CIÊNCIAS BIOLÓGICAS

O curso
O estudo de Ciências Biológicas deve possibilitar a compreensão de que a vida se organizou por meio do tempo, sob a ação de processos evolutivos, tendo resultado em uma diversidade de formas sobre as quais continuam atuando as pressões seletivas. Esses organismos, incluindo os seres humanos, não estão isolados. Ao contrário, constituem sistemas que estabelecem complexas relações de interdependência. O entendimento dessas interações envolve a compreensão das condições físicas do meio, do modo de vida e da organização funcional interna, próprios das diferentes espécies e sistemas biológicos. Uma particular atenção, contudo, deve ser dispensada às relações estabelecidas pelos seres humanos, dada a sua especificidade. Em tal abordagem, os conhecimentos biológicos não se dissociam dos sociais, dos políticos, dos econômicos e dos culturais (DCNs).
De acordo com o estabelecido na Resolução nº 227, de 18 de agosto de 2010, que dispõe sobre a regulamentação das Atividades Profissionais e das Áreas de Atuação do Biólogo, fica estabelecido o seguinte:
1. Meio Ambiente e Biodiversidade
Aquicultura – gestão e produção; arborização urbana; auditoria ambiental; bioespeleologia; bioética; bioinformática; biomonitoramento; biorremediação; controle de vetores e de pragas; curadoria e gestão de coleções biológicas, científicas e didáticas; desenvolvimento, produção e comercialização de materiais, de equipamentos e de kits biológicos; diagnóstico, controle e monitoramento ambiental; ecodesign; ecoturismo; educação ambiental; fiscalização/vigilância ambiental; gestão ambiental; gestão de bancos de germoplasma; gestão de biotérios; gestão de jardins botânicos; gestão de museus; gestão da qualidade; gestão de recursos hídricos e de bacias hidrográficas; gestão de recursos pesqueiros; gestão e tratamento de efluentes e de resíduos; gestão, controle e monitoramento em ecotoxicologia; inventário, manejo e produção de espécies da flora nativa e exótica; inventário, manejo e conservação da vegetação e da flora; inventário, manejo e comercialização de microrganismos; inventário, manejo e conservação de ecossistemas aquáticos – límnicos, estuarinos e marinhos; inventário, manejo e conservação do patrimônio fossilífero; inventário, manejo e produção de espécies da fauna silvestre nativa e exótica; inventário, manejo e conservação da fauna; inventário, manejo, produção e comercialização de fungos; licenciamento ambiental; Mecanismos de Desenvolvimento Limpo (MDL); microbiologia ambiental; mudanças climáticas; paisagismo; perícia forense ambiental/biologia forense; planejamento, criação e gestão de Unidades de Conservação (UC)/Áreas protegidas; responsabilidade socioambiental; restauração/recuperação de áreas degradadas e contaminadas; saneamento ambiental; treinamento e ensino na área do meio ambiente; e biodiversidade.
2. Saúde
Aconselhamento genético; análises citogenéticas e citopatológicas; análises clínicas (a Resolução em nada altera o disposto nas Resoluções nº 12/1993 e nº 10/2003); análises de histocompatibilidade; análises e diagnósticos biomoleculares; análises histopatológicas; análises, bioensaios e testes em animais; análises, processos e pesquisas em banco de leite humano, em banco de órgãos e de tecidos, em banco de sangue e de hemoderivados, e em banco de sêmen, de óvulos e de embriões; bioética; controle de vetores e pragas; desenvolvimento, produção e comercialização de materiais, de equipamentos e de kits biológicos; gestão da qualidade; gestão de bancos de células e de material genético; perícia e biologia forense; reprodução humana assistida; saneamento saúde pública/fiscalização sanitária, saúde pública/vigilância ambiental, saúde pública/vigilância epidemiológica e saúde pública/vigilância sanitária; terapia genética e celular; treinamento e ensino na área da saúde.
3. Biotecnologia e Produção
Biodegradação; bioética; bioinformática; biologia molecular; bioprospecção; biorremediação; biossegurança; cultura de células e de tecidos; desenvolvimento e produção de Organismos Geneticamente Modificados (OGMs); desenvolvimento, produção e comercialização de materiais, de equipamentos e de kits biológicos; engenharia genética/bioengenharia; gestão da qualidade; melhoramento genético; perícia/biologia forense; processos biológicos de fermentação e de transformação; treinamento e ensino em biotecnologia e em produção.
Considerando o desenvolvimento da Ciência e da Tecnologia, assim como a evolução do mercado de trabalho, outras áreas de atuação poderão ser incorporadas após deliberação pelo CFBio.
