COMUNICAÇÃO SOCIAL - JORNALISMO

Comunicação Social - Jornalismo

O curso

O jornalista é o profissional da notícia. Ele busca, investiga e divulga fatos e informações de interesse público; redige e edita reportagens; e faz entrevistas e escreve artigos, adaptando o tamanho, a abordagem e a língua dos textos ao veículo e ao público aos quais se destinam. Possui senso crítico e de responsabilidade; postura ética; compromisso com a verdade; capacidade de expressão; e domínio do Português, de técnicas de redação e de softwares de edição de textos, de imagens e de vídeos.

Durante a graduação, o profissional é preparado para entender e para interpretar o mundo em que vive. O aluno recebe formação técnica e conhecimento amplo e aprofundado em diferentes campos das Ciências Humanas – História, Economia, Sociologia, Filosofia, Política, Estética e Cultura Brasileira –, fundamentais na forma como ele entenderá e interpretará a realidade.

O estudante é desafiado a tornar-se um profissional multimídia, capaz de selecionar, de pesquisar e de gerenciar conteúdos em plataformas diferentes, como: revistas, jornais, rádio, TV, sites de internet e mobiles. Ele refletirá sobre as transformações tecnológicas e sobre a convergência das mídias, bem como produzirá materiais de comunicação eficientes a partir da experimentação de novas linguagens, com o apoio de suplementos formativos e culturais importantes para a leitura do mundo contemporâneo.

- Reportagens, artigos, críticas, resenhas em jornais, em revistas e em publicações diversas;

- Produção de roteiros e de programas jornalísticos e noticiosos em emissoras de rádio e de televisão;

- Produção de conteúdo, análises e redação de notícias em sites e em blogs;

- Organização de produção, coleta de informação e roteirização;

- Conteúdos de informação e de relacionamento em empresas, em entidades governamentais, em secretarias de estado e em ONGs;

- Documentário impresso, virtual e eletrônico;

- Edição e redação de conteúdo para redes sociais para produtoras de audiovisual;

- Fotojornalismo;

- Editoração de impressos;

- Agências de comunicação, de conteúdo e de mídia online;

- Assessoria de imprensa.

O grande desafio para o egresso do curso é inventar o próprio espaço. Para isso, ele precisa apostar no seu lado multimídia e empreendedor. O bacharel terá de entender também da linguagem da internet e das redes sociais. A importância crescente da comunicação e da informação nas sociedades atuais, aliada à diversificação das mídias, torna fundamental a atuação do jornalista nos dias de hoje, ampliando, de forma significativa, o seu campo de trabalho. As oportunidades estão em portais, em revistas online, em blogs, em TVs por assinatura, em produtoras de conteúdo audiovisual, em assessorias de comunicação, em comunicação corporativa e em sites de empresas em geral. Outro aspecto positivo e que tem chamado cada vez mais atenção dos egressos é a possibilidade de prestação de serviços a diversas empresas, como freelancer (profissional autônomo).

Ementa: Definição do jornalismo e seus fundamentos epistemológicos no percurso histórico.A linguagem jornalística e a estrutura da informação. A relação com as fontes e o público da informação. A relação com as fontes e o público da informação. A produção da informação jornalística, os fatores que interferem na produção, a medição pessoal, organizacional e profissional. A inserção no espaço-tempo e a rotina de produção.

Ementa: A disciplina em curso contempla os elementos e conceitos fundamentais para uma visão mais ampla e aprofundada da história da arte, procurando destacar os aspectos sócio-culturais da arte, apontamentos acerca da arte e de seus realizadores, funções e significados da arte, classificação e tipificação da arte, história da arte na linha do tempo: multiplicidade de linguagens, técnicas e estilos e configuração da arte na atualidade.

Ementa: A noção de linguagem como interação e o domínio de mecanismos linguísticos (gramaticais) e discursivos que permitam ao usuário da língua não só a leitura eficiente de textos variados, mas também a produção deles, a fim de que possa interagir e atuar sobre o(s) outro(s), social e profissionalmente.

Ementa: Planejamento e o desenvolvimento de técnicas, procedimentos e estratégias para a realização de trabalhos acadêmico-científicos. Atividades programadas pelas disciplinas do 1º período. Trabalho Interdisciplinar

Ementa: Psicologia enquanto ciência.Aprendizagem. Motivação. Percepção. Processos Grupais. Psicologia do Consumidor, comunicação e marketing. Fatores de influência no comportamento do consumidor; mudanças de atitudes e estilo de vida. Processo de decisão do consumidor contextualização do consumo no Brasil. Consumidor e motivação. Demanda do consumidor e demanda do mercado.

