ENGENHARIA QUÍMICA

Engenharia Química

O curso

A Engenharia Química é hoje um dos destaques entre as engenharias. O engenheiro químico é o profissional responsável, de forma geral, pelo desenvolvimento de produtos e de processos em escala industrial. Ele formula e resolve problemas de Engenharia relacionados à indústria química, acompanhando o processo de manutenção e a operação de sistemas. O seu campo de atuação é bastante abrangente e engloba as áreas de alimentos, de cosméticos, de biotecnologia, de fertilizantes, de fármacos, de cimento, de papel e de celulose, de química nuclear, de tintas e de vernizes, de polímeros, de têxtil e da indústria química de base, de galvanoplastia, de alcoolquímica, de carboquímica, de cerâmica, de tensoativos, de explosivos, de aditivos, de tratamento de água e do meio ambiente, entre outras. Também pesquisa tecnologias mais eficientes e menos poluidoras, além de projetar e de dirigir a construção, a montagem e o funcionamento de fábricas, de usinas e de estações de tratamento de rejeitos industriais.

- Produção de armamentos;

- Extração e beneficiamento do petróleo;

- Indústrias têxteis, de plástico e de polímeros;

- Produção de papel e de celulose;

- Indústria de explosivos;

- Processos químicos, bioquímicos e de nanotecnologia;

- Condução e controle de operações e de processos industriais;

- Pesquisa e desenvolvimento de projetos de processamento;

- Estudo da viabilidade técnica;

- Planejamento e especificações de equipamentos e de instalações industriais;

- Pesquisa e desenvolvimento de produtos químicos;

- Análise de impactos ambientais;

- Gestão de programas de tratamento de água e de efluentes.

O engenheiro químico formado pelo UNIPAM, devido à sua formação multidisciplinar e à sua visão sistêmica, possuirá um amplo mercado de trabalho, no qual desenvolverá as atividades de estudo, de planejamento, de projeto e de especificações de equipamentos e de instalações industriais na área da Química. O profissional terá a capacidade de utilizar os conhecimentos básicos e específicos adquiridos durante a sua graduação em uma ampla faixa da indústria de transformação. Muitos diretores e presidentes de grandes indústrias são engenheiros químicos.

Ementa: Limite. Continuidade. Derivada. Derivadas de funções algébricas, logarítmicas, exponenciais e trigonométricas. Aplicações da derivada: Integral indefinida.

Ementa: A noção de linguagem como interação e o domínio de mecanismos lingüísticos (gramaticais) e discursivos que permitam ao usuário da língua não só a leitura eficiente de textos variados, mas também a produção deles, a fim de que possa interagir e atuar sobre o(s) outro(s), social e profissionalmente.

Ementa: Trabalho interdisciplinar com temática: Os processos mecânicos e físicos de separação de misturas e suas aplicações industriais. Técnicas, procedimentos e estratégias de desenvolvimento de trabalhos acadêmico-científicos. Atividades programadas pelas disciplinas do 1º período.

Ementa: Estrutura atômica. Interações entre átomos. Compostos moleculares e iônicos. Teorias e leis ponderais.

Carga Horária Total do Semestre: 320 horas.

Ementa: A Integral definida. Aplicações da integral. Cálculo de várias variáveis. Integrais impróprias.

Ementa: Estudo de temas clássicos e contemporâneos essenciais para o entendimento da configuração do mundo atual nas perspectivas histórica, antropológica, sociológica e filosófica. Conhecimento dos aspectos caracterizadores da formação étnico-racial e cultural da sociedade brasileira.

Ementa: Sistemas de equações lineares. Espaço vetorial. Retas e planos. Curvas.

Ementa: Introdução à computação. Ambiente computacional. Sistema Operacional. Internet. Editor de Texto. Apresentação de Slides. Planilha Eletrônica.

Ementa: Atividades postadas por outras disciplinas.Trabalho interdisciplinar com temática: A caracterização de resíduos provenientes de indústrias alimentícias. Bromatologia. Análises de resíduos alimentícios.

Ementa: Equilíbrio químico. Reações em soluções aquosas. Líquidos e mudanças de estado. Introdução à cinética química.

Carga Horária Total do Semestre: 340 horas.

Ementa: Introdução ao estudo das Equações Diferenciais. Equações Diferenciais Ordinárias de Primeira Ordem. Equações Diferenciais Lineares de Ordem Superior. Equações Diferenciais Parciais.

