COMUNICAÇÃO SOCIAL - JORNALISMO

O curso
O jornalista é o profissional da notícia. Ele busca, investiga e divulga fatos e informações de interesse público; redige e edita reportagens; e faz entrevistas e escreve artigos, adaptando o tamanho, a abordagem e a língua dos textos ao veículo e ao público aos quais se destinam. Possui senso crítico e de responsabilidade; postura ética; compromisso com a verdade; capacidade de expressão; e domínio do Português, de técnicas de redação e de softwares de edição de textos, de imagens e de vídeos.
Durante a graduação, o profissional é preparado para entender e para interpretar o mundo em que vive. O aluno recebe formação técnica e conhecimento amplo e aprofundado em diferentes campos das Ciências Humanas – História, Economia, Sociologia, Filosofia, Política, Estética e Cultura Brasileira –, fundamentais na forma como ele entenderá e interpretará a realidade.
O estudante é desafiado a tornar-se um profissional multimídia, capaz de selecionar, de pesquisar e de gerenciar conteúdos em plataformas diferentes, como: revistas, jornais, rádio, TV, sites de internet e mobiles. Ele refletirá sobre as transformações tecnológicas e sobre a convergência das mídias, bem como produzirá materiais de comunicação eficientes a partir da experimentação de novas linguagens, com o apoio de suplementos formativos e culturais importantes para a leitura do mundo contemporâneo.
- Reportagens, artigos, críticas, resenhas em jornais, em revistas e em publicações diversas;
- Produção de roteiros e de programas jornalísticos e noticiosos em emissoras de rádio e de televisão;
- Produção de conteúdo, análises e redação de notícias em sites e em blogs;
- Organização de produção, coleta de informação e roteirização;
- Conteúdos de informação e de relacionamento em empresas, em entidades governamentais, em secretarias de estado e em ONGs;
- Documentário impresso, virtual e eletrônico;
- Edição e redação de conteúdo para redes sociais para produtoras de audiovisual;
- Fotojornalismo;
- Editoração de impressos;
- Agências de comunicação, de conteúdo e de mídia online;
- Assessoria de imprensa.
O grande desafio para o egresso do curso é inventar o próprio espaço. Para isso, ele precisa apostar no seu lado multimídia e empreendedor. O bacharel terá de entender também da linguagem da internet e das redes sociais. A importância crescente da comunicação e da informação nas sociedades atuais, aliada à diversificação das mídias, torna fundamental a atuação do jornalista nos dias de hoje, ampliando, de forma significativa, o seu campo de trabalho. As oportunidades estão em portais, em revistas online, em blogs, em TVs por assinatura, em produtoras de conteúdo audiovisual, em assessorias de comunicação, em comunicação corporativa e em sites de empresas em geral. Outro aspecto positivo e que tem chamado cada vez mais atenção dos egressos é a possibilidade de prestação de serviços a diversas empresas, como freelancer (profissional autônomo).
REGINA MACEDO BOAVENTURA
E-mail: [email protected]
Mestre em Educação Superior pelo Centro Universitário do Triângulo (UNITRI), especialista em Gestão Estratégica em Marketing, pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e graduada em...
Acesse o Currículo: Clique Aqui