Carga Horária Total do Semestre: 320 horas.

Ementa: Estudo de temas clássicos e contemporâneos essenciais para o entendimento da configuração do mundo atual nas perspectivas histórica, antropológica, sociológica e filosófica. Conhecimento dos aspectos caracterizadores da formação étnico-racial e cultural da sociedade brasileira.

Ementa: Técnicas, procedimentos e estratégias de desenvolvimento de trabalhos na área de Comunicação Social - Habilitação em Jornalismo. Atividades programadas pelas disciplinas do 2º período. Trabalho Interdisciplinar (TI). Atividades programadas pelas disciplinas do período. Ferramentas e trabalhos acadêmicos do Curso de Jornalismo e da instituição. Hábitos e técnicas de estudo. Técnicas, procedimentos e estratégias de desenvolvimento de trabalhos acadêmico-científicos.

Ementa: O curso inicia-se com uma introdução à estrutura da Comunicação no Brasil, em Minas Gerais e no Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba. Posteriormente, abordam-se questões da produção, distribuição e consumo de mensagens por meio de diferentes mídias, em distintos suportes tecnológicos, no Brasil, em Minas Gerais e no Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba. Tratam-se também das possibilidades da produção independente e das alternativas no mercado de trabalho tradicional, analisando e debatendo o emprego com carteira assinada, a terceirização, a micro-empresa, a assessoria multimídia, os meios segmentados e comunitários e sua relação com a estrutura global da produção midiática.

Ementa: Tipos de entrevista. Autorização do entrevistado. Conhecimento anterior e preparação da entrevista. Respeito ao entrevistado: a arte de saber escutar e perguntar. Aspectos linguísticos e discursivos envolvidos numa entrevista. Entrevista no jornal, no rádio, na televisão e em meios eletrônicos. Processos de retextualização na prática da entrevista: da oralidade para a escrita. Prática de entrevistas.

Ementa: A disciplina em curso contempla as principais correntes teóricas da comunicação; a aplicação dos fundamentos teóricos ao processo comunicativo; os efeitos do processo comunicativo sobre a sociedade. Teoria Crítica, Contribuições interdisciplinares e transformações históricas no processo de comunicação. Processos de comunicação contemporânea, com ênfase na relação comunicação/cultura de massa. Indústria Cultural. Comunicação: função social.

Carga Horária Total do Semestre: 360 horas.

Ementa: Conceitos de administração aplicados as organizações publicitária. Estrutura e técnicas administrativas específicas.Organizações de diferentes setores. As questões mercadológicas: mercado, distribuição, comercialização e produção.

Ementa: Introdução ao estudo da política aplicado à Comunicação Social. As concepções de Estado e Poder no liberalismo, marxismo e em Foucault. As relações entre a política e a comunicação social no século XXI. As dimensões dos meios de comunicação, democracia e política na era contemporânea. As influências das novas mídias na modernidade líquida.

Ementa: Conceitos básicos e objeto da economia; a escassez e a necessidade de escolha; noções de macroeconomia; demanda, oferta e equilíbrio de mercado; estruturas de mercado.

Ementa: A disciplina em curso contempla os elementos e conceitos fundamentais da estética, procurando destacar os seguintes aspectos: Fenômenos estéticos e cultura de massa. Sociedade de massa. Interpretações estéticas da indústria cultural. Arte, sociedade e estética. A ideologia da estética. A arte e a reprodutibilidade midiática. A estética e a crítica da estética da mercadoria. A crise na cultura. O olhar estético na comunicação social. A comunicação social como fenômeno de massas e como indústria cultural. O processo de construção dos sentidos. A comunicação enquanto produção de linguagens e de culturas. A globalização comunicativa e os seus efeitos culturais.

Ementa: Rotinas e ferramentas acadêmicas do curso. Hábitos e técnicas de estudo ligadas a produção de um jornal. Técnicas, procedimentos e estratégias de desenvolvimento de trabalhos teóricos práticos. Atividades programadas para execução do trabalho interdisciplinar. Desenvolver habilidades para elaborar um trabalho interdisciplinar.

Ementa: Redação jornalística e considerações sobre a produção de texto e de sua textualidade dos diferentes meios jornalísticos. Mostrar as operações de retextualização entre as modalidades desses meios, para que se possam construir mensagens de modo eficiente na área de atuação.