Ementa: Medidas físicas. Translação de uma partícula: Leis de Newton, trabalho e energia, conservação da energia.

Ementa: Conceito de projeções. Representação dos elementos fundamentais (ponto, reta e plano). Condições de paralelismo e perpendicularidade entre retas e planos. Representação de sólidos.

Ementa: Conceitos básicos de programação e construção de algoritmos para implementação de estruturas de seleção, estruturas de repetição, estruturas homogêneas. Implementação de algoritmos em linguagem científica C.

Ementa: Técnicas, procedimentos e estratégias de desenvolvimento de trabalhos acadêmico-científicos. Atividades programadas pelas disciplinas do 3º período. Trabalho Interdisciplinar.

Ementa: Aspectos Teóricos (Equilíbrio químico, dissociações, solubilidades, reações envolvidas em análise química qualitativa). Estudo dos Cátions: separações e identificações. Estudo dos Ânions: separações e identificações

Carga Horária Total do Semestre: 340 horas.

Ementa: Sistemas de representações. Normas e convenções. Noções de Desenho Geométrico. Desenho Projetivo: Representação de objetos. Cotas. Cortes. Noções de Perspectivas. Desenho Arquitetônico.

Ementa: Temperatura; Calor; Fluidos; Oscilações e Ondas

Ementa: Plantas medicinais: do uso terapêutico a Indústria cosmetológica

Ementa: Análises gravimétricas. Análises volumétricas.

Ementa: Energética de reações: Termoquímica e Eletroquímica. Estrutura eletrônica dos átomos. Tabela periódica e propriedades periódicas. Ligações químicas: ligação iônica, ligação covalente. Teoria dos orbitais moleculares.

Ementa: Conduta no laboratório de Química Orgânica. Técnicas de separação e purificação de substâncias. Solubilidade e ensaio de grupos funcionais. Processos de Separação e Análise. Produtos Naturais. Ensaios de Classificação de Compostos Orgânicos.Síntese orgânica.

Ementa: Introdução. Alcanos. Alquenos. Alquinos. Compostos aromáticos.

Carga Horária Total do Semestre: 360 horas.

Ementa: Gases Ideais e Reais. Mistura gasosa. Leis da Termodinâmica: primeira, segunda e terceira lei. Termoquímica. Espontaneidade. Propriedades coligativas.

Ementa: Processos industriais Químicos: vidro, cimento, papel e celulose, sabões e detergentes, das cerâmicas, do açúcar e do álcool, cerveja e têxtil. Balanços de Massa e Energia com e sem reação química.

Ementa: Atividades de revisão das disciplinas do 5º. período. Trabalho interdisciplinar com temática: produção de polímero condutor com dopagem de íons metálicos

Ementa: Metais de transição. Complexos de metais de transição. Teorias de ligações em complexos. Complexos organometálicos. Radioatividade. Noções de química ambiental. Química descritiva dos elementos mais abundantes.

Ementa: Estereoquímica. Haletos orgânicos. Álcoois. Fenóis. Éteres. Aminas. Aldeídos e cetonas. Ácidos carboxílicos e derivados.

Ementa: Tecnologia dos alimentos. Introdução a tecnologia de alimentos, tópicos de interesse em alimentos, métodos de conservação de alimentos, abordagem de aditivos utilizados na indústria alimentícia, embalagens de alimentos, análise sensorial e processamento de alimentos (leite, carnes, cereais, frutas e hortaliças). Catálise Histórico e Importância da Catálise. Catálise Homogênea e Catálise Heterogênea e aplicação em Processos industriais. Catálise Heterogênea: princípios da ciência de superfície. Preparação de catalisadores sólidos: catalisadores mássicos e suportados: método sol-gel e hidrotermal. Caracterização de catalisadores: método BET, DRX, TPR, TPO, Reflectância difusa.

Carga Horária Total do Semestre: 360 horas.

Ementa: A disciplina apresenta inicialmente os conceitos fundamentais de Administração e de Economia. Abordará em seguida os temas específicos de economia, a saber: a natureza e método das Ciências Econômicas, as forças de mercado, a teoria da produção e custos, a administração e organização de empresas e, por fim, as organizações e instalações industriais.

