ENGENHARIA AMBIENTAL E SANITÁRIA

O curso

Considerada a NOVA ENGENHARIA, a profissão é voltada para o desenvolvimento econômico sustentável. O engenheiro que atua nessa área desenvolve e aplica os mais diferentes conhecimentos e técnicas para proteger o ambiente dos danos causados pelas atividades humanas. O bacharel enfrenta um mercado desafiador que, cada vez mais, necessita de profissionais competentes e capazes de conciliar o desenvolvimento e a sustentabilidade. O engenheiro ambiental e sanitarista trabalha em prol do equilíbrio dos recursos naturais e da melhoria da qualidade de vida da sociedade, atendendo às demandas efetivas da natureza econômica e social.

Gestão/Regularização Ambiental


Elaboração de estudos técnicos para regularização ambiental (outorgas, RCA, PCA, EIA/RIMA, RADA, EIV/RIV); Certificação Ambiental; Avaliação de Aspectos e de Impactos Ambientais; Monitoramento Ambiental e Recuperação de Áreas Degradadas (PRAD); Estudos Hidrológicos; Geoprocessamento e Sensoriamento Ambiental; Elaboração de Planos de Manejo e Gestão de Unidades de Conservação; Sistema de Controle de Poluição.

Gestão de Projetos/Processos


Gestor de Projetos e Coordenador de Equipes; Empreendedorismo na Área Ambiental e Logística Ambiental.

Saneamento


Elaboração e Execução de Planos de Saneamento; Dimensionamento de Sistemas de Tratamento de Água e Esgoto; Operação de Sistemas de Tratamento de Água e Esgoto; Programas de Gerenciamento e Destinação Final de Resíduos Sólidos.

Educação/Pesquisa


Elaboração e execução de Programas de Educação Ambiental; Realização de Pesquisas e Docência.

Auditorias e Perícias


Elaboração de Relatórios de Valoração Ambiental; Arbitramento e Perícia Ambiental.

Gestão Municipal


Elaboração e Implantação de Consórcios Intermunicipais de Saneamento e Projetos para Captação de Recursos

Outras áreas


Técnicos em órgãos ambientais (IBAMA, SEMAD, etc.); Organizações Não Governamentais - ONG´s e Energias Renováveis; Tecnologia Ambiental.

Áreas complementares (necessário curso complementar)


Georreferenciamento de Imóveis Rurais e Engenharia de Segurança do Trabalho.

O profissional que se forma em Engenharia Ambiental e Sanitária encontra um mercado bastante promissor. O bacharel pode atuar em diversas áreas, tanto no setor público quanto no privado. Hoje, a maior demanda de profissionais da área advém do setor industrial, seguido pelo de serviços, ainda que o mercado para consultorias também esteja bastante aquecido, bem como para centros de pesquisas, para prefeituras etc.

Ementa: Sistemas de equações lineares. Espaço vetorial. Retas e planos. Curvas.

Ementa: Limite. Continuidade. Derivada. Derivadas de funções algébricas e trigonométricas. Aplicações da derivada: crescimento e decrescimento de funções; máximos e mínimos; traçado de curvas; taxas de variação; método de Newton (para extrair raízes de funções). Integral indefinida (e definida).

Ementa: A noção de linguagem como interação e o domínio de mecanismos linguísticos (gramaticais) e discursivos que permitam ao usuário da língua não só a leitura eficiente de textos variados, mas também a produção deles, a fim de que possa interagir e atuar sobre o(s) outro(s), social e profissionalmente.

Ementa: 1.Introdução a Ciência do Ambiente. 2.Conceitos preliminares. 3.Fundamentos Ambientais. 4.Engenharia Ambiental e Desenvolvimento Sustentável. 5.Atribuições profissionais do Engenheiro Ambiental e mercado de trabalho.

Ementa: Técnicas, procedimentos e estratégias de desenvolvimento de trabalhos acadêmico-científicos. Trabalho Interdisciplinar sobre o tema: Dimensionamento e implantação de fossa séptica em uma propriedade rural.

Carga Horária Total do Semestre: 320 horas.

Ementa: A Integral definida. Aplicações da Integral. Cálculo de várias variáveis. Integrais Impróprias.

Ementa: Estudo de temas clássicos e contemporâneos essenciais para o entendimento da configuração do mundo atual nas perspectivas histórica, antropológica, sociológica e filosófica.

Ementa: • Medidas físicas. Translação de uma partícula: Leis de Newton, trabalho e energia, conservação da energia.

Ementa: Conceito de projeções. Representação dos elementos fundamentais (ponto, reta e plano). Condições de paralelismo e perpendicularidade entre retas e planos. Representação de sólidos.

Ementa: Introdução à computação. Ambiente computacional. Sistema Operacional. Internet. Editor de Texto. Apresentação de Slides. Planilhas Eletrônicas e suas aplicações à engenharia. Noções de lógica e suas aplicações à engenharia.

Ementa: Procedimentos e estratégias de desenvolvimento de trabalhos acadêmico-científicos: escrita de artigos. Atividades programadas pelas disciplinas do 2º período. Pesquisa bibliográfica, com foco na área sanitária e ambiental.

