ZOOTECNIA

Zootecnia

O curso

A Zootecnia é uma das novas áreas de atuação das Ciências Agrárias. Trata-se de uma profissão que direciona o conhecimento à criação de animais, sejam eles de produção (bovinos, suínos, aves, peixes etc) ou de companhia (cães, gatos, animais exóticos etc). O zootecnista lida com a produção vegetal e animal e com máquinas, no gerenciamento de pessoas e de empresas. Ele desempenha o seu papel “dentro e fora da porteira”, ou seja, em toda a cadeia produtiva agropecuária. Funções inerentes à profissão são assim observadas em todos os setores da economia mundial. Dessa maneira, cabe ao zootecnista produzir matéria-prima (setor primário), processá-la (setor secundário) e oferecer serviços (setor terciário).

- Formulação de rações;

- Processamento de alimentos;

- Melhoramento animal;

- Adestramento de equinos, de cães e de outros animais;

- Criação de animais;

- Manejo e fertilidade do solo;

- Produção vegetal;

- Máquinas e mecanização;

- Instalações zootécnicas;

- Organização de exposições e de feiras agropecuárias;

- Estudos de impacto ambiental.

O setor agropecuário brasileiro é robusto e não se afeta facilmente com as intempéries econômicas globais. Há uma demanda crescente por profissionais que possam exercer a profissão em postos de trabalho importantes, entre os quais é possível destacar: empresas multinacionais (Agroceres, Alta Genetics, Bayer, Bunge, Cargill, entre outras), fazendas, cooperativas, fábricas de rações, haras, centros de equitação, pet shops, e muitos outros. Percebe-se, também, a presença de zootecnistas com carreira de sucesso exercendo a profissão como autônomos por meio de consultoria em fazendas e nas demais empresas do setor. As possibilidades de atuação desse profissional são amplas, pois a Zootecnia transita em diversos campos do saber.

Ementa: A origem da vida. Biologia Molecular. A bactéria como modelo de célula procariótica. A célula eucariótica do ponto de vista morfofuncional das membranas, do hialoplasma e das organelas. As inter-relações célula matriz X meio extracelular. Divisão celular: Mitose e Meiose. Síntese protéica. Célula vegetal.

Ementa: Função do primeiro grau. Equação e função do segundo grau. Funções exponencial e logaritmo. Trigonometria no triângulo retângulo. Derivada. Integral.

Ementa: Noções básicas de produção e nutrição animal, de forragicultura e de bioclimatologia. Principais espécies de interesse zootécnico e sistemas de criação e exploração animal.

Ementa: A noção de linguagem como interação e o domínio de mecanismos lingüísticos (gramaticais) e discursivos que permitam ao usuário da língua não só a leitura eficiente de textos variados, mas também a produção deles, a fim de que possa interagir e atuar sobre o(s) outro(s), social e profissionalmente.

Ementa: Rotinas e ferramentas acadêmicas do curso e da instituição. Hábitos e técnicas de estudo. Técnicas, procedimentos e estratégias de desenvolvimento de trabalhos acadêmico-científicos. Atividades programadas pelo professor de PI e/ou professores das disciplinas do período.

Ementa: O Átomo. Ligações químicas. Teoria de Arrhenius. Teorias e Leis Ponderais.

Carga Horária Total do Semestre: 340 horas.

Ementa: Conceitos gerais da área de anatomia, métodos de estudo e divisão anatômica, estudo comparativo da anatomia de aves, mamíferos: osteologia, artrologia, miologia, derivados cutâneos, sistema nervoso, cardiovascular, respiratório, disgestório, genitourinário.

Ementa: Estudo de temas clássicos e contemporâneos essenciais para o entendimento da configuração do mundo atual nas perspectivas histórica, antropológica, sociológica e filosófica.

Ementa: Unidades de Medidas e Conversões. Precisão de medidas. Princípios Fundamentos da Dinâmica. Fundamentos de Termodinâmica. Princípios de Conservação:Trabalho e Energia. Propriedades dos Fluídos.