Ementa: Espectroscopia molecular. Espectrometria de emissão atômica. Espectrometria de absorção atômica. Métodos eletroanalíticos.

Ementa: O pH e sistema tampão em seres vivos. Química de aminoácidos, peptídeos, proteínas, lipídeos, carboidratos. Enzimas e cofatores. Vitaminas. Bioenergética, cadeia respiratória. Metabolismo de carboidratos, lipídeos e proteínas. Noções de processos fermentativos. Fotossíntese.

Ementa: Equilíbrio de fases para substâncias puras. As propriedades das misturas ideais e reais. Diagrama de fases: líquido-sólido, líquido-líquido e líquido-vapor. Equilíbrio químico. Cinética química: velocidade das reações, mecanismos das reações (ordens de reação).

Ementa: Conceitos de Mecânica dos Fluidos. Estática. Fundamentos dos escoamentos. Escoamento em Tubulações e Aplicações. Teorema de transporte de Reynolds. Conservação de Massa. Equação da quantidade de movimento. Conservação de energia. Dinâmica do escoamento incompressível e compressível.

Ementa: Trabalho interdisciplinar com temática: produção de biodiesel a partir de óleos vegetais

Ementa: Águas potável e industrial: origens e padrões, Caracterização de despejos industriais. Princípios da oxidação biológica. Tratamentos primário, secundário e terciário de efluentes. Estudo de caso de tratamento biológico de resíduos. Microbiologia aplicada. Processo de lodos ativados. Lagoas aeradas e lagoas de estabilização. Filtros biológicos. Processos Anaeróbios. Tratamento e Disposição de Lodos.

Carga Horária Total do Semestre: 360 horas.

Ementa: Classificação dos Materiais, Estruturas Atômicas, Imperfeições, Difusão Atômica, Propriedades Mecânicas, Ensaios Mecânicos, Mecanismos de deformação, Ruptura dos Materiais, Degradação dos Materiais.

Ementa: Estequiometria e taxas de reação. Reações químicas. Cinética homogênea. Tipos de reatores. Reatores para reações simples. Reatores para reações múltiplas. Reatores não ideais. Reatores reais.Catálise homogênea e heterogênea.

Ementa: Propriedades importantes na transferência de energia. Condução em estados estacionários e não estacionários. Transporte de energia por convecção. Correlações para as convecções naturais e forçadas. Soluções analíticas para problemas de convecção forçada. Transferência de calor por convecção livre. Transferência de calor por evaporação e condensação. Transferência de calor por radiação. Regime estacionário e transiente. Equação de energia. Transferência de massa.

Ementa: Redução de tamanho de partículas sólidas. Separação de misturas sólido-sólido. Separação de misturas sólido-líquido. Separação de misturas sólido-gás. Especificação de válvulas, bombas, sopradores e compressores.Agitação e mistura. Transporte hidráulico e pneumático de sólidos. Tubulações.

Ementa: Técnicas, procedimentos e estratégias de desenvolvimento de trabalhos acadêmico-científicos. Análise estatística para a Engenharia Química. Sedimentação Química como modelo para uso de ferramentas estatísticas

Ementa: Propriedades volumétricas de fluidos puros. Efeitos térmicos. Propriedades termodinâmicas dos fluidos. Termodinâmica de processos com escoamento. Produção de potência a partir de calor. Análise termodinâmica de processos: turbina, compressores, refrigeração e liquefação.

Carga Horária Total do Semestre: 360 horas.

Ementa: Reatores multifásicos: leito fixo, leito fluidizado, leito de lama, leito gotejante, leito móvel, transporte ascendente. Efeitos da difusão externa em reações heterogêneas. Difusão e reação em catalisadores porosos. Distribuição tempos de residência e de idades.

Ementa: Instrumentação: classificação elétrica e mecânica, sensores de temperatura, vazão, nível e pressão e alarmes. Simbologia de instrumentos. Transdução e transmissão. Controladores: proporcional, integral, proporcional integral, derivativo, proporcional derivativo, proporcional integral derivativo. Tipos de ações de controle: controle antecipativo, controle cascata, controle de relação, controle faixa dividida (Split range), controle override (seletores); elemento final de controle: seleção de válvulas de controle.

