PSICOLOGIA

Psicologia

O curso

A ciência psicológica tem por objetivo explicar como o ser humano pode conhecer e interpretar a si mesmo e ao mundo em que está inserido, buscando o bem-estar biopsicossocial individual e grupal. Ela diagnostica, previne e trata doenças mentais, emocionais e de personalidade; observa e analisa as atitudes, os sentimentos e os mecanismos mentais do paciente, possibilitando a identificação das causas dos problemas e a resolução de comportamentos inadequados; favorece a promoção da qualidade de vida e do bem-estar psicológico, estimulando as potencialidades e as habilidades dos indivíduos. Dentro das suas especificidades profissionais e do seu compromisso social, o psicólogo atua no âmbito da saúde, do trabalho, da educação, da segurança, do lazer, da justiça e dos grupos sociais, planejando e executando ações que propiciam a dignidade e a integridade do ser humano. O profissional de Psicologia assume funções e tarefas individualmente ou em equipes multidisciplinares.

- Hospitais, ambulatórios, unidades básicas de saúde;

- Instituições educacionais (Educação Básica à Superior);

- Empresas (gestão de pessoas);

- Sistema jurídico (delegacias, penitenciárias, juizados e varas especiais);

- Organizações não governamentais (ONGs), abrigos comunitários e centros socioeducativos;

- Instituições de Longa Permanência (ILPI);

- Clínicas particulares;

- Clubes (equipes desportivas);

- Agências de publicidade (informações sobre o perfil do consumidor).

O desenvolvimento de áreas de conhecimento da Psicologia desencadeou a ampliação do campo de atuação do psicólogo. Anteriormente somente vinculado à clínica, hoje o profissional é requerido em diversas áreas de atuação, desde o auxílio na preparação de atletas para competições a assistências de indivíduos acometidos por catástrofes, de grupos sociais minoritários e de portadores de doenças neurológicas, prevenindo as suas consequências ao funcionamento mental. Além do mais, o psicólogo tem sido solicitado para impulsionar, por meio das suas práticas, o funcionamento das habilidades e das emoções adaptativas e potenciais do ser humano, com o intuito de proporcionar o bem-estar psicológico. Dessa maneira, a Psicologia se torna uma área de atuação profissional em coerência com a realidade social, cultural e histórica dos sujeitos.

Ementa: Organização estrutural do organismo humano do ponto de vista de sistemas, órgãos e estruturas anatômicas a ele pertencentes com ênfase no estudo do sistema nervoso e suas inter-relações funcionais.

Ementa: Fundamentos da Epistemologia. Desenvolvimento da consciência crítica. Noções gerais de epistemologia. Desenvolvimento científico durante a modernidade. Análise das diversas correntes do pensamento científico na contemporaneidade. Noções introdutórias, centradas no desenvolvimento histórico do conhecimento científico, articulando-se com a concepção epistemológica e a atuação do educando como profissional de Psicologia.

Ementa: Introdução; Séries e gráficos estatísticos; Estatística descritiva; Utilização do software SPSS; Técnicas de amostragem; Distribuições de probabilidade; Estimava;

Ementa: A disciplina em curso contempla a noção de linguagem como interação e o domínio de mecanismos lingüísticos (gramaticais) e discursivos que permitam ao usuário da língua não só a leitura eficiente de textos variados, mas também a produção deles, a fim de que possa interagir e atuar sobre o(s) outro(s), social e profissionalmente.

Ementa: Estudo dos processos básicos em Psicologia (funções mentais superiores). Relação entre o funcionamento do cérebro e os processos psíquicos: sensação, percepção, atenção, estados de consciência, memória, inteligência, motivação, emoção, estresse e saúde, pensamento e linguagem.

Ementa: Psicologia enquanto ciência e profissão. A formação do psicólogo e a identidade profissional. Psicologia e compromisso social. Psicologia e contextos de atuação. Introdução aos procedimentos para o desenvolvimento de trabalhos acadêmico-científicos. Trabalho integrador.

Carga Horária Total do Semestre: 400 horas.