Ementa: Técnicas, procedimentos e estratégias de desenvolvimento de trabalhos acadêmico-científicos. Atividades programadas pelas disciplinas do período letivo. Trabalho Interdisciplinar.

Ementa: Cadeias carbônicas. Funções orgânicas. Isomeria e propriedades dos compostos orgânicos. Reações orgânicas. Biomoléculas e polímeros.

Carga Horária Total do Semestre: 320 horas.

Ementa: Conceito e importância da avaliação de alimentos utilizados na nutrição animal. Estudo da composição química, biológica e bromatológica dos constituintes fundamentais dos alimentos de origem animal e vegetal.

Ementa: Água: pH e tampão. Noções de bioenergética e compostos fosfatados de alta energia. Biomoléculas: aminoácidos e proteínas - química e metabolismo. Enzimas.Carboidratos: química e metabolismo. Lipídeos: química e oxidações biológicas. Bioquímica dos ruminantes e monogástricos. Bioquímica da digestão e absorção. Metabolismo Intermediário.

Ementa: Conceitos. Organização de dados quantitativos. Medidas de tendência central e dispersão. Amostras. Distribuição binomial. Distribuição de Poisson. Distribuição Normal. Testes de hipóteses. Distribuição de t. Comparação entre médias de duas amostras. Distribuição de qui-quadrado. Regressão e correlação.

Ementa: Divisão celular: mitose e meiose. Histologia animal: Tecidos Epiteliais, Tecidos Conjuntivos, Tecido Neural e Tecidos Musculares. As fases do desenvolvimento embrionário dos vertebrados: peixes, anfíbios, répteis, aves e mamíferos. Gametogênese masculina e femina. Fecundação, reprodução e evolução embriológica.

Ementa: Introdução à Microinformática. Sistema Operacional Gráfico. Planilha Eletrônica. Desenho Vetorial auxiliado por Computador (CAD – Computer-Aid Design).

Ementa: Técnicas, procedimentos e estratégias de desenvolvimento de trabalhos acadêmico-científicos. Atividades programadas pelas disciplinas do 3º período. Trabalho Interdisciplinar.

Ementa: Noções dos Filos que compõem os Reinos Protista e Animal. Sistemática geral com ênfase nos filos de interesse econômico e social ressaltando as principais protozooses e patogenias causadas pelos animais sem coluna vertebral.

Carga Horária Total do Semestre: 340 horas.

Ementa: Composição e classificação dos alimentos empregados na nutrição animal de acordo com suas características químicas, bromatológicas e nutricionais. Relação da composição dos alimentos e as exigências nutricionais dos animais.

Ementa: Noções básicas de experimentação, análise de dados, experimento inteiramente ao acaso, experimento em blocos acaso, comparação de médias, interrelações, experimentos fatoriais, outros delineamentos, pressuposições básicas e tópicos especiais

Ementa: Conceito geral do funcionamento celular. Introdução e estudo dos diferentes sistemas e tudo o que envolve o funcionamento e equilíbrio funcional do organismo animal.

Ementa: Elementos de geologia. Geologia do Brasil. Petrologia: rochas, ígneas, sedimentares e metamórficas e sua importância agrícola. Processos Pedogenéticos e inserção do solo na paisagem. Estudo de horizontes superficiais e subsuperficiais. Constituição e Propriedades físicas e químicas dos solos. Caracterização morfológica do perfil. Sistema brasileiro de classificação dos solos. Classes de solos nos domínios Pedomorfoclimáticos brasileiros. Levantamento e classificação de solos.

Ementa: Classificação dos microrganismos; Exigências nutricionais para o crescimento microbiano; Exigências físicas para o crescimento microbiano; Meios de cultura microbiológicos; Micologia; Bacteriologia; Virologia. ; Controle de microrganismos; Microbiologia de alimentos; Microbiologia das águas naturais, potáveis e dos esgotos; Microbiologia do solo, do ar; do leite e derivados, ovos, carne e derivados.

