TECNOLOGIA EM GESTÃO COMERCIAL

Tecnologia em Gestão Comercial

O curso

Os cursos de tecnologia são cursos superiores de formação profissional. O tecnólogo em Gestão Comercial obterá o seu diploma superior em um curto espaço de tempo, ou seja, em dois anos. Essa agilidade é possível graças ao formato prático e objetivo do curso, que atende às demandas de competências determinadas pelo próprio mercado de trabalho.

Como tecnólogo em Gestão Comercial, o profissional estará apto a gerenciar a comercialização de produtos e de serviços e a compreender as atividades relacionadas ao setor comercial, como marketing, recursos humanos, logística, contabilidade, gestão financeira, entre outras. O tecnólogo atuará na solução de problemas empresariais e na melhoria da qualidade de vida dos seus produtos e dos seus serviços. Além de tudo isso, o profissional ainda poderá participar de concursos públicos de nível superior ou dar continuidade aos seus estudos por meio de pós-graduação, de mestrado ou de doutorado.

O curso oferece uma formação que amplia muito as áreas de atuação do gestor comercial, que estará capacitado a exercer funções de gerência, de coordenação e de supervisão em indústrias, em centros atacadistas, em empresas varejistas, em empresas prestadoras de serviços e em órgãos públicos federais, estaduais e municipais. O tecnólogo em Gestão Comercial possui, também, competências e habilidades empreendedoras para atuar em um negócio próprio.

O mercado de trabalho para o setor comercial está se profissionalizando cada vez mais. Para enfrentar as inúmeras dificuldades do cenário nacional e a influência do cenário internacional, as empresas precisam de profissionais capazes de inovar, de planejar, de coordenar e de controlar os escassos recursos produtivos disponíveis. Além disso, com a nova tecnologia, as empresas passaram a necessitar de uma mão de obra capacitada para utilizá-la de forma eficiente e produtiva.

Diante do panorama nacional das indústrias, do comércio, das empresas rurais e das prestadoras de serviços, a demanda por profissionais com formação superior e que dominem as técnicas de gestão organizacional começou a ser crescente. Devido à escassez de profissionais que atendam às exigências de mercado, o nível salarial encontra-se em ascensão.

Ementa: 

Ementa: Estudo de temas clássicos e contemporâneos essenciais para o entendimento da configuração do mundo atual nas perspectivas histórica, antropológica, sociológica e filosófica.

Ementa: O curso se inicia com uma introdução aos conceitos de sistema de administração de materiais, abordando os seus objetivos, finalidades, funções, organização e estrutura. Serão abordados temas como Gestão de estoques, gestão de compras e logística. O curso encerra-se com o desenvolvimento do conteúdo sobre a gestão dos recursos patrimoniais. Tais conceitos buscam formar um profissional de administração capacitado para tomar decisões relacionadas à administração de materiais, dentro dos cenários atuais.

Ementa: A ética aplicada aos negócios. Dos direitos do consumidor. Das infrações penais. Do sistema nacional de defesa do consumidor. Da convenção coletiva de consumo. Disposições finais

Ementa: Introdução de conhecimento básico em informática, abordando a arquitetura de computadores e os principais componentes do hardware. Conceitos de Sistema Operacional, Utilitários e de Aplicativos de produtividade no trabalho. Utilização de aplicativos do pacote MS Office: Processador de texto Word, Apresentação gráfica PowerPoint e Planilha eletrônica Excel em atividades acadêmicas e profissionais, principalmente na documentação dos registros, controles, acompanhamento e fiscalização dos processos relativos ao desempenho da atividade profissional. Ênfase é dada à operação dos aplicativos e gestão de arquivos em redes corporativas.

Ementa: - Rotinas e ferramentas acadêmicas do curso e da instituição. - Hábitos e técnicas de estudo. - Técnicas, procedimentos e estratégias de desenvolvimento de trabalhos acadêmico-científicos. - Atividades programadas pelas disciplinas do período. - Trabalho Interdisciplinar (TI).