Ementa: Estatística Descritiva: organização e apresentação tabular e gráfica de dados; cálculo de medidas estatísticas de posição, dispersão, ordenamento e forma. Probabilidades: conceitos e cálculos; modelos probabilísticos para variáveis aleatórias discretas e contínuas. Técnicas de Amostragem. Estimação Pontual e Intervalar de parâmetros populacionais. Testes de Hipóteses Paramétricos. Correlação e Regressão Linear simples e múltipla. Uso de recursos computacionais aplicados à Estatística.

Ementa: Medida de Pressão por Manômetros de Coluna de Fluido; Medida de Vazão por Método Volumétrico; Medida de Vazão: Calibração de Diafragma; Equação da Energia: Perda de Carga Distribuída; Equação da Energia: Perda de Carga Localizada; Curva Característica pressão x vazão de uma bomba hidráulica. Ensaios de bombas-centrífugas Familiarização. Verificação da operação da bomba 1. Verificação da operação da bomba 2. Acionamento das bombas em série. Acionamento das bombas em paralelo. Escoamento laminar e turbulento (reynolds) Experimentos em ciências dos materias Experimentos em físico-química

Ementa: Absorção e dessorção. Destilação binária. Extração líquido-líquido e sólido-líquido. Psicrometria. Operações de umidificação e desumidificação. Secagem de materiais granulares. Cristalização. Adsorção. Processos de separação por membranas. Evaporadores. Caldeiras.

Ementa: Evolução e Tendências da Biotecnologia. Catálise Enzimática como cerne de Processos Bioquímicos. Cinética do Crescimento Celular. Cinética de Processos Bioquímicos. Processos com Células Livres e Imobilizadas. Esterilização de meios de cultivo, de equipamentos e ar de processo. Operações de Biorreatores.

Ementa: Ensaio de Impacto. Corpos de prova entalhados. Técnicas de ensaios de impacto. Normas específicas. Fenômenos físicos envolvidos no teste. Análise das partes de uma máquina charpy e suas funções. Métodos de dimensionamento e cálculo. Fundamentos de Segurança no Trabalho. Fundamentos de Soldagem. Normas para Calibração. Levantamento das curvas de transição ductil-frágil.

Carga Horária Total do Semestre: 360 horas.

Ementa: Transformada de Laplace e linearização de sistemas. Funções de transferência e diagramas de blocos. Análise do efeito de perturbações em sistemas de primeira ordem, segunda ordem, sistemas com tempo morto, com resposta inversa, em série, com e sem interação. Sistemas de controle feedback. Critérios de estabilidade. Projeto e ajuste de controladores.

Ementa: Experimentos em engenharia bioquímica e em análise e controle de processos. Experimentos em cinética e reatores. Experimentos em operações unitárias.

Ementa: Aspectos gerais em modelagem e simulação de processos químicos. Sistematização do desenvolvimento de modelos empíricos e fenomenológicos concentrados em estado estacionário e dinâmico de unidades de processos químicos. Desenvolvimento de modelos empíricos para estimativa de equação de reação química e para calibração de instrumentos de medida. Desenvolvimento de modelos de balanços de massa e energia em processos químicos e para tanques com e sem reação química. Análise de processos químicos. Princípios do desenvolvimento de modelos baseados em balanço populacional.

Ementa: Panorama do mercado e demanda mundial e nacional de fertilizantes. Matérias primas utilizadas para produção de fertilizantes, corretivos e condicionadores de solo. Processos de extração e industriais de produção de fertilizantes. Desenvolvimento de Tecnologias em Fertilizantes

Ementa: Estudo químico e nutricional dos constituintes fundamentais dos alimentos. Análise dos alimentos através da composição centesimal. Aprendizado do gerenciamento de projetos e seus conceitos, assim como do uso de boas práticas e do estudo dos processos fundamentais para se administrar um empreendimento desse tipo. Conceitos de inovação, suas vantagens e gestão do conhecimento

Ementa: O regulamento do Trabalho de Conclusão de Curso. A orientação da pesquisa. Projeto de pesquisa: partes constituintes e normas técnicas. Comitê de ética em pesquisa. Acompanhamento, em sala e em pequenos grupos, do processo de elaboração do projeto de pesquisa.

Carga Horária Total do Semestre: 340 horas.

