AGRONOMIA

Agronomia

O curso

O engenheiro agrônomo carrega a nobre a missão de contribuir com a alimentação do mundo. Esse profissional envolve-se em praticamente todas as etapas do agronegócio, do plantio à comercialização da produção. Ele planeja, organiza e acompanha o preparo e o cultivo do solo, o controle de pragas, de doenças e de plantas daninhas, a colheita, o armazenamento e a distribuição e a comercialização da safra. Sendo o agronegócio uma atividade complexa, que engloba diversas variáveis, os professores do curso de Agronomia do UNIPAM procuram discutir estratégias para abordar situações que os alunos encontrarão no mercado de trabalho, buscando incutir-lhes a necessidade de uma visão holística para resolver problemas e para propor soluções, uma vez que não existe receita pronta para todas as situações no campo. A tomada de decisão parte do engenheiro agrônomo na resolução de problemas que exijam conhecimentos técnicos sólidos, capacidade crítica e rapidez.

- Administração de propriedades rurais;

- Defesa sanitária;

- Desenvolvimento rural em órgãos públicos;

- Padronização e classificação dos produtos agrícolas;

- Promoção da rastreabilidade e da certificação de alimentos e de fibras biocombustíveis;

- Indústrias de alimentos e de insumos agrícolas;

- Empresas de gestão ambiental e do agronegócio;

- Controle de pragas e vetores em ambientes urbanos e rurais, no setor público ou privado;

- Manejo de solos;

- Fitotecnia – técnica de cultivo e de reprodução de vegetais;

- Laboratórios de pesquisa científica e tecnológica;

- Melhoramento vegetal e animal;

- Consultoria.

O futuro profissional estará preparado para atuar como autônomo ou empregado em órgãos públicos, empresas de produção e distribuição de insumos, propriedades rurais, organizações não governamentais, cooperativas, institutos de pesquisa, bancos de crédito rural, laboratórios, e demais estabelecimentos ligados ao agronegócio.
 
Pode ainda exercer atividades de consultoria, planejamento, projetos, supervisão e orientação de economia rural, fiscalização de indústrias e comércios de fertilizantes e fitossanitários, vistoria, perícia, avaliação e parecer técnico relativo à agropecuária.
 
Pode também seguir carreira no magistério superior, como professor e pesquisador.
 
O mercado de trabalho para o agrônomo em nossa região é muito grande devido à diversificação de culturas que a região oferece, com possibilidade de trabalho em empresas de sementes, insumos agrícolas, fazendas das mais diversas culturas (cereais, café, hortaliças, fruticultura e pastagem)

Ementa: Introdução à origem da vida e ao estudo das células procariotas e eucariotas. Bases moleculares da constituição celular, principais componentes químicos da célula. Estrutura das células animal e vegetal: morfologia e citofisiologia das organelas celulares.

Ementa: Funções do primeiro e segundo graus. Exponencial. Logaritmo. Trigonometria no triângulo retângulo. Derivada. Integral.

Ementa: Estudo de temas clássicos e contemporâneos essenciais para o entendimento da configuração do mundo atual nas perspectivas histórica, antropológica, sociológica e filosófica. Conhecimento dos aspectos caracterizadores da formação étnico-racial e cultural da sociedade brasileira.

Ementa: Elementos de geologia. Geologia do Brasil. Petrologia: rochas, ígneas, sedimentares e metamórficas e sua importância agrícola. Mineralogia e identificação de minerais. Intemperismo e seus produtos. Noções de geomorfologia. Geologia e ambientes do território brasileiro.

Ementa: Rotinas e ferramentas acadêmicas do curso e da instituição. Hábitos e técnicas de estudo. Técnicas, procedimentos e estratégias de desenvolvimento de trabalhos acadêmico-científicos. Atividades programadas pelas disciplinas do período. Trabalho Interdisciplinar (TI).

Carga Horária Total do Semestre: 300 horas.

Ementa: Medidas Físicas e tratamento de dados. Movimento de translação de uma partícula: Cinemática, Leis de Newton, Trabalho e Energia, Conservação da Energia. Movimento de rotação da partícula: cinética da rotação, dinâmica da rotação. Mecânica dos fluidos. Termodinâmica.

Ementa: A noção de linguagem como interação e o domínio de mecanismos linguísticos (gramaticais) e discursivos que permitam ao usuário da língua não só a leitura eficiente de textos variados, mas também a produção deles, a fim de que possa interagir e atuar sobre o(s) outro(s), social e profissionalmente.

Ementa: Técnicas, procedimentos e estratégias de desenvolvimento de trabalhos acadêmico-científicos. Atividades programadas pelas disciplinas do 2º período. Trabalho Interdisciplinar.

Ementa: O átomo. Ligações químicas. Funções químicas. Teorias e Leis. Aulas Práticas.

