ENGENHARIA CIVIL

Engenharia Civil

O curso

O engenheiro civil projeta, gerencia e executa todas as etapas de uma obra, como casas, edifícios, pontes, viadutos, estradas, barragens, canais e portos. O seu trabalho inclui desde a supervisão do desenvolvimento da obra até a elaboração de orçamentos, o projeto das redes de instalação elétrica, hidráulica e de saneamento, a definição do material que será utilizado, a coordenação das equipes e a administração dos recursos prediais.

- Emissão de laudos técnicos;

- Edificações residenciais, comerciais e industriais;

- Estruturas e fundações;

- Obras hidráulicas e de saneamento;

- Obras de infraestrutura;

- Obras de transporte;

- Administração predial.

O profissional que se forma em Engenharia Civil encontra um mercado em expansão, repleto de oportunidades, ainda mais com o crescimento da economia e com os programas do governo federal, como o Programa de Aceleração de Crescimento (PAC) e o Minha Casa, Minha Vida. O Brasil tem hoje 2,48 engenheiros para cada mil habitantes, número ainda muito inferior ao dos países desenvolvidos e que não atende à grande demanda existente. Além de trabalhar com vínculo empregatício, o engenheiro civil pode atuar de forma autônoma, na prestação de serviços técnicos ou na gestão do próprio negócio. O profissional ainda pode prestar serviços especiais em consultorias ou em perícias técnicas ligadas às obras civis. A região Sudeste continua sendo o principal mercado para esse profissional.

Ementa: Sistemas de Equações Lineares. Espaço vetorial. Retas e planos. Curvas.

Ementa: Limite. Continuidade. Derivada. Derivadas de funções algébricas, logarítmicas, exponenciais e trigonométricas. Aplicações da derivada. Integral indefinida.

Ementa: Estudo de temas clássicos e contemporâneos essenciais para o entendimento da configuração do mundo atual nas perspectivas histórica, antropológica, sociológica e filosófica.

Ementa: Introdução à computação. Ambiente computacional. Sistema Operacional. Internet. Editor de Texto. Apresentação de Slides. Planilhas Eletrônicas e suas aplicações à engenharia. Noções de lógica e suas aplicações à engenharia.

Ementa: Técnicas, procedimentos e estratégias de desenvolvimento de trabalhos acadêmico-científicos. Atividades programadas pelas disciplinas do 1º período. Trabalho Interdisciplinar.

Carga Horária Total do Semestre: 320 horas.

Ementa: A Integral definida. Aplicações da integral. Cálculo de várias variáveis. Integrais impróprias.

Ementa: Medidas físicas. Translação de uma partícula: Leis de Newton, trabalho e energia, conservação da energia.

Ementa: Conceito de projeções. Representação dos elementos fundamentais (ponto, reta e plano). Condições de paralelismo e perpendicularidade entre retas e planos. Representação de sólidos.

Ementa: Conceitos básicos de programação e construção de algoritmos para implementação de estruturas de seleção, estruturas de repetição, estruturas homogêneas. Implementação de algoritmos em linguagem científica C/C++.

Ementa: A noção de linguagem como interação e o domínio de mecanismos linguísticos (gramaticais) e discursivos que permitam ao usuário da língua não só a leitura eficiente de textos variados, mas também a produção deles, a fim de que possa interagir e atuar sobre o(s) outro(s), social e profissionalmente.

Ementa: Técnicas, ferramentas e modelos aplicados na implantação do Sistema de Gestão da Qualidade.

Ementa: ESTRUTURA ATÔMICA. INTERAÇÕES ENTRE ÁTOMOS. ESPÉCIES QUÍMICAS IÔNICAS E MOLECULARES. TEORIAS E LEIS PONDERAIS.

Carga Horária Total do Semestre: 360 horas.

Ementa: Integrais Múltiplas. Funções Vetoriais. Métodos Numéricos.

Ementa: Instrumentos e materiais utilizados. Traçado à mão livre. Desenho Técnico. Normas técnicas e convenções. Linhas. Caligrafia. Folhas de Desenho. Escalas. Desenho Geométrico aplicado ao Desenho Técnico. Perspectivas. Desenho Projetivo. Sistema de representações. Representação de sólidos geométricos. Cotas. Desenho arquitetônico.

