ENGENHARIA DE PRODUÇÃO

Engenharia de Produção

O curso

A Engenharia de Produção trata do projeto, do aperfeiçoamento e da implantação de sistemas integrados de pessoas, de materiais, de informações, de equipamentos e de energia para a produção de bens e de serviços de maneira econômica, respeitando os preceitos éticos e culturais. Tem como base os conhecimentos específicos e as habilidades associadas às ciências físicas, matemáticas e sociais, assim como aos princípios e aos métodos de análise de engenharia de projeto para especificar, para predizer e para avaliar os resultados obtidos por tais sistemas.

- Indústrias em geral;

- Instituições financeiras;

- Empresas de logística;

- Grandes lojas do setor varejista;

- Hospitais;

- Redes hoteleiras;

- Universidades.

Considerando-se a situação atual de retração do mercado de engenharia no Brasil, o mercado de engenharia de produção é sem sombra de dúvida o que desfruta da melhor situação. Todos os engenheiros de produção vem conseguindo boas colocações no mercado principalmente em função do seu perfil que coincide com o que se está demandando nos dias de hoje: um profissional com uma sólida formação científica e com visão geral suficiente para encarar os problemas de maneira global.
O mercado de trabalho para o engenheiro de produção tem-se mostrado extremamente diversificado. Além do mercado tradicional (empresas e empreendimentos industriais), altamente instável e dependente da
estabilidade econômica, uma série de setores/áreas passaram a procurar os profissionais formados pelas melhores universidade em engenharia de produção.

Ementa: Limite. Continuidade. Derivada. Derivadas de funções algébricas, logarítmicas, exponenciais e trigonométricas. Aplicações da derivada: Integral indefinida.

Ementa: A noção de linguagem como interação e o domínio de mecanismos lingüísticos (gramaticais) e discursivos que permitam ao usuário da língua não só a leitura eficiente de textos variados, mas também a produção deles, a fim de que possa interagir e atuar sobre o(s) outro(s), social e profissionalmente.

Ementa: Técnicas, procedimentos e estratégias de desenvolvimento de trabalhos acadêmico-científicos. Atividades programadas pelas disciplinas do 1º período. Trabalho Interdisciplinar.

Ementa: TEORIA: Átomo. Ligações químicas. Teoria de Arrhenius. Teorias e Leis. Atividades experimentais.

Carga Horária Total do Semestre: 320 horas.

Ementa: Sistemas de equações lineares. Espaço vetorial. Retas e planos. Curvas.

Ementa: A Integral definida. Aplicações da Integral. Cálculo de várias variáveis. Integrais Impróprias.

Ementa: Estudo de temas clássicos e contemporâneos essenciais para o entendimento da configuração do mundo atual nas perspectivas histórica, antropológica, sociológica e filosófica. Conhecimento dos aspectos caracterizadores da formação étnico-racial e cultural da sociedade brasileira.

Ementa: Medidas físicas. Translação de uma partícula: Leis de Newton, trabalho e energia, conservação da energia.

Ementa: Matéria. Gases Ideais. Conceitos básicos sobre gases reais. Leis da Termodinâmica. Espontaneidade. Misturas simples. Cinética química.

Ementa: Introdução à computação. Ambiente computacional. Sistema Operacional. Internet. Editor de Texto. Apresentação de Slides. Planilha Eletrônica e suas aplicações na Engenharia. Noções de lógica de programação.

Ementa: Técnicas, procedimentos e estratégias de desenvolvimento de trabalhos acadêmico-científicos. Atividades programadas pelas disciplinas do 2º período. Trabalho Interdisciplinar.

Carga Horária Total do Semestre: 340 horas.

Ementa: Sistemas de representações. Desenho geométrico aplicado ao Desenho Técnico. Escalas. Normas técnicas e convenções. Desenho projetivo. Cotas. Cortes. Representação de sólidos geométricos. Perspectivas. Desenho arquitetônico.

Ementa: Equações Diferenciais Ordinárias de 1ª ordem e aplicações. Equações Diferenciais de 2ª ordem e aplicações. Equações diferenciais Parciais.

