TECNOLOGIA EM AGRONEGÓCIO

Tecnologia em Agronegócio

O curso

Por mais que, assim como o engenheiro agrônomo, o tecnólogo em Agronegócio também trabalhe no campo, a área de atuação desse profissional acaba sendo mais restrita às questões administrativas, financeiras, econômicas e sociais envolvidas na produção agropecuária. O curso busca formar profissionais preparados para auxiliarem a organização e para executarem atividades de gestão no negócio rural, definindo estratégias e sistemas de produção, dimensionando a mão de obra e os insumos necessários e verificando os custos com foco na otimização da eficácia e, consequentemente, dos resultados.

- Propriedades rurais;

- Empresas comerciais;

- Estabelecimentos agroindustriais;

- Empresas de assistência técnica, extensão rural e pesquisa.

À medida que cresce a importância do agronegócio dentro da economia brasileira, também crescem os desafios para a certificação dos produtos por ele gerados e para a sustentabilidade do negócio. Nesse sentido, as perspectivas de mercado para os tecnólogos em Agronegócio são animadoras. Esses profissionais são requisitados tanto na iniciativa pública quanto na privada, principalmente nos estados do Sudeste, do Sul e do Centro-Oeste, ainda que as novas fronteiras agrícolas (como os estados do Pará, do Piauí e da Bahia) também sejam interessantes.

Ementa: Visão sistêmica das cadeias agroindustriais. Análise das relações entre os elos da cadeia produtiva.Interdisciplinaridade. Sistemas integrados de produção. Commodity Sistem Approach (CSA). Filière. Cadeia de produção. Cadeia de suprimentos. Complexos agroindustriais. Clusters. Alianças. redes.

Ementa: Conceito e identificação de: empresas do agronegócio e contabilidade gerencial. Plano de conta como instrumento de classificação e controle contábil do agronegócio. Plano de contas na gestão de empresas do agronegócio. Identificação de custos e ingressos no agronegócio. Elaboração de modelo de sistema de controle de custos na agropecuária.

Ementa: Estudo de temas clássicos e contemporâneos essenciais para o entendimento da configuração do mundo atual nas perspectivas histórica, antropológica, sociológica e filosófica, étnico-racial e cultural da sociedade brasileira

Ementa: Conceitos gerais do agronegócio. Um panorama das principais cadeias produtivas do agronegócio no Brasil. Um panorama dos principais complexos agroalimentares regional e brasileiro. Panorama geral do agronegócio brasileiro: principais características e desafios atuais e futuros. Importância do Marketing e Logística para o bom desempenho do Agribusiness brasileiro. Sustentabilidade e Agricultura Sustentável.

Ementa: Conceitos básicos em informática. Sistema Operacional. Internet.Processador de textos. Planilha Eletrônica. Apresentação de Slides.

Ementa: Rotinas e ferramentas acadêmicas do curso e da instituição. Hábitos e técnicas de estudo. Técnicas, procedimentos e estratégias de desenvolvimento de trabalhos acadêmico-científicos. Atividades programadas pelas disciplinas do período. Trabalho Interdisciplinar (TI).

Carga Horária Total do Semestre: 400 horas.

Ementa: Ferramentas da estratégia empresarial. Metodologia de desenvolvimento do plano estratégico. Implementação do plano estratégico. Estratégia: conceitos e tipologia. Competências centrais das corporações. Planejamento: conceito e importância. Planejamento estratégico: etapas, formulação e implementação.

Ementa: Relação homem-natureza. Tomada da consciência ambiental. Quebra de paradígmas. A importância da gestão ambiental. O conceito de desenvolvimento sustentável. Perspectiva holística e sistêmica da atualidade. Princípios e procedimentos do desenvolvimento. Procedimentos de implantação da gestão ambiental. Mecanismos despoluentes ambientais. Agropecuária alternativa.

Ementa: O agribusiness cooperativo. Administração de cooperativas. Cooperação na atividade agropecuária. História da cooperação e sua doutrina. Detalhes da economia da cooperação. Tópicos de gestão em cooperativas. Novos paradigmas.