Ementa: Equações Diferenciais Ordinárias de 1ª ordem e aplicações. Equações Diferenciais Ordinárias de 2ª ordem e aplicações. Equações Parciais.

Ementa: Temperatura e Calor; Fluidos; Oscilações; Ondas I

Ementa: Grandezas e unidades usadas em Físico-Química. Estudo dos gases. Princípios da termodinâmica. Termoquímica. Cinética Química.

Ementa: As Eras geológicas; Composição da crosta terrestre; Minerais e rochas; Tectonismos e Geomorfologia; Intemperismo; Processos erosivos; Pedologia básica; A água subterrânea; Aspectos geológicos de manejo, conservação e recuperação ambiental.

Ementa: Estatística Descritiva: organização e apresentação tabular e gráfica de dados; cálculo de medidas estatísticas de posição, dispersão, ordenamento e forma. Probabilidades: conceitos e cálculos; modelos probabilísticos para variáveis aleatórias discretas e contínuas. Técnicas de Amostragem. Estimação Pontual e Intervalar de parâmetros populacionais. Testes de Hipóteses Paramétricos. Correlação e Regressão Linear simples e múltipla. Uso de recursos computacionais aplicados à Estatística.

Ementa: Técnicas, procedimentos e estratégias de desenvolvimento de trabalhos acadêmico-científicos. Atividades programadas pelas disciplinas do 3º período. Trabalho Interdisciplinar.

Carga Horária Total do Semestre: 360 horas.

Ementa: Números complexos. Funções Analíticas. Integral complexa.

Ementa: Introdução à utilização de ferramentas de computação aplicadas a desenho técnico. Técnicas de Construção, dimensionamento, escalas e formatos.

Ementa: Condução de calor em regime permanente e transiente. Convecção natural e forçada. Radiação térmica: conceitos fundamentais. Noções de trocadores de calor. Trocas térmicas em sistemas aletados.

Ementa: Eletrostática: A carga elétrica. Força Eletrostática e Campo Elétrico. A Lei de Gauss. Trabalho da Força Elétrica e Potencial Elétrico. Eletrodinâmica: Corrente Elétrica. Força eletromotriz. Resistores. Capacitores. Circuitos Elétricos. Geradores e Receptores Elétricos; Eletromagnetismo: Campo Magnético. Força Magnética sobre Condutores de Corrente Elétrica. Lei de Faraday-Lens. Transformadores.

Ementa: Fundamentos da Mecânica Newtoniana e o estudo dos sistemas de forças aplicadas a partículas e corpos rígidos.

Ementa: Técnicas, procedimentos e estratégias de desenvolvimento de trabalhos acadêmico-científicos relacionados a construções em área de risco. Trabalho Interdisciplinar.

Ementa: Geoprocessamento: conceitos básicos e sistemas de informações geográficas, cartografia para geoprocessamento, tipo de dados e representação computacional de dados geográficos, operações de análise geográfica; Sensoriamento remoto: princípios físicos em SR, sistemas sensores e satélite de SR; comportamento espectral de alvos, interpretação visual de imagens, processamento digital de imagens;

Ementa: - Introdução à topografia. Aparelhos e instrumentos topográficos. Medição de ângulos e distâncias. Levantamento topográfico. Teoria dos erros. Planimetria. Operações topográficas de escritório: desenho, escala, cálculo de perímetro e cálculo de área. Técnicas de medições de ângulos horizontais de um polígono.

Carga Horária Total do Semestre: 360 horas.

Ementa: Introdução à mecânica dos solos. Índices físicos dos solos. Origens e tipos de solo. Plasticidade, consistência e estrutura dos solos. Amostragem e reconhecimento do subsolo. Compactação dos solos. Estudo de tensões no solo.

Ementa: Mecânica dos Fluidos. Estática. Fundamentos dos escoamentos. Escoamento em Tubulações e Aplicações. Teorema de transporte de Reynolds. Conservação de Massa. Equação da quantidade de movimento. Conservação de energia. Dinâmica do escoamento incompressível.