Ementa: Estrutura Atômica. Interações entre Átomos. Compostos Moleculares e Iônicos. Teorias e Leis. Aulas práticas.

Carga Horária Total do Semestre: 360 horas.

Ementa: Introdução à Origem da Vida e ao estudo das células procariotas e eucariotas. Estrutura das células animal e vegetal: morfologia e citofisiologia das principais organelas celulares. Conceitos básicos utilizados em ecologia. Introdução à dinâmica de populações e de comunidades.

Ementa: Introdução ao estudo das Equações Diferenciais. Equações diferenciais Ordinárias de 1ª ordem. Equações Diferenciais Lineares de Ordem Superior.

Ementa: Técnicas básicas de desenho. Normalização e cotagem. Sistemas de representação. Dimensionamento. Projeções ortogonais. Vistas auxiliares. Cortes. Seções e visualização do desenho. Introdução à utilização de ferramentas de computação aplicadas a desenho técnico. Desenvolvimento de desenho CAD (Desenho Auxiliado por Computador)

Ementa: Temperatura e Calor; Fluidos; Oscilações; Ondas.

Ementa: Conceitos Fundamentais, Gases Ideais, Comportamento de Gases. 1ª Lei da Termodinâmica, a 2ª Lei da Termodinâmica, a 3ª Lei da Termodinâmica, Termoquímica. Cinética Química.

Ementa: Conceitos básicos de programação e construção de algoritmos para implementação de estruturas de seleção, estruturas de repetição, estruturas homogêneas. Implementação de algoritmos em linguagem científica C. Desenvolvimento de software aplicado à Engenharia.

Ementa: Técnicas, procedimentos e estratégias de desenvolvimento de trabalhos acadêmico-científicos. A educação ambiental como forma conscientizadora para proteção recursos naturais. Trabalho Interdisciplinar.

Ementa: . Introdução ao estudo da Química Orgânica. . Isomeria e propriedades dos compostos orgânicos. . Produtos orgânicos tóxicos. . Compostos orgânicos e impactos ambientais.

Carga Horária Total do Semestre: 360 horas.

Ementa: Introdução à Ecotoxicologia. Conceitos, escopo e perspectiva histórica; principais classes poluentes; rotas de entrada e movimentação a longa distância de poluentes no ambiente; transformação de poluentes em indivíduos e ecossistemas; efeitos de poluentes sob indivíduos; efeitos de poluentes sob populações e comunidades; mensuração e interpretação de efeitos ecológicos de poluentes; avaliação do risco ecológico. Biomonitoramento e indicadores ambientais. Agentes tóxicos naturais e sintéticos no ambiente.

Ementa: Condução de calor em regime permanente e transiente. Convecção natural e forçada. Radiação térmica: conceitos fundamentais. Noções de trocadores de calor. Trocas térmicas em sistemas aletados.

Ementa: As Eras geológicas; Composição da crosta terrestre; Minerais e rochas; Tectonismos e Geomorfologia; Intemperismo; Processos erosivos; Pedologia básica; A água subterrânea; Aspectos geológicos de manejo, conservação e recuperação ambiental.

Ementa: Microrganismos em seus habitats naturais. Estrutura e desenvolvimento de comunidades microbianas. Controle de microrganismos no ambiente. Métodos quantitativos em microbiologia ambiental. Interações populacionais. Aspectos microbiológicos da biodegradação. Transformações de poluentes orgânicos e inorgânicos e interações microbianas. Biofilmes e processos de corrosão. Aerossóis e qualidade do ar. Processos microbianos de recuperação de metais. Bioremediação de solos contaminados.

Ementa: Estatística Descritiva: organização e apresentação tabular e gráfica de dados; cálculo de medidas estatísticas de posição, dispersão, ordenamento e forma. Probabilidades: conceitos e cálculos; modelos probabilísticos para variáveis aleatórias discretas e contínuas. Técnicas de Amostragem. Estimação Pontual e Intervalar de parâmetros populacionais. Testes de Hipóteses Paramétricos. Correlação e Regressão Linear simples e múltipla. Uso de recursos computacionais aplicados à Estatística.

Ementa: SISNAMA. Regularização Ambiental. Estudos Ambientais. Processos de Averbação de Reservas Legais, Licenciamento Ambiental e de Outorga. Formulários SISEMA para regularização. Legislação. Trabalho Interdisciplinar. Elaboração de Estudos Ambientais e Projetos destinados à regularização ambiental

Ementa: Soluções e Concentrações Comum, Molar, Normal e Molal. Equilíbrio Químico. Equilíbrio Iônico. Auto-ionização da água: Escala de pH; Solubilidade; Produto de solubilidade e Precipitação Seletiva. Teoriade Propagação dos Erros. Calibração de Vidraria. Padronização de Solução. Introdução à Volumetria clássica de Neutralização Ácido-Base. Indicadores de Erros e Titulação. Solução Tampão. Métodos volumétricos. Métodos Gravimétricos. Validação de Medidas e Métodos. Métodos Instrumentais.