Ementa: O curso se inicia com uma introdução aos conceitos básicos de logística, abordando suas dimensões, componentes e indicadores de desempenho. Além disso, será tratado o tema gerenciamento de cadeias de suprimentos, abordando todos os elos da cadeia produtiva, desde a matéria-prima, até o consumidor final, com ênfase na mobilidade do sistema de transporte, associado à análise dos custos envolvidos.

Ementa: Juros simples: juros, montante e descontos. Juros compostos: juros e montante. Taxas nominais e efetivas. Taxas equivalentes. Equivalência de capitais. Fluxo de caixa: uniformes e periódicos.

Ementa: Rotinas e ferramentas acadêmicas do curso e da instituição. Hábitos e técnicas de estudo. Técnicas, procedimentos e estratégias de desenvolvimento de trabalhos acadêmico-científicos. Atividades programadas pelas disciplinas do período. Trabalho Interdisciplinar (TI).

Carga Horária Total do Semestre: 400 horas.

Ementa: Ambiente Financeiro e Conceitos Financeiros. Demonstrações Financeiras. Técnicas de Análise e Planejamento Financeiro. Administração de Capital de Giro.

Ementa: Entendimento da atividade rural.Administração rural.Características peculiares da agricultura. Habilidades básicas do administrador rural. Classificação da empresa rural. Ferramentas do processo administrativo. Gestão de empreendimentos rurais. Intervenção administrativa em propriedades rurais.

Ementa: Ementa: Introdução à micro e macroeconomia. Oferta e procura. Oferta e procura de produtos agrícolas, agroindustriais e insumos. Estrutura de mercado. Formação de preços. Aspectos básicos da produção e comercialização de produtos agrícolas e agroindustriais. Compreensão dos conceitos macroeconômicos. Economia de mercado. Balanço de pagamento. Aspectos conjunturais do agronegócio.

Ementa: Planejamento e controle da produção no campo; Planejamento e controle da produção na agroindústria; Introdução à administração da produção; Elementos de gestão na produção rural.

Ementa: Necessidades das políticas públicas aplicadas ao agronegócio. Políticas macro e agrícola brasileira. Políticas setoriais. Evolução histórica. Políticas agrícolas brasileiras.

Ementa: Rotinas e ferramentas acadêmicas do Curso de Agronegócio e do UNIPAM. Hábitos e técnicas de estudo. Técnicas, procedimentos e estratégias de desenvolvimento de trabalhos acadêmicos-científicos. Atividades programadas pelas disciplinas do terceiro período. Trabalho Integrador.

Carga Horária Total do Semestre: 400 horas.

Ementa: Fundamentos da Administração da gestão de recursos humanos. A concepção da "pessoa" no ambiente organizacional. Papel, postura e atuações do administrador. Competências essenciais à gestão ética de pessoas. O papel de área de "recursos humanos" na gestão de pessoas. Gestão da motivação. Desenvolvimento e qualificação. Avaliação de potencial. Gestão de carreiras. Grupos e equipes de trabalho. Liderança.

Ementa: Economia do agronegócio. Instrumentos de comercialização agrícola.

Ementa: Introdução ao estudo da engenharia econômica. Equivalência de capitais. Métodos para comparação de oportunidades de investimentos. Administração de riscos e seus instrumentos. Riscos de natureza financeira e seus instrumentos.

Ementa: Desenvolvimento, conceito, e regime jurídico do agronegócio. Objeto, características e mercados agrícolas. Estabelecimento rural, formas de exploração da atividade e contratos agrários. Aspectos jurídicos do financiamento do agronegócio. Sistema de financiamento privado. Seguro à produção e comercialização agrícola. Tutela do meio ambiente e regulação da atividade agrícola. Relação trabalhista.

Ementa: Conceito básico de marketing. Composto mercadológico (produto, preço, distribuição e composto promocional). Comportamento do consumidor e seus impactos no agronegócio. Marketing Estratégico. Conceito de Marketing agroindustrial.