Ementa: Rotinas e ferramentas acadêmicas do curso e da instituição. Hábitos e técnicas de estudo. Técnicas, procedimentos e estratégias de desenvolvimento de trabalhos acadêmico-científicos. Atividades programadas pelas disciplinas do período. Trabalho Interdisciplinar (TI).

Ementa: Cargas - Tensões e Deformações - Análise de Tensões - Tensões e Deformações devido a solicitações simples: tração, compressão, cisalhamento e torção.

Ementa: Conceituação e delimitação da análise de estruturas. Morfologia das estruturas e modelos matemáticos. Equações de equilíbrio e reações de apoios em quadros planos. Formulação matricial das equações de equilíbrio. Estudo das treliças isostáticas. Estudo das vigas isostáticas. Estudo de quadros planos isostáticos. Grelhas e estruturas espaciais isostáticas. Estudo das Vigas Isostática e Vigas Gerber Isostática. Elaboração dos Diagramas dos Esforços Solicitantes. Estudo dos Quadros Isostáticos e Triarticulados (Pórticos). Elaboração dos Diagramas dos Esforços Solicitantes Estudo das Treliças Isostática. Estudo das Linhas de Influência

Ementa: Métodos matemáticos e fenômenos físicos aplicados em situações problemas na Engenharia Civil.Geometria Plana e Espacial: propriedades geométricas de superfícies planas (área, centroide e momento de inércia). Cálculo de volume de sólidos geométricos.Funções trigonométricas. Sistema de Unidades (SI). Aplicações das Leis de Newton.Introdução ao Cálculo Numérico: erros, interpolação polinomial e integral numérica.

Ementa: - Altimetria; Erro de Nível Aparente; Diferença de Nível Verdadeira; Cotas e Altitudes; Diferenças de Nível; - Nivelamento – instrumentos de nivelamento: Níveis; Níveis Cujo Plano de Visada é Sempre Horinzontal; Nível de Bolha; Níveis Esféricos; Nível Cilíndrico; Nível de Luneta; Nível Cuja Luneta tem Dois Apoios; Níveis Cuja Luneta Apresenta Apenas um Apoio Central; Nível de Pedreiro; Nível de Água; Nível de Borracha; Nível Baseado nos Corpos Suspensos; Níveis Cujo Plano de Visada tem Movimento Ascendente ou Descendente, em Relação ao Plano Horizontal; Clinômetros de Nível; Eclímetros; Taqueômetros; Clinômetros de Tambor; Clinômetros de Pêndulo; Clisímetros; Miras de Nivelamento; Mira de Dobrar; Mira de Encaixe.

Carga Horária Total do Semestre: 360 horas.

Ementa: Noções de urbanismo para engenheiros. Origens, históricos e conceitos básicos sobre a cidade e o planejamento urbano. A produção do espaço urbano. Objetivos, teorias e métodos do planejamento urbano. Legislação urbana. Equipamento, infraestrutura e serviços. Conceituações e procedimento do desenho urbano. Aspectos específicos e técnicos de setores urbanos.

Ementa: Geotecnia e danos ambientais: aspectos gerais. Movimentos naturais de massas sólidas: erosão, subsidência, instabilidade de encostas. Áreas degradadas: avaliação, monitoramento e técnicas de recuperação. Parâmetros geotécnicos para projeto. Disposição de Resíduos Industriais e de Mineração.

Ementa: Hidráulica e capilaridade dos solos. Noções de resistência ao cisalhamento. Noções de compressibilidade e adensamento.Noções de empuxos de terra e arrimos.

Ementa: Empreendedorismo e inovação na construção civil.Processo Empreendedor.Pesquisa aplicada em projetos, materiais e métodos da construção civil

Ementa: Apresenta os conceitos fundamentais do comportamento estrutural das peças resistentes quando sujeitas à carregamentos, seja quanto ao equilíbrio, quanto as deformações e ao dimensionamento da sua seção transversal Flexão pura. Cisalhamento. Deflexão de vigas. Flambagem

Ementa: - Agregados; - Aglomerantes; - Cimento Portland; - Concreto hidráulico; - Aditivos.