Ementa: • Introdução à topografia. Aparelhos e instrumentos topográficos. Planimetria. Altimetria. Métodos de Nivelamentos. Nivelamento de perfis. Levantamento Planialtimétrico. Operações topográficas de escritório: desenho, reprodução de plantas e cálculo de áreas. Marcação, locação e construção de estradas. Técnicas de medições de ângulos horizontais de um polígono. O posicionamento geodésico por GPS, aplicado a levantamento de imóveis rurais, aspectos práticos gerais. Instrumentos utilizados.

Carga Horária Total do Semestre: 360 horas.

Ementa: Tempo e Clima. Fatores e Elementos do Clima. Noções de cosmografia. Aquecimento diferencial da superfície da terra e o efeito sobre os parâmetros atmosféricos. Composição vertical da atmosfera. Circulação geral da atmosfera. Massas de ar e mecanismos de desenvolvimento frontal. Mudanças climáticas. Classificações climáticas. As ações antrópicas e o clima.

Ementa: Geotecnia e danos ambientais: aspectos gerais. Mapas de suscetibilidade e risco. Movimentos naturais de massas sólidas: erosão, subsidência, instabilidade de encostas. Áreas degradadas: avaliação, monitoramento e técnicas de recuperação. Parâmetros geotécnicos para projeto. Disposição de Resíduos Sólidos Domésticos, Industriais e de Mineração.

Ementa: 1.Noções elementares de Direito. 2.Surgimento do movimento ambientalista. 3. Introdução ao estudo do Direito Ambiental. 4. Proteção ambiental na Constituição Federal de 1988. 5.Política Nacional do Meio Ambiente - PNMA. Lei Federal nº 6938/81. 6. Instrumentos da Política Nacional do Meio Ambiente. 7. Criação de espaços territoriais especialmente protegidos. 8. Política Nacional dos Recursos hídricos. 9. Política Nacional de Resíduos Sólidos - LEI Nº 12.305/2010. 10. Responsabilidade pelo dano ambiental.

Ementa: Mecânica dos Fluidos. Estática. Fundamentos dos escoamentos. Escoamento em Tubulações e Aplicações. Teorema de transporte de Reynolds. Conservação de Massa. Equação da quantidade de movimento. Conservação de energia. Dinâmica do escoamento incompressível e compressível.

Ementa: Planejamento, elaboração e desenvolvimento de projetos de pesquisa científica. Projetos de pesquisa em áreas de atuação do Engenheiro Ambiental. Institutos de fomento à pesquisas. Protocolos de pesquisa. Redação científica; relatórios; apresentações.

Ementa: Balanço energético Terrestre. Atmosfera. Hidrosfera. Solos. Combustíveis e energia. Principais poluentes e resíduos perigosos ao ecossistema e ao homem.

Ementa: Conceitos básico relacionados a SIG; cartografia para SIG; estrutura dos SIGs; dados geográficos; operações geográficas; aplicações ambientais dos SIGs.

Ementa: Liderança. Gestão de Carreira. Áreas de atuações.

Carga Horária Total do Semestre: 360 horas.

Ementa: Introdução à Economia; Economia do Meio Ambiente. Recursos Ambientais e Propriedade Privada. Instrumentos Econômicos. Valor Econômico Total. Métodos de Avaliação Monetária do Meio Ambiente. Noções de Contabilidade e elaboração de orçamentos para serviços de Engenharia Ambiental e Sanitária. Viabilidade econômica de Projetos.

Ementa: Contexto ambiental. Sistema de Gestão Ambiental (SGA). Levantamento de Aspectos e Impactos Ambientais (LAIA). Medidas ambientais. Ciclo PDCA (ISO 14.001). Regularização ambiental. Sistema Integrado de Informação Ambiental (SIAM). Cadastro Técnico Federal (CTF). Desempenho Ambiental. Gestão de Resíduos Sólidos. Programas de Educação Ambiental. Outorgas de uso de água. Lançamento de efluentes.

Ementa: Política Nacional de Recursos Hídricos. Comitês de Bacias. Sistema Estadual de Recursos Hídricos. Uso sustentável da água no meio rural e urbano: armazenamento, irrigação, reuso da água da chuva. Ciclo hidrológico. Características físicas das Bacias Hidrográficas. Precipitação. Cálculo de vazões. Escoamento superficial. Evaporação e evapotranspiração. Controle de enchentes e inundações.

Ementa: Fundamentos à mecânica dos solos. Índices físicos dos solos. Origens e tipos de solo. Plasticidade, consistência e estrutura dos solos. Amostragem e reconhecimento do subsolo. Compactação dos solos. Tensões totais, efetivas e neutras. Distribuição de tensões. Sondagens. Ensaios laboratoriais de Mecânica do Solo aplicados à Engenharia Ambiental e Sanitária.

Ementa: Fisiologia vegetal: balanço de carbono em plantas, crescimento de plantas em solos com diferentes níveis de acidez, influência do ambiente sobre o crescimento e desenvolvimento das plantas: da germinação a senescência e plantas sob estresse.

Ementa: Cargas - Tensões e Deformações - Análise de Tensões - Tensões e Deformações devido a solicitações simples: tração, compressão, cisalhamento e torção.

Ementa: Geoprocessamento: conceitos básicos. Sistemas de informações geográficas. Cartografia para geoprocessamento. Tipo de dados em geoprocessamento. Representação computacional de dados geográficos. Operações de análise geográfica. Sensoriamento remoto: princípios físicos, sistemas sensores e satélite de SR. Comportamento espectral de alvos.Interpretação visual de imagens e processamento.

Carga Horária Total do Semestre: 360 horas.

Ementa: Histórico da Educação Ambiental. Modelo de desenvolvimento. Conceitos e propósitos da Educação ambiental. Transversalidade e interdisciplinaridade da Educação Ambiental. Elaboração de programas e projetos de Educação Ambiental: Apresentação, introdução, justificativa, objetivos, público-alvo, metas, metodologia, avaliação, formulação de indicadores, cronogramas (atividades e desembolso), lições aprendidas. Análise de cases.

Ementa: Sistema de abastecimento de água - SAA: mananciais de água, consumo de água, captação superficial, captação de água subterrânea, reservatórios de acumulação, tomada d'água, princípios da elevação de água, adução de água bruta e tratada, reservação, zonas pressão, operação de um sistema e distribuição.

Ementa: Hidrostática. Hidrodinâmica: condutos forçados, perda de carga principal e localizada. Projetos de Instalações Prediais. Encanamentos. Golpe de aríete. Bombas hidráulicas e instalações de bombeamento. Condutos livres.

Ementa: Bases teóricas e conhecimentos gerais de constituintes do solo e formação. Processos de degradação do solo em ambiente tropical, práticas de conservação de solo e ambiente, ocupação do solo e capacidade de uso. Recuperação e manejo de ecossistemas. Técnicas de recuperação de ecossistemas aquáticos e terrestres. Recuperação de áreas degradadas urbanas, de exploração mineral e de exploração agrícola.

Ementa: 1.Poluição e Qualidade das Águas – Conceitos. 2.Fontes de Poluição. 3.Padrões de Qualidade da Água. 4.Caracterização Qualitativa: parâmetros físico-químicos e bacteriológicos. 5.Padrões de Lançamento de Efluentes. 6.Efeitos da Poluição. Autodepuração, Eutrofização. 7.Decaimento Bacteriano. 8.Modelo de Qualidade de Água.

Ementa: Elaboração de projetos de intervenção, diagnóstico e revisão bibliográfica de análises de cases baseados em inovações tecnológicas ambientais sustentáveis.

Ementa: Recursos naturais renováveis e não renováveis. Sistema Nacional de Unidades de Conservação. Elaboração de Plano de Manejo de UC´s. Tecnologias e metodologias ambientais aplicados à preservação e conservação de recursos naturais.

Ementa: Materiais cerâmicos, plásticos e metálicos na engenharia ambiental. Seleção de materiais. Comportamento mecânico dos materiais. Materiais biodegradáveis e reciclagem.

Carga Horária Total do Semestre: 360 horas.

Ementa: Sistema de Esgotamento Sanitário: Conceitos básicos, componentes dos sistemas de esgotos, componentes da rede coletora de esgotos, quantificação de esgoto, hidráulica das redes de coleta, dimensionamento da rede coletora, recomendações de projeto, investigação preliminares, configurações de projeto, projeto de rede coletora.

Ementa: Reconhecimento, avaliação e controle dos riscos no ambiente do trabalho. Criação de recursos para controle dos riscos ocupacionais. Identificação das atribuições. Serviço especializado em segurança do trabalho. Desenvolvimento dos fundamentos básicos de segurança no trabalho. Normas de segurança no trabalho. OHSAS 18.001. PPRA – PCMSO. Mapa de riscos. Ergonomia. Acidente de trabalho.

Ementa: Gestão de resíduos sólidos no Brasil. Gerenciamento integrado de resíduos sólidos. Origem, definição e características dos resíduos. Acondicionamento. Coleta e transporte de resíduos sólidos. Transferência de resíduos. Limpeza de logradouros públicos. Recuperação de recicláveis. Tratamento de Resíduos Sólidos Urbanos. Disposição Final.

Ementa: Reflorestamento e Florestamento: conceito, importância. Espécies florestais formas de cultivo e manejo. Reposição Florestal para Melhoria da qualidade Ambiental. Plantio e Manejo de Florestas Cultivadas. Inventário Florestal. Uso de espécies para recuperação de áreas. Políticas Florestais e o Código Florestal. PRAD e PTRF (projeto técnico de reconstituição de flora).

Ementa: Poluição dos solos. Comportamento de poluentes no solo. Processo de identificação e de recuperação. Monitoramento de áreas contaminadas.

Ementa: Planejamento, elaboração e desenvolvimento de projetos de pesquisa de proteção de encosta e recuperação de áreas de deslizamento de terras. Projetos de viabilidade econômica e execução. Cronograma de atividades e elaboração do plano de ação.

Ementa: Demanda nacional de energia. Responsabilidade ambiental no uso da energia. Motores e geradores. Fontes de energia convencional e alternativas. Sustentabilidade no trato energético. Oportunidades

Ementa: Fontes de água. Normas de qualidade. Processos gerais de tratamento de água. Sedimentação simples. Aeração. Coagulação. Mistura. Floculação. Flotação. Decantação. Filtração rápida e lenta. Técnicas por membranas. Adsorção e troca iônica. Desinfecção. Técnicas especiais de tratamento de águas para fins domésticos e industriais. Abrandamento por precipitação. Remoção de ferro e manganês. Fluoretação. Estabilidade química. Tratamento de lodo de ETAs

Ementa: Esgoto sanitário. Tratamento de esgoto. Fossas sépticas e filtro anaeróbio. Redes urbanas de esgotos sanitários. Dimensionamento de estações de tratamento de esgoto sanitário e industrial. Decantadores. Lagoas de estabilização. Reator UASB.

Carga Horária Total do Semestre: 360 horas.

Ementa: Atividade obrigatória para a graduação, de interesse particular do aluno, como processo de iniciação na vida profissional, sendo regido pelas presentes normas e dispositivos legais, podendo ser desenvolvido em qualquer área profissionalizante do curso de Engenharia Ambiental e Sanitária.

Ementa: Administração e estilos liderança. Gestão de Pessoas. Gestão de Compras e Estoques. Gestão Financeira e Econômica. Gestão Empreendedora. Regulamentação e Ética Profissional.

Ementa: O monitoramento como ferramenta de avaliação da qualidade ambiental. Características e dinâmica de ecossistemas. Monitoramento de solos e substratos. Monitoramento de recursos hídricos. Monitoramento da atmosfera. Elaboração de projetos de monitoramento ambiental. Legislação brasileira e o monitoramento ambiental.

Ementa: Conceitos de planejamento urbano. Urbanização no Brasil. Organização Espacial, Rede Urbana e tipos de cidades. Políticas Urbanas. Teoria de planejamento. Planejamento no sistema de gestão ambiental. Uso e ocupação do solo. Instrumentos e institucionalidades. Legislação Urbanística. Plano Diretor.

Ementa: Atividades complementares e que possibilitem a integração das disciplinas cursadas até o 8o. período. Trabalho de formação profissional iniciando a rede de network. Engenharia Ambiental e Sanitária em escolas da rede estadual de ensino. Sucessão Ecológica. Bioma Cerrado: estrutura e características. ENADE.

Ementa: Produzir, redigir e defender um projeto de pesquisa científica em qualquer uma das áreas do curso de Engenharia Ambiental e Sanitária. O projeto deve conter pesquisa de campo ou laboratorial, além de pesquisa bibliográfica. A orientação deve ser realizada por um docente do Centro Universitário de Patos de Minas - UNIPAM.

Carga Horária Total do Semestre: 360 horas.

Ementa: Programas de certificação ambiental: ABNT NBR ISO 14001 – Sistema de Gestão Ambiental. LEED. Rainforest Alliance. Processo AQUA. FSC. LAIA - Levantamento de Aspectos e Impactos Ambientais. SGI – Sistema de gestão integrada - Meio Ambiente, Qualidade, Segurança do Trabalho e Responsabilidade Social. ABNT NBR ISO 19011 - Diretrizes para auditorias de sistema de gestão da qualidade e/ ou ambiental

Ementa: Atividade obrigatória para a graduação, de interesse particular do aluno, como processo de iniciação na vida profissional, sendo regido pelas presentes normas e dispositivos legais, podendo ser desenvolvido em qualquer área profissionalizante do curso de Engenharia Ambiental e Sanitária.

Ementa: Marketing e Merchandising: Conceitos, Fundamentos, Mercados e Modelos Mercadológicos. Marketing Aplicado às Questões Socioambientais.Estratégias e Técnicas Elaboração de Planos e Campanhas. A Participação da mídia e do Marketing Ambiental nos Programas de Educação Ambiental. Plano de Marketing Ambiental. Marketing Ambiental e Continuísmo. O Marketing do Selo Verde.

Ementa: SISNAMA. Regularização Ambiental. Estudos Ambientais. Processos de Averbação de Reservas Legais, Licenciamento Ambiental e de Outorga. Formulários FEAM para regularização. Legislação. Crédito Rural. Trabalho Interdisciplinar. Elaboração de Projetos de Averbação de Reserva Legal, Projetos de Outorga e Regularização Ambiental (Trabalho prático em grupo de caráter interdisciplinar).

Teste

Ementa: Sustentabilidade e segurança na Logística Reversa. Meio ambiente e competitividade. Operação em Serviços Logísticos. Abordagem conceitual da Logística de fluxos de retorno (reversa), relacionada ao gerenciamento de resíduos de pós-consumo e pós-venda, voltados para o equilíbrio ligado aos aspectos técnicos, econômicos e sociais do ambiente empresarial logístico. A logística reversa no reaproveitamento de embalagens e resíduos (tóxicos e não tóxicos), utilizados na produção, distribuição ou armazenagem. Oportunidades de negócios nos processos distributivos da reciclagem. Agências Reguladoras e a Parte Legal na L.R.

Teste

Teste

Ementa: Conceituação de impacto ambiental. Metodologias utilizadas como instrumento de identificação, descrição, seleção e valoração de impacto ambiental. Aplicação dos estudos de A. I. A. no Brasil, em países em desenvolvimento e desenvolvidos. Estudos de casos em avaliação de impacto ambiental. Licenciamento ambiental. Elaboração de EIA – RIMA. Elaboração de relatórios de perícia ambiental. Elaboração de Estudos de Impactos de Vizinhança.

Ementa: No Trabalho de Conclusão de Curso I, o aluno deverá desenvolver, redigir e fazer a defesa da pesquisa científica em qualquer área do curso de Engenharia Ambiental orientado por um professor do Centro Universitário de Patos de Minas. O projeto deverá ser redigido de acordo com as normas de uma revista científica, para que possa ser publicado posteriormente.

Carga Horária Total do Semestre: 520 horas.

TIAGO SANTOS E SOUZA

TIAGO SANTOS E SOUZA

E-mail: tiagoss@unipam.edu.br

Mestre em Engenharia Ambiental pela Fundação Universidade Federal do Tocantins (2011). Pós-graduado em Engenharia de Segurança do Trabalho pela Universidade Estadual de Maringá (2010). Graduado...

Acesse o Currículo: Clique Aqui


CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO

Estabelecidos no ESTATUTO conforme Art. 117 ao Art. 123.

ACESSE O ESTATUTO

Laboratórios e Ambientes

Ateliê de Desenho II
Ateliê de Desenho II

Saiba mais

Centro de Empreendedorismo e Aceleração de Negócios (oCEANo)
Centro de Empreendedorismo e Aceleração de Negócios (oCEANo)

Saiba mais

Laboratório de Ciência dos Materiais
Laboratório de Ciência dos Materiais

Saiba mais

Laboratório de Engenharia Química (LEQ)
Laboratório de Engenharia Química (LEQ)

Saiba mais

Laboratório de Física I
Laboratório de Física I

Saiba mais

Laboratório de Física II
Laboratório de Física II

Saiba mais

Laboratório de Hidráulica e Instalações Prediais
Laboratório de Hidráulica e Instalações Prediais

Saiba mais

Laboratório de Microbiologia
Laboratório de Microbiologia

Saiba mais

Laboratório de Monitoramento Ambiental
Laboratório de Monitoramento Ambiental

Saiba mais

Laboratório de Química Geral e Físico-Química
Laboratório de Química Geral e Físico-Química

Saiba mais

Laboratório de Resistência dos Materiais
Laboratório de Resistência dos Materiais

Saiba mais

Laboratório de Topografia
Laboratório de Topografia

Saiba mais

Laboratório e Central de Análises de Fertilidade do Solo
Laboratório e Central de Análises de Fertilidade do Solo

Saiba mais

Laboratório e Núcleo de Fisiologia e Estresse de Plantas
Laboratório e Núcleo de Fisiologia e Estresse de Plantas

Saiba mais

Laboratório e Núcleo de Pesquisa e Análise de Sementes
Laboratório e Núcleo de Pesquisa e Análise de Sementes

Saiba mais

Microusina Fotovoltaica
Microusina Fotovoltaica

Saiba mais

Sala de Informática Alfa - 207 Alfa
Sala de Informática Alfa - 207 Alfa

Saiba mais

Sala de Informática Amarela A - 104 F
Sala de Informática Amarela A - 104 F

Saiba mais

Sala de Informática Amarela B - 106 F
Sala de Informática Amarela B - 106 F

Saiba mais

Sala de Informática Azul A
Sala de Informática Azul A

Saiba mais

Sala de Informática Azul B
Sala de Informática Azul B

Saiba mais

Sala de Informática Branca - 112 F
Sala de Informática Branca - 112 F

Saiba mais

Sala de Informática Cedro - 306 I
Sala de Informática Cedro - 306 I

Saiba mais

Sala de Informática Cinza - 110 F
Sala de Informática Cinza - 110 F

Saiba mais

Sala de Informática Gaia - 304 H
Sala de Informática Gaia - 304 H

Saiba mais

Sala de Informática Juris - 109 C
Sala de Informática Juris - 109 C

Saiba mais

Sala de Informática Lírios - 121 M
Sala de Informática Lírios - 121 M

Saiba mais

Sala de Informática Manacás - 123 M
Sala de Informática Manacás - 123 M

Saiba mais

Sala de Informática Marte - 112 N
Sala de Informática Marte - 112 N

Saiba mais

Sala de Informática Ouro - 402 G
Sala de Informática Ouro - 402 G

Saiba mais

Sala de Informática Platina - 406 G
Sala de Informática Platina - 406 G

Saiba mais

Sala de Informática Prata - 103 G
Sala de Informática Prata - 103 G

Saiba mais

Sala de Informática Terra - 107 N
Sala de Informática Terra - 107 N

Saiba mais

Sala de Informática Topázio - 206 E
Sala de Informática Topázio - 206 E

Saiba mais

Sala de Informática Urano - 407 H
Sala de Informática Urano - 407 H

Saiba mais

Sala de Informática Verde - 114 F
Sala de Informática Verde - 114 F

Saiba mais

Sala de Informática Vermelha - 307 F
Sala de Informática Vermelha - 307 F

Saiba mais

Sala de Práticas Gerenciais (SPG)
Sala de Práticas Gerenciais (SPG)

Saiba mais

Sala Invertida - 110 N
Sala Invertida - 110 N

Saiba mais

Sala Invertida - 202 Alfa
Sala Invertida - 202 Alfa

Saiba mais

Sala Invertida - 213 N
Sala Invertida - 213 N

Saiba mais

Sala Invertida - 310 N
Sala Invertida - 310 N

Saiba mais

Sala Invertida - 311 Alfa
Sala Invertida - 311 Alfa

Saiba mais

Sala Invertida - 312 N
Sala Invertida - 312 N

Saiba mais

Sala Invertida I - 302 I
Sala Invertida I - 302 I

Saiba mais





3

ENADE

CONCEITO MEC

Grau:
Bacharelado

Duração:
10 Semestres

Vagas:

Mensalidade:
Ingressantes 2019 Noturno: R$ 1.182,00 

Selo Engenharia Ambiental e Sanitária

Avise-me sobre o próximo Vestibular

Última atualização: 02/01/2019 17:30

Notícias

UNIPAM realizou solenidade de colação de grau na última semana
06/08/2019 16:26    Sarah Dieine UNIPAM realizou...

[+] Leia Mais...

Palestra em comemoração a Semana do Meio Ambiente será realizada no UNIPAM
03/06/2019 16:36    Pollyana Silva Palestra em...

[+] Leia Mais...

Alunos do UNIPAM promoverão “Hora do Planeta” em Brumadinho
28/03/2019 08:38    Lélis Félix Alunos do UNIPAM...

[+] Leia Mais...

“Tragédias ambientais: conversa sobre Brumadinho” será tema de mesa redonda no UNIPAM
19/03/2019 12:28    Sarah Dieine “Tragédias...

[+] Leia Mais...

UNIPAM abre as inscrições do Bolsa Social
08/01/2019 09:19    ASCOM UNIPAM UNIPAM abre as...

[+] Leia Mais...

UNIPAM divulga datas das colações de grau dos formandos de 2018
30/10/2018 13:06    ASCOM UNIPAM UNIPAM divulga datas das...

[+] Leia Mais...

Inauguração das barracas universitárias acontece sábado
15/05/2018 10:40    Pollyana Silva Inauguração das...

[+] Leia Mais...

Liga Acadêmica de Microbiologia promove ciclo de palestras
26/04/2018 10:53    Sarah Dieine Liga Acadêmica de...

[+] Leia Mais...

Prêmio José Muriel Cardoso é concedido aos primeiros colocados do Vestibular 2018
23/04/2018 15:04    Pollyana Silva Prêmio José Muriel...

[+] Leia Mais...

Acontece no UNIPAM Semana Acadêmica de Engenharia Ambiental e Sanitária
17/04/2018 12:03    Pollyana Silva Acontece no UNIPAM...

[+] Leia Mais...

UNIPAM anuncia datas das Semanas Acadêmicas, Encontros e Fóruns do mês de abril
09/04/2018 13:56    Sarah Dieine UNIPAM anuncia datas das...

[+] Leia Mais...

Alunos de Engenharia Ambiental participam de bate-papo sobre o Mercado de Trabalho
04/04/2018 13:14    Sarah Dieine Alunos de Engenharia...

[+] Leia Mais...

Curso de Engenharia Ambiental realiza o evento “SustentAÇÃO”
05/03/2018 10:04    ASCOM UNIPAM Curso de Engenharia...

[+] Leia Mais...

Núcleo de Engenharia Ambiental e Sanitária do UNIPAM presta serviços à comunidade
27/02/2018 17:05    Laís Mota Núcleo de Engenharia...

[+] Leia Mais...

UNIPAM/ FEPAM e parceiros entregam kits escolares a crianças carentes
23/02/2018 13:20    Pollyana Silva UNIPAM/ FEPAM e...

[+] Leia Mais...

Inscrições para o PIBIC estão abertas
20/02/2018 11:06    Pollyana Silva Inscrições para o...

[+] Leia Mais...

Alunos de Engenharia Ambiental e Sanitária são aprovados em Programa de Mestrado
06/12/2017 13:20    Sarah Dieine Alunos de Engenharia...

[+] Leia Mais...

Crise Hídrica é tema de debate no UNIPAM
21/11/2017 15:00    Pollyana Silva Crise Hídrica é tema...

[+] Leia Mais...

Engenharia Ambiental promove mesa-redonda sobre crise hídrica
17/11/2017 13:00    Laryssa Caixeta/ASCOM UNIPAM Engenharia Ambiental...

[+] Leia Mais...

CENAR promove discussão sobre a Mata do Catingueiro
04/10/2017 12:45    Sarah Dieine CENAR promove discussão...

[+] Leia Mais...

Fábio Veras abre as atividades do CENAR 2017
03/10/2017 10:44    Pollyana Silva Fábio Veras abre as...

[+] Leia Mais...

CENAR acontece na próxima semana
29/09/2017 10:46    Pollyana Silva CENAR acontece na...

[+] Leia Mais...

NDE e alunos de Engenharia Ambiental e Sanitária promovem campanha solidária
28/09/2017 09:07    ASCOM UNIPAM NDE e alunos de...

[+] Leia Mais...

Curso de Engenharia Ambiental e Sanitária promove Passeio Ciclístico
28/09/2017 09:04    Curso de Engenharia...

[+] Leia Mais...

Convite: Passeio Ciclístico neste sábado, participe!
21/09/2017 08:24    ASCOM UNIPAM Convite: Passeio...

[+] Leia Mais...

Cursos do UNIPAM são contemplados com estrelas do Guia do Estudante
31/08/2017 10:00    ASCOM UNIPAM Cursos do UNIPAM são...

[+] Leia Mais...

Alunos de Engenharia Ambiental e Sanitária têm trabalho premiado em Simpósio Brasileiro
18/08/2017 13:49    ASCOM UNIPAM Alunos de Engenharia...

[+] Leia Mais...

Coordenador de Engenharia Ambiental e Sanitária preside Fórum Nacional
16/08/2017 13:10    ASCOM UNIPAM Coordenador de...

[+] Leia Mais...

Alunos de Engenharia Ambiental instalam fossa ecológica na zona rural
27/06/2017 13:01    Laryssa Caixeta Alunos de Engenharia...

[+] Leia Mais...

Assessor Jurídico do UNIPAM desenvolve aplicativo sobre o novo Código de Processo Civil
09/06/2017 15:04    Laryssa Caixeta Assessor Jurídico do...

[+] Leia Mais...


Depoimentos

O curso prepara o profissional para gerir as mais diversas áreas de avaliação ambiental, tais como gestão residual e recursos hídricos, aplicar ações mitigadoras a fim de evitar desastres de origem antrópica.

Afonso Ribeiro
Afonso Ribeiro - Aluno UNIPAM

O diferencial do nosso curso é a qualidade de ensino e estrutura oferecidos pela instituição e o interesse da coordenação em nos fazer crescer e conquistar nosso espaço no mercado.

 Thiago Braga Pinheiro
Thiago Braga Pinheiro - Estudante de Engenharia Ambiental e Sanitarista – 8º Período

A graduação no UNIPAM me agregou experiência e maturidade. A base que tive como graduanda foi imprescindível para que eu pudesse chegar ao mestrado acadêmico.

Jackeline de Siqueira Castro
Jackeline de Siqueira Castro - Engenheira Ambiental e Sanitarista / Mestranda em Engenharia Civil – UFV - Área de concentração: Sanitária e Ambiental

Galeria

Eventos

Evento do Unipam
Suicídio: Reflexões e... 30/08/2019 à 30/08/2019

O evento é alusivo as comemorações...

Saiba mais

Evento do Unipam
Empreendedorismo Social... 07/03/2019 à 07/03/2019

...

Saiba mais

Evento do Unipam
Hora do Planeta -... 30/03/2019 à 30/03/2019

- As vagas apenas estão reservadas...

Saiba mais

Evento do Unipam
Conversa sobre... 19/03/2019 à 19/03/2019

Conversa com profissionais sobre as...

Saiba mais

Evento do Unipam
GEPE - Discussões... 22/08/2018 à 24/08/2018

Levar os dados preliminares obtidos,...

Saiba mais

Evento do Unipam
Concurso de Fotografias 08/05/2018 à 11/05/2018

- O pagamento e entrega das...

Saiba mais

Evento do Unipam
GEPE - Discussões... 06/04/2018 à 06/04/2018

O encontro será na sala 215, Bloco M,...

Saiba mais

Evento do Unipam
Submarino - Segurança... 09/03/2019 à 09/03/2019

O evento será dia 09/03/2019 das...

Saiba mais

Cursos

Curso de Nutrição Esportiva
Curso de Nutrição... 11/05/2019 à 11/05/2019

A inscrição deverá ser feita no site...

Saiba mais

Treinamento Paralímpico
Treinamento Paralímpico 27/04/2019 à 28/04/2019

Os alunos devem se inscrever pelo site,...

Saiba mais

Evento do Unipam
SUBMARINO 28/04/2018 à 28/04/2018

Andressa Ariely - CEO da empresa O Bem...

Saiba mais

Evento do Unipam
CURSO LIVRE DE LIBRAS... 16/02/2019 à 29/06/2019

O curso é aberto para qualquer tipo de...

Saiba mais

Evento do Unipam
Jogos Digitais: Blender... 14/06/2018 à 05/07/2018

Os alunos interessados devem se...

Saiba mais

Evento do Unipam
Desenvolvimento Mobile... 07/04/2018 à 05/05/2018

Os alunos interessados devem se...

Saiba mais




Atividades dos alunos

Parceria Grupo Ferrero - certificação de café
31/12/1969    Engenharia Ambiental e Sanitária UNIPAM Parceria Grupo Ferrero -...

[+] Leia Mais...

Parceria do curso com o Corpo de Bombeiros
10/11/2016    Engenharia Ambiental e Sanitária UNIPAM Parceria do curso com o...

[+] Leia Mais...

Projeto Integrador
31/12/1969    Engenharia Ambiental e Sanitária do UNIPAM Projeto Integrador

[+] Leia Mais...

Metodologia de Aprendizagem - PBL
31/12/1969    Engenharia Ambiental e Sanitária UNIPAM Metodologia de...

[+] Leia Mais...