Ementa: Temperatura e Calor; Fluidos; Oscilações; Ondas I

Ementa: Conceito de projeções. Representação dos elementos fundamentais (ponto, reta e plano). Condições de paralelismo e perpendicularidade entre retas e planos. Representação de sólidos

Ementa: • Fundamentos para administração de serviços. Conceitos de serviços. Tipos de Serviços. Criação de valor por meio dos serviços. Estruturação da empresa de serviços. Gestão das operações de serviços. Qualidade em serviços.

Ementa: Conceitos básicos de programação e construção de algoritmos para implementação de estruturas de seleção, estruturas de repetição, estruturas homogêneas. Implementação de algoritmos em linguagem científica C.

Ementa: Rotinas e ferramentas acadêmicas do curso e da instituição. Hábitos e técnicas de estudo. Técnicas, procedimentos e estratégias de desenvolvimento de trabalhos acadêmico-científicos. Atividades programadas pelas disciplinas do período. Trabalho Interdisciplinar (TI).

Carga Horária Total do Semestre: 340 horas.

Ementa: Fundamentos de eletricidade; Estudo de circuitos em corrente contínua; Estudo de circuitos em corrente alternada; Estudo de circuitos trifásicos; Introdução às máquinas elétricas: transformadores e máquinas girantes; Noções de geração, transmissão e distribuição de energia elétrica; Introdução às instalações elétricas e normas técnicas; Proteção contra choques elétricos e descargas atmosféricas; Projeto de instalações elétricas prediais; Introdução à luminotécnica.

Ementa: Introdução à utilização de ferramentas de computação aplicadas a desenho técnico. Técnicas de Construção, dimensionamento, escalas e formatos.

Ementa: Contexto ambiental. Sistema de Gestão Ambiental (SGA). Levantamento de Aspectos e Impactos Ambientais (LAIA). Medidas ambientais. Ciclo PDCA (ISO 14.001). Regularização ambiental. Sistema Integrado de Informação Ambiental (SIAM). Cadastro Técnico Federal (CTF). Desempenho Ambiental. Gestão de Resíduos Sólidos. Programas de Educação Ambiental. Outorgas de uso de água. Lançamento de efluentes.

Ementa: O curso inicia-se com conceitos básicos sobre ciência, técnica e tecnologia, bem como com o relacionamento entres esses termos. Em seguida, o conceito de inovação é apresentado e a gestão da inovação tecnológica estudada. Posteriormente, durante o curso, o aluno terá acesso aos seguintes conceitos dentro da disciplina: integração P&D e produção, gestão do conhecimento na empresa, propriedade intelectual: formas e tipos, lei das patentes e formas de obtenção de patentes. Por fim, o curso encerra-se com uma apresentação dos conceitos e importância de knowhow e segredo industrial.

Ementa: A disciplina Processos de Fabricação aborda os principais processos de fabricação com e sem remoção de material aplicados à engenharia. Visa dar um embasamento metodológico e, dentro deste, alguns métodos e conhecimentos que proporcionem ao aluno a capacidade de analisar os diferentes processos de produção utilizados na indústria.

Ementa: Técnicas, procedimentos e estratégias de desenvolvimento de trabalhos acadêmico-científicos. Atividades programadas pelas disciplinas do 4º período. Trabalho Interdisciplinar.

Ementa: Os postulados termodinâmicos (calor, trabalho, primeira, segunda e terceira lei) Condições de equilíbrio. Relações formais. Processos termodinâmicos. Fugacidade. Estabilidade. Propriedades termodinâmicas de substâncias puras e de soluções. Critérios de equilíbrio. Equilíbrio de fases. Equilíbrio químico e de fases simultâneos. Grandeza em excesso. Atividade; expansão e compressão de fluidos. Liquefação de gases. Refrigeração e evaporação.

Carga Horária Total do Semestre: 360 horas.

Ementa: Inicialmente será abordado os conceitos de Cadeias de Suprimentos e ferramentas como Suply Chain Management (SCM) e Electronic data interchange (EDI). Em seguida, será desenvolvido os assuntos voltados a Terceirização e parcerias estratégicas. No próximo tópico será abordado a escolha e desenvolvimento de fornecedores. Logo em seguida o processo de compra e os sistemas de processamento de pedidos. No próximo tópico será trabalhado a Gestão de Estoques, sendo avaliado, os objetivos e tipos de estoque. Em seguida será apresentado os principais sistemas de controle de estoques, Lote econômico de reposição, Sistema push/pull, Sistema ABC, Filosofia Just in Time, Sistemas de informações de estoque e Arranjos físicos e codificações.