Ementa: Célula. Introdução do crescimento e desenvolvimento das angiospermas. Fundamentação e aplicação do estudo da morfologia interna e externa e bases fisiológicas.

Ementa: Rotinas e ferramentas acadêmicas do curso e da instituição. Hábitos e técnicas de estudo. Técnicas, procedimentos e estratégias de desenvolvimento de trabalhos acadêmico-científicos. Atividades programadas pelas disciplinas do período. Trabalho Interdisciplinar (TI).

Carga Horária Total do Semestre: 320 horas.

Ementa: Noções gerais de desenho. Representação de forma e dimensão. Convenções e formatização. Utilização de elementos gráficos na interpretação e solução de problemas. Materiais e equipamentos. Normas técnicas e convenções. Utilização de elementos gráficos e projetos. Escalas. Desenho projetivo. Aplicações em obras rurais: desenho arquitetônico de edificações.

Ementa: Fração coloidal do solo e sua relação com a fertilidade do solo e nutrição de plantas. Leis da fertilidade do solo. Elementos essenciais e não essenciais. Disponibilidade e métodos de avaliação dos nutrientes no solo e na planta. Reação do solo. Estudo da matéria orgânica e sua interação com atributos físicos, químicos e físico-químicos do solo. Análises de solos e corretivos. Análise foliar. Adubação de Pastagens e culturas de interesse Zootécnico.

Ementa: Conceitos gerais de bases genéticas. Mutações. Genética bioquímica. Cromossomos e suas alterações.Meiose e mitose.Mendelismo. Genes em populações. Doenças poligênicas e Herança.

Ementa: Importância da nutrição animal, os metabolismos de carboidratos, proteínas, lipídeos e energético, água, digestibilidade, nutrientes digestíveis totais, vitaminas hidrossolúveis, vitaminas lipossolúveis, macro e micro minerais. Formulação de rações.

Ementa: Técnicas, procedimentos e estratégias de desenvolvimento de trabalhos acadêmico-científicos e apresentação de seminários e/ou estudos de caso relacionados com as disciplinas do período. Atividades programadas pelo professor de PI e/ou professores das disciplinas do período.

Ementa: Inovações tecnológicas utilizadas na agropecuária - Zootecnia de Precisão, Criações Alternativas (Minhocultura, Animais Silvestres e Coelhos). Gerenciamento: aspectos organizacionais, planejamento, execução, monitoramento e análise. Licenciamento Ambiental. Levantamento de Aspectos e Impactos Ambientais. Valoração de Impactos Agropecuários. Medidas mitigadoras e potencializadoras no setor agropecuário. Resíduos Sólidos. Efluentes rurais. Zonas de Mistura. Autodepuração. Fossas sépticas. Compostagem. Fertirrigação. Biodigestores.

Carga Horária Total do Semestre: 340 horas.

Ementa: Relações entre os elementos climáticos que afetam o desempenho dos animais, formas de produção e dissipação de calor, ambiência em construções rurais, modificação e correção do bioclima nas instalações através de alterações primárias e secundárias.

Ementa: Materiais de Construção. Técnicas Construtivas. Orçamentos. Especificações e Contratos. Planejamento. Projeto. Eletrotécnica. Etapas de uma Construção. Dimensionamento e Projeto de Instalações Agropecuárias.

Ementa: Conhecimento básico de tratores e motores e relação de transmissão. Tipos de tração. Máquinas, implementos agrícolas e conceito de potência. Uso e manutenção de máquinas, classificação e conhecimento geral. Uso racional dos implementos, semeadoras, adubadoras, colhedoras e pulverizadoras, ensiladoras e desintegradoras e máquinas para produção de feno. Equipamentos empregados em Zootecnia.

Ementa: Princípios de genética quantitativa aplicados ao melhoramento dos animais domésticos. Parâmetros genéticos. Seleção. Índices de seleção. Bases para a seleção das diversas espécies de animais domésticos. Programas de seleção. Sistemas de acasalamento. Interação genótipo-ambiente.