Carga Horária Total do Semestre: 320 horas.

Ementa: O Fotojornalismo em suas diversas faces, como a história da fotografia, as técnicas e processos de revelação em preto e branco, em cores e no sistema digital. Os equipamentos fundamentais, como máquinas fotográficas mecânicas, características e seus acessórios. Função da luz na fotografia. Natureza, gêneros e processos de iluminação na criação fotográfica para o jornalismo. Efeitos fotográficos. A técnica do retrato. Caracterização e expressividade do modelo fotografado. Recursos estéticos da fotografia em preto e branco. Recursos estéticos da fotografia colorida. Técnicas de montagem fotográfica em jornalismo.

Ementa: Identificar e reconhecer a relevância e o interesse público entre os temas da atualidade. Distinguir entre o verdadeiro e o falso a partir de um sistema de referências éticas e profissionais. Saber conviver com o poder, a fama e a celebridade, mantendo a independência e o distanciamento necessários em relação a eles. Perceber constrangimentos à atuação profissional e desenvolver senso crítico em relação a isso. Atuar sempre com discernimento ético. Compreender as especificidades éticas, técnicas e estéticas do jornalismo, em sua complexidade de linguagem e como forma diferenciada de produção e socialização de informação e conhecimento sobre a realidade. Adotar critérios de rigor e independência na seleção das fontes e no relacionamento profissional com elas, tendo em vista o princípio da pluralidade, o favorecimento do debate, o aprofundamento da investigação e a garantia social da veracidade. Avaliar criticamente produtos e práticas jornalísticas. Perceber a importância e os mecanismos da regulamentação político-jurídica da profissão e da área de comunicação social. Identificar, estudar e analisar questões éticas e deontológicas no jornalismo. Conhecer e respeitar os princípios éticos e as normas deontológicas da profissão. Avaliar, à luz de valores éticos, as razões e os efeitos das ações jornalísticas. Atentar para os processos que envolvam a recepção de mensagens jornalísticas e o seu impacto sobre os diversos setores da sociedade. Impor aos critérios, às decisões e às escolhas da atividade profissional as razões do interesse público. Exercer, sobre os poderes constituídos, fiscalização comprometida com a verdade dos fatos, o direito dos cidadãos à informação e o livre trânsito das ideias e das mais diversas opiniões.

Ementa: Concepção de veículo e aspectos de mercado, distribuição e comercialização. Mercado editorial nacional e internacional na área de comunicação social. Publicações de informação geral, especializada, técnicas, ilustradas. Imprensa sindical, comunitária e empresarial. Atuação do jornalista na produção de livros. Projeto editorial e gráfico de livros. Etapas da editoração.

Ementa: História do rádio no mundo e no Brasil. Principais momentos do radiojornalismo brasileiro e seu impacto social (rádios livres e comunitárias). Análise do discurso radiofônico. Pesquisa de programas e gêneros radiofônicos. A prática da reportagem e da entrevista radiofônica. Roteiro, script, sonoplastia, diferentes formatos e programas radiofônicos. Produção de programas radiofônicos. Edição de textos e entrevistas radiofônicas.

Ementa: Criação de programa para rádio sendo que os assuntos a serem abordados devem seguir temas específicos definidos pelo próprio grupo. Considerar que o produto final será depois utilizado nos canais de comunicação on line do curso.

Ementa: Aplicação dos conceitos da Semiótica de Peirce, das leis da Gestalt do objeto e da Gramática do Desing Visual na produção e na leitura de textos jornalísticos e publicitários, enfocando não só a relação entre os signos verbais e os não verbais na produção desses textos, mas também a heterogeneidade constitutiva deles, a fim de que se possa interagir e atuar sobre o(s) outro(s), leitores e ouvintes, social e profissionalmente.

Ementa: Conceitos de jornalismo investigativo e grandes reportagens; a investigação jornalística com o advento das novas tecnologias; o Jornalismo Investigativo e o mercado de trabalho atual; questões éticas e legais envolvidas na apuração dos fatos; riscos da profissão e órgãos ligados à segurança do profissional no Brasil e no mundo; apuração e redação de grandes reportagens.

Carga Horária Total do Semestre: 360 horas.

Ementa: Conceitos de design aplicados ao jornalismo. Fundamentos, normas e procedimentos de produção visual para mídia impressa. Elementos da linguagem gráfica: texto, ilustração, foto, cor. Composição. Identidade visual. Veículos, tecnologias e programas de computador.

