnaturação, metabolismo. Enzimas: definição, função, complexo enzimático, velocidade enzimática. Regulação metabólica. Integração metabólica.

Ementa: Farmacologia Básica. Farmacocinética e Farmacodinâmica: Aspectos básicos, moleculares e clínicos. Fisiologia, fisiopatologia e fármacos que atuam no Sistema Nervoso Autônomo e no Sistema Cardiovascular: atividade farmacológica, mecanismos de ação, emprego terapêutico, toxicidade, reações adversas e contraindicações.

Ementa: Noções básicas sobre os sistemas orgânicos: mecanismos de homeostasia com relação aos líquidos corporais, incluindo composição e volume até sua interferência nas membranas excitáveis, na contração muscular, no sistema nervoso central e periférico e, no sistema cardiovascular.

Teste

Ementa: Estudo de tópicos gerais em Neuroanatomia, sistema neural periférico, medula espinal, tronco encefálico, cerebelo, telencéfalo e diencéfalo, vascularização do sistema neural central, bem como, sistema neural visceral ou autônomo.

Ementa: Estudo dos processos patológicos gerais que acometem os órgãos e tecidos no corpo humano, métodos de estudo usados na Patologia geral e ênfase à etiopatogênese – causas e mecanismos envolvidos nos processos patológicos, bem como as alterações morfológicas provocadas pelos mesmos.

Ementa: Rotinas e ferramentas acadêmicas do curso e da instituição. Hábitos e técnicas de estudo. Técnicas, procedimentos e estratégias de desenvolvimento de trabalho acadêmico-científico na forma de apresentação oral e demonstração dos produtos elaborados. Atividades programadas pelas disciplinas do período. Trabalho Interdisciplinar com a temática: desenvolvimento de alimentos especiais.

Ementa: Aspectos Teóricos (Equilíbrio químico, dissociações, solubilidades, reações envolvidas em análise química qualitativa). Estudo dos Cátions: separações e identificações. Estudo dos Ânions: separações e identificações.

Carga Horária Total do Semestre: 380 horas.

Ementa: Metabolismo secundário. Classes de compostos naturais. Técnicas de beneficiamento de produtos naturais vegetais. Plantas medicinais.

Ementa: Fármacos que atuam no Sistema Nervoso Central, Sistema neurosensorial, Sistema Cardiovascular, na Inflamação e na Dor: origem, química, atividade farmacológica, mecanismos de ação, emprego terapêutico, reações adversas e toxicidade.

Ementa: Mecanismos funcionais dos sistemas orgânicos humanos: respiratório, renal, gastrointestinal, endócrino e reprodutor. Integração dos sistemas na manutenção da homeostasia.

Ementa: Introdução ao sistema imune e à resposta imunológica. Órgão e tecidos linfóides. Imunoglobulinas. Antígenos. Imunidade: humeral e celular. Cooperação celular. Resposta efetora. Regulação da resposta imune. Vacinas e soros terapêuticos.

Ementa: Técnicas, procedimentos e estratégias de desenvolvimento de trabalho acadêmico-científico na forma de artigo científico e apresentação oral de seminário. Atividades programadas pelas disciplinas do período. Trabalho Interdisciplinar com a temática: realização de análises laboratoriais.

Ementa: Análise química: processos analíticos. Análises gravimétricas: gravimetria de volatilização e de precipitação. Análises volumétricas: volumetria de neutralização, de precipitação, de oxi-redução e dos complexos.

Ementa: Toxicologia Geral, de Medicamentos, Social, Ambiental e Ocupacional: Conceitos básicos, tipos de intoxicação, diagnóstico, tratamento e prevenção de intoxicação.

Carga Horária Total do Semestre: 320 horas.

Ementa: Aspectos gerais sobre coleta e preparo de amostras para análises bromatológicas. Estudo químico e nutricional dos constituintes fundamentais dos alimentos. Análise dos alimentos.

Ementa: Formas farmacêuticas líquidas. Medicamentos de referência, similares e genéricos. Cálculos farmacêuticos. Serviços farmacêuticos: pressão arterial. Análise microbiológica de alimentos. Coleta de sangue venoso.

Ementa: Fisiologia, fisiopatologia e fármacos que atuam no Sistema Respiratório e Digestório: atividade farmacológica, mecanismos de ação, emprego terapêutico, toxicidade, reações adversas e contra-indicações. Quimioterapia das doenças microbianas e das infecções parasitárias: origem, química, atividade farmacológica, mecanismos de ação, emprego terapêutico, reações adversas e toxicidade.