Ementa: Rotinas e ferramentas acadêmicas do Curso de Agronegócio e do UNIPAM. Hábitos e técnicas de estudo. Técnicas, procedimentos e estratégias de desenvolvimento de trabalhos acadêmico científicos. Atividades programadas pelas disciplinas do quarto período. Trabalho Integrador.

Carga Horária Total do Semestre: 400 horas.

Ementa: Economia internacional e comércio exterior. Economia internacional. Conceitos e evolução. A agropecuária e os blocos econômicos regionais.

Ementa: Classificação e conceitos de custos. O esquema básico de apropriação de custos. Critérios de rateio. Tratamento dos custos diretos. Tratamento dos custos conjuntos. Introdução à metodologia de cálculo e manuseio de números índices.

Ementa: Possibilitar ao discente entender como ocorre o desenvolvimento de uma região e municiá-lo de subsídios para soluções e previsões.

Ementa: Transformação da oportunidade em conceito. Desenvolvimento de negócios. Dinâmica dos negócios. Escolha da estratégia competitiva. Colaboração entre empreendedor e outros. Implementação de negócios. Análise financeira do empreendimento. Preparo do plano de negócio.

Ementa: Estatística Descritiva: organização e apresentação tabular e gráfica de dados; cálculo de medidas estatísticas de posição, dispersão, ordenamento e forma. Probabilidades: conceitos e cálculos; modelos probabilísticos para variáveis aleatórias discretas e contínuas. Técnicas de Amostragem. Estimação Pontual e Intervalar de parâmetros populacionais. Testes de Hipóteses Paramétricos. Correlação e Regressão Linear simples e múltipla. Uso de recursos computacionais aplicados à Estatística.

Ementa: Rotinas e ferramentas acadêmicas do Curso de Agronegócio e do UNIPAM. Hábitos e técnicas de estudos. Técnicas,procedimentos e estratégias de desenvolvimento de trabalhos acadêmicos científicos. Atividades programadas pelas disciplinas do quinto período. Trabalho Integrador.

Carga Horária Total do Semestre: 400 horas.

Ementa: NOÇÕES ELEMENTARES DE DIREITO. HISTÓRICO DA QUESTÃO AMBIENTAL. ASPECTOS DO MEIO AMBIENTE. DIREITO DO AMBIENTE: CONCEITO, PRINCÍPIOS, OBJETIVOS. MEIO AMBIENTE NA CONSTITUIÇÃO. POLÍTICA NACIONAL DO MEIO AMBIENTE. ESPAÇOS TERRITORIAIS ESPECIALMENTE PROTEGIDOS. RECURSOS HÍDRICOS.

Ementa: Conceitos básicos de qualidade. Gestão da qualidade. Enfoque dos principais autores da qualidade. Sistemas de qualidade. ISO-9000. Introdução à gestão da qualidade total. Elaboração de programas de qualidade. Gestão da qualidade no agronegócio.

Ementa: Estrutura e funcionamento de mercados à vista de ações de empresas do agronegócio, do mercado de futuros e de opções agropecuários. Teoria da base. Arbitragens e Spreads. Especulação em futuros. Análise fundamentalista e grafista.

Ementa: Conhecer o sujeito surdo e compreender o sistema lingüístico da Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS – para facilitar a comunicação entre os ouvintes e surdos usuários da LIBRAS.

Ementa: Conceitos de pesquisa operacional. Regressão e análise discriminante. Programação Linear. Uso de recursos computacionais aplicados, usando software de planilhas eletrônicas.

Ementa: Sistema tributário nacional. O estatuto de defesa do contribuinte. Exame dos principais impostos. O planejamento tributário e sua importância para a empresa. Casos práticos em agronegócio

Ementa: Rotinas e ferramentas acadêmicas do Curso de Agronegócio do UNIPAM. Hábitos e técnicas de estudo. Técnicas, procedimentos e estratégias de desenvolvimento de trabalho acadêmico científicos. Atividades programadas pelas disciplinas do sexto período. Trabalho Integrador.