Ementa: Estudo dos aspectos gerais sobre a anatomia e desenvolvimento do estômago dos ruminantes. Estudo da Microbiologia do rúmen e as interações entre microrganismos. Digestão e metabolismo de carboidratos, lipídios e proteína no rúmen, estômago e intestinos. Utilização de compostos nitrogenados não protéicos no rúmen, minerais, vitaminas, água. Regulação do consumo. Cinética da digestão de forragens e alimentos.

Ementa: Classificação, morfologia, biologia, patogenia,diagnóstico e profilaxia dos principais helmintos, protozoários e artrópodes parasitas de animais domésticos de importância zootécnica.

Ementa: Técnicas, procedimentos e estratégias de desenvolvimento de trabalhos acadêmico-científicos. Trabalho Interdisciplinar-TI entre os cursos de Fisioterapia e Zootecnia, com foco em projetos de Cinoterapia e Equoterapia.

Carga Horária Total do Semestre: 360 horas.

Ementa: Características das principais raças de corte. Aspectos do manejo reprodutivo. Estratégias de nutrição e práticas de alimentação. Classificação e seleção. Profilaxia e saúde do rebanho. Manejo geral do rebanho nas fases de cria, recria e engorda. Planejamento da propriedade e evolução do rebanho.

Ementa: Balanceamento de rações e elaboração de misturas minerais e vitamínicas para animais domésticos. Seleção econômica de ingredientes; métodos para processamento, formulação e balanceamento de rações manual e por microcomputador – através do uso de programação linear. Controle e qualidade das rações.

Ementa: Elementos básico sobre relação entre biodiversidade e renovação de terras, a degradação do solo e da água e erosão, alternativas de manejo, controle de voçorocas, preparo do solo e conservação, adubação verde e sucessão de culturas, terraceamento, manejo conservacionistas de pastagens e capacidade do uso da terra.

Ementa: Importância das plantas forrageiras no contexto da produção animal. Estudo e identificação das principais gramíneas e leguminosas forrageiras de clima tropical. Morfofisiologia de plantas forrageiras. Estabelecimento, manejo e recuperação das pastagens. Práticas de correção e adubação. Sistemas de pastejo. Fatores climáticos e produção de forragem.

Ementa: Conceitos de higiene zootécnica. Conceitos básicos de epidemiologia. Noções de higiene e saneamento no meio rural. Legislação básica sobre defesa sanitária. Profilaxia das principais doenças infecciosas e parasitárias dos animais de produção. Controle de vetores, roedores, moscas e morcegos. Uso de substâncias químicas no meio rural. Mecanismos de ação de desinfetantes e sanificantes.

Ementa: Técnicas, procedimentos e estratégias de desenvolvimento de trabalhos acadêmico-científicos e apresentação de seminários e/ou estudos de caso relacionados com as disciplinas do período. Atividades programadas pelo professor de PI e/ou professores das disciplinas do período.

Ementa: Importância da reprodução animal, introdução à fisiologia da reprodução (endocrinologia), fisiologia da reprodução da fêmea, fisiologia da reprodução do macho, fecundação, embriogênese, gestação e parto, ciclos reprodutivos das espécies de interesse zootécnico, estacionalidade reprodutiva, manejo reprodutivo das espécies de interesse zootécnico, eficiência reprodutiva das espécies de interesse zootécnico, fatores genéticos e ambientais que podem afetar a eficiência reprodutiva, inseminação artificial, noções sobre avaliação do sêmen, noções sobre industrialização do sêmen, novas biotécnicas aplicadas na reprodução animal.

Carga Horária Total do Semestre: 360 horas.

Ementa: Principais raças leiteiras, mistas e cruzamentos, sistemas de criação. Melhoramento genético. Alimentação, nutrição e manejo do rebanho. Controle leiteiro. Análise e definição de sistema de produção e tamanho da operação. Custos de produção. Os principais fatores que influenciam o desempenho dos animais e qualidade do leite. Organização de programas de alimentação. Instalações para animais em lactação, cria e recria. Classificação linear para o tipo de vacas de leite. Correlação entre o tipo e a longevidade em vacas leiteiras. Manejo e eficiência reprodutiva. Profilaxia e saúde do rebanho.