Os Biólogos são profissionais que tem um vasto campo de atuação no mercado. Como professor, sabe-se, que o ensino público brasileiro sofre um déficit de professores do ciclo fundamental e médio, onde o Ministério da Educação (MEC) está em estado de alerta para a contratação de emergencial destes profissionais ligados às áreas de biologia, física química e matemática. A grande preocupação com o meio ambiente envolvendo o aquecimento global e as diversas interferências humanas no planeta, a economia terá que se reestruturar com novas atividades que estejam mais integradas com a questão ambiental. E ainda com o crescimento da industrialização de áreas urbanas são necessários pareceres de Impacto ambiental. E para isso, os Biólogos são profissionais preparados para este desafio.
Atividades Complementares Carga Horária: 80 horas
Ementa:> Estrutura geral de células animais e vegetais. Métodos de estudo das células. Bases moleculares da constituição celular. Estrutura das células animais e vegetais: organelas (Morfologia X Citofisiologia). Núcleo e nucléolo. Mecanismos de movimentação celular. Organelas transdutoras de energia. Atividades práticas de Citologia. Prática de formação.
Ementa:> Introduçao a Ecologia. Conceitos Basicos. Fatores ecológicos. Ambiente físico: caracterísiticas, adaptações, clima, topografia, solos, diversidade. Ambiente biótico: interações no meio ambiente. Ecossistemas: conceitos gerais, fluxo de energia e matéria, produtividade e ciclos biogeoquímicos. Meio ambiente como ferramenta didática. Aspectos práticos e lúdicos aplicados ao ensino de ecologia. Biosfera: aspectos e teorias gerais, principais ecossistemas da Terra, ecossistemas brasileiros.
Ementa:> Fundamentos filosóficos e sociológicos da educação como conhecimento e prática social, contextualizada historicamente. Noções básicas dos condicionantes históricos que moldaram o atual sistema de ensino brasileiro: problemas, tendências e perspectivas.
Ementa:> A noção de linguagem como interação e o domínio de mecanismos linguísticos (gramaticais) e discursivos que permitam ao usuário da língua não só a leitura eficiente de textos variados, mas também a produção deles, a fim de que possa interagir e atuar sobre o(s) outro(s), social e profissionalmente.
Ementa:> Função do primeiro grau. Função do segundo grau. Exponencial e Logaritmo. Trigonometria. Derivada. Integral.
Ementa:> Elaboração de Projeto de Intervenção, considerando a temática desse PI. Execução das ações de intervenção no locus delimitado. Sistematização, por meio da produção e da apresentação de um artigo, descrevendo os parâmetros físico-químicos, e/ou microbiológicos das amostras de água coletadas em locais definidos pelo grupo. Além disso, os alunos devem diagnosticar a qualidade da água propondo tratativas.
Ementa:> O átomo moderno- Ligação iônica- Ligação covalente- Ácidos- Bases- Sais, Óxidos- Teorias e leis - Aulas práticas – Práticas de formação no magistério.
Carga Horária Total do Semestre: 400 horas.
Ementa:>
Ementa:>
Ementa:>
Ementa:>
Ementa:>
Ementa:>
Ementa:>
Carga Horária Total do Semestre: 380 horas.
Ementa:>
Ementa:>
Ementa:>
Ementa:>
Ementa:>
Ementa:>
Carga Horária Total do Semestre: 400 horas.
Ementa:>
Ementa:>
Ementa:>
Ementa:>
Ementa:>
Ementa:>
Carga Horária Total do Semestre: 400 horas.
Ementa:>
Ementa:>
Ementa:>
Ementa:>
Ementa:>
Ementa:>
Ementa:>
Ementa:>
Carga Horária Total do Semestre: 420 horas.
Ementa:>
Ementa:>
Ementa:>
Ementa:>
Ementa:>
Ementa:>
Ementa:>
Ementa:>
Carga Horária Total do Semestre: 360 horas.
Ementa:>
Ementa:>
Ementa:>
Ementa:>
Ementa:>
Ementa:>
Ementa:>
Carga Horária Total do Semestre: 320 horas.
Ementa:>
Ementa:>
Ementa:>
Ementa:>
Ementa:>
Ementa:>
Ementa:>
Carga Horária Total do Semestre: 400 horas.
NORMA APARECIDA BORGES BITAR
E-mail: [email protected]
Possui graduação em Ciências Biológicas pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Patos de Minas (1976) e mestrado em Ciências Ambientais pela Universidade do Estado de Minas Gerais...
Acesse o Currículo: Clique Aqui