Ementa: Revelação fotos no laboratório fotográfico Preto e Branco. O processo fotográfico. História da Fotografia. Estéticas de Fotógrafos famosos.Estudo e prática da aplicação dos recursos fotográficos aos meios de jornalismo. A relação da fotografia com as artes e técnicas audiovisuais. Estudo e prática da aplicação dos recursos fotográficos aos meios de comunicação. A linguagem fotográfica. Conteúdo, forma e sentido da imagem fotográfica. Princípios da fotografia digital. Trabalho de campo. Montagem do Portfólio. O Fotojornalismo em suas diversas faces.

Ementa: História do jornalismo impresso no Brasil. Principais momentos do jornalismo impresso brasileiro e seu impacto social. Análise do discurso jornalístico impresso. Projeto e linha editorial: o texto jornalístico nas editorias de um jornal; cidade, esportes, política, economia, cultura, tecnologia, nacional e internacional; normas e critérios editoriais; utilização de recursos gráficos-textuais. Rotinas de produção ligadas à função do editor. Planejamento da edição em jornalismo impresso: condensação, chamadas e aberturas, articulação entre projetista e editor.

Ementa: Breve histórico das revistas brasileiras. Diferenças entre a revista e os outros meios. Linguagem jornalística para revista. Mercado e práticas de um jornalista de revistas. Desenvolvimento de uma revista, incluindo a produção de pautas, matérias e fotos, bem como, a diagramação e impressão do produto final.

Ementa: Organização social brasileira A formação econômica do Brasil A política Brasileira

Ementa: Discutir as vantagens da utilização de procedimentos para avaliação e gestão dos riscos de uma crise, apontando caminhos para se identificar e atuar de forma eficiente diante de um evento catalisador de crise e demonstrar como a gestão eficaz pode reduzir custos e danos à reputação e à imagem de uma empresa. Visa ampliar a percepção sobre a vulnerabilidade das organizações, preparar para a administração de momentos críticos, instrumentalizar para liderar a implantação de estruturas eficientes.

Carga Horária Total do Semestre: 360 horas.

Ementa: A Comunicação Social como articulação de fenômenos culturais multidisciplinares, transdisciplinares e interdisciplinares. Aproximações diversas entre o fazer jornalístico, o literário e o cinematográfico. Apresentação de instrumentos da crítica literária e do cinema que permitam a produção e a edição de resenhas, crônicas, ensaios críticos e reportagens na área de jornalismo cultural.

Ementa: Conceitos básicos de estatística. A organização dos dados quantitativos e qualitativos. Medidas de tendência central e de posição. Métodos de seleção de amostras: probabilísticos e não-probabilísticos. A pesquisa em jornalismo: teorias, métodos e técnicas.

Ementa: Estudo da natureza das Mídias e seus efeitos na sociedade. Historia dos veículos de comunicação: Televisão, Rádio, Cinema, Jornal, Revista e Internet. Os grupos de comunicação. A mídia como negocio. Analise critica da mídia. O poder da mídia e a sociedade da informação.

Ementa: O Conceito de narrativa e seus elementos estruturais. A narrativa como processo de mediação. Narrativa e jornalismo. História do Novo Jornalismo. A literatura de não-ficção e o jornalismo literário. Perfis, biografias, livro-reportagem. Produção de Livro-reportagem.

Ementa: História da televisão no mundo e no Brasil. Principais momentos do telejornalismo e seu impacto social. Análise do discurso telejornalístico. Pesquisa de programas e gêneros televisivos. Pré-produção, gravação e pós-produção de programas telejornalísticos. Redação, produção e direção de programas jornalísticos especiais. Preparação de suporte jornalístico para programas variados e grandes reportagens.

Ementa: Planejamento e o desenvolvimento de técnicas, procedimentos e estratégias para a realização de trabalho envolvendo as disciplinas do semestre.

Carga Horária Total do Semestre: 320 horas.

Ementa: A comunicação nas organizações e seus diferentes públicos. A comunicação integrada no ambiente organizacional. Estrutura e funcionamento de uma assessoria de comunicação integrada. Formatos e estilos dos veículos e textos institucionais. Jornalismo organizacional: objetivos, públicos, política. Jornais, revistas e boletins institucionais (house-organs). Planejamento e execução de projetos de divulgação jornalísticas em organizações e eventos, bem como elaboração de planejamento de comunicação empresarial. Relacionamento da organização com os meios de comunicação e com a sociedade. A função do ombudsman. Etapas do trabalho de assessoria de imprensa (mailling list, release, clipping, media training). As relações das instituições com a imprensa e seus pressupostos éticos.