Ementa: Conceito de Parasitismo. Noções de Taxonomia. Ações parasitárias e reações dos hospedeiros. Estudo dos agentes parasitários e suas inter-relações com os hospedeiros.

Ementa: Técnicas, procedimentos e estratégias de desenvolvimento de trabalho acadêmico-científico na forma de artigo científico e apresentação oral na forma de seminário com demonstração dos cosméticos produzidos. Atividades programadas pelas disciplinas do período. Trabalho Interdisciplinar com a temática: desenvolvimento de cosméticos.

Ementa: Planejamento e obtenção de fármacos. Estudo químico-farmacêutico dos principais grupos de fármacos utilizados na terapêutica.

Ementa: Ponto de fusão e ebulição e densidade de substâncias e materiais. Ligações químicas. Teoria de Arrhenius. Preparo de soluções. Unidades de concentração de soluções. Titulação por neutralização. Biologia celular. Digestão e absorção de alimentos. Classificação e funções de carboidratos, lipídeos, aminoácidos e proteínas. Anabolismo e catabolismo de carboidratos, lipídeos e proteínas.

Carga Horária Total do Semestre: 360 horas.

Ementa: Análise de metabólitos bioquímicos que possibilitem auxiliar o diagnóstico e monitoramento de patologias relacionadas ao metabolismo glicídico, protéico, lipídico, função renal, hepáticas, pancreáticas, cardíacas, bem como estabelecimento de correlações clinico-laboratoriais.

Ementa: Formulações magistrais sólidas tipo cápsula. Dispensação farmacêutica com ênfase em medicamentos isentos de prescrições-MIP. Serviços farmacêuticos. Introdução à análise clínica. Administração de medicamentos injetáveis.

Ementa: Fórmulas farmacêuticas e adjuvantes farmacotécnicos. Estudos de pré formulação e Biofarmacotécnica. Formas farmacêuticas sólidas obtidas por divisão mecânica. Formas farmacêuticas líquidas obtidas por dissolução. Formas farmacêuticas líquidas obtidas por extração. Boas práticas de fabricação de medicamentos magistrais. Estabilização e conservação de medicamentos magistrais.

Ementa: Técnicas, procedimentos e estratégias de desenvolvimento de trabalho acadêmico-científico na forma de artigo científico e apresentação oral de seminário. Atividades programadas pelas disciplinas do período. Trabalho Interdisciplinar com a temática: controle de qualidade de medicamento ou cosmético.

Ementa: História das Políticas Públicas de Saúde no Brasil. Processo saúde doença. Sistema Único de Saúde. Promoção à saúde. Política Nacional de Medicamentos. Assistência farmacêutica. Uso Racional de Medicamentos. Inserção do profissional de Farmácia nos Programas de Saúde Pública: campo de atuação, integração profissional e trabalho interdisciplinar.Indicadores de saúde.

Ementa: Introdução à tecnologia de alimentos, tópicos de interesse em alimentos, métodos de conservação de alimentos, abordagem de aditivos utilizados na indústria alimentícia, embalagens de alimentos, análise sensorial e processamento de alimentos (leite,carnes e cereais).

Carga Horária Total do Semestre: 360 horas.

Ementa: Estudos de pré-formulação, desenvolvimento e produção de formulações magistrais sólidas tipo cápsula. Cosmetologia: técnicas de preparo de cosméticos. Abordagem farmacológica e não farmacológica em patologias do trato respiratório. Exames laboratoriais bioquímicos: dosagens, laudos e controle de qualidade.

Ementa: Organização Hospitalar: Histórico e Princípios Básicos. Organização Farmacêutica Hospitalar: Histórico, legislações, missão, visão e processos básicos de montagem, gestão de recursos humanos e de material. Gestão da qualidade e segurança do paciente nos sistemas de distribuição de medicamentos e produtos para a saúde. Trabalho multiprofissional do farmacêutico em ambiente hospitalar.

Ementa: Fenômenos interfaciais e de superfície. Sistemas dispersos. Dispersões coloidais. Dispersões grosseiras. Suspensões. Emulsões. Pomadas. Formas farmacêuticas de uso retal. Formas farmacêuticas de uso vaginal. Farmacotécnica Homeopática.

Ementa: Estudo do sistema hematopoiético, das anemias, distúrbios linfo e mieloproliferativos benignos e malignos, hemostasia e coagulação, hemoterapia, sob os aspectos clínicos e diagnóstico laboratorial das diversas patologias hematológicas.