Ementa: Principais espécies forrageiras utilizadas para a produção de silagens, fenos, capineiras, canaviais, feno-em-pé e as tecnologias adotadas para melhorar o valor nutritivo das forragens conservadas.

Ementa: Terminologias Ezoognósticas, regiões do corpo dos animais domésticos, tipos morfológicos e produção econômica, determinação da idade, pelagens e identificação dos animais domésticos. Resenha e inscrição dos animais nos livros genealógicos, nas exposições e nos livros de mérito. Mecânica animal, raças de bovinos de corte, métodos de julgamento de bovinos, caprinos e equinos.

Ementa: História da apicultura no mundo e no Brasil; Morfologia, fisiologia, biologia e ecologia do gênero Apis; Técnicas e materiais apícolas; manejo dos apiários; Polinização; Meliponicultura.

Ementa: Gerenciamento: aspectos organizacionais, planejamento, execução, monitoramento e análise. Licenciamento Ambiental. Levantamento de Aspectos e Impactos Ambientais. Valoração de Impactos Agropecuários. Medidas mitigadoras e potencializadoras no setor agropecuário. Resíduos Sólidos. Efluentes rurais. Zonas de Mistura. Autodepuração. Fossas sépticas. Compostagem. Fertirrigação. Biodigestores.

Ementa:  "Rotinas e ferramentas acadêmicas do curso e da instituição. Hábitos e técnicas de estudo. Técnicas, procedimentos e estratégias de desenvolvimento de trabalhos acadêmico-científicos. Atividades programadas pelas disciplinas do período. Trabalho Interdisciplinar: Coleta de amostra de solos, manejo do solo e de pastagem e técnicas de alimentação para equinos.

Ementa: Desenvolvimento da suinocultura no Brasil e no mundo, raças, sistemas de produção, escolha e avaliação de animais. Nutrição (alimentos e balanceamento de rações), sanidade, reprodução, instalações e manejo em granjas. Produção de carne e avaliação de carcaças.

Carga Horária Total do Semestre: 380 horas.

Ementa: Introdução; Administração Rural; Economia Rural; Variáveis que influenciam a atuação da empresa rural; Aspectos Micro e Macroeconômicos dos setor rural; Políticas Agropecuárias; Economia Rural Brasileira; Capitais e Custos; Processo Empresarial; Administração Financeira (Fluxo de Caixa, administração de capital de giro das empresas rurais).

Ementa: Aquicultura de águas interiores; ecossistemas aquáticos; características químicas e físicas da água; manejo das principais espécies aquícolas cultivadas no Brasil: piscicultura e ranicultura; anatomia e fisiologia de peixes;nutrição de organismos aquáticos; aspectos do processamento de peixes de água doce. Espécies de peixes próprias para o cultivo; construção de tanques para a piscicultura; adubação e calagem de tanques; alimentação e nutrição de peixes de cultivo; noções de enfermidades em peixes.

Ementa: Caracteres zoológicos, origens e domesticação dos cavalos. População e importância para o Brasil e demais países. Funções econômicas. Métodos de manuseio e contenção dos equideos. Estudo das principais raças equinas no Brasil e no mundo. Planejamento e manejo da criação equina. Cuidados e manejo com a égua prenha e com o recém nascido. Criação de potros. Nutrição e manejo nutricional equino. Infraestrutura específica e opcional para o manejo de criação dos equideos. Noções básicas sobre equitação e podologia. Higiene e manutenção do haras. Escrituração zootécnica equina.

Ementa: O Estágio Supervisionado, é um estado de vivência em propriedades ou empresas que trabalham em áreas correlatas com a formação do aluno, ou em Instituições de Pesquisa, permitindo o acompanhamento das atividades rotineiras, com uma visão crítica e construtiva. O aluno deverá cumprir um mínimo de 80 (oitenta) horas de estágio fora do horário de aulas.

