CIÊNCIAS CONTÁBEIS

Ciências Contábeis

O curso

O curso de Ciências Contábeis formará profissionais dotados de conhecimentos teóricos e práticos, dentro de uma visão sistêmica, que sejam capazes de exercer a profissão com consciência, com ética e com senso crítico, contribuindo para a geração de informações com foco no processo de gestão de entidades públicas e privadas e com uma visão globalizada, sem perder de vista as particularidades locais e regionais, bem como os valores relacionados com a cidadania e com o bem-estar da comunidade. O projeto pedagógico é centrado no discente, como sujeito principal do processo de aprendizagem, e no professor, como elemento facilitador do processo de ensino-aprendizagem.

- Perícia;

- Atuária;

- Auditoria;

- Consultoria;

- Controladoria;

- Gestão de custos;

- Ensino e pesquisa;

- Gestão Orçamentária;

- Investigação de fraudes;

- Planejamento tributário;

- Administração financeira;

- Gestão de serviços contábeis;

- Serviço público (diversas áreas);

- Entre outros.

O profissional de Ciências Contábeis encontra um mercado de trabalho bastante promissor, que cresce em ritmo acelerado. O Brasil conta com mais de 16 milhões de empresas ativas e, necessariamente, cada uma delas precisa de ao menos um contador. A adoção das Normas Internacionais de Contabilidade, a partir de 2010, provocou um aumento na demanda de profissionais qualificados que estivessem aptos a desenvolverem uma contabilidade dentro dos padrões exigidos pelo mercado, com foco na geração de informações auxiliares à definição de estratégias de negócios. A profissão é uma das mais demandadas mundialmente, estando também entre as melhores em remuneração, com mercado de trabalho em franco desenvolvimento.

Ementa: Estudo da evolução do pensamento contábil e sua normatização básica, com uma avaliação preliminar de Demonstrações Contábeis, fundamentadas no método das partidas dobradas, assimilando o mecanismo de débito/crédito e seus reflexos na geração de informações contábeis.

Ementa: O Direito Empresarial no atual Código Civil. Teoria da empresa. Regime Jurídico da Livre Iniciativa. O empresário. Nome Empresarial. O estabelecimento. Direito da Propriedade Industrial. Teoria geral do Direito Societário. Sociedade Simples. Sociedade Empresária. Classificação e modelos das sociedades empresárias. Teoria geral dos títulos de crédito. Direito Falimentar.

Ementa: A disciplina compreende conceitos gerais de informática como bit, byte, hardware e software, contextualizando o usuário do computador na linguagem da informática. É apresentado na prática o uso de uma planilha eletrônica, suas funcionalidades e suas aplicações para cálculos diversos, confecção de planilhas, gráficos e projeções. O editor de texto é mostrado com suas utilidades na automatização da tarefa de produzir textos, mala direta, correspondências, etc. A tarefa de produzir apresentações gráficas para ilustrar palestras, seminários entre outros é abordada com um software específico para este fim. Apresenta ao aluno conceitos de rede, Internet e o uso de seus serviços (email, navegação, pesquisa etc), segurança e Legislação.

Ementa: A noção de linguagem como interação e o domínio de mecanismos linguísticos (gramaticais) e discursivos que permitam ao usuário da língua não só a leitura eficiente de textos variados, mas também a produção deles, a fim de que possa interagir e atuar sobre o(s) outro(s), social e profissionalmente.

Ementa: Funções. Derivada. Integral.

Ementa: Técnicas, procedimentos e estratégias de desenvolvimento de trabalhos acadêmico-científicos. Atividades programadas pelas disciplinas do 1º período. Trabalho Interdisciplinar.

Carga Horária Total do Semestre: 360 horas.

Ementa: Estudo dos principais elementos componentes das demonstrações contábeis, com ênfase na Demonstração do Resultado do Exercício e Balanço patrimonial, em consonância com as normas legais, com foco na geração de informações voltadas para o processo de gestão das entidades.

Ementa: O curso aborda noções gerais sobre o contrato de trabalho em face do vínculo entre empregado e empregador, direitos fundamentais do empregado na relação de emprego, como remuneração, 13.o salário, passando pela cessação do contrato de trabalho, direitos e deveres do empregado e empregador em face de cada tipo de rescisão contratual, analisa os institutos do FGTS, estabilidade e indenizações compensatórias nas rescisões contratuais. Enfatiza o Direito Tutelar do Trabalho, remontando à identificação profissional e os direitos protetivos do empregado, referentes à jornada de trabalho, ao repouso semanal, intervalos e férias. Todo o estudo está focado na legislação trabalhista contida na CLT, bem como nas normas esparsas relativas ao trabalho subordinado, com sustentáculo nas súmulas e orientações jurisprudenciais dos Tribunais Superiores, todo o conteúdo voltado para as necessidades do contador, como um dos agentes auxiliares da administração das Empresas.