Ementa: Temas emergentes em Agronegócio, apresentar e discutir os conceitos de Agricultura de Precisão como um conjunto de técnicas que permitem o gerenciamento das lavouras considerando sua variabilidade espacial, envolvendo o planejamento, a coleta de dados, a geração de mapas, recomendações e a aplicação localizada de insumos, bem como abordar as recentes inovações associadas ao tema.

CLAUDIO ROBERTO VAZ TEIXEIRA

CLAUDIO ROBERTO VAZ TEIXEIRA

E-mail: claudio@unipam.edu.br

Possui graduação em Engenharia Agronômica pela Universidade Federal de Pelotas (1972). Atualmente é coordenador de curso do Centro Universitário de Patos de Minas. Tem experiência na área de...

Acesse o Currículo: Clique Aqui


CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO

Estabelecidos no ESTATUTO conforme Art. 117 ao Art. 123.

ACESSE O ESTATUTO

Laboratórios e Ambientes

Sala de Informática Alfa - 207 Alfa
Sala de Informática Alfa - 207 Alfa

Saiba mais

Sala de Informática Amarela A - 104 F
Sala de Informática Amarela A - 104 F

Saiba mais

Sala de Informática Amarela B - 106 F
Sala de Informática Amarela B - 106 F

Saiba mais

Sala de Informática Azul A
Sala de Informática Azul A

Saiba mais

Sala de Informática Azul B
Sala de Informática Azul B

Saiba mais

Sala de Informática Branca - 112 F
Sala de Informática Branca - 112 F

Saiba mais

Sala de Informática Cedro - 306 I
Sala de Informática Cedro - 306 I

Saiba mais

Sala de Informática Cinza - 110 F
Sala de Informática Cinza - 110 F

Saiba mais

Sala de Informática Gaia - 304 H
Sala de Informática Gaia - 304 H

Saiba mais

Sala de Informática Juris - 109 C
Sala de Informática Juris - 109 C

Saiba mais

Sala de Informática Lírios - 121 M
Sala de Informática Lírios - 121 M

Saiba mais

Sala de Informática Manacás - 123 M
Sala de Informática Manacás - 123 M

Saiba mais

Sala de Informática Marte - 112 N
Sala de Informática Marte - 112 N

Saiba mais

Sala de Informática Ouro - 402 G
Sala de Informática Ouro - 402 G

Saiba mais

Sala de Informática Platina - 406 G
Sala de Informática Platina - 406 G

Saiba mais

Sala de Informática Prata - 103 G
Sala de Informática Prata - 103 G

Saiba mais

Sala de Informática Terra - 107 N
Sala de Informática Terra - 107 N

Saiba mais

Sala de Informática Topázio - 206 E
Sala de Informática Topázio - 206 E

Saiba mais

Sala de Informática Urano - 407 H
Sala de Informática Urano - 407 H

Saiba mais

Sala de Informática Verde - 114 F
Sala de Informática Verde - 114 F

Saiba mais

Sala de Informática Vermelha - 307 F
Sala de Informática Vermelha - 307 F

Saiba mais

Sala de Práticas Gerenciais (SPG)
Sala de Práticas Gerenciais (SPG)

Saiba mais

Sala Invertida I - 302 I
Sala Invertida I - 302 I

Saiba mais

Sala Invertida II - 202 Alfa
Sala Invertida II - 202 Alfa

Saiba mais

Sala Invertida III - 311 Alfa
Sala Invertida III - 311 Alfa

Saiba mais

Sala Invertida IV - 110 N
Sala Invertida IV - 110 N

Saiba mais

Sala Invertida V - 213 N
Sala Invertida V - 213 N

Saiba mais

Sala Invertida VI - 310 N
Sala Invertida VI - 310 N

Saiba mais

Sala Invertida VII - 312 N
Sala Invertida VII - 312 N

Saiba mais





4

ENADE

CONCEITO MEC

Grau:
Tecnólogo

Duração:
6 Semestres

Vagas:
Noturno: 60 vagas

Mensalidade:
Ingressantes 2019 R$ 673,00

Avise-me sobre o próximo Vestibular

Notícias Recentes






Última atualização: 02/07/2018 17:30

Eventos