Ementa: Introdução aos fundamentos da psicologia (definição, relação com o mundo de trabalho, transformações na sociedade e nas organizações, contextualização). Estrutura da personalidade: foco no indivíduo e foco no ambiente. Determinantes do comportamento individual: autoestima, percepção, inteligência emocional,motivação, criatividade e processos de comunicação. Determinantes do comportamento grupal: grupos, conflitos, equipes e liderança.

Ementa: Visão Geral da Administração. Conceitos básicos. Antecedentes históricos da Administração. Administração Científica. Teoria Clássica. Burocracia. Teoria das Relações Humanas. Teoria Comportamental. Estruturalismo. Abordagem Sistêmica. Teoria da Contingência

Carga Horária Total do Semestre: 440 horas.

Ementa: Breve histórico da contabilidade, conceitos, usuários. As mutações patrimoniais. A estrutura patrimonial. O método das partidas dobradas. As variações do patrimônio líquido (despesas e receitas), apuração do resultado. Elaboração de um plano de contas simplificado. Noções básicas do regime de competência - despesas e receitas antecipadas, provisões retificadoras de contas do ativo. Noções da demonstração do resultado do exercício. Estudo dos princípios e convenções contábeis. Embasamento teórico-prático do administrador de empresas. A gestão empresarial através dos relatórios contábeis e seu campo de aplicação.

Ementa: Direito do Trabalho e legislação social. Sujeito da relação de emprego:empregado. Sujeito da relação de emprego: empregador. Admissão do empregado. Contrato de trabalho. Vigência do contrato. Flexibilização nos contratos de trabalho. Desligamento do empregado. Organização sindical patronal e de empregados.

Ementa: A noção de linguagem como interação e o domínio de mecanismos linguísticos (gramaticais) e discursivos que permitam ao usuário da língua não só a leitura eficiente de textos variados, mas também a produção deles, a fim de que possa interagir e atuar sobre o(s) outro(s), social e profissionalmente.

Ementa: Desenvolver trabalhos inerentes ao conteúdo ministrado no curso de Gestão Comercial

Ementa: A disciplina inicia-se com os conceitos básicos de sistemas de informação, perpassando pelos conceitos de sistemas de informação de apoio às operações para que, posteriormente, engendrem-se os conceitos de sistemas de apoio à gerência. A partir destes últimos conceitos, aprofundam-se nos sistemas de informação gerencial, demonstrando a importância e os seus impactos nas operações empresariais. Em seguida, são trabalhados os conceitos e aplicações dos sistemas de suporte à decisão e dos sistemas de informação executiva para as táticas e para as estratégias empresarias, respectivamente. O conteúdo encerra-se com o estudo e a aplicação de métodos para escolha de softwares empresariais.

Ementa: Teoria Neoclássica da Administração, Decorrências da Abordagem Neoclássica, Administração por objetivos. Fatores relevantes do ambiente onde as empresas operam. Planejamento empresarial e Estratégias empresariais. Função Organização: Estrutura Organizacional e departamentalização. Teoria do desenvolvimento Organizacional: Cultura e Clima Organizacional. Função Direção: liderança, motivação e comunicação. Função Controle. Perspectivas da Teoria das Organizações, Alcance e Limites da Teoria das Organizações.

Carga Horária Total do Semestre: 400 horas.

Ementa: Conceitos básicos e objeto da economia; a escassez e a necessidade de escolha; comportamento do produtor; comportamento do consumidor; sistemas econômicos de organização dos mercados. Fundamentos de teoria e Política Macroeconômica; a mensuração da atividade econômica; noções de economia monetária; noções de economia internacional.

Ementa: Definição e conceituação de marketing, O ambiente de Marketing, Valor para o cliente. Planejamento Estratégico no marketing, Pesquisa de Marketing, O comportamento do consumidor, Comportamento de compra do mercado organizacional.

Ementa: Transmitir a teoria da Gestão de Custos ao aluno de forma a capacitá-lo para o pleno entendimento da linguagem de custos, enfocar os aspectos que possibilitam o processo decisório, tais como: terminologia, classificação e comportamento dos custos, apuração do resultado, custos indiretos e produção, mão de obra direta, sistemas de custeamento, produção conjunta, custos para controle, custos para decisão - relação custo/volume/lucro, custeio direto (custeio variável), método do custeio ABC, e o uso dos custos na determinação dos preços.