Ementa: Introdução à Zoologia. Noções dos Phyla. Sistemática geral com ênfase nos filos de interesse econômico e social. Anatomia e fisiologia dos principais animais domésticos.

Carga Horária Total do Semestre: 300 horas.

Ementa: Propriedades do solo. Constituintes do solo (frações sólida, aquosa e gasosa). Processo de gênese do solo. Estudo dos horizontes superficiais e subsuperficiais. Caracterização morfológica do perfil. Estudo da classificação brasileira de solos. Estudo das unidades de solos do Brasil. Levantamento e classificação de solos. Solos e ambientes brasileiros

Ementa: Conceitos básicos em informática. Sistema Operacional. Internet. Processador de textos. Planilha Eletrônica. Apresentação de Slides.

Ementa: Mecanização aplicada. Motores. Tipos de tração. Máquinas e implementos agrícolas, uso e manutenção. Tratores: tipos, classificação e conhecimento geral. Uso racional dos implementos, semeadoras, adubadoras, colhedoras e pulverizadoras. Planejamentos em mecanização.

Ementa: Introdução ao estudo da Botânica. Grandes grupos Vegetais. Organografia e Regras de nomeclatura e sistemática em Botânica.

Ementa: Rotinas e ferramentas acadêmicas do curso e da instituição. Hábitos e técnicas de estudo. Técnicas, procedimentos e estratégias de desenvolvimento de trabalhos acadêmico-científicos. Atividades programadas pelas disciplinas do período. Trabalho Interdisciplinar (TI).

Ementa: .Cadeias carbônicas e funções orgânicas. .Alcanos. .Alquenos e alquinos. .Compostos aromáticos. .Estereoquímica.

Carga Horária Total do Semestre: 320 horas.

Ementa: Introduzir conceitos básicos da bioquímica. Ligações e interações bioquímicas. Propriedades físicas da água, pH e sistemas de tamponamento (ênfase biológica). Macromoléculas biológicas (constituintes estrutura e função): proteínas, lipídeos, carboidratos e ácidos nucléicos. Metabolismo de macromoléculas: Metabolismo de proteínas;Metabolismo de Carboidrato, Ciclo de Krebs; Metabolismo de Carboidrato, Glicólise; Metabolismo de Lipídeos.

Ementa: Sistemas de representações. Normas e convenções. Noções de Desenho Geométrico. Desenho Projetivo: Representação de objetos. Cotas. Cortes. Noções de Perspectivas. Desenho Arquitetônico.

Ementa: Conceitos iniciais e objetivos da estatística. Fases de um trabalho estatístico. População e amostra. Variáveis qualitativas e variáveis quantitativas. Variáveis discretas e variáveis contínuas. Séries estatísticas e gráficos. Distribuição de frequências. Medidas de posição. Medidas de dispersão. Probabilidade. Testes de hipóteses.

Ementa: Fração coloidal do solo e sua relação com a fertilidade do solo e nutrição de plantas. Leis da fertilidade do solo. Elementos essenciais e não essenciais. Absorção, transporte e redistribuição de nutrientes. Funções dos elementos essenciais e sintomas de deficiências. Disponibilidade e métodos de avaliação dos nutrientes no solo e na planta. Reação do solo. Estudo da matéria orgânica e sua interação com atributos físicos, químicos e físico-químicos do solo. Análises de solos e corretivos. Análise foliar e adubação foliar. Avaliação do estado nutricional das plantas.

Ementa: O Mundo Microbiano. Crescimento Microbiano. Micologia. Bacteriologia. Virologia. Controle de crescimento microbiano.

Ementa: Técnicas, procedimentos e estratégias de desenvolvimento de trabalhos acadêmico-científicos. Elaboração e execussão de experimento científico no campo. Atividades programadas pelas disciplinas do 4º período. Apresentação de Projeto Experimental Interdisciplinar.

Ementa: Introdução ao estudo dos grandes grupos vegetais. Fundamentação e aplicação da organografia taxonômica, delineamento e introdução às regras de nomenclaturas aplicadas à Sistemática Vegetal, com ênfase às angiospermas utilizadas em sistemas agronômicos.

Carga Horária Total do Semestre: 320 horas.

Ementa: Introdução ao estudo da Fisiologia Vegetal. Determinar e exemplificar as reações hídricas e transporte via membrana. Nutrição mineral e orgânica. Transporte via xilema e floema. Principais vias da Fotossíntese e assimilação de CO2, produtos e reservas de substâncias. Desenvolvimento da planta da semente até a planta adulta, assim como esclarecer os processos bioquímicos e fitoquímicos envolvidos no crescimento e desenvolvimento vegetal.

Ementa: Importância da genética e do melhoramento na agropecuária. Mecanismos de transmissão do material genético, mutