EDUCAÇÃO FÍSICA

Educação Física

O curso

Com duração de quatro anos (oito semestres), o bacharelado em Educação Física propicia a capacitação teórica e prática para o profissional atuar nas diferentes áreas que o possibilitarão intervir, acadêmica e profissionalmente, de forma deliberada, adequada e eticamente balizada nos campos de prevenção, de promoção, de proteção e de reabilitação da saúde; da formação cultura; da educação e da reeducação motora; do rendimento físico-esportivo; do lazer; da gestão de empreendimentos relacionados às atividades físicas, recreativas e esportivas; além de outros campos que oportunizem ou que venham a oportunizar a prática de atividades físicas, recreativas e esportivas. O curso também capacita o profissional a participar, a assessorar, a coordenar, a liderar e a gerenciar equipes multiprofissionais da área da saúde pública e privada, bem como no desenvolvimento de pesquisa e na produção de conhecimento.

Bacharelado


- Academias (musculação, ginástica, spinning, natação, hidroginástica, entre outras);
- Clubes esportivos;
- Personal training;
- Centro de treinamento;
- Empresas;
- Saúde pública (NASF, PSF e CRAS);
- Hotéis;
- Spas;
- Hospitais;
- Universidades;
- Laboratórios de pesquisa.


Licenciatura


- Ensino Básico, público e/ou privado.
- Podendo atuar em:
   - creches,
   - no ensino infantil,
   - no ensino fundamental (1º ao 9º ano),
   - no ensino médio, e/ou mesmo
   - no ensino superior.

Bacharelado

O mercado de fitness está em plena expansão no Brasil em razão da ênfase da mídia quanto à importância da atividade física para a saúde e para a qualidade de vida. Partindo desse pressuposto, houve um aumento na procura da comunidade por atividades físicas orientadas por profissionais, a partir de um crescimento constante no número de academias e de projetos voltados para a atenção da saúde da população.

Licenciatura

O mercado de trabalho para o professor de Educação Física formado em licenciatura está no ensino básico, na rede pública e privada, como também nas universidades, tendo oportunidade de atuar em diferentes realidades, a partir do acesso às escolas com as mais diferentes condições de formação humana, cultural e socioeconômica. O professor de Educação Física leva aos seus alunos ensinamentos sobre os aspectos físico-motor, psíquico, cognitivo e emocional do ser humano, e a conscientização sobre a necessidade de manterem-se em movimento em prol da saúde e qualidade de vida.

Ementa:> Estuda a organização do corpo humano, em um aspecto topográfico e orgânico morfofuncional dos sistemas esquelético, articular, muscular, cardiovascular, respiratório, digestório, urinário, genital masculino e feminino, numa perspectiva interdisciplinar.

Ementa:> Estudo das danças clássicas nos diversos contextos histórico-culturais, as danças da cultura brasileira e os benefícios da dança, numa perspectiva interdisciplinar. Aborda o estudo do ritmo, o som musical, a educação rítmica corporal, os gêneros musicais e as danças da cultura brasileira, a música aplicada ao movimento, a dança e a consciência corporal, as técnicas da dança criativa, a montagem coreográfica, e a quadrilha junina.

Ementa:> Conceitos da Filosofia, História e Sociologia, da Antiguidade ao século XXI, tanto no cenário europeu como no contexto brasileiro a partir do século XVI. As contribuições desses campos de conhecimento para o entendimento do ser humano, da sociedade e da escola, em particular.

Ementa:> A noção de linguagem como interação e o domínio de mecanismos linguísticos (gramaticais) e discursivos que permitam ao usuário da língua não só a leitura eficiente de textos variados, mas também a produção deles, a fim de que possa interagir e atuar sobre o(s) outro(s), social e profissionalmente.

Ementa:> Aprendizado do manuseio do portal acadêmico, do manual de normatização de trabalhos acadêmicos. Orientação e acompanhamento de atividades programadas pelos docentes das disciplinas do primeiro período numa perspectiva interdisciplinar, contemplando o trabalho em equipe. Elaboração de resenha, esquema e resumo. Trabalho integrador.

Ementa:> Estuda as características e as funções do recreacionista, os tipos de jogos, a organização, planejamento e desenvolvimento de atividades recreativas, o lazer e a cultura, bem como, as atividades e os eventos de recreação e lazer dentro de uma abordagem teórico-prática numa perspectiva interdisciplinar. A recreação e o lazer na formação do indivíduo e na sustentabilidade ambiental.

Carga Horária Total do Semestre: 400 horas.

Ementa:> Estuda a organização estrutural do corpo humano do ponto de vista de sua topografia e das estruturas anatômicas dos membros superior e inferior, abdome, tórax, dorso e coluna, cabeça e pescoço, numa perspectiva interdisciplinar.