Ementa: Conceitos básicos e objeto da economia; a escassez e a necessidade de escolha; comportamento do produtor; comportamento do consumidor; sistemas econômicos de organização dos mercados.

Ementa: Técnicas, procedimentos e estratégias de desenvolvimento de trabalhos acadêmico-científicos. Atividades programadas pelas disciplinas do 2º período. Estudo e discussão de temas ligados às disciplinas e ao curso. Trabalho Interdisciplinar.

Ementa: Estudo de temas clássicos e contemporâneos essenciais para o entendimento da configuração do mundo atual nas perspectivas histórica, antropológica, sociológica e filosófica. Conhecimento dos aspectos caracterizadores da formação étnico-racial e cultural da sociedade brasileira.

Ementa: Análise da formação do pensamento administrativo. Administração Científica e Teoria Clássica. Abordagem Humanistica e Estruturalista. Abordagem Neoclássica e Comportamental. Abordagem Sistêmica e Contingencial. Perspectivas da Administração.

Carga Horária Total do Semestre: 360 horas.

Ementa: Fundamentação da Contabilidade na Gestão de Recursos Humanos: a concepção da “pessoa” no ambiente organizacional segundo parâmetros éticos valorativos propugnados para a formação do contador. Papel, postura e atuações do contador, enquanto gestor de pessoas. Competências essenciais à gestão ética de pessoas.

Ementa: Valorização da Informação Contábil. Noções de contabilização de abertura de empresas e operações comerciais, além de fatos geradores de provisão para créditos incobráveis, perda de valor de itens do Imobilizado pela utilização, despesas que afetam mais de um exercício, ativos intangíveis e metodologia para encerramento do resultado e apresentação de demonstrativos contábeis

Ementa: Fundamentos de Teoria e Política Macroeconômica; A mensuração da atividade econômica. Noções de Economia Monetária. Noções de Economia Internacional.

Ementa: O curso se inicia com uma introdução aos conceitos básicos do custo de capital no tempo, abordando a formação do juro simples, montante, juro exato e juro comercial. Serão tratados temas como desconto racional, desconto comercial e bancário e o custo efetivo dessas operações. Serão vistos também os conceitos de juros compostos, enfatizando a diferença entre os dois regimes de capitalização dos juros, as taxas de juros efetiva, nominal, equivalentes, real, de inflação e taxas acumuladas, bem como a equivalência de capitais e de conjuntos de capitais. O curso encerra-se com o desenvolvimento dos conteúdos sobre séries de capitais e sistemas de amortização. Os conceitos ministrados na disciplina buscam formar um profissional de contabilidade capacitado para tomar decisões no âmbito financeiro, dentro dos cenários atuais.

Ementa: Técnicas, procedimentos e estratégias de desenvolvimento de trabalhos acadêmico-científicos. Atividades programadas pelas disciplinas do 3º período. Trabalho Interdisciplinar.

Ementa: Relações indivíduo-sociedade: capital humano, tecnologia e formação cidadã. As correntes do pensamento sociológico: teoria conceitual, prática e análise crítica. Fundamentos teóricos da visão liberal-capitalista. Atuação das classes trabalhadoras frente à sociedade atual, na organização da produção e do trabalho nos contextos sócio-econômico, técnico e cultural em uma sociedade tecnológica e globalizada.

Carga Horária Total do Semestre: 360 horas.

Ementa: Introduzir os princípios, normas e técnicas que permitam a apuração de custos,bem como a sua contabilização e aplicação nas funções de controle e de tomada de decisões dentro das empresas

Ementa: Introdução ao Estudo do Direito Tributário. Obrigação Tributária. Crédito Tributário. Tributos em Espécie.

Ementa: Tècnicas, procedimentos e estratégias de desenvolvimento de trabalho acadêmico-científicos. Atividades programadas pelas disciplinas do 4 período. Estudo e discussão de temas ligados às disciplinas e ao curso. Trabalho Interdisciplinar.

Ementa: Proporcionar uma visão crítica dos sistemas de informações contábeis/gerenciais sob aspectos de planejamento, aplicação, operação e operacionalização. Será enfatizado o aspecto prático e a importância da constante atualização tecnológica.

Ementa: Estudo da evolução do pensamento contábil, com suas principais escolas e doutrinas, as Normas e Princípios de Contabilidade, permitindo o entendimento de toda a fundamentação teórica que dá sustentação ao processo de registro e elaboração de demonstrativos contábeis.