Ementa: • Juros simples:juros, montante e descontos. Juros compostos: juros e montante. Taxa nominais e efetivas. Taxas equivalentes e equivalência de capital. Fluxo de caixa. Sistema de amortização de empréstimos. Análise de viabilidade econômica de projeto.

Ementa: - Rotinas e ferramentas acadêmicas do curso e da instituição. - Hábitos e técnicas de estudo. - Técnicas, procedimentos e estratégias de desenvolvimento de trabalhos acadêmico-científicos. - Atividades programadas pelas disciplinas do período. - Trabalho Interdisciplinar (TI).

Carga Horária Total do Semestre: 400 horas.

Ementa: Administração do capital de giro: aplicação e geração de recursos dos negócios com foco no varejo. Análise da dinâmica financeira das empresas. Planejamento e controle de resultados: orçamento empresarial.

Ementa: A importância da função de vendas no composto mercadológico. Os principais conceitos relacionados às decisões na administração de vendas. Objetivos e funções da administração de vendas. Planejamento de vendas. Organização de vendas. Motivação de vendas. Técnicas de vendas. Controle de vendas.

Ementa: A disciplina inicia-se com as explanações acerca dos objetivos e Tendências da Administração de Recursos Humanos (ARH), bem como as Políticas da ARH que vêm ao longo dos anos sendo alvo de constantes modificações a fim de acompanharem o desenvolvimento do mercado. Posteriormente serão introduzidos conceitos e ferramentas da Gestão de Pessoas, a saber: Recrutamento e Seleção de Pessoal, Treinamento e Desenvolvimento de Pessoal, Avaliação de Desempenho.

Ementa: Simulação de jogos de empresas vivenciando as áreas de administração geral. Administração de Vendas. Administração da produção. Administração financeira e administração de recursos humanos.

Ementa: Conhecer o sujeito surdo e compreender o sistema lingüístico da Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS – para facilitar a comunicação entre os ouvintes e surdos usuários da LIBRAS.

Ementa: Desenvolver trabalhos inerentes ao conteúdo ministrado no curso de Gestão Comercial

Ementa: Promoção de vendas e merchandising - histórico, definições, funções, técnicas, atividades; Diferenças entre promoção de vendas e merchandising; Objetivos comuns de promoção de vendas e merchandising; Compras planejadas e por impulso; princípios éticos da promoção de vendas; Planejamento da promoção de vendas.

Carga Horária Total do Semestre: 400 horas.

LAÉRCIO JOSÉ VIDA

LAÉRCIO JOSÉ VIDA

E-mail: [email protected]

Doutorando em Administração pela FUMEC - Belo Horizonte; Mestre em Administração Profissional pela FEAD-Minas Belo Horizonte ; Pós-graduação em Gestão Empresarial; Pós-graduação em...

Acesse o Currículo: Clique Aqui


CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO

Estabelecidos no ESTATUTO conforme Art. 117 ao Art. 123.