Ementa: Sistemas de tolerâncias. Instrumentos de Medição.Fundamentos da Processos, Métodos e erros de medição. Calibração.Comprovação Metrológica.

Ementa: Redução de tamanho de partículas sólidas e leis de consumo de potência. Separação de misturas sólido-sólido através do peneiramento. Separação de misturas sólido-gás por centrifugação. Separação de misturas sólido-líquido por filtração e sedimentação. Tipos de válvulas. Tipos de bombas e altura de sucção. Conceitos preliminares de dimensionamento de tubulações. Trocadores de calor tubulares e casco e tubo. Caldeiras.

Ementa: História do Lean Manufacturing; Conceitos básicos; terminologias; desperdícios; Agregação de Valor; Mapeamento do Fluxo de Valor; Conceitos de 5S; Fluxo Contínuo; Sistemas a Prova de Erros; FMEA; Poka Yoke; Jidoka; Produção Puxada; Heijunka; Trabalho Padronizado; balanceamento de operadores; Redução de Setup; Manutenção Produtiva Total; Layout Celular; Conceitos de montagem de fábrica; Dinâmicas.

Ementa: Definições e conceitos. Modelos de processos. O conjunto de microprocessos. Considerações sobre o Ciclo de Vida do Produto/ Servico. Tipos de operações de processos. Tipos de processos de manufatura e serviços. Analise e definição de microprocessos. Mapeando processos. Custo da não conformidade. Terceirização de processos. Abordagem da Produção Enxuta. História. Categorias de Desperdícios;• Mapeamento de Fluxo de Valor Fluxo, de Material e de Informação;• Conceito de Takt Time. Análise de Capacidades de Sistema de Produção Puxada. Balanceamento de carga. Criação de fluxo contínuo de produção;• Elementos de Controle de Produção. Categorias de Kanban. Dimensionamento de Kanbans;• Redução de tempo de setup (SMED Single Minute Exchange of Dies);• Manutenção Produtiva Total e Gestão Visual; • Impactos no Sistema de Avaliação de Desempenho;

Carga Horária Total do Semestre: 340 horas.

Ementa: Introdução a Competitividade. Definições e Conceitos da Qualidade. Estratégias de Gestão pela Qualidade. Conceito da Garantia da Qualidade. Sistemas de Garantia da Qualidade. Gestão da Qualidade Total. Sistema e Elementos de Gestão da Qualidade Total. Ambiente da Qualidade: 5S. Gerenciamento da Rotina do Trabalho do Diário. Gerenciamento pelas Diretrizes.Círculos de Controle da Qualidade. Sistema de Gestão Segundo ISO Série 9000.Uso e Aplicação das Normas. Implantação e Certificação de Sistemas. Metodologia de Implantação. Casos Reais de Implantação.

Ementa: Introdução à Análise do Cenário Global Corporativo (globalização e seus aspectos econômicos, políticos e sociais). Tópicos de Matemática Financeira. Alternativas econômicas: método do valor presente líquido. Método do Valor Futuro Líquido. Método do Valor Uniforme Líquido. Modelagem de Projetos Financeiros da Empresa. Estrutura e Investimentos de Capital. Métodos de Avaliação de Empresas. Risco e Incerteza

Ementa: Escopo da função logística. Principais atividades e interfaces com funções da organização. Projeto da rede logística armazenamento e manipulação de materiais. Tecnologia de informação na logística.

Ementa: Conceitos de Mecânica dos Fluidos. Estática. Fundamentos dos escoamentos. Escoamento em Tubulações e Aplicações. Teorema de transporte de Reynolds. Conservação de Massa. Equação da quantidade de movimento. Conservação de energia. Dinâmica do escoamento incompressível e compressível.

Ementa: Técnicas, procedimentos e estratégias de desenvolvimento de trabalhos acadêmico-científicos. Análise de processos de produção utilizando o software de modelagem e simulação Flexsim. Trabalho Interdisciplinar.