Carga Horária Total do Semestre: 320 horas.

Ementa: Avaliação dos itens componentes do Patrimônio Líquido, métodos de avaliação de investimentos e elaboração, consolidação e conversão de demonstrações contábeis.

Ementa: Desenvolvimento de planejamento estratégico para administração de pequenos negócios e desenvolvimento de características empreendedoras como forma de avaliação de oportunidades mercadológicas.

Ementa: O curso inicia-se com abordagens da Filosofia ao conceito de ética, objeto e objetivo da ética, o campo da Ética, consciência ética, fontes das regras éticas, comportamento ético, dever perante a ética, vontade ética. Proporcionando ao aluno do curso de Ciências Contábeis a possibilidade de entender o código de Ética Profissional, o Código de Ética Profissional do Contador, e avaliar a profissão e efeitos de sua conduta, a atuação do profissional, o profissional e o exercício da profissão, bem como os deveres profissionais.

Ementa: Introduação; Séries e gráficos estatísticos; Estatística descritiva; Utilização do software SPSS; Números índice; Técnicas de amostragem; Distribuições de probabilidade; Estimava; Análise de variância - Anova; Correlação entre variáveis; Regressão linear simples e múltipla; Análises das Séries Temporais

Ementa: Técnicas, procedimentos e estratégias de desenvolvimento de trabalhos acadêmico-científicos. Atividades programadas pelas disciplinas do 3º período. Trabalho Interdisciplinar.

Ementa: Reorientação de conteúdos trabalhados em períodos anteriores, contextualizando-os, a fim de que haja aprendizagem significativa.

Carga Horária Total do Semestre: 360 horas.

Ementa: Geração de informações para auxiliar os gestores a entender a situação patrimonial da empresa, possibilitando analisar e interpretar a evolução ou decréscimo patrimonial, a situação financeira e econômica da empresa, através dos índices de liquidez, rentabilidade, estrutura de capitais.

Ementa: Noções básicas das atividades do agronegócio e conhecimentos específicos de contabilidade do agronegócio com habilidades e competência para a realização de escrituração contábil e elaboração das demonstrações financeiras, e instrumentos de gestão de custos, impostos de renda e fluxo de caixa das empresas do agronegócio.

Ementa: Ter noções sobre os princípios de Ciência Atuarial, desenvolver habilidades para melhor compreender e interpretar a dinâmica que envolve o mercado em que estão inseridas as Companhias de Seguro, de Capitalização, as operadoras de Planos de Saúde e as Instituições de Previdência Privada e Pública.

Ementa: Abordagem do conhecimento da Perícia Contábil com vistas à função e otimização da profissão de Perito em interação com a Contabilidade, capacitando o contador na determinação do planejamento e execução das rotinas periciais. Além de apresentar e aproximar o contador das práticas de mediação e arbitragem.

Ementa: Legislação tributária às funções contábeis. Aspectos básicos da legislação do Imposto de Renda e da Contribuição Social sobre o Lucro Líquido fazendo uma análise detalhada da melhor forma de tributação voltada a uma redução legal do ônus tributário empresarial. Tributação pelo Lucro Arbitrado, Lucro Presumido e Lucro Real a fim de que, através de um planejamento tributário, a empresa possa decidir qual será a mais vantajosa. Trata, também, do funcionamento do Simples Nacional, sistema utilizado como instrumento de tributação para microempresas e empresas de pequeno porte.

Ementa: Trabalhar a relação de interdependência do conteúdo programático do 4º período de Ciências Contábeis.

Carga Horária Total do Semestre: 360 horas.

Ementa: Evolução do Sistema Financeiro; Conceitos Sistema Financeiro Nacional; Estrutura e Funcionamento do Cosif; Patrimônio Liquido; Operações de Crédito; Operações com Títulos e Valores Mobiliários;Operações Passivas; Compensação de cheques e Outros Papeis; Demonstrações Contábeis Obrigatórias

Ementa: Noções básicas e pressupostos na implantação de um sistema de controle nas organizações, com a utilização de ferramentas gerenciais voltadas para o processo de gestão e tomada de decisões.

Ementa: NORMAS DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO, TÉCNICAS DE CONFECÇÃO DE UM PROJETO DE ESTÁGIO, TÉCNICAS DE DESENVOLVIMENTO DE RELATÓRIO DE ESTÁGIO.

Ementa: Escrituração Contábil através de processos informatizados. Elaboração de relatórios contábeis através de processo informatizado.