Ementa: • Trabalho de uma força, energia de deformação elástica, princípio da conservação de energia, teorema dos trabalhos virtuais, cálculo das deformações em estruturas isostáticas pelo método da força unitária, resolução de estruturas hiperestáticas pelo método das forças, recalques de apoio e variação de temperatura, formulação matricial do método dos deslocamentos, não-linearidade e esforços de 2ª ordem, noções de análise plástica.

Carga Horária Total do Semestre: 360 horas.

Ementa: A arquitetura e o urbanismo como instrumentos de organização e adequação dos espaços para as atividades humanas. O academicismo e o movimento moderno e seus reflexos na produção arquitetônica e urbanística. Bioclimatismo e arquitetura: as decisões de projeto e impactos ambientais nas escalas do edifício e do espaço urbano.Elementos básicos de representação de projetos arquitetônicos: plantas, cortes, fachadas, detalhes e escalas. Representação gráfica: instrumental convencional e aplicação da informática na elaboração e representação de projetos.

Ementa: Conceitos básicos, pilares curtos, flexão simples, força cortante em vigas, lajes maciças e detalhamento de estruturas usuais.

Ementa: Estruturas em Aço: O Aço Como Material Estrutural. Perfis Estruturais. Aços Estruturais. Componentes. Componentes Estruturais das Edificações Estruturais das Edificações. Ações. Segurança e Desempenho Estrutural. Comportamentos em Regimes Elásticos e Elasto-plástico. Barras Tracionadas e Comprimidas. Barras Fletidas. Barras Submetidas a Solicitações Combinadas. Ligações. Madeira: Introdução. Estruturas de madeira: Propriedades físicas e mecânicas. Critérios de dimensionamento da NBR 7190. Secagem da madeira. Sistemas estruturais em madeira. Ligações.

Ementa: Regulamentação e Ética Profissional. Análise da Realidade Brasileira. Noções de microeconomia: a escassez e a necessidade da escolha. Sistemas econômicos de organização dos mercados. Conceitos de administração e estilos liderança. Administração de recursos humanos. Administração de Recursos Financeiros, Compras e Materiais. Estudo e evolução dos segmentos de mercado em Engenharia Civil. Técnicas de negociação. Organização de uma empresa de Engenharia Civil. Conceituação geral; processos de investigação, entendimento e internalização da ação empreendedora: autoconhecimento, perfil empreendedor, criatividade, desenvolvimento da visão e identificação de oportunidades, validação de uma ideia; construção de um plano preliminar de negócios

Ementa: Sondagem de simples reconhecimento. Amostragem. Investigação de laboratório. Investigação de campo. Tipos de Fundação. Processos executivos. Estimativas de recalque e capacidade suporte. Dimensionamento geotécnico de fundações. Teorias clássicas de empuxo: Rankine e Coulomb. Aplicações a muros de contenção. Paredes diafragma. Atirantamentos.

Ementa: Ciclo hidrológico. Bacia hidrográfica. Hidrometeorologia. Precipitação. Infiltração. Evaporação. Escoamento superficial. Componentes de um sistema de recursos hídricos. Controle de enchentes e inundações. Regularização de vazão e controle de estiagens. Águas Subterrâneas. Aspectos econômicos no aproveitamento de recursos hídricos: noções sobre aproveitamento hidroelétrico, navegação fluvial e irrigação.

Ementa: Técnicas, procedimentos e estratégias de trabalhos acadêmico-científicos. Trabalho interdisciplinar

Ementa: Argamassas. Materiais cerâmicos. Argamassas colantes. Artefatos de cimento. Alvenarias. Impermeabilização. Polímeros. Tintas. Vidros. Madeiras.

Carga Horária Total do Semestre: 360 horas.

Ementa: Pilares em Concreto Armado. Lajes em Concreto Armado. Estruturas de Concreto Armado em situação de incêndio.

Ementa: Engenharia de transportes e o Trânsito: Definições e competências. Introdução à Engenharia de Transportes. Sistemas de Transportes. Modos de Transportes. Transporte Urbano. Engenharia de Tráfego. Sinalização de Trânsito. Principais problemas do Transporte e do Trânsito.