Ementa:> Vírus ao procarionte e eucarionte. Citologia: célula procariota e eucariota e suas organelas citoplasmáticas e hialoplasma. Histologia: tecidos Epitelial, Conjuntivos,Muscular e Neural. Sistemas: tegumentar, Circulatório,Digestivo e Glândulas Anexas, Respiratório, Urinário e Endócrino.

Ementa:> Características físicas e psicossociais do desenvolvimento do recém-nascido até a vida adulta. Análise dos mecanismos e variáveis que influenciam o desenvolvimento humano nas diferentes fases do indivíduo

Ementa:> Estudo de temas clássicos e contemporâneos essenciais para o entendimento da configuração do mundo atual nas perspectivas histórica, antropológica, sociológica e filosófica.

Ementa:> Introdução ao conhecimento dos fundamentos técnico-tático do handebol e de seus processos de ensino e aprendizagem nas mais diversas manifestações do esporte, considerando as várias faixas etárias e os níveis de rendimento esportivo desta modalidade esportiva, numa perspectiva interdisciplinar.

Ementa:> Conhecer o sujeito surdo e compreender o sistema linguístico da Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS – para facilitar a comunicação entre os ouvintes e surdos usuários da LIBRAS, dentro de uma abordagem teórico-prática numa perspectiva interdisciplinar.

Ementa:> Estudo das técnicas e procedimentos de desenvolvimento de trabalhos acadêmico científicos, citação e referência. Preparação e desenvolvimento de seminário, e trabalho Integrador, contemplando o trabalho em equipe.

Carga Horária Total do Semestre: 380 horas.

Ementa:> Estuda a história do Atletismo e as diferentes modalidades de corridas dentro de uma abordagem teórico-prática numa perspectiva interdisciplinar. Aborda a biomecânica dos saltos, dos lançamentos e arremesso, heptatlo e decatlo, bem como fundamentos e processos pedagógicos e suas regras.

Ementa:> Anabolismo e catabolismo, Estrutura de biomoléculas. Carboidratos: classificação, função, metabolismo. Lipídios: definição, classificação, função, metabolismo. Proteínas: propriedades, classificação e características, funções, desnaturação, metabolismo. Enzimas: definição, função, complexo enzimático, velocidade enzimática. Regulação metabólica. Integração metabólica.

Ementa:> Estuda os conceitos básicos e integrativos da fisiologia humana, bem como os seus mecanismos de ação, dentro de uma abordagem teórico-prática numa perspectiva interdisciplinar. Aborda a fisiologia e biofísica celular, fisiologia da contração muscular, cardiovascular, dos sistemas respiratório, nervoso central e periférico, endócrino, renal e digestório.

Ementa:> Estudo da história da Ginástica Rítmica e Geral, e seus elementos corporais específicos. Aplicabilidade da Ginástica Rítmica e Geral no ensino formal e informal com materiais alternativos e oficiais. Princípios básicos para elaboração de uma série coreográfica.

Ementa:> Conhecimento da organização morfofuncional do sistema nervoso humano.

Ementa:> Pesquisa, análise e apresentação de temas atuais intrínsecos em Educação e Sáude, Meio Ambiente, Étnica-Social. Apresentação do tema para a comunidade escolar.

Ementa:> Características e instâncias da aprendizagem, novos conceitos de inteligência, contribuições de Jean Piaget, Vygotsky e Henri Wallon, para a educação.

Carga Horária Total do Semestre: 380 horas.

Ementa:> Estudo da anatomofisiologia, dos aspectos da fisiologia da contração muscular. Movimentos do corpo humano e aplicações das leis físicas aos mecanismos dos movimentos, dentro de uma abordagem teórico-prática numa perspectiva interdisciplinar. O corpo como sistema de alavancas. Análise e avaliação dos movimentos: amplitude, músculos envolvidos e graus de normalidade.

Ementa:> Trata das práxis pedagógicas da Educação Física na educação Infantil, primeira e segunda etapas do ensino fundamental e ensino médio, tendo em conta: identificação das correntes sociológicas, pedagógicas e filosóficas, além das principais abordagens da educação física. Estudo e prática das atividades múltiplas no contexto escolar. Domínios do comportamento humano e o movimento. Jogos, análise, elaboração e aplicação de conteúdos e correspondentes estratégias, bem como técnicas de ensino no processo educativo. Introdução de jogos cooperativos, sociais e competitivos. Utilização de materiais alternativos (seu uso e construção), avaliação do processo ensino-aprendizagem. O esporte como fenômeno cultural. Atividades da cultura corporal e do movimento.