Ementa: Transformações químicas causadas por microrganismos. Biotecnologias. Fisiologia e crescimento microbiano. Seleção e uso de microrganismos. Processos e produtos de interesse industrial. Métodos de separação e purificação de biomoléculas. Utilização de enzimas em processos industriais.

Ementa: Técnicas, procedimentos e estratégias de desenvolvimento de trabalho acadêmico-científico na forma de artigo científico, apresentação oral por meio de pôster com mostra de produtos. Atividades programadas pelas disciplinas do período. Trabalho Interdisciplinar com a temática: desenvolvimento e análise bromatológica de alimentos.

Carga Horária Total do Semestre: 340 horas.

Ementa: Normas legais e éticas que regem a conduta profissional. Legislação Farmacêutica e Sanitária. Legislação no âmbito da prática profissional.

Ementa: Dispensação de medicamentos: abordagem farmacêutica na primeira dispensação e na dispensação repetida. Orientações personalizadas ao medicamento. Prescrição farmacêutica. Medicamentos usados na gripe e resfriado, asma, hipertensão arterial sistêmica, diabetes melittus, dispepsia não-ulcerativa e úlcera péptica, anemia ferropriva e megaloblástica, diarréia, micose superficial e contracepção.

Ementa: Estudos de pré-formulação e desenvolvimento de formulações magistrais semissólidas. Tecnologia farmacêutica básica: formulações sólidas. Análise bromatológica de alimentos. Análises clínicas: Urinálise. Química instrumental aplicada.

Ementa: Métodos de diagnóstico imunológico e imunohematológico. Patologias de origem auto-imune, bacteriana e virótica e sua relação com os principais mecanismos imunológicos.

Ementa: Introdução à Microbiologia Clínica. Tipos de meios de cultura microbiológicos. Morfologia bacteriana: principais colorações em microbiologia. Microrganismos de importância clínica. Teste de sensibilidade aos antimicrobianos. Principais mecanismos de resistência. Métodos de detecção, identificação e diagnostico das principais síndromes infecciosas: Infecção do trato urinário, intestinal, trato respiratório, sistêmica e sistema nervoso central. Detecção e identificação das micobactérias de importância clínica.

Ementa: Fundamentos teóricos sobre as principais operações unitárias de interesse para a Indústria Farmacêutica, cosmética e de alimentos.

Ementa: Técnicas, procedimentos e estratégias de desenvolvimento de trabalho acadêmico-científico na forma de artigo científico e apresentação oral por meio de seminário. Atividades programadas pelas disciplinas do período. Trabalho Interdisciplinar com a temática: Desenvolvimento da logomarca da Farmácia Universitária, em parceria com o curso de Publicidade e Propaganda.

Carga Horária Total do Semestre: 360 horas.

Ementa: Conceito de Atenção Farmacêutica. Metodologias para a realização do seguimento farmacoterapêutico. Problemas relacionados a medicamentos (PRM). Resultados Negativos associados a Medicamentos (RNM). Parâmetros mensuráveis (fisiológicos e bioquímicos). Técnicas para entrevista farmacêutica. Casos clínicos em patologias diversas. Atenção farmacêutica em estabelecimentos farmacêuticos.

Ementa: Conceito integral de qualidade; organização de um laboratório de controle de qualidade; técnicas de amostragem; compêndios oficiais; controle de qualidade de matéria-prima; controle de qualidade de fitoterápicos; água para fins de produção farmacêutica e análise físico-química; controle das operações do processo de fabricação; controle das características físicas e físico-químicas dos medicamentos; eleição do método analítico; estabilidade de medicamentos.

Ementa: Rotina de produção de formulações magistrais sólidas, líquidas e semissólidas e controle de processo. Análises microbiológicas (matéria prima e produto acabado). Tecnologia farmacêutica avançada: formas farmacêuticas sólidas tipo comprimidos. Escrituração da dispensação de medicamentos sujeitos a controle especial pelo Sistema Nacional de Gerenciamento de Produtos Controlados (SNGPC). Abertura e registro de empresa. Dispensação orientada de medicamentos em farmácia privada e pública. Farmácia Hospitalar: organização e atribuições farmacêuticas, dispensação de medicamento e produtos. Rotina laboratorial em análises clínicas com ênfase em doenças hematológicas. Imunohematologia. Análise microbiológica de matéria prima e produto acabado.

Ementa: Estudo dos protozoários e helmintos: ciclo evolutivo, morfologia, patogenia e diagnóstico, epidemiologia e profilaxia. Colheita e conservação do material biológico. Desenvolvimento de métodos, técnicas e interpretações dos diversos exames aplicados ao diagnóstico das parasitoses.