Ementa: Objetivos, características, política, economia, localização, projeto e operação de sistemas de transportes. Projeto e construção de rodovias e ferrovias: reconhecimento, anteprojeto, estudos geotécnicos e geo-hidrológicos, plantas da faixa explorada, conformação e seleção da diretriz, concordância, superelevação, superlargura, visibilidade, concordância em perfil, seções transversais, áreas de terraplanos, volumes, transporte e distribuição de terra, obras de arte, orçamento e relatórios de engenharia. Comparação de traçados e análise das características do tráfego. Superestrutura ferroviária: elementos de projeto, dimensionamento, serviços complementares, projeto geométrico, orçamento. Uso de programas de computador e de computação gráfica no projeto de estradas.

Ementa: Hidrodinâmica. Hidrometria. Encanamentos. Golpe de aríete. Bombas hidráulicas e instalações de bombeamento.

Ementa: Fundamentos de Eletricidade. Instalações elétrica de baixa tensão residenciais e comerciais: Previsão de carga, pontos de luz e tomada; divisão de circuitos; cálculo da seção dos condutores pelo método da ampacidade, cálculo da seção dos condutores pelo método da queda de tensão, proteção dos circuitos elétricos, cálculo da corrente de disjuntor, dimensionado de diferencial residual, dimensionamento de dispositivos de proteção contra surtos, dimensionamento de condutos, quadro de carga e dimensionamento da seção do condutor do circuito geral. Luminotécnica: Definições das grandezas, requisitos de iluminação interna, método de cálculo de iluminação – métodos dos lumens.

Ementa: Sistema de Esgotamento Sanitário: Conceitos básicos, componentes dos sistemas de esgotos, componentes da rede coletora de esgotos, quantificação de esgoto, hidráulica das redes de coleta, dimensionamento da rede coletora, recomendações de projeto, investigação preliminares, configurações de projeto, projeto de rede coletora.

Ementa: Conceitos Básicos de construção. Normas de construção, arquitetura e urbanismo. Planejamento e programação de obras. Trabalhos preliminares. Planejamento e programação de obras. Escolha e preparação do terreno. Fundações em geral. Estruturas de concreto: armação, fôrmas e concretagem. Estruturas de madeira: escoramento, andaimes. Estruturas metálicas: construções e andaimes. Alvenarias. Instalações hidráulicas e sanitárias. Instalações elétricas. Transporte vertical em edifícios. Escadas. Telhados. Impermeabilizações. Revestimentos. Esquadrias metálicas e de madeira. Vidros. Pinturas. Acabamentos.

Carga Horária Total do Semestre: 360 horas.

Ementa: Efluentes Domésticos e Industriais; Características, Tipos, Classificação, Cálculo de Vazões. Normas e Parâmetros de Projeto. Processos de Tratamento. Dimensionamento de equipamentos para tratamento de efluentes. Normas técnicas aplicáveis ao dimensionamento. Estimativas e equivalentes populacionais.

Ementa: Reconhecimento, avaliação e controle dos riscos ocupacionais. Criação de recursos para controle dos riscos ocupacionais. Identificação das atribuições. Serviço especializado em segurança do trabalho. Desenvolvimento dos fundamentos básicos de segurança no trabalho. Normas de segurança no trabalho.

Ementa: ? A disciplina de Estágio Supervisionado I deverá ser um estágio de vivência em escritórios ou empresas que trabalham em áreas da Engenharia Civil, acompanhando as atividades e o desenvolvimento do escritório, ou empresa, com uma visão crítica e construtiva, em Instituições de pesquisas Publica/Privada ou dentro da própria Universidade acompanhado pelo professor orientador. O aluno deverá cumprir 80 horas de estágio fora do horário de aulas.

Ementa: Projeto de Instalações Prediais II - Instalações Hidrossanitárias; Projetos completos com dimensionamento e traçado de de instalações prediais de água fria, de água quente, de esgoto sanitário e de águas pluviais. Noções de projeto de combate a incêndio e pânico. Materiais empregados nas instalações.

Ementa: Estudo da legislação e legalização de obras; Discussão sobre a Norma de Desempenho NBR 15.575 e suas implicações a vida profissional, procedimentos de estudos e interpretação de projetos, planejamento e controle de obras; introdução, discussão e estudos de legislação de sistemas de prevenção e combate a incêndio através de desenvolvimento de projeto e trabalhos acadêmico-científicos.