Ementa: Introdução histórica e filosófica do behaviorismo. Comportamento, aprendizagem e evolução. Princípios básicos da análise experimental do comportamento. Reflexos inatos, condicionamento clássico, condicionamento operante (reforçamento e punição). Conseqüências do responder: controle aversivo. Controle de estímulos: discriminação e generalização de estímulos. Esquemas de reforçamento. Aplicações da análise do comportamento na prática do psicólogo.

Ementa: Introdução. Utilização do SPSS. Analise de Diferenças entre Duas Condições: o teste t. Introdução e Conceitos fundamentas em experimentação. Análise de Correlação: o r de Pearson. Analise de Regressão. Determinação do tamanho Amostral. O teste de qui-quadrado e suas aplicações. Testes não paramétricos. Analise Fatorial. Uma variável entre participantes com dois fatores.

Ementa: Estudo de temas clássicos e contemporâneos essenciais para o entendimento da configuração do mundo atual nas perspectivas histórica, antropológica, sociológica e filosófica.

Ementa: Estudo dos aspectos da organização e funcionalidade do sistema nervoso bem como sua inter-relação com as bases neurais dos processos psíquicos, emocionais e cognitivos, dessa forma envolvendo a neurociência das funções mentais.

Ementa: A mensuração em Psicologia. Medidas e variáveis em Psicologia. Procedimento de coleta, tratamento e análise de dados quantitativos. Elaboração de trabalho integrador. Normalização de trabalhos acadêmicos.

Ementa: Introdução ao desenvolvimento humano. A Psicologia do Desenvolvimento e as diferentes teorias do desenvolvimento. A gravidez, o parto e o puerpério. O desenvolvimento físico, cognitivo e psicológico da criança de 0 a 12 anos.

Ementa: Psicologia enquanto ciência. As principais teorias do século XX e as teorias emergentes da atualidade. Psicologia enquanto profissão: contornos históricos no mundo e no Brasil. História da profissão no Brasil. A regulamentação da profissão. A criação do Conselho Federal de Psicologia e do Fórum Nacional das Entidades de Psicologia. O código de Ética Profissional. Reflexão sobre o padrão de conduta da categoria expresso no Código de Ética Profissional.

Carga Horária Total do Semestre: 380 horas.

Ementa: Relação entre a psicologia e a educação. Psicologia escolar como campo de atuação. Teorias de desenvolvimento e aprendizagem: inatista, ambientalista e interacionista. Teorias da aprendizagem: Piaget, Vygotsky, Wallon, Freud e Ausubel. Dificuldades de aprendizagem e de escolarização. Sucesso, fracasso escolar e medicalização do ensino.

Ementa: História da Psicologia da personalidade. Apresentação crítica da produção teórica e prática nas perspectivas psicanalítica, neoanalíticas e humanista existencial.Identificação do desenvolvimento atual no estudo da personalidade nas diversas perspectivas.

Ementa: Diferenciação entre a linguagem do coloquial e a linguagem científica. Noções gerais da redação científica: normalização, apresentação e estrutura dos elementos essenciais na composição do artigo científico. Características e critérios de revisões da literatura. Procedimentos para localização, seleção e avaliação de referências. Periódicos científicos: componentes básicos, requisitos para indexação e parâmetros para avaliação. Elaboração de uma revisão sistemática.

Ementa: Características físicas, cognitivas, psicossociais e afetivas da adolescência e do adulto. O adolescente e seus grupos de referência: família, escola e pares. Problemas na adolescência: violência, drogas e suicídio. Conceito de maturidade. Sexualidade, relações afetivas e identidade social no adulto. Crises e conflitos da idade adulta.

Ementa: Psicologia social: origens, desenvolvimento e metodologias de pesquisa. Cognição social. Influência social. Processos grupais. Identidade.

Ementa: Histórico, fundamentos teóricos e conceito. Psicomotricidade em diferentes interpretações teóricas. Importância do conhecimento do corpo no desenvolvimento psicológico da criança. Identificação de problemas de psicomotricidade na criança e a avaliação psicomotora. Estimulação precoce e sua utilização na prevenção e tratamento de problemas psicomotores. Vertentes da psicomotricidade: educação, reeducação e terapia psicomotoras. Intervenção do adulto no desenvolvimento da criança e propostas de exercícios de estimulação psicomotora. Atuação do psicólogo em equipe multidisciplinar, com diferentes contextos e públicos. Ética no trabalho do profissional.

Carga Horária Total do Semestre: 280 horas.

Ementa: Histórico da avaliação psicológica e testes psicométricos. Introdução à psicometria. Conceito de medida em Psicologia: percentil, média, curva normal. Princípios da construção dos instrumentos de avaliação psicológica. Parâmetros básicos dos instrumentos de avaliação: precisão, validade e padronização dos testes psicométricos. Os testes psicológicos e seus usos. Classificação, usos e tipos de testes psicométricos. Testes e inventários de aptidão, interesse, inteligência e outras funções cognitivas. Aplicação, correção e síntese dos testes psicométricos: G-38; BPR-5; AC; QUATI; BFP. Dilemas éticos no uso dos testes psicométricos. Limitações dos testes psicométricos.

Ementa: A Psicologia Escolar e Educacional: Contextualização histórica, Formação e Políticas Públicas. Práticas nos contextos educativos: questões conceituais e éticas. Articulação entre a teoria e a prática: observação, entrevista e diagnóstico da necessidade de intervenção diante dos desafios educacionais e sociais contemporâneos. A pesquisa e suas contribuições para a formação do psicólogo e para a sua atuação em contextos educacionais.

Ementa: O grupo como objeto de estudo. As principais teorias. Os fenômenos grupais. Fundamentos dos processos e técnicas de trabalho com grupos. Principais atributos e papel do coordenador de grupo nos diferentes tipos de intervenção da dinâmica de grupo. A dinâmica de grupo na prática clínica e nos vários contextos de atuação do psicólogo. A ética na utilização das técnicas de dinâmica de grupo.

Ementa: Essa disciplina não possui ementa.Os conteúdos de 1 a 4 referem-se a Observação enquanto os de 5 a 9 a Entrevista.

Ementa: Introdução ao estudo crítico das teorias da personalidade.; constructos conceituais a partir das escolas específicas. Apresentação dos determinantes e interações nas perspectivas psicanalítica , organísmica, humanista existencial e sócio-cognitiva. Aplicações e estudos sobre as diferenças individuais: uma questão ética e análise epistemológica.

Ementa: Estratégias de realização das atividades de estudo programadas pelas disciplinas do 4º período. Relação entre conteúdo teórico e prático. Trabalho integrador e interdisciplinar com a temática: Contribuições das disciplinas do quarto período do curso de Psicologia para a prática profissional do Psicólogo.

Ementa: Contexto histórico do surgimento da Psicanálise. O sujeito freudiano. Aparelho psíquico: primeira e segunda tópicas. Conceito de Inconsciente. Conceitos fundamentais: desejo, pulsão, recalque, angústia, narcisismo e repetição. Formações do Inconsciente. Os sonhos. Complexo de Édipo.

Ementa: Psicologia social Crítica.Modernidade e Pós Modernidade e a identidade cultural: consumo, tempo, moda, mídia e violência. Processos de subjetivação: coletivos e singulares. O Construcionismo social; A análise do discurso na Psicologia Social; A Análise das conversações; Produção de práticas discursivas no cotidiano.Desenvolvimento metodológico , métodos de pesquisa, aplicação e intervenção em Psicologia Social.

Carga Horária Total do Semestre: 360 horas.

Ementa: Histórico e áreas de aplicação dos testes de personalidade: BFP, PFISTER e HTP e da ferramenta de mapeamento de perfil comportamental PROFILER, no processo de Avaliação Psicológica. A aplicação, correção, avaliação, interpretação e síntese dos resultados. Utilização e limites. Contribuições da Avaliação Psicológica em diversas áreas e contextos. A importância da Avaliação Psicológica na tomada de decisão profissional. Aspectos éticos no uso dos testes: na aplicação, na correção na devolutiva e nos encaminhamentos.

Ementa: O papel das dinâmicas e jogos educativos e organizacionais. Tipos de dinâmicas e jogos e sua aplicabilidade. Instrumentos de avaliação. O papel do facilitador. A ética na utilização de técnicas grupais.

Ementa: Entrevista Psicológica. Níveis descritivo e inferencial. Observação e escuta. Características relacionais na entrevista: capacidade empática.Etapas da entrevista. Uso de perguntas.

Ementa: Noção primordial de inconsciente na obra freudiana. Introdução biográfica de: Freud, Ferenczi, Klein, Winnicott, Dolto, Lacan . Fundamentações teóricas na obra dos grandes autores pós-Freud. Articulação da produção conceitual destes autores para a compreensão da psique humana. Reflexão sobre a ruptura de campo na teoria e na clínica dos diversos autores. Noções sobre a psicopatologia e a clínica psicanalítica.

Ementa: Princípios e definições no campo da Psicologia do Envelhecimento. Mudanças evolutivas no idoso. Cognição e envelhecimento; Avaliação e intervenção psicogerontológica.

Ementa: Conceito de Psicopatologia. Critérios de normalidade e causalidade psíquica. Introdução à semiologia psiquiátrica. Funções psíquicas e suas alterações. Grandes síndromes psiquiátricas

Ementa: Conceitos, função e alcance da psicoterapia. Relação psicólogo-paciente. As diversas técnicas e métodos utilizados com adultos e crianças. A evolução dos métodos e técnicas em psicoterapia. Críticas e limites da psicoterapia.

Ementa: Propiciar uma discussão integrada, resgatando conceitos teóricos e técnicos de diferentes abordagens. Desenvolver habilidades profissionais relacionados aos conteúdos já ministrados.

Carga Horária Total do Semestre: 420 horas.

Ementa: Conceito, tópicos, critérios e elaboração de uma Anamnese no contexto Clínico Infantil; Definição, utilização e elaboração de uma Avaliação Psicológica e Laudo Psicológico no contexto Clínico Infantil. Histórico e áreas de aplicação dos testes de: Inteligência – Wasi (Escala Wechsler Abreviada de Inteligência) para indivíduos dos 6 aos 89 anos); Inventário dos Estilos Parentais (IEP); Escala de Stress Infantil (ESI); Five Digit Test - Teste dos Cinco Dígitos - (FDT), no processo da Avaliação Psicológica Infantil. Histórico, aplicação, correção, avaliação, interpretação e síntese dos resultados. Utilização e limites. Contribuições da Avaliação Psicológica Infantil em diversas áreas e contextos. Importância da Avaliação Psicológica Infantil. Aspectos éticos no uso dos testes: na aplicação, na correção, na devolutiva e nos encaminhamentos.

Ementa: Conceitos básicos de psicoeducação. Técnicas e métodos de intervenção psicoeducativa. Construção de uma proposta de intervenção. Aspectos éticos e contextos da intervenção psicoeducativa.

Ementa: Reflexões preliminares sobre a questão das substâncias psicoativas. Conceituação, classificações e efeitos sobre o organismo. Tipos de uso e síndrome da dependência química. Avaliação inicial. Settings de intervenção e abordagens psicoterapêuticas no tratamento da dependência química. Prevenção do uso indevido de álcool e outras drogas. Redução de danos.

Ementa: Psicologia Organizacional e do Trabalho: contexto sócio-cultural, evolução histórica. O indivíduo, o trabalho e a dinâmica das organizações. O papel do psicólogo nas organizações. Aplicações da psicologia organizacional. Ética na atuação do psicólogo nas organizações.Recrutamento e Seleção. Cargos, salários e benefícios: análise, avaliação e classificação de cargos.

Ementa: Ordenação dos fenômenos mórbidos em psicopatologia: do sintoma à síndrome. Quadros psiquiátricos orgânicos, psicoses e neuroses. Diagnóstico nosológico pelo DSM V e CID-10.

Ementa: Conceito, função e alcance da terapia familiar sistêmica. Relação psicólogo-paciente. Teorias e práticas clínicas sistêmicas do indivíduo, casal e família.

Carga Horária Total do Semestre: 380 horas.

Ementa: Conceitos básicos em intervenção psicológica. Técnicas e métodos de intervenção psicológica. O trabalho com grupos. Construção de uma proposta de intervenção. Aspectos éticos da intervenção psicológica. Contextos da intervenção psicológica.

Ementa: Empreendedorismo e Psicologia. Conceituação e cases sobre Empreendedorismo. Gestão de Projetos e de Negócios. Ferramentas de Gestão. Noções de Marketing.