Ementa: Análise de sistemas de processos; síntese de processos químicos: síntese de reação (rotas, viabilidade termodinâmica e alocação de massa), síntese de sistemas de separação e síntese de redes de trocadores de calor; fluxogramas de processos: integração energética, análise de segurança, diagnóstico de falhas, análise morfológica e evolutiva; comparação de alternativas: noções de estimativa de custos; análise de sistemas: problema de análise e problema de projeto, diagramas de blocos, decomposição de sistemas complexos, introdução à teoria de grafos aplicada a processos, matrizes de incidência; análise de incertezas em parâmetros de processo: flexibilidade e estabilidade de um processo; simulação de processos químicos: abordagem modular, sequencial, simultânea e de equações orientadas; sensibilidade paramétrica.

Ementa: Atividade obrigatória para a graduação, de interesse particular do aluno, como processo de iniciação na vida profissional, sendo regido pelas presentes normas e dispositivos legais, podendo ser desenvolvido em qualquer área profissionalizante do curso de Engenharia Química.

Ementa: Matérias primas básicas. Pirólise de frações de nafta e separação de produtos. Produção de etileno, propileno, butileno e isobutileno, butadieno. Reforma catalítica para produção de aromáticos. Produção de benzeno, tolueno e xileno. Geração de gás de síntese. Produção de metanol e amônia. Produção de Hidrogênio.

Ementa: O desenvolvimento do projeto de pesquisa. Aspectos formais do artigo científico.

FERNANDO DIAS DA SILVA

FERNANDO DIAS DA SILVA

E-mail: fernandosilva@unipam.edu.br

É licenciado em Química pelo Centro Universitário de Patos de Minas (1999), possui mestrado em Química pela Universidade Federal de Minas Gerais (2003) e doutorado em Química (2008) também pela...

Acesse o Currículo: Clique Aqui


CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO

Estabelecidos no ESTATUTO conforme Art. 117 ao Art. 123.

ACESSE O ESTATUTO

Laboratórios e Ambientes

Sala de Informática Alfa - 207 Alfa
Sala de Informática Alfa - 207 Alfa

Saiba mais

Sala de Informática Amarela A - 104 F
Sala de Informática Amarela A - 104 F

Saiba mais

Sala de Informática Amarela B - 106 F
Sala de Informática Amarela B - 106 F

Saiba mais

Sala de Informática Azul A
Sala de Informática Azul A

Saiba mais

Sala de Informática Azul B
Sala de Informática Azul B

Saiba mais

Sala de Informática Branca - 112 F
Sala de Informática Branca - 112 F

Saiba mais

Sala de Informática Cedro - 306 I
Sala de Informática Cedro - 306 I

Saiba mais

Sala de Informática Cinza - 110 F
Sala de Informática Cinza - 110 F

Saiba mais

Sala de Informática Gaia - 304 H
Sala de Informática Gaia - 304 H

Saiba mais

Sala de Informática Juris - 109 C
Sala de Informática Juris - 109 C

Saiba mais

Sala de Informática Lírios - 121 M
Sala de Informática Lírios - 121 M

Saiba mais

Sala de Informática Manacás - 123 M
Sala de Informática Manacás - 123 M

Saiba mais

Sala de Informática Marte - 112 N
Sala de Informática Marte - 112 N

Saiba mais

Sala de Informática Ouro - 402 G
Sala de Informática Ouro - 402 G

Saiba mais

Sala de Informática Platina - 406 G
Sala de Informática Platina - 406 G

Saiba mais

Sala de Informática Prata - 103 G
Sala de Informática Prata - 103 G

Saiba mais

Sala de Informática Terra - 107 N
Sala de Informática Terra - 107 N

Saiba mais

Sala de Informática Topázio - 206 E
Sala de Informática Topázio - 206 E

Saiba mais

Sala de Informática Urano - 407 H
Sala de Informática Urano - 407 H

Saiba mais

Sala de Informática Verde - 114 F
Sala de Informática Verde - 114 F

Saiba mais

Sala de Informática Vermelha - 307 F
Sala de Informática Vermelha - 307 F

Saiba mais

Sala de Práticas Gerenciais (SPG)
Sala de Práticas Gerenciais (SPG)

Saiba mais





4

ENADE

CONCEITO MEC

Grau:
Bacharelado

Duração:
10 Semestres

Vagas:
Noturno: 60 vagas

Mensalidade:
Ingressantes 2019 R$ 1.182,00

Avise-me sobre o próximo Vestibular

Notícias Recentes






Última atualização: 02/07/2018 17:30

Eventos