ENGENHARIA AMBIENTAL E SANITÁRIA
O curso
Considerada a NOVA ENGENHARIA, a profissão é voltada para o desenvolvimento econômico sustentável. O engenheiro que atua nessa área desenvolve e aplica os mais diferentes conhecimentos e técnicas para proteger o ambiente dos danos causados pelas atividades humanas. O bacharel enfrenta um mercado desafiador que, cada vez mais, necessita de profissionais competentes e capazes de conciliar o desenvolvimento e a sustentabilidade. O engenheiro ambiental e sanitarista trabalha em prol do equilíbrio dos recursos naturais e da melhoria da qualidade de vida da sociedade, atendendo às demandas efetivas da natureza econômica e social.
Gestão/Regularização Ambiental
Elaboração de estudos técnicos para regularização ambiental (outorgas, RCA, PCA, EIA/RIMA, RADA, EIV/RIV); Certificação Ambiental; Avaliação de Aspectos e de Impactos Ambientais; Monitoramento Ambiental e Recuperação de Áreas Degradadas (PRAD); Estudos Hidrológicos; Geoprocessamento e Sensoriamento Ambiental; Elaboração de Planos de Manejo e Gestão de Unidades de Conservação; Sistema de Controle de Poluição.
Gestão de Projetos/Processos
Gestor de Projetos e Coordenador de Equipes; Empreendedorismo na Área Ambiental e Logística Ambiental.
Saneamento
Elaboração e Execução de Planos de Saneamento; Dimensionamento de Sistemas de Tratamento de Água e Esgoto; Operação de Sistemas de Tratamento de Água e Esgoto; Programas de Gerenciamento e Destinação Final de Resíduos Sólidos.
Educação/Pesquisa
Elaboração e execução de Programas de Educação Ambiental; Realização de Pesquisas e Docência.
Auditorias e Perícias
Elaboração de Relatórios de Valoração Ambiental; Arbitramento e Perícia Ambiental.
Gestão Municipal
Elaboração e Implantação de Consórcios Intermunicipais de Saneamento e Projetos para Captação de Recursos
Outras áreas
Técnicos em órgãos ambientais (IBAMA, SEMAD, etc.); Organizações Não Governamentais - ONG´s e Energias Renováveis; Tecnologia Ambiental.
Áreas complementares (necessário curso complementar)
Georreferenciamento de Imóveis Rurais e Engenharia de Segurança do Trabalho.
O profissional que se forma em Engenharia Ambiental e Sanitária encontra um mercado bastante promissor. O bacharel pode atuar em diversas áreas, tanto no setor público quanto no privado. Hoje, a maior demanda de profissionais da área advém do setor industrial, seguido pelo de serviços, ainda que o mercado para consultorias também esteja bastante aquecido, bem como para centros de pesquisas, para prefeituras etc.

PAULO HENRIQUE FERNANDES CAIXETA
E-mail: [email protected]