Ementa: Cargas - Tensões e Deformações - Análise de Tensões - Tensões e Deformações devido a solicitações simples: tração, compressão, cisalhamento, flexão e torção.

Carga Horária Total do Semestre: 340 horas.

Ementa: Introdução à automação. Conceitos de automação. A fábrica automatizada e os impactos sociais da automação (tecnologia). Tipos de automação. Controladores Lógicos Programáveis (CLP). Conceitos gerais e introdução aos sistemas de controle; Sensores; Sistemas hidráulicos em Automação. Sistemas pneumáticos em automação. Atuadores. Controladores Industriais. Máquinas elétricas e acionamentos. Estudos de casos.

Ementa: Estatística Descritiva: organização e apresentação tabular e gráfica de dados; cálculo de medidas estatísticas de posição, dispersão, ordenamento e forma. Probabilidades: conceitos e cálculos; modelos probabilísticos para variáveis aleatórias discretas e contínuas. Técnicas de Amostragem. Estimação Pontual e Intervalar de parâmetros populacionais. Testes de Hipóteses Paramétricos. Correlação e Regressão Linear simples e múltipla. Uso de recursos computacionais aplicados à Estatística.

Ementa: Propriedades importantes na transferência de energia. Condução em estados estacionários e não estacionários. Transporte de energia por convecção. Correlações para as convecções naturais e forçadas. Soluções analíticas para problemas de convecção forçada. Transferência de calor por convecção livre. Transferência de calor por evaporação e condensação. Transferência de calor por radiação. Regime estacionário e transiente. Equação de energia.

Ementa: Conceitos de base dos elementos de máquina; Montagem e junção mecânicas; Transmissão de esforços por elementos: engrenagens, polias, correias, correntes; Eixos e mancais; Elementos de apoio: mecanismos de acoplamento.

Ementa: Processos industriais Químicos: vidro, cimento, papel e celulose, sabões e detergentes, dos fertilizantes, das cerâmicas, do açúcar e do álcool e têxtil e da cerveja.

Ementa: Proporcionar o conhecimento alguns equipamentos de manuseio de material utilizados nas linhas de produção elementos constituintes e seus respectivos processos de fabricação na indústria metalúrgica.

Carga Horária Total do Semestre: 340 horas.

Ementa: Reconhecimento, avaliação e controle dos riscos no ambiente do trabalho. Criação de recursos para controle dos riscos ocupacionais. Identificação das atribuições. Serviço especializado em segurança do trabalho. Desenvolvimento dos fundamentos básicos de segurança no trabalho. Normas de segurança no trabalho. OHSAS 18.001. PPRA – PCMSO. Mapa de riscos. Ergonomia. Acidente de trabalho.

Ementa: Conceitos de projeto, programa e portfólio. Ciclo de vida e organização do projeto. Processos de gerenciamento de projetos. As dez áreas de conhecimento em gerenciamento de projetos conforme o PMBoK.

Ementa: Ferramentas da estratégia empresarial. Metodologia de desenvolvimento do plano estratégico. Implementação do plano estratégico. Estratégia: conceitos e tipologia. Competências centrais das corporações. Planejamento: conceito e importância. Planejamento estratégico: etapas, formulação e implementação. As escolas de pensamentos estratégicos.

Ementa: Fundamentos da Pesquisa Operacional. Modelos de Programação Linear. Método Simplex. Análise de sensibilidade. Resolução Computacional de problemas de Programação Linear. Introdução ao estudo de problemas de Fluxo e Otimização de Redes. Teoria das Filas. Simulação de Monte Carlo.

Ementa: Projeto Integrado entre os cursos de Engenharia de Produção e Engenharia Química.

Carga Horária Total do Semestre: 340 horas.

Ementa: Sistemas de produção. Previsão de demanda.Controle de materiais e de estoques. Planejamento agregado da produção. Planejamento das necessidades de materiais. Programação detalhada da produção. Sistemas de controle da produção. Planejamento da capacidade.