Ementa: Introdução à tecnologia farmacêutica. Boas práticas de fabricação. Insumos farmacêuticos. Tecnologia das formas farmacêuticas sólidas: pós, granulados, cápsulas, comprimidos, comprimidos revestidos e formas de liberação modificada. Legislação.

Ementa: Contextualização clínica dos temas: trombose, diabetes melittus, anemias carenciais e hemolítica induzida por drogas, hipertensão arterial, hipertensão arterial na gestação, osteoporose, insuficiência renal e gota, hepatites virais, marcadores tumorais, insuficiência respiratória, dispepsia não-ulcerativa e úlcera péptica.

Ementa: O processo de pesquisa científica. Elaboração do projeto de pesquisa. Partes constituintes do projeto de pesquisa.

Carga Horária Total do Semestre: 580 horas.

Ementa: Análise quantitativa de matéria prima: volumetria, espectrofotometria, cromatografia. Análise quantitativa de produto acabado: uniformidade de doses unitárias (uniformidade de conteúdo e variação de peso), perfil de dissolução. Controle de qualidade microbiológico: padrões microbianos, métodos de análise, amostragem, métodos de contagem de microrganismos, pesquisa de patogênicos específicos.

Ementa: Rotina laboratorial em análises clínicas com ênfase nos exames realizados no pré-natal e em pacientes em hemodiálise, líquidos corporais (LCR, líquidos cavitários, sinovial e ascítico) e espermograma. Tecnologia cosmética. Produção de formulações magistrais, controle de processo e levantamento de custos de produtos magistrais. Controle de qualidade de matérias-primas, medicamentos, cápsulas e embalagens. Dispensação farmacêutica em farmácia privada. Escrituração da dispensação de medicamentos sujeitos a controle especial pelo Sistema Nacional de Gerenciamento de Produtos Controlados (SNGPC). Acompanhamento farmacêutico a grupos especiais. Gestão farmacêutica e farmácia clínica hospitalar. Administração farmacêutica. Desenvolvimento de novos produtos alimentares e rotulagem nutricional. Análises microbiológicas em matéria prima de fitoterápicos, saneantes e domissanitários.

Ementa: Administração e estilos liderança. Gestão de Pessoas. Planejamento estratégico. Gestão de Compras e Estoques. Gestão Financeira e Econômica. Ferramentas de Marketing.

Ementa: Boas práticas de fabricação. Águas para fins farmacêuticos. Tecnologia das formas farmacêuticas líquidas e semissólidas não-estéreis. Tecnologia das formas farmacêuticas estéreis. Esterilização e área limpa. Legislação, garantia da qualidade, validação de processos e validação de limpeza. Desenvolvimento tecnológico e propriedade industrial. Desenvolvimento de medicamentos: escalonamento da produção.

Ementa: O processo de investigação científica, proposto na versão I da disciplina, será executado neste período. A estrutura do artigo científico, gênero em que será elaborado o relatório final, será objeto de estudo teórico. O processo de coleta de dados pelos alunos será orientado em seu desenvolvimento. Finalmente as aulas serão utilizadas para a orientação da escrita final.

Carga Horária Total do Semestre: 460 horas.

SANDRA SOARES

SANDRA SOARES

E-mail: sandra@unipam.edu.br

Possui graduação em Farmácia (2004) e em Ciências com Licenciatura Plena em Química (1997) pelo Centro Universitário de Patos de Minas, mestrado (2007) e doutorado (em andamento - início 2010)...

Acesse o Currículo: Clique Aqui


CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO

Estabelecidos no ESTATUTO conforme Art. 117 ao Art. 123.

ACESSE O ESTATUTO

Laboratórios e Ambientes

Ambulatório de Enfermagem
Ambulatório de Enfermagem "Anna Nery"

Saiba mais

Centro Clínico Universitário (CCU)
Centro Clínico Universitário (CCU)

Saiba mais

Farmácia Universitária
Farmácia Universitária

Saiba mais

Laboratório de Análises Clínicas
Laboratório de Análises Clínicas

Saiba mais

Laboratório de Anatomia Humana
Laboratório de Anatomia Humana

Saiba mais

Laboratório de Bioquímica e Bromatologia
Laboratório de Bioquímica e Bromatologia

Saiba mais

Laboratório de Controle de Qualidade de Medicamentos e Química Farmacêutica
Laboratório de Controle de Qualidade de Medicamentos e Química Farmacêutica

Saiba mais

Laboratório de Ensino e Pesquisa Herbário Mandevilla sp.
Laboratório de Ensino e Pesquisa Herbário Mandevilla sp.