ACESSE O ESTATUTO

Laboratórios e Ambientes

Sala de Informática Alfa - 205 Alfa
Sala de Informática Alfa - 205 Alfa

Saiba mais

Sala de Informática Amarela A - 104 F
Sala de Informática Amarela A - 104 F

Saiba mais

Sala de Informática Amarela B - 106 F
Sala de Informática Amarela B - 106 F

Saiba mais

Sala de Informática Azul A - 115 F
Sala de Informática Azul A - 115 F

Saiba mais

Sala de Informática Azul B - 117 F
Sala de Informática Azul B - 117 F

Saiba mais

Sala de Informática Branca - 112 F
Sala de Informática Branca - 112 F

Saiba mais

Sala de Informática Cedro - 308 I
Sala de Informática Cedro - 308 I

Saiba mais

Sala de Informática Cinza - 110 F
Sala de Informática Cinza - 110 F

Saiba mais

Sala de Informática Gaia - 304 H
Sala de Informática Gaia - 304 H

Saiba mais

Sala de Informática Juris - 109 C
Sala de Informática Juris - 109 C

Saiba mais

Sala de Informática Lírios - 121 M
Sala de Informática Lírios - 121 M

Saiba mais

Sala de Informática Manacás - 123 M
Sala de Informática Manacás - 123 M

Saiba mais

Sala de Informática Marte - 112 N
Sala de Informática Marte - 112 N

Saiba mais

Sala de Informática Ouro - 402 G
Sala de Informática Ouro - 402 G

Saiba mais

Sala de Informática Platina - 406 G
Sala de Informática Platina - 406 G

Saiba mais

Sala de Informática Prata - 103 G
Sala de Informática Prata - 103 G

Saiba mais

Sala de Informática Terra - 107 N
Sala de Informática Terra - 107 N

Saiba mais

Sala de Informática Topázio - 206 E
Sala de Informática Topázio - 206 E

Saiba mais

Sala de Informática Urano - 407 H
Sala de Informática Urano - 407 H

Saiba mais

Sala de Informática Verde - 114 F
Sala de Informática Verde - 114 F

Saiba mais

Sala de Informática Vermelha - 307 F
Sala de Informática Vermelha - 307 F

Saiba mais

Sala de Práticas Gerenciais (SPG)
Sala de Práticas Gerenciais (SPG)

Saiba mais

Sala Invertida - 110 N
Sala Invertida - 110 N

Saiba mais

Sala Invertida - 202 Alfa
Sala Invertida - 202 Alfa

Saiba mais

Sala Invertida - 213 N
Sala Invertida - 213 N

Saiba mais

Sala Invertida - 302 I
Sala Invertida - 302 I

Saiba mais

Sala Invertida - 310 N
Sala Invertida - 310 N

Saiba mais

Sala Invertida - 312 N
Sala Invertida - 312 N

Saiba mais

Sala Invertida - 313 Alfa
Sala Invertida - 313 Alfa

Saiba mais





4

ENADE

CONCEITO MEC

Grau:
Tecnólogo

Duração:
4 Semestres

Vagas:

Mensalidade:
Ingressantes 2022: R$745,00

Avise-me sobre o próximo Vestibular

* Cadastrando-se no formulário você está concordando em receber e-mails marketing do UNIPAM e autorizando o recebimento de nossas mensagens para mantê-lo atualizado sobre nossos cursos, serviços, ofertas exclusivas e eventos especiais. Para mais informações sobre como o UNIPAM utiliza, compartilha e protege seus dados pessoais, leia a nossa Política de Privacidade.

Última atualização: 02/01/2019 17:30

Notícias

Alunos do UNIPAM visitam a empresa Auma Negócios
03/05/2022 15:31    Sarah Dieine Alunos do UNIPAM visitam...

[+] Leia Mais...

Professor do UNIPAM é aprovado no Programa de Doutorado em Administração
02/02/2022 10:00    Sarah Dieine Professor do UNIPAM é...

[+] Leia Mais...

Alunos de Administração e de Gestão Comercial desenvolvem projeto na APAC
29/09/2021 13:42    Sarah Dieine Alunos de...

[+] Leia Mais...

UNIPAM promove Semana Acadêmica de Gestão
19/05/2021 14:58    Sarah Dieine UNIPAM promove Semana...

[+] Leia Mais...

UNIPAM promoverá Semana Acadêmica dos cursos de Administração e de Gestão Comercial
21/05/2020 19:29    Sarah Dieine UNIPAM promoverá Semana...

[+] Leia Mais...

Alunos do UNIPAM participam de Feira do Empreendedor em Belo Horizonte
31/10/2019 16:59    ASCOM UNIPAM Alunos do UNIPAM...

[+] Leia Mais...

Alunos de Gestão Comercial fazem estudo de caso em empresa incubada pela Farol
28/03/2019 08:34    Farol Incubadora Alunos de Gestão...

[+] Leia Mais...

UNIPAM abre as inscrições do Bolsa Social
08/01/2019 09:19    ASCOM UNIPAM UNIPAM abre as...

[+] Leia Mais...