Ementa: O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) é atividade obrigatória para obtenção do grau de Engenheiro Civil consistindo em apresentação de uma proposta de projeto ao final da etapa.

Carga Horária Total do Semestre: 380 horas.

Ementa: Sistema de Abastecimento de Água: mananciais de Água, consumo de água, captação superficial, captação de água subterrânea, reservatórios de acumulação, tomada d'água, elevação de água, adução de água bruta e tratada, reservatório de distribuição e rede de distribuição.

Ementa: A disciplina de Estágio Supervisionado II deverá ser um estágio de vivência em escritórios ou empresas que trabalham em áreas da Engenharia Civil, acompanhando as atividades e o desenvolvimento do escritório, ou empresa, com uma visão crítica e construtiva, em Instituições de pesquisas Publica/Privada ou dentro da própria Universidade acompanhado pelo professor orientador. O aluno deverá cumprir 80 horas de estágio fora do horário de aulas.

Ementa: Problemática Ambiental. Paradoxos e contradições da sustentabilidade ambiental. Fundamentos da Gestão Ambiental. Legislação e Licenciamento Ambiental. Sistemas de Gestão Ambiental. Norma ISO 14.001:2004. Avaliação de desempenho ambiental e ISO 14031. Plano Integrado de Gestão de Resíduos em Obra Civil

Teste

Ementa: Aspectos gerais da perícia judicial. Definições e conceitos. Procedimentos para classificação de imóveis. Sistemática para avaliação de imóveis em perícia. Avaliação de benfeitorias e perícias de danos e patologias de construção, conceitos aplicáveis de depreciação e os tipos de avaliação cabíveis. Perícia ambiental. Sinopse das etapas de uma perícia judicial. Fundamentação legal. Procedimentos técnicos e jurídicos. Forma de apresentação técnica. Elaboração do laudo pericial.

Ementa: Orçamentação, tipos de orçamentos, planejamento, sequencia de trabalhos e de execução,produtividdae, dimensionamento de equipes, cronograma físico-financeiro, controle e acompanhamento de obras.

Ementa: 1. PONTES E VIADUTOS: TIPOLOGIA, CARGAS MÓVEIS E DINÂMICAS EM PONTES E ESTRUTURAS ESPECIAIS. 2. NOÇÕES DE CONCRETO PROTENDIDO. ELEMENTOS DO PROJETO ESTRUTURAL 3. ESTRUTURAS DE FUNDAÇÕES: BLOCOS E ALAVANCAS 4. ESTRUTURAS DE CONTENÇÃO DE SOLO: CORTINAS E MUROS DE ARRIMO

Ementa: No Trabalho de Conclusão de Curso II, o aluno deverá desenvolver, redigir e fazer a defesa de um projeto de pesquisa científica em qualquer área do curso de Engenharia Civil orientado por um professor do Centro Universitário de Patos de Minas. O projeto deverá ser redigido de acordo com as normas de uma revista científica, para que possa ser publicado posteriormente

EDUARDO PAINS DE MORAIS

EDUARDO PAINS DE MORAIS

E-mail: eduardopm@unipam.edu.br

Possui graduação em Engenharia Civil pelo Centro Universitário de Patos de Minas - UNIPAM (2014). Mestrando em Engenharia Civil na área de Estruturas e Construção Civil (PECC) pela Universidade...

Acesse o Currículo: Clique Aqui


CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO

Estabelecidos no ESTATUTO conforme Art. 117 ao Art. 123.

ACESSE O ESTATUTO

Laboratórios e Ambientes

Ateliê de Desenho II
Ateliê de Desenho II

Saiba mais

Laboratório de Análises Tecnológicas de Materiais de Construção
Laboratório de Análises Tecnológicas de Materiais de Construção

Saiba mais

Laboratório de Fabricação (FabLab)
Laboratório de Fabricação (FabLab)

Saiba mais

Laboratório de Física I
Laboratório de Física I

Saiba mais

Laboratório de Física II
Laboratório de Física II

Saiba mais

Laboratório de Geoprocessamento
Laboratório de Geoprocessamento

Saiba mais

Laboratório de Hidráulica e Instalações Prediais
Laboratório de Hidráulica e Instalações Prediais