Ementa: Introdução à Psicologia da Saúde e Hospitalar.Psicologia no Hospital Geral. Avaliação Psicológica no Hospital Geral: criança, adolescente, adulto e idoso. Intervenção psicológica nas diversas Unidades de internação do hospital geral. O papel do psicólogo hospitalar junto ao paciente, família e equipe.

Ementa: Instituições, comunidades e a constituição do sujeito moderno. Globalização, instituições e identidade. Processos de mudança institucional, Institucionalização e Desinstitucionalização. Instituições Totais. Dinâmica Institucional. Poder, conhecimento e ação nas Organizações e nas Instituições Sociais. Teorias, Métodos e Técnicas de Intervenção. Evolução e Campos de Atuação da Psicologia Institucional e da Psicologia Comunitária. Políticas Públicas, Estado e Comunidade.

Ementa: Psicologia e organização. Contribuição da Psicologia ao mundo do trabalho. Estudo, exame crítico e prática da metodologia da orientação, da avaliação de desempenho e do treinamento profissional. Cultura e clima organizacional. Avaliação de desempenho. Higiene e Segurança no Trabalho. Implicações éticas.

Ementa: Historialização teórica e prática da psicoterapia com crianças. Introdução dos conceitos de formação subjetiva e funções parentais. Introdução aos principais conceitos construídos no trabalho de intervenção conjunta pais-filhos. Apresentação e desenvolvimento dos métodos de intervenção com crianças.

Ementa: Conceitos, função e alcance da psicoterapia. Relação psicólogo-paciente. As diversas técnicas e métodos utilizados com adultos e crianças. A evolução dos métodos e técnicas em psicoterapia. Críticas e limites da psicoterapia.

Carga Horária Total do Semestre: 440 horas.

Ementa: Reflexões preliminares sobre a questão das substâncias psicoativas. Aspectos históricos, culturais e sociais sobre uso de drogas. Conceituação, classificações, mecanismos de ação e efeitos sobre o organismo. Tipos de uso e usuário e síndrome da dependência química. Conceituação, acolhimento, avaliação e diagnóstico. Modelos de tratamento e abordagens psicoterapêuticas no tratamento da dependência química. Prevenção do uso indevido de álcool e outras drogas. Redução de danos. Dependências não-químicas. Política de atenção integral a usuários de álcool e outras drogas.

Ementa: Realizar atendimentos psicoterápicos e/ ou institucionais. Promover intervenções individuais e/ou grupais. Desenvolver habilidades profissionais na clínica e nas instituições.

Teste

Ementa: Histórico, conceitos básicos e metodologias utilizadas na Orientação Profissional e Planejamento de Carreira. Escolha e projeto de futuro profissional. Vocação. Aptidões. Mercado de Trabalho. Empregabilidade e capacitação profissional. Os desafios da transição para a aposentadoria. Atuação do profissional de Psicologia em Orientação Profissional e Planejamento de Carreira. Questões éticas.

Ementa: A metapsicologia da Relação terapêutica. A clínica do cuidado na Relação Terapêutica. Funções da Relação Terapêutica. Os componentes da Relação Terapêutica. A comunicação na Relação Terapêutica. Aspectos éticos na Relação Terapêutica.

Ementa: A história das políticas públicas de saúde no Brasil. Reforma Sanitária. Reforma Psiquiátrica. Conceitos básicos em saúde pública. Modelos de análise e intervenção nas políticas públicas de saúde. A instituição do Sistema Único de Saúde – SUS: legislação e funcionamento. A integralidade na atenção e no cuidado da saúde. A Psicologia na Atenção Primária de saúde e no Programa de Saúde da Família.

Ementa: Conceituação de Psicologia Jurídica, Forense e Criminal. Atuação do Psicólogo em contextos criminais: Psicopatia; Sistema Prisional.Atuação do Psicólogo na Vara da Infância e Juventude: Adoção, Pedido de Providências e Ato Infracional. Atuação do Psicólogo na Vara de Família: Divórcio, Síndrome da Alienação Parental. Mediação e Conciliação.

Ementa: Conceituação de Psicologia Jurídica, Forense e Criminal. Atuação do Psicólogo em contextos criminais: Psicopatia; Sistema Prisional.Atuação do Psicólogo na Vara da Infância e Juventude: Adoção, Pedido de Providências e Ato Infracional. Atuação do Psicólogo na Vara de Família: Divórcio, Síndrome da Alienação Parental. Mediação e Conciliação.

Ementa: História, evolução e tipos de Psicoterapia Breve. Teorias e métodos da Psicoterapia Breve. Fases da Psicoterapia Breve. Gerenciamento da crise. Relação psicoterapeuta-paciente. Aplicabilidades da Psicoterapia Breve em diferentes contextos.

Teste

Ementa: Realizar atendimentos psicoterápicos e/ ou institucionais. Promover intervenções individuais e/ou grupais. Desenvolver habilidades profissionais na clínica e nas instituições.

Carga Horária Total do Semestre: 440 horas.

Ementa: Realizar atendimentos psicoterápicos e/ ou institucionais. Promover intervenções individuais e/ou grupais. Desenvolver habilidades profissionais na clínica e nas instituições.

Ementa: O fenômeno da deficiência: aspecto sócio – histórico. A pessoa com deficiência e sua subjetividade. Prevenção. Deficiência intelectual. Deficiência visual. Deficiência Auditiva. Transtorno Invasívo do Desenvolvimento. Deficiência Física. Superdotação. A sexualidade da Pessoa com Necessidades Especiais. A dinâmica das relações familiares. Transtorno do Déficit de Atenção Hiperatividade. Profissionais envolvidos no atendimento à pessoa com necessidades Especiais.

Ementa: A proposta da psicoterapia na perspectiva fenomenológico existencial humanista;conceitos, técnicas e método feneomenológico nas áreas de atuação do psicólogo e na especificidade da clínica no processo grupal e individual

Teste

Ementa: Visão geral da sexualidade humana.A vida pulsional e a sexualidade.Sexualidade feminina e masculina sob a luz da psicanálise.As implicações clínicas da sexualidade:etiologia e tratamento.Sexualidade,inconsciente e linguagem.

Ementa: Analisar e ressaltar a importância da Didática na preparação e formação do professor e fundamentar princípios pedagógicos e didáticos que objetivam otimizar o desempenho do docente.

Ementa: Formas Farmacêuticas e Vias de Administração de Fármacos. Farmacocinética e Farmacodinâmica Básica. Introdução à psicofarmacologia: aspectos históricos e clínicos. Abordagem aos psicotrópicos, ansiolíticos, hipnóticos, antidepressivos, antipsicóticos, estimulantes do sistema nervoso central e anticonvulsivantes. Ação e efeito dos fármacos sobre o sistema nervoso suas influências nas emoções e no comportamento humano.

Ementa: Propiciar uma discussão integrada, resgatando conceitos teóricos e técnicos de diferentes abordagens. Desenvolver habilidades profissionais na clínica e nas instituições.

Carga Horária Total do Semestre: 480 horas.

Ementa: Comportamento humano no trabalho e suas implicações para a saúde. As dimensões comportamentais do indivíduo, do grupo, do sistema organizacional e gestão no contexto do trabalho e suas consequências para a saúde. Patologias recorrentes no âmbito do trabalho. Comportamento humano, bem-estar e qualidade de vida no trabalho. Ações do Psicólogo na promoção da saúde no trabalho. Implicações éticas no contexto da saúde no trabalho.

Ementa: Realizar atendimentos psicoterápicos e/ ou institucionais. Promover intervenções individuais e/ou grupais. Desenvolver habilidades profissionais na clínica e nas instituições.

Teste

Teste

Ementa: Conceituação e histórico da Neuropsicologia. Relação entre funcionamento cerebral e comportamento. Distúrbios comportamentais e cognitivos produzidos por alterações cerebrais. Introdução aos princípios da avaliação e reabilitação neuropsicológica.

Ementa: Estratégias de aprendizagem. Planejamento de Carreira. Atuação profissional e habilidades requeridas ao psicólogo. Elaboração de trabalho integrador.

Teste

Ementa: Realizar atendimentos psicoterápicos e/ ou institucionais. Promover intervenções individuais e/ou grupais. Desenvolver habilidades profissionais na clínica e nas instituições.

Ementa: Realizar atendimentos psicoterápicos e/ ou institucionais. Promover intervenções individuais e/ou grupais. Desenvolver habilidades profissionais na clínica e nas instituições.

Ementa: Realizar atendimentos psicoterápicos e/ ou institucionais. Promover intervenções individuais e/ou grupais. Desenvolver habilidades profissionais na clínica e nas instituições.

MARA LÍVIA DE ARAUJO

MARA LÍVIA DE ARAUJO

E-mail: marala@unipam.edu.br

Professora do Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM) e psicóloga clínica. Possui mestrado em Psicologia da Saúde - Processos Cognitivos pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e...

Acesse o Currículo: Clique Aqui


CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO

Estabelecidos no ESTATUTO conforme Art. 117 ao Art. 123.

ACESSE O ESTATUTO

Laboratórios e Ambientes

Ateliê Terapêutico - Clínica de Psicologia
Ateliê Terapêutico - Clínica de Psicologia

Saiba mais

Clínica de Psicologia
Clínica de Psicologia

Saiba mais

Consultório de Psicomotricidade - Clínica de Psicologia
Consultório de Psicomotricidade - Clínica de Psicologia

Saiba mais

Consultório Infantil I e II - Clínica de Psicologia
Consultório Infantil I e II - Clínica de Psicologia

Saiba mais

Laboratório de Anatomia Humana
Laboratório de Anatomia Humana

Saiba mais

Laboratório de Avaliação Psicológica (LAPSI)
Laboratório de Avaliação Psicológica (LAPSI)

Saiba mais

Laboratório de Fisiologia e Biofísica, Nutrição Experimental, Farmacologia e Toxicologia
Laboratório de Fisiologia e Biofísica, Nutrição Experimental, Farmacologia e Toxicologia

Saiba mais

Sala de Informática Alfa - 207 Alfa
Sala de Informática Alfa - 207 Alfa

Saiba mais

Sala de Informática Amarela A - 104 F
Sala de Informática Amarela A - 104 F

Saiba mais

Sala de Informática Amarela B - 106 F
Sala de Informática Amarela B - 106 F

Saiba mais

Sala de Informática Azul A
Sala de Informática Azul A

Saiba mais

Sala de Informática Azul B
Sala de Informática Azul B

Saiba mais

Sala de Informática Branca - 112 F
Sala de Informática Branca - 112 F

Saiba mais

Sala de Informática Cedro - 306 I
Sala de Informática Cedro - 306 I

Saiba mais

Sala de Informática Cinza - 110 F
Sala de Informática Cinza - 110 F

Saiba mais

Sala de Informática Gaia - 304 H
Sala de Informática Gaia - 304 H

Saiba mais

Sala de Informática Juris - 109 C
Sala de Informática Juris - 109 C

Saiba mais

Sala de Informática Lírios - 121 M
Sala de Informática Lírios - 121 M

Saiba mais

Sala de Informática Manacás - 123 M
Sala de Informática Manacás - 123 M

Saiba mais

Sala de Informática Marte - 112 N
Sala de Informática Marte - 112 N

Saiba mais

Sala de Informática Ouro - 402 G
Sala de Informática Ouro - 402 G

Saiba mais

Sala de Informática Platina - 406 G
Sala de Informática Platina - 406 G

Saiba mais

Sala de Informática Prata - 103 G
Sala de Informática Prata - 103 G

Saiba mais

Sala de Informática Terra - 107 N
Sala de Informática Terra - 107 N

Saiba mais

Sala de Informática Topázio - 206 E
Sala de Informática Topázio - 206 E

Saiba mais

Sala de Informática Urano - 407 H
Sala de Informática Urano - 407 H

Saiba mais

Sala de Informática Verde - 114 F
Sala de Informática Verde - 114 F

Saiba mais

Sala de Informática Vermelha - 307 F
Sala de Informática Vermelha - 307 F

Saiba mais

Sala de Práticas Gerenciais (SPG)
Sala de Práticas Gerenciais (SPG)

Saiba mais





4

ENADE

CONCEITO MEC

Grau:
Bacharelado

Duração:
10 Semestres

Vagas:
Noturno: 132 vagas

Mensalidade:
Ingressantes 2019 R$ 1.290,00

Avise-me sobre o próximo Vestibular

Notícias Recentes






Última atualização: 02/07/2018 17:30

Eventos