Ementa: Legislação: O Processo Legislativo no Brasil. Código de Ética Profissional. O Estatuto da Terra. Tributação Rural. Contratos Agrários. Legislação Creditícia. Legislação Ambiental. Trabalho Rural.

Ementa: Inovações tecnológicas e de manejo, produção e nutrição para bovinos de leite e de corte.Inovações tecnológicas e de manejo para a produção e manejo de pastagens. Aspectos relacionados à tecnologia de produtos apícolas, de ovos, leite e derivados.

Ementa: No Trabalho de Conclusão de Curso I, o aluno deverá desenvolver, redigir e fazer a defesa de um projeto de pesquisa científica em qualquer área do curso de Zootecnia orientado por um professor do colegiado do respectivo curso. O projeto deverá ser redigido de acordo com as normas de uma revista científica, para que possa ser publicado posteriormente

Carga Horária Total do Semestre: 400 horas.

Ementa: Avaliação de carcaça: conceitos, normas. Conformação dos animais. Genótipo e Fenótipo. Características qualitativas: maturidade fisiológica, coloração, textura e firmeza. Fatores quantitativos: Peso de carcaça, área de olho de lombo, espessura de gordura subcutânea, comprimento de carcaça, percentagem de cortes. Técnicas de experimentação e avaliação da qualidade da carne. Tipificação de carcaças.

Ementa: Evolução, situação atual e perspectivas da avicultura nacional, raças e suas origens. As principais características dos híbridos para corte e postura. Produção de frangos de corte. Produção de ovos comerciais(postura comercial). Produção de pintos de um dia para corte (matrizes pesadas). Incubação artificial de ovos férteis. Instalação de aviários. Manejo geral nas granjas.

Ementa:  Noções sobre o desenvolvimento da caprinocultura e ovinocultura no Brasil e no mundo, caracterização da caprinocultura e ovinocultura nas distintas regiões do Brasil, raças caprinas e ovinas, avaliação de diferentes sistemas de produção, escolha e avaliação de animais. Nutrição, sanidade, reprodução, instalações e manejo para caprinos e ovinos. Produção de leite. Desmame e aleitamento artificial. Produção de carne e avaliação de carcaças.Utilização de peles, pelos e lã. sustentabilidade,associativismo, responsabilidade social em sistemas de produção de caprinos e ovinos. Integração com lavouras e avaliação de custos de produção.

Ementa: Atividade obrigatória para a graduação, de interesse particular do aluno, como processo de iniciação na vida profissional, sendo regido pelas presentes normas e dispositivos legais, podendo ser desenvolvido em qualquer área profissionalizante do curso de Zootecnia.

Ementa: Estudo de relações sociais, históricas e culturais da produção agropecuária no Brasil, a partir dos conceitos das matrizes do pensamento sociológico clássico. História da extensão rural no Brasil. Fundamentos da extensão. Funções do extensionista. Comunicação Rural. Meios e mensagens na comunicação rural. Políticas públicas de desenvolvimento rural. Políticas agrícolas atuais. Métodos de extensão rural. Diagnóstico dos sistemas de produção. Modernização seletiva da Agropecuária. Desenvolvimento Agropecuário e Desenvolvimento Rural. Conhecimentos e as experiências dos Agricultores e pecuaristas. Adoção de Inovações. Estratégias para mudanças no meio rural. Conhecimento e experiências de agricultores; Adoção de inovações; Estratégias para mudanças no meio rural.

Ementa: Composição química, conservação e tecnologia de transformação de produtos de origem animal. Higiene e controle de qualidade.

Ementa: Desenvolvimento, redação, defesa e publicação de uma pesquisa científica, em qualquer área do curso de Zootecnia, orientada por um professor do Centro Universitário de Patos de Minas.

LUIZ FERNANDO ROCHA BOTELHO

LUIZ FERNANDO ROCHA BOTELHO

E-mail: luizfrb@unipam.edu.br

Professor no Centro Universitário de Patos de Minas (Unipam). Instrutor do Senar Minas nos cursos: "Trabalhador na Avicultura Básica", "Trabalhador na Avicultura de Postura", "Trabalhador na...