Ementa: Introdução ao projeto de fábrica. Previsão de Demanda. Localização estratégica. Projetos de arranjo físico; Tipos de arranjo físico. Fluxo do processo. Projeto de arquitetura organizacional da produção. A abordagem de projeto organizacional baseada na informação; critérios de agrupamento; mecanismos de coordenação; relações laterais; gestão da mudança.

Ementa: Introdução: Sistema de produção e o princípio da Organização do Trabalho (O modelo clássico Taylorista-Fordista e a Teoria Clássica da Administração). Tarefas e cargos. Proposta de enriquecimento de cargos. Os novos paradigmas de organização do trabalho (Redes Interorganizacionais, Consórcio Modular). A organização do trabalho face à automação industrial. A organização do trabalho na era do conhecimento.

Ementa: Conceitos fundamentais de manutenção. As diferentes fases que surgiram ao longo dos anos. A manutenção como função estratégica. Tipos de manutenção. Qualidade aplicada à manutenção. Técnicas preditivas.

Ementa: Método de Análise e Solução de Problemas: Abordagem da Produção Enxuta. História. Categorias de Desperdícios;• Mapeamento de Fluxo de Valor Fluxo, de Material e de Informação;• Conceito de Takt Time. Análise de Capacidades de Sistema de Produção Puxada. Balanceamento de carga. Criação de fluxo contínuo de produção;• Elementos de Controle de Produção. Categorias de Kanban. Dimensionamento de Kanbans;• Redução de tempo de setup (SMED Single Minute Exchange of Dies);• Manutenção Produtiva Total e Gestão Visual; Impactos no Sistema de Avaliação de Desempenho;

Ementa: O processo de pesquisa científica. Elaboração do projeto de pesquisa. Partes constituintes do projeto de pesquisa.

Carga Horária Total do Semestre: 380 horas.

Ementa: Atividade obrigatória para a graduação, de interesse particular do aluno, como processo de iniciação na vida profissional, sendo regido pelas presentes normas e dispositivos legais, podendo ser desenvolvido em qualquer área profissionalizante do curso de Engenharia de Produção.

Ementa: Gestão do processo de desenvolvimento do produto: estruturas organizacionais para o projeto, métodos e técnicas de gestão de projeto. Atividades do processo no desenvolvimento do produto: estrutura, produtos, processos e operações. Métodos e técnicas independentes da tecnologia. Formalização e documentação do projeto de desenvolvimento do produto. Ciclo de vida do produto, obsolescência programada, design for x (reutilização, redução, reciclagem e re-manufatura) e comércio.

Ementa: Gestão da qualidade total. Análise dos modos de falhas e seus efeitos. Programa "8D" e as ferramentas da qualidade.

Ementa: Conceitos. Mudanças nas relações de trabalho. Características empreendedoras. A motivação na busca de oportunidades. O funcionamento de um negócio. Estudo de viabilidade. Plano de negócios

Ementa: O indivíduo e a organização. Recrutamento e Seleção. Cargos, salários e Benefícios: análise, avaliação e classificação de cargos. Treinamento e Desenvolvimento: conceito, finalidade, fases e tipos. Cenários de atuação da gestão de pessoas: higiene e segurança do trabalho, condições ambientais do trabalho e programas de bem-estar e qualidade de vida no trabalho.

Ementa: O desenvolvimento da pesquisa científica. A monografia. A redação da monografia.

PAULO HENRIQUE FERNANDES CAIXETA

PAULO HENRIQUE FERNANDES CAIXETA

E-mail: paulohfc@unipam.edu.br

Possui mestrado em Biotecnologia e Gestão Industrial; através do Programa Tecnologia de Processos Químicos e Bioquímicos, na Escola de Química da UFRJ (2010). Possui graduação em Engenharia de...

Acesse o Currículo: Clique Aqui


CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO

Estabelecidos no ESTATUTO conforme Art. 117 ao Art. 123.

ACESSE O ESTATUTO

Laboratórios e Ambientes





3

ENADE

CONCEITO MEC

Grau:
Bacharelado

Duração:
10 Semestres

Vagas:
Noturno: 60 vagas

Mensalidade:
Ingressantes 2019 R$ 1.182,00

Selo Engenharia de Produção

Avise-me sobre o próximo Vestibular

Notícias Recentes






Última atualização: 02/07/2018 17:30

Eventos