TECNOLOGIA EM GESTÃO COMERCIAL

Tecnologia em Gestão Comercial

O curso

Os cursos de tecnologia são cursos superiores de formação profissional. O tecnólogo em Gestão Comercial obterá o seu diploma superior em um curto espaço de tempo, ou seja, em dois anos. Essa agilidade é possível graças ao formato prático e objetivo do curso, que atende às demandas de competências determinadas pelo próprio mercado de trabalho.

Como tecnólogo em Gestão Comercial, o profissional estará apto a gerenciar a comercialização de produtos e de serviços e a compreender as atividades relacionadas ao setor comercial, como marketing, recursos humanos, logística, contabilidade, gestão financeira, entre outras. O tecnólogo atuará na solução de problemas empresariais e na melhoria da qualidade de vida dos seus produtos e dos seus serviços. Além de tudo isso, o profissional ainda poderá participar de concursos públicos de nível superior ou dar continuidade aos seus estudos por meio de pós-graduação, de mestrado ou de doutorado.

O curso oferece uma formação que amplia muito as áreas de atuação do gestor comercial, que estará capacitado a exercer funções de gerência, de coordenação e de supervisão em indústrias, em centros atacadistas, em empresas varejistas, em empresas prestadoras de serviços e em órgãos públicos federais, estaduais e municipais. O tecnólogo em Gestão Comercial possui, também, competências e habilidades empreendedoras para atuar em um negócio próprio.

O mercado de trabalho para o setor comercial está se profissionalizando cada vez mais. Para enfrentar as inúmeras dificuldades do cenário nacional e a influência do cenário internacional, as empresas precisam de profissionais capazes de inovar, de planejar, de coordenar e de controlar os escassos recursos produtivos disponíveis. Além disso, com a nova tecnologia, as empresas passaram a necessitar de uma mão de obra capacitada para utilizá-la de forma eficiente e produtiva.

Diante do panorama nacional das indústrias, do comércio, das empresas rurais e das prestadoras de serviços, a demanda por profissionais com formação superior e que dominem as técnicas de gestão organizacional começou a ser crescente. Devido à escassez de profissionais que atendam às exigências de mercado, o nível salarial encontra-se em ascensão.

Ementa: Contabilidade no contexto do processo decisório. Demonstrações contábeis: avaliação de desempenho e desenvolvimento. Relação de custo / volume / lucro. Planejamento financeiro. Informações contábeis para decisões de investimento e financiamento. Técnicas de controladoria e relatórios gerenciais como auxiliares do processo decisório.

Ementa: Ferramentas da estratégia empresarial. Metodologia de desenvolvimento do plano estratégico. Implementação do plano estratégico. Estratégia: conceitos e tipologia. Competências centrais das corporações. Planejamento: conceito e importância. Planejamento estratégico: etapas, formulação e implementação

Ementa: A noção de linguagem como interação e o domínio de mecanismos lingüísticos (gramaticais) e discursivos que permitam ao usuário da língua não só a leitura eficiente de textos variados, mas também a produção deles, a fim de que possa interagir e atuar sobre o(s) outro(s), social e profissionalmente.

Ementa: A informática: conceitos gerais. Hardware. Visão básica de arquitetura de computadores. Software. Editor de Texto. Sistemas operacionais. Linguagens de programação. Planilhas eletrônicas. PowerPoint. Redes. Internet.

Ementa: - Rotinas e ferramentas acadêmicas do curso e da instituição. - Hábitos e técnicas de estudo. - Técnicas, procedimentos e estratégias de desenvolvimento de trabalhos acadêmico-científicos. - Atividades programadas pelas disciplinas do período. - Trabalho Interdisciplinar (TI).

Ementa:  Evolução do pensamento administrativo. Habilidades conceituais. Teorias da administração. Funções e processos administrativos. Diagnóstico e propostas de soluções.

Carga Horária Total do Semestre: 400 horas.

Ementa: Teoria do custo de produção. Processo decisório: terminologia, classificação e comportamento dos custos. Apuração de resultados. Custos indiretos da produção. Material direto. Mão de obra direta. Sistemas de custeamento e produção conjunta. Exercícios e casos práticos. Mecanismos de gestão de preços. Preço no composto mercadológico. Estratégias de preços e o resultado.

Ementa: Apresentar os fundamentos da administração de recursos humanos. A concepção da pessoa no ambiente organizacional. Parâmetros éticos valorativos propugnados. Papel, postura e atuações do administrador. Competências essenciais e gestão ética de pessoas. O papel da área de Recursos Humanos na gestão de pessoas.

Ementa: • Comportamento do Consumidor Conceitos sobre comportamento do consumidor, segmentação de mercado, as necessidades e motivações do consumidor, percepção do consumidor, a natureza das atitudes do consumidor, formação e mudança da atitude do consumidor, os consumidores em seu ambiente social e cultural, classe social e comportamento do consumidor, influência pessoal e o processo de formação de opinião, o processo de tomada de decisão do consumidor. • Pesquisa de Mercado Conceitos sobre pesquisa de mercado, planejamento da pesquisa, abordagens de coleta de dados, mensuração e escala, criação de questionários, abordagem e considerações sobre amostragem, pesquisa de mercado e análise de dados utilizando estatística descritiva, pesquisa de mercado na prática com o SPSS.