Alunos do UNIPAM participarão do ENADE no próximo domingo
20/11/2018 13:58    ASCOM UNIPAM Alunos do UNIPAM...

[+] Leia Mais...

UNIPAM divulga datas das colações de grau dos formandos de 2018
30/10/2018 13:06    ASCOM UNIPAM UNIPAM divulga datas das...

[+] Leia Mais...

Prêmio José Muriel Cardoso é concedido aos primeiros colocados do Vestibular 2018
23/04/2018 15:04    Pollyana Silva Prêmio José Muriel...

[+] Leia Mais...

UNIPAM/ FEPAM e parceiros entregam kits escolares a crianças carentes
23/02/2018 13:20    Pollyana Silva UNIPAM/ FEPAM e...

[+] Leia Mais...

Inscrições para o PIBIC estão abertas
20/02/2018 11:06    Pollyana Silva Inscrições para o...

[+] Leia Mais...

Assessor Jurídico do UNIPAM desenvolve aplicativo sobre o novo Código de Processo Civil
09/06/2017 15:04    Laryssa Caixeta Assessor Jurídico do...

[+] Leia Mais...


Depoimentos

O curso de Gestão Comercial nos capacita para atuar no gerenciamento e operação das principais atividades do comércio, visando o melhor atendimento ao cliente e buscando dar maior rentabilidade e produtividade à empresa.

Samuel dos Reis Oliveira
Samuel dos Reis Oliveira - Gerente Administrativo – Offcenter Informática

Tornar-se um grande empreendedor, mesmo com o atual mercado competitivo, é possível. Com uma estrutura ímpar, o curso de Gestão Comercial me fez ter convicção de que o conhecimento, a técnica e as pessoas capacitadas são a chave para o sucesso.

Juliano Teixeira
Juliano Teixeira - Aluno UNIPAM

Galeria

Eventos

Evento do Unipam
IMERSÃO DA GESTÃO:... 19/06/2021 à 19/06/2021

O curso prático em gestão de pequenas...

Saiba mais

Curso de Certificação ISO 9001-2015
Curso de Certificação... 08/06/2019 à 08/06/2019

Para participar faça sua inscrição...

Saiba mais

Evento do Unipam
Empreendedorismo Social... 07/03/2019 à 07/03/2019

...

Saiba mais

Evento do Unipam
Visita Técnica na AUMA... 30/04/2022 à 30/04/2022

Saiba mais

Evento do Unipam
ANTES, DURANTE E DEPOIS 31/08/2018 à 31/08/2018

Evento vai acontecer dia 31/08,bloco N.

Saiba mais

VI Desafio Aquático
VI Desafio Aquático 01/06/2019 à 01/06/2019

Inscrição: O pagamento será efetuado...

Saiba mais

Evento do Unipam
Torneio de Basquetebol... 28/06/2019 à 28/06/2019

A lista de presença será assinada com...

Saiba mais

Evento do Unipam
VIVÊNCIA EM BASQUETE DE... 11/05/2019 à 11/05/2019

Evento realizado pelos os alunos do 1º...

Saiba mais

Cursos

Curso de Certificação ISO 9001-2015
Curso de Certificação... 08/06/2019 à 08/06/2019

Para participar faça sua inscrição...

Saiba mais

Curso de Nutrição Esportiva
Curso de Nutrição... 11/05/2019 à 11/05/2019

A inscrição deverá ser feita no site...

Saiba mais

Treinamento Paralímpico
Treinamento Paralímpico 27/04/2019 à 28/04/2019

Os alunos devem se inscrever pelo site,...

Saiba mais

Evento do Unipam
SUBMARINO 28/04/2018 à 28/04/2018

Andressa Ariely - CEO da empresa O Bem...

Saiba mais

Evento do Unipam
Socialização do... 17/05/2019 à 17/05/2019

Saiba mais

Evento do Unipam
Treinamento para uso da... 26/03/2019 à 26/03/2019

Saiba mais

Evento do Unipam
Lançamento do E-social... 27/03/2019 à 28/03/2019

Saiba mais

Evento do Unipam
Orientação sobre o... 26/03/2019 à 31/05/2019

Saiba mais