Ementa: Integração entre as estruturas de demonstrações contábeis, como Balanço Patrimonial, Demonstração do Resultado do Exercício e a Demonstração do Fluxo de Caixa. Os elementos contábeis que interligam essas estruturas devem ser alvo de evidenciação de maneira tal que permitam ao aluno distingui-los, analisa-los e tomar decisões dentro do contexto empresarial.

Carga Horária Total do Semestre: 360 horas.

Ementa: Introdução ao processo de realização de auditoria; aplicação prática das técnicas e procedimentos de auditoria nos principais itens que compõem os demonstrativos contábeis, sua revisão analítica e a emissão de parecer de auditoria.

Ementa: Estudo do processo de planejamento orçamentário adotado no Brasil e a prática contábil para o Setor Público, em consonância com as normas contábeis para o Setor, bem como os respectivos demonstrativos contábeis gerados para atender os diversos usuários.

Ementa: Oferecer ao discente a oportunidade de conviver com a prática da contabilidade

Ementa: Escrituração Contábil através de processos informatizados; Elaboração de relatórios contábeis através de processo informatizado.

Teste

Ementa: Ter noções sobre os princípios de Ciência Atuarial, desenvolver habilidades para melhor compreender e interpretar a dinâmica que envolve o mercado em que estão inseridas as Companhias de Seguro, de Capitalização, as operadoras de Planos de Saúde e as Instituições de Previdência Privada e Pública.

SANDRO ÂNGELO DE ANDRADE

SANDRO ÂNGELO DE ANDRADE

E-mail: sandroangelo@unipam.edu.br

Mestre em Ciências Contábeis pela FUCAPE BUSINESS SCHOOL. Pós-graduado em Auditoria e Perícia pelo Centro Universitário de Patos de Minas - UNIPAM. Graduado em Ciências Contábeis e...

Acesse o Currículo: Clique Aqui


CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO

Estabelecidos no ESTATUTO conforme Art. 117 ao Art. 123.

ACESSE O ESTATUTO

Laboratórios e Ambientes

Sala de Informática Alfa - 207 Alfa
Sala de Informática Alfa - 207 Alfa

Saiba mais

Sala de Informática Amarela A - 104 F
Sala de Informática Amarela A - 104 F

Saiba mais

Sala de Informática Amarela B - 106 F
Sala de Informática Amarela B - 106 F

Saiba mais

Sala de Informática Azul A
Sala de Informática Azul A

Saiba mais

Sala de Informática Azul B
Sala de Informática Azul B

Saiba mais

Sala de Informática Branca - 112 F
Sala de Informática Branca - 112 F

Saiba mais

Sala de Informática Cedro - 306 I
Sala de Informática Cedro - 306 I

Saiba mais

Sala de Informática Cinza - 110 F
Sala de Informática Cinza - 110 F

Saiba mais

Sala de Informática Gaia - 304 H
Sala de Informática Gaia - 304 H

Saiba mais

Sala de Informática Juris - 109 C
Sala de Informática Juris - 109 C

Saiba mais

Sala de Informática Lírios - 121 M
Sala de Informática Lírios - 121 M

Saiba mais

Sala de Informática Manacás - 123 M
Sala de Informática Manacás - 123 M

Saiba mais

Sala de Informática Marte - 112 N
Sala de Informática Marte - 112 N

Saiba mais

Sala de Informática Ouro - 402 G
Sala de Informática Ouro - 402 G

Saiba mais

Sala de Informática Platina - 406 G
Sala de Informática Platina - 406 G

Saiba mais

Sala de Informática Prata - 103 G
Sala de Informática Prata - 103 G

Saiba mais

Sala de Informática Terra - 107 N
Sala de Informática Terra - 107 N

Saiba mais

Sala de Informática Topázio - 206 E
Sala de Informática Topázio - 206 E

Saiba mais

Sala de Informática Urano - 407 H
Sala de Informática Urano - 407 H

Saiba mais

Sala de Informática Verde - 114 F
Sala de Informática Verde - 114 F

Saiba mais

Sala de Informática Vermelha - 307 F
Sala de Informática Vermelha - 307 F

Saiba mais

Sala de Práticas Gerenciais (SPG)
Sala de Práticas Gerenciais (SPG)

Saiba mais





3

ENADE

CONCEITO MEC

Grau:
Bacharelado

Duração:
8 Semestres

Vagas:
Noturno: 132 vagas

Mensalidade:
Ingressantes 2019 R$ 771,00 

Selo Ciências Contábeis

Avise-me sobre o próximo Vestibular

Notícias Recentes






Última atualização: 02/07/2018 17:30

Eventos