Ementa: Definição e conceituação de marketing, O ambiente de Marketing, Valor para o cliente. Planejamento Estratégico no marketing, Pesquisa de Marketing, O comportamento do consumidor, Comportamento de compra do mercado organizacional.

Ementa: • Juros simples:juros, montante e descontos. Juros compostos: juros e montante. Taxa nominais e efetivas. Taxas equivalentes e equivalência de capital. Fluxo de caixa. Sistema de amortização de empréstimos. Análise de viabilidade econômica de projeto.

Ementa: Rotinas e ferramentas acadêmicas do curso e da instituição. Hábitos e técnicas de estudo. Técnicas, procedimentos e estratégias de desenvolvimento de trabalhos acadêmico-científicos. Atividades programadas pelas disciplinas do período. Trabalho Interdisciplinar (TI).

Carga Horária Total do Semestre: 400 horas.

Ementa: Marketing: Aprofundamento e político. A importância da função de vendas no composto mercadológico. Os principais conceitos relacionados às decisões na administração de vendas. Objetivos e funções da administração de vendas. Planejamento de vendas. Organização de vendas. Motivação de vendas. Técnicas de vendas. Controle de vendas.

Ementa: Administração do capital de giro: aplicação e geração de recursos dos negócios com foco no varejo. Análise da dinâmica financeira das empresas. Planejamento e controle de resultados: orçamento empresarial.

Ementa: O curso se inicia com uma introdução aos conceitos de sistema de administração de materiais, abordando os seus objetivos, finalidades, funções, organização e estrutura. Serão abordados temas como Gestão de estoques, gestão de compras e logística. O curso encerra-se com o desenvolvimento do conteúdo sobre a gestão dos recursos patrimoniais. Tais conceitos buscam formar um profissional de administração capacitado para tomar decisões relacionadas à administração de materiais, dentro dos cenários atuais.

Ementa: Direito do Trabalho e legislação social. Sujeito da relação de emprego:empregado. Sujeito da relação de emprego: empregador. Admissão do empregado. Contrato de trabalho. Vigência do contrato. Flexibilização nos contratos de trabalho. Desligamento do empregado. Organização sindical patronal e de empregados.

Ementa: - Rotinas e ferramentas acadêmicas do curso e da instituição. - Hábitos e técnicas de estudo. - Técnicas, procedimentos e estratégias de desenvolvimento de trabalhos acadêmico-científicos. - Atividades programadas pelas disciplinas do período. - Trabalho Interdisciplinar (TI).

Ementa: Conceitos básicos de sistemas de informação. Sistemas Integrados de Gestão. Sistemas de Gerenciamento do Relacionamento com o Cliente. Sistemas de Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos. Sistemas de Informação Gerencial. Sistemas de Suporte à Decisão. Sistemas de Informação Executiva. Fatores Relevantes para a Aquisição de Softwares.

Carga Horária Total do Semestre: 400 horas.

Ementa: Desenvolvimento de características empreendedoras. Avaliação de oportunidades mercadológicas. Desenvolvimento de planejamento estratégico para administração de pequenos negócios.

Ementa: A ética aplicada aos negócios. Dos direitos do consumidor. Das infrações penais. Do sistema nacional de defesa do consumidor. Da convenção coletiva de consumo. Disposições finais

Ementa: Simulação de jogos de empresas vivenciando as áreas de administração geral. Administração de Vendas. Administração da produção. Administração financeira e administração de recursos humanos.

Ementa: Conhecer o sujeito surdo e compreender o sistema lingüístico da Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS – para facilitar a comunicação entre os ouvintes e surdos usuários da LIBRAS.

Ementa: O curso se inicia com uma introdução aos conceitos básicos de logística, abordando suas dimensões, componentes e indicadores de desempenho. Além disso, será tratado o tema gerenciamento de cadeias de suprimentos, abordando todos os elos da cadeia produtiva, desde a matéria-prima, até o consumidor final, com ênfase na mobilidade do sistema de transporte, associado à análise dos custos envolvidos.

Ementa: Rotinas e ferramentas acadêmicas do Curso de Gestão Comercial e do UNIPAM. Hábitos e técnicas de estudo. Técnicas, procedimentos e estratégias de desenvolvimento de trabalhos acadêmico-científicos. Atividades programadas pelos professores das disciplinas do quarto período. Trabalho Integrador.

Ementa: A noção do processo de consultoria, com interação de mecanismos e métodos, que permitam ao profissional, não só o conhecimento dos processos, mas também a aplicação deles, a fim de que possa atuar no cenário organizacional profissionalmente.

Ementa: Promoção de vendas e merchandising - histórico, definições, funções, técnicas, atividades; Diferenças entre promoção de vendas e merchandising; Objetivos comuns de promoção de vendas e merchandising; Compras planejadas e por impulso; princípios éticos da promoção de vendas; Planejamento da promoção de vendas.

CLAUDIO ROBERTO VAZ TEIXEIRA

CLAUDIO ROBERTO VAZ TEIXEIRA

E-mail: claudio@unipam.edu.br

Possui graduação em Engenharia Agronômica pela Universidade Federal de Pelotas (1972). Atualmente é coordenador de curso do Centro Universitário de Patos de Minas. Tem experiência na área de...

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ENADE

Grau:
Tecnólogo

Duração:
4 Semestres

Vagas:

Mensalidade:
R$ 644,00

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