Ementa:> Principais acontecimentos e evolução da Educação Física na História Geral, da pré-história a história moderna. As bases políticas, econômicas e sociais que influenciaram a educação física na Europa. Resgate e análise da Educação Física no Brasil, bem como sua evolução e as diversas manifestações da cultura humana.

Ementa:> Didática: histórico, concepções e finalidades. Tendências pedagógicas e suas finalidades no processo ensino-aprendizagem. O planejamento como instrumento da ação educativa. Métodos de ensino. A relação professor-aluno. Modalidades e instrumentos de avaliação e suas respectivas funções.

Ementa:> Projeto de empreendedorismo com enfoque de negócios e desenvolvimento de ideias. Elaboração e execução do projeto empreendedor.

Ementa:> Disciplina de caráter teórico-prático que irá trabalhar os processos de iniciação e treinamento dos movimentos fundamentais do voleibol na perspectiva do esporte educação e de rendimento numa abordagem interdisciplinar.

Carga Horária Total do Semestre: 380 horas.

Ementa: Estuda a organização do corpo humano, em um aspecto topográfico e orgânico morfofuncional dos sistemas esquelético, articular, muscular, cardiovascular, respiratório, digestório, urinário, genital masculino e feminino, numa perspectiva interdisciplinar.

Ementa: -Estudo da dança nos diversos contextos histórico-culturais; seus estilos e significados ao longo dos tempos. -Noções da importância da dança para os seres humanos. -Noções básicas de ritmo, dos gêneros musicais e de música aplicada ao movimento. -Princípios básicos de técnicas variadas aplicadas na criação coreográfica. -Estudo de dança criativa, seus símbolos e aplicabilidade no ensino formal e informal. -Movimentos básicos da dança universal, criação coreográfica e sua aplicabilidade no ensino formal e informal.

Ementa: A noção de linguagem como interação e o domínio de mecanismos linguísticos (gramaticais) e discursivos que permitam ao usuário da língua não só a leitura eficiente de textos variados, mas também a produção deles, a fim de que possa interagir e atuar sobre o(s) outro(s), social e profissionalmente.

Ementa: Aprendizado do manuseio do portal acadêmico, do manual de normatização de trabalhos acadêmicos. Orientação e acompanhamento de atividades programadas pelos docentes das disciplinas do primeiro período numa perspectiva interdisciplinar, contemplando o trabalho em equipe. Elaboração de resenha, esquema e resumo. Trabalho integrador.

Ementa: Estudo dos conceitos, fundamentos teóricos e políticas públicas de lazer, dentro de uma abordagem teórico-prática numa perspectiva interdisciplinar. Características e perfil do profissional de recreação. Aplicações e áreas de atuação do lazer em clubes, hotéis, condomínios, etc. Planejamento e organização de atividades de lazer.

Carga Horária Total do Semestre: 360 horas.

Ementa: Estuda a organização estrutural do corpo humano do ponto de vista de sua topografia e das estruturas anatômicas dos membros superior e inferior, abdome, tórax, dorso e coluna, cabeça e pescoço, numa perspectiva interdisciplinar.

Ementa: Processos evolutivos citológicos: do procarionte ao eucarionte. Citologia: vírus, célula procariota e eucariota, desde suas organelas citoplasmáticas e núcleo até membranas. Histologia: tecidos Epitelial, Conjuntivos, Muscular e Neural. Sistemas: tegumentar, Circulatório,Digestivo e Glândulas Anexas, Respiratório, Urinário e Endócrino.

Ementa: Características físicas e psicossociais do recém nascido até a vida adulta. Análise dos mecanismos e variáveis que influenciam o desenvolvimento humano nas diferentes fases.

Ementa: Estudo de temas clássicos e contemporâneos essenciais para o entendimento da configuração do mundo atual nas perspectivas histórica, antropológica, sociológica e filosófica. Conhecimento dos aspectos caracterizadores da formação étnico-racial e cultural da sociedade brasileira.

Ementa: - Introdução ao conhecimento dos fundamentos técnico-tático do handebol e de seus processos de ensino e aprendizagem considerando as várias faixas etárias e os níveis de rendimento esportivo desta modalidade.

Ementa: Estudo das técnicas e procedimentos de desenvolvimento de trabalhos acadêmico científicos, citação e referência. Preparação e desenvolvimento de seminário, e trabalho Integrador.

Carga Horária Total do Semestre: 340 horas.

GILSON CAIXETA BORGES

GILSON CAIXETA BORGES

E-mail: gilsoncb@unipam.edu.br

Possui graduação em Educação Física pela Universidade Federal de Viçosa(1985), especialização em Ciência do Exercício físico na saúde e personal pela Universidade de Franca(2001),...