Saiba mais

Laboratório de Instalações Elétricas e Luminotécnica
Laboratório de Instalações Elétricas e Luminotécnica

Saiba mais

Laboratório de Mecânica dos Solos
Laboratório de Mecânica dos Solos

Saiba mais

Laboratório de Química Geral e Físico-Química
Laboratório de Química Geral e Físico-Química

Saiba mais

Laboratório de Resistência dos Materiais
Laboratório de Resistência dos Materiais

Saiba mais

Laboratório de Simulação Computacional
Laboratório de Simulação Computacional

Saiba mais

Laboratório de Sistemas Térmicos e Refrigeração
Laboratório de Sistemas Térmicos e Refrigeração

Saiba mais

Laboratório de Topografia
Laboratório de Topografia

Saiba mais

Sala de Informática Alfa - 207 Alfa
Sala de Informática Alfa - 207 Alfa

Saiba mais

Sala de Informática Amarela A - 104 F
Sala de Informática Amarela A - 104 F

Saiba mais

Sala de Informática Amarela B - 106 F
Sala de Informática Amarela B - 106 F

Saiba mais

Sala de Informática Azul A
Sala de Informática Azul A

Saiba mais

Sala de Informática Azul B
Sala de Informática Azul B

Saiba mais

Sala de Informática Branca - 112 F
Sala de Informática Branca - 112 F

Saiba mais

Sala de Informática Cedro - 306 I
Sala de Informática Cedro - 306 I

Saiba mais

Sala de Informática Cinza - 110 F
Sala de Informática Cinza - 110 F

Saiba mais

Sala de Informática Gaia - 304 H
Sala de Informática Gaia - 304 H

Saiba mais

Sala de Informática Juris - 109 C
Sala de Informática Juris - 109 C

Saiba mais

Sala de Informática Lírios - 121 M
Sala de Informática Lírios - 121 M

Saiba mais

Sala de Informática Manacás - 123 M
Sala de Informática Manacás - 123 M

Saiba mais

Sala de Informática Marte - 112 N
Sala de Informática Marte - 112 N

Saiba mais

Sala de Informática Ouro - 402 G
Sala de Informática Ouro - 402 G

Saiba mais

Sala de Informática Platina - 406 G
Sala de Informática Platina - 406 G

Saiba mais

Sala de Informática Prata - 103 G
Sala de Informática Prata - 103 G

Saiba mais

Sala de Informática Terra - 107 N
Sala de Informática Terra - 107 N

Saiba mais

Sala de Informática Topázio - 206 E
Sala de Informática Topázio - 206 E

Saiba mais

Sala de Informática Urano - 407 H
Sala de Informática Urano - 407 H

Saiba mais

Sala de Informática Verde - 114 F
Sala de Informática Verde - 114 F

Saiba mais

Sala de Informática Vermelha - 307 F
Sala de Informática Vermelha - 307 F

Saiba mais

Sala de Práticas Gerenciais (SPG)
Sala de Práticas Gerenciais (SPG)

Saiba mais

Sala Invertida I - 302 I
Sala Invertida I - 302 I

Saiba mais

Sala Invertida II - 202 Alfa
Sala Invertida II - 202 Alfa

Saiba mais

Sala Invertida III - 311 Alfa
Sala Invertida III - 311 Alfa

Saiba mais

Sala Invertida IV - 110 N
Sala Invertida IV - 110 N

Saiba mais

Sala Invertida V - 213 N
Sala Invertida V - 213 N

Saiba mais

Sala Invertida VI - 310 N
Sala Invertida VI - 310 N

Saiba mais

Sala Invertida VII - 312 N
Sala Invertida VII - 312 N

Saiba mais





3

ENADE

CONCEITO MEC

Grau:
Bacharelado

Duração:
10 Semestres

Vagas:
Diurno: 60 vagas
Noturno: 120 vagas

Mensalidade:
Ingressantes 2019 Diurno: R$ 1.280,00/ Noturno: R$ 1.280,00 

Avise-me sobre o próximo Vestibular

Notícias Recentes






Última atualização: 02/07/2018 17:30

Eventos