Saiba mais

Laboratório de Ensino em Análises Clínicas
Laboratório de Ensino em Análises Clínicas

Saiba mais

Laboratório de Farmacotécnica
Laboratório de Farmacotécnica

Saiba mais

Laboratório de Fisiologia e Biofísica, Nutrição Experimental, Farmacologia e Toxicologia
Laboratório de Fisiologia e Biofísica, Nutrição Experimental, Farmacologia e Toxicologia

Saiba mais

Laboratório de Microbiologia
Laboratório de Microbiologia

Saiba mais

Laboratório de Microscopia
Laboratório de Microscopia

Saiba mais

Laboratório de Nutrição Animal e Bromatologia
Laboratório de Nutrição Animal e Bromatologia

Saiba mais

Laboratório de Parasitologia Animal, Doenças Parasitárias e Doenças Infecciosas
Laboratório de Parasitologia Animal, Doenças Parasitárias e Doenças Infecciosas

Saiba mais

Laboratório de Química Analítica
Laboratório de Química Analítica

Saiba mais

Laboratório de Química Orgânica
Laboratório de Química Orgânica

Saiba mais

Laboratório de Técnicas Dietéticas
Laboratório de Técnicas Dietéticas

Saiba mais

Laboratório de Tecnologia Farmacêutica
Laboratório de Tecnologia Farmacêutica

Saiba mais





5

ENADE

CONCEITO MEC

Grau:

Duração:
10 Semestres

Vagas:
Noturno: 50 vagas

Mensalidade:
Ingressantes 2019 R$ 1.237,00 

Selo Farmácia

Avise-me sobre o próximo Vestibular

Última atualização: 02/01/2019 17:30

Notícias

Ex-alunos de Farmácia são aprovados em Residência Multiprofissional
28/02/2019 16:02    ASCOM UNIPAM Ex-alunos de Farmácia...

[+] Leia Mais...

UNIPAM abre as inscrições do Bolsa Social
08/01/2019 09:19    ASCOM UNIPAM UNIPAM abre as...

[+] Leia Mais...

UNIPAM divulga datas das colações de grau dos formandos de 2018
30/10/2018 13:06    ASCOM UNIPAM UNIPAM divulga datas das...

[+] Leia Mais...

Congresso Mineiro de Ciências da Saúde acontece em outubro
24/09/2018 18:32    Sarah Dieine Congresso Mineiro de...

[+] Leia Mais...

DA de Farmácia promove palestra sobre Perícia Criminal
28/08/2018 15:08    Sarah Dieine DA de Farmácia promove...

[+] Leia Mais...

Professora do UNIPAM conclui Doutorado na UnB
24/07/2018 13:06    ASCOM UNIPAM Professora do UNIPAM...

[+] Leia Mais...

Alunos de Farmácia e de Engenharia Química visitam a Indústria Farmax
21/06/2018 15:23    Sarah Dieine Alunos de Farmácia e de...

[+] Leia Mais...

Alunos do UNIPAM participam de “Feira da Saúde”
09/05/2018 10:32    Sarah Dieine Alunos do UNIPAM...

[+] Leia Mais...

Gincana Solidária agita abertura de Semana Acadêmica de Farmácia
08/05/2018 16:35    Pollyana Silva Gincana Solidária agita...

[+] Leia Mais...

Liga Acadêmica de Microbiologia promove ciclo de palestras
26/04/2018 10:53    Sarah Dieine Liga Acadêmica de...

[+] Leia Mais...

Prêmio José Muriel Cardoso é concedido aos primeiros colocados do Vestibular 2018
23/04/2018 15:04    Pollyana Silva Prêmio José Muriel...

[+] Leia Mais...

Ex-alunos de Farmácia são aprovados em processo seletivo de Residência
21/03/2018 10:51    ASCOM UNIPAM Ex-alunos de Farmácia...

[+] Leia Mais...

UNIPAM/ FEPAM e parceiros entregam kits escolares a crianças carentes
23/02/2018 13:20    Pollyana Silva UNIPAM/ FEPAM e...

[+] Leia Mais...

unipam hackeada por cooldsec
22/02/2018 12:37    Laryssa Caixeta unipam hackeada por...

[+] Leia Mais...

Inscrições para o PIBIC estão abertas
20/02/2018 11:06    Pollyana Silva Inscrições para o...