Acesse o Currículo: Clique Aqui


CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO

Estabelecidos no ESTATUTO conforme Art. 117 ao Art. 123.

ACESSE O ESTATUTO

Laboratórios e Ambientes

Ateliê de Desenho I
Ateliê de Desenho I

Saiba mais

Central de Análises de Fertilidade do Solo (CEFERT)
Central de Análises de Fertilidade do Solo (CEFERT)

Saiba mais

Centro Clínico Veterinário (CCV)
Centro Clínico Veterinário (CCV)

Saiba mais

Laboratório de Anatomia Animal
Laboratório de Anatomia Animal

Saiba mais

Laboratório de Fitopatologia e Microbiologia
Laboratório de Fitopatologia e Microbiologia

Saiba mais

Laboratório de Mecânica, Hidráulica e Bioclimatologia
Laboratório de Mecânica, Hidráulica e Bioclimatologia

Saiba mais

Laboratório de Microscopia
Laboratório de Microscopia

Saiba mais

Laboratório de Microscopia
Laboratório de Microscopia

Saiba mais

Laboratório de Nutrição Animal e Bromatologia
Laboratório de Nutrição Animal e Bromatologia

Saiba mais

Laboratório de Parasitologia Animal, Doenças Parasitárias e Doenças Infecciosas
Laboratório de Parasitologia Animal, Doenças Parasitárias e Doenças Infecciosas

Saiba mais

Sala de Informática Alfa - 207 Alfa
Sala de Informática Alfa - 207 Alfa

Saiba mais

Sala de Informática Amarela A - 104 F
Sala de Informática Amarela A - 104 F

Saiba mais

Sala de Informática Amarela B - 106 F
Sala de Informática Amarela B - 106 F

Saiba mais

Sala de Informática Azul A
Sala de Informática Azul A

Saiba mais

Sala de Informática Azul B
Sala de Informática Azul B

Saiba mais

Sala de Informática Branca - 112 F
Sala de Informática Branca - 112 F

Saiba mais

Sala de Informática Cedro - 306 I
Sala de Informática Cedro - 306 I

Saiba mais

Sala de Informática Cinza - 110 F
Sala de Informática Cinza - 110 F

Saiba mais

Sala de Informática Gaia - 304 H
Sala de Informática Gaia - 304 H

Saiba mais

Sala de Informática Juris - 109 C
Sala de Informática Juris - 109 C

Saiba mais

Sala de Informática Lírios - 121 M
Sala de Informática Lírios - 121 M

Saiba mais

Sala de Informática Manacás - 123 M
Sala de Informática Manacás - 123 M

Saiba mais

Sala de Informática Marte - 112 N
Sala de Informática Marte - 112 N

Saiba mais

Sala de Informática Ouro - 402 G
Sala de Informática Ouro - 402 G

Saiba mais

Sala de Informática Platina - 406 G
Sala de Informática Platina - 406 G

Saiba mais

Sala de Informática Prata - 103 G
Sala de Informática Prata - 103 G

Saiba mais

Sala de Informática Terra - 107 N
Sala de Informática Terra - 107 N

Saiba mais

Sala de Informática Topázio - 206 E
Sala de Informática Topázio - 206 E

Saiba mais

Sala de Informática Urano - 407 H
Sala de Informática Urano - 407 H

Saiba mais

Sala de Informática Verde - 114 F
Sala de Informática Verde - 114 F

Saiba mais

Sala de Informática Vermelha - 307 F
Sala de Informática Vermelha - 307 F

Saiba mais

Sala de Práticas Gerenciais (SPG)
Sala de Práticas Gerenciais (SPG)

Saiba mais





4

ENADE

CONCEITO MEC

Grau:
Bacharelado

Duração:
10 Semestres

Vagas:
Noturno: 60 vagas

Mensalidade:
 Ingressantes 2019 R$ 998,00 

Avise-me sobre o próximo Vestibular

Notícias Recentes






Última atualização: 02/07/2018 17:30

Eventos