Ementa: Conceito e abrangência de Marketing. O sistema de Marketing e o meio-ambiente. O composto mercadológico: produto, preço, promoção e praça. Marketing no ambiente contemporâneo. Teoria do comportamento do consumidor. Segmentação e mensuração de mercados. Marca. Marketing de serviços. Marketing de relacionamento. Pesquisa de marketing.

Ementa: A história das revistas no mundo. A história das revistas no Brasil. O mercado de revistas na atualidade. O texto na revista: diferenças e semelhanças com o texto do jornal impresso. Categorias jornalísticas do gênero opinativo: as funções e as diferenças entre editorial, artigo, crônica, coluna e resenha. Produção de matérias e reportagens para revistas, percorrendo as diversas áreas do conhecimento abordadas nas revistas. Aprimorar o processo de produção da matéria jornalística por meio de cada etapa (elaboração de pauta, apuração, entrevistas, checagem de dados, contatos com as fontes, redação, revisão, edição e fechamento). Exercitar a redação jornalística compreendendo as especificidades de linguagem e técnicas de escrita aplicadas ao jornalismo de revista. Exercício de redação nas categorias do gênero opinativo.

Ementa: Conceito e abrangência de aspectos culturais e o profissional da comunicação social e sua atuação como gestor cultural. Marketing cultural. Comunicação. Relações públicas e projetos culturais. Legislação cultural.

Ementa: Cibercultura e a teoria da cauda longa. Características do webjornalismo. A web como fonte de informação. Hipertextualidade, multimidialidade e interatividade. Principais aplicativo. Elaboração de textos jornalísticos para a Internet. As técnicas e possibilidades do hipertexto. Hierarquia textual. Ambiente multimídia. Direito autoral na internet. A contribuição das tecnologias de informação para os demais tipos de jornalismo. Jornalismo de portal, blog, microblog e redes sociais. Modelos de conteúdo e webwrinting. Jornalismo e colaborativos e participativo.

Ementa: Desenvolver um livro-reportagem.

Ementa: No sétimo período os estudantes desenvolverão a Etapa I, do Projeto Prático de Graduação – PPG, que é um trabalho de pesquisa acadêmica, que pressupõe a aplicação de metodologias, do aparato conceitual e teórico ante ao tema escolhido e aplicado à produção na prática jornalística.

Carga Horária Total do Semestre: 360 horas.

Ementa: No oitavo período os alunos desenvolverão projetos experimentais voltados para a habilitação em Jornalismo. Além disso, os discentes terão que cumprir uma carga horária específica voltada para o estágio supervisionado, que poderá ser dentro do próprio Unipam (Agência Crivo), ou através de programas de intercâmbio com empresas, entidades e instituições, prestando serviços ou consultorias em suas sedes. Em relação à unidade curricular Projeto Experimental, será articulado todo o conhecimento teórico e prático trabalhado ao longo do curso, com o intuito de formar profissionais preparados para atuar em qualquer mercado de trabalho. No âmbito teórico será desenvolvido um projeto de pesquisa e em âmbito prático, dois produtos jornalísticos. Todas as atividades serão desenvolvidas sob supervisão dos professores orientadores.

RENATO BONTEMPO

RENATO BONTEMPO

E-mail: renatob@unipam.edu.br

Possui graduação em Comunicação Social e MBA em Marketing pela Faculdade ESAMC. Atualmente é professor da Faculdade ESAMC. Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Promoção...

Acesse o Currículo: Clique Aqui


CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO

Estabelecidos no ESTATUTO conforme Art. 117 ao Art. 123.

ACESSE O ESTATUTO

Laboratórios e Ambientes

Agência Experimental Crivo
Agência Experimental Crivo

Saiba mais

Estúdio de Áudio
Estúdio de Áudio

Saiba mais

Estúdio de Fotografia
Estúdio de Fotografia

Saiba mais

Estúdio de Vídeo (Ilhas de Edição de Vídeo)
Estúdio de Vídeo (Ilhas de Edição de Vídeo)

Saiba mais

Laboratório de Fotografia
Laboratório de Fotografia

Saiba mais





4

ENADE

CONCEITO MEC

Grau:
Bacharelado

Duração:
8 Semestres

Vagas:
Noturno: 60 vagas

Mensalidade:
Ingressantes 2019 R$ 1.043,00 

Avise-me sobre o próximo Vestibular

Notícias Recentes






Última atualização: 02/07/2018 17:30

Eventos