[+] Leia Mais...

Ex-aluna de Farmácia conclui Mestrado
11/12/2017 13:52    ASCOM UNIPAM Ex-aluna de Farmácia...

[+] Leia Mais...

Curso de Farmácia recebe nota 5 em avaliação do MEC
27/11/2017 17:10    Laryssa Caixeta Curso de Farmácia...

[+] Leia Mais...

Congresso Mineiro de Ciências da Saúde vem aí
29/09/2017 16:12    Pollyana Silva Congresso Mineiro de...

[+] Leia Mais...

Semana da Farmácia discute as novas perspectivas para a profissão
28/09/2017 10:26    Laís Mota Semana da Farmácia...

[+] Leia Mais...

Cursos do UNIPAM são contemplados com estrelas do Guia do Estudante
31/08/2017 10:00    ASCOM UNIPAM Cursos do UNIPAM são...

[+] Leia Mais...

Ex-aluno de Farmácia conclui Mestrado
30/08/2017 13:06    ASCOM UNIPAM Ex-aluno de Farmácia...

[+] Leia Mais...

Assessor Jurídico do UNIPAM desenvolve aplicativo sobre o novo Código de Processo Civil
09/06/2017 15:04    Laryssa Caixeta Assessor Jurídico do...

[+] Leia Mais...

Representantes do UNIPAM participam de Congresso em Ribeirão Preto
09/06/2017 10:50    ASCOM UNIPAM Representantes do UNIPAM...

[+] Leia Mais...


Depoimentos

O curso de Farmácia do UNIPAM conta com os laboratórios altamente equipados e com a Farmácia Universitária.

Andressa Guimarães
Andressa Guimarães - Aluna UNIPAM

O curso de farmácia Unipam me ingressou no mercado de trabalho como um profissional seguro e capacitado. Foi primordial a minha vida profissional e me permitiu a realização de muitos sonhos.

Fábio Justino de Brito
Fábio Justino de Brito - Farmacêutico Drogaria Pajjô Lagoa Formosa MG

Galeria

Eventos

 Liderança: desatando nós e criando laços
Liderança: desatando... 24/08/2019 à 24/08/2019

Os participantes deverão fazer a...

Saiba mais

Curso de Nutrição Esportiva
Curso de Nutrição... 11/05/2019 à 11/05/2019

A inscrição deverá ser feita no site...

Saiba mais

Treinamento Paralímpico
Treinamento Paralímpico 27/04/2019 à 28/04/2019

Os alunos devem se inscrever pelo site,...

Saiba mais

Evento do Unipam
Empreendedorismo Social... 07/03/2019 à 07/03/2019

...

Saiba mais

Evento do Unipam
Concurso de Fotografias 08/05/2018 à 11/05/2018

- O pagamento e entrega das...

Saiba mais

Evento do Unipam
Submarino - Segurança... 09/03/2019 à 09/03/2019

O evento será dia 09/03/2019 das...

Saiba mais

Evento do Unipam
ANTES, DURANTE E DEPOIS 31/08/2018 à 31/08/2018

Evento vai acontecer dia 31/08,bloco N.

Saiba mais

VISITA TÉCNICA AO LABORATÓRIO DE FURNAS
VISITA TÉCNICA AO... 22/03/2019 à 22/03/2019

As inscrições deverão ser realizadas...

Saiba mais

Cursos

 Liderança: desatando nós e criando laços
Liderança: desatando... 24/08/2019 à 24/08/2019

Os participantes deverão fazer a...

Saiba mais

Curso de Nutrição Esportiva
Curso de Nutrição... 11/05/2019 à 11/05/2019

A inscrição deverá ser feita no site...

Saiba mais

Treinamento Paralímpico
Treinamento Paralímpico 27/04/2019 à 28/04/2019

Os alunos devem se inscrever pelo site,...

Saiba mais

Evento do Unipam
SUBMARINO 28/04/2018 à 28/04/2018

Andressa Ariely - CEO da empresa O Bem...

Saiba mais

Evento do Unipam
CURSO LIVRE DE LIBRAS... 16/02/2019 à 29/06/2019

O curso é aberto para qualquer tipo de...

Saiba mais

Evento do Unipam
Jogos Digitais: Blender... 14/06/2018 à 05/07/2018

Os alunos interessados devem se...

Saiba mais

Evento do Unipam
Desenvolvimento Mobile... 07/04/2018 à 05/05/2018

Os alunos interessados devem se...

Saiba mais