Acesse o Currículo: Clique Aqui


CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO

Estabelecidos no ESTATUTO conforme Art. 117 ao Art. 123.

ACESSE O ESTATUTO

Laboratórios e Ambientes

Academia de Musculação
Academia de Musculação

Saiba mais

Centro de Empreendedorismo e Aceleração de Negócios (oCEANo)
Centro de Empreendedorismo e Aceleração de Negócios (oCEANo)

Saiba mais

Ginásio Poliesportivo I
Ginásio Poliesportivo I

Saiba mais

Ginásio Poliesportivo II
Ginásio Poliesportivo II

Saiba mais

Laboratório de Anatomia Humana
Laboratório de Anatomia Humana

Saiba mais

Laboratório de Avaliação Física e Fisiologia do Exercício (LAFIFE)
Laboratório de Avaliação Física e Fisiologia do Exercício (LAFIFE)

Saiba mais

Laboratório de Microscopia
Laboratório de Microscopia

Saiba mais

Piscina Universitária
Piscina Universitária

Saiba mais

Pista de Atletismo e Campo de Futebol
Pista de Atletismo e Campo de Futebol

Saiba mais

Sala de Informática Alfa - 207 Alfa
Sala de Informática Alfa - 207 Alfa

Saiba mais

Sala de Informática Amarela A - 104 F
Sala de Informática Amarela A - 104 F

Saiba mais

Sala de Informática Amarela B - 106 F
Sala de Informática Amarela B - 106 F

Saiba mais

Sala de Informática Azul A
Sala de Informática Azul A

Saiba mais

Sala de Informática Azul B
Sala de Informática Azul B

Saiba mais

Sala de Informática Branca - 112 F
Sala de Informática Branca - 112 F

Saiba mais

Sala de Informática Cedro - 306 I
Sala de Informática Cedro - 306 I

Saiba mais

Sala de Informática Cinza - 110 F
Sala de Informática Cinza - 110 F

Saiba mais

Sala de Informática Gaia - 304 H
Sala de Informática Gaia - 304 H

Saiba mais

Sala de Informática Juris - 109 C
Sala de Informática Juris - 109 C

Saiba mais

Sala de Informática Lírios - 121 M
Sala de Informática Lírios - 121 M

Saiba mais

Sala de Informática Manacás - 123 M
Sala de Informática Manacás - 123 M

Saiba mais

Sala de Informática Marte - 112 N
Sala de Informática Marte - 112 N

Saiba mais

Sala de Informática Ouro - 402 G
Sala de Informática Ouro - 402 G

Saiba mais

Sala de Informática Platina - 406 G
Sala de Informática Platina - 406 G

Saiba mais

Sala de Informática Prata - 103 G
Sala de Informática Prata - 103 G

Saiba mais

Sala de Informática Terra - 107 N
Sala de Informática Terra - 107 N

Saiba mais

Sala de Informática Topázio - 206 E
Sala de Informática Topázio - 206 E

Saiba mais

Sala de Informática Urano - 407 H
Sala de Informática Urano - 407 H

Saiba mais

Sala de Informática Verde - 114 F
Sala de Informática Verde - 114 F

Saiba mais

Sala de Informática Vermelha - 307 F
Sala de Informática Vermelha - 307 F

Saiba mais

Sala de Práticas Gerenciais (SPG)
Sala de Práticas Gerenciais (SPG)

Saiba mais

Sala Invertida I - 302 I
Sala Invertida I - 302 I

Saiba mais

Sala Invertida II - 202 Alfa
Sala Invertida II - 202 Alfa

Saiba mais

Sala Invertida III - 311 Alfa
Sala Invertida III - 311 Alfa

Saiba mais

Sala Invertida IV - 110 N
Sala Invertida IV - 110 N

Saiba mais

Sala Invertida V - 213 N
Sala Invertida V - 213 N

Saiba mais

Sala Invertida VI - 310 N
Sala Invertida VI - 310 N

Saiba mais

Sala Invertida VII - 312 N
Sala Invertida VII - 312 N

Saiba mais

Salão de Ginástica e Dança
Salão de Ginástica e Dança

Saiba mais





4

ENADE

CONCEITO MEC

Grau:
Licenciatura

Duração:
8 Semestres

Vagas:
Bacharelado: 66 vagas
Licenciatura: 132 vagas

Mensalidade:
Ingressantes 2019 Bacharel: R$ 959,00 

Selo Educação Física

Avise-me sobre o próximo Vestibular

Notícias Recentes






Última atualização: 02/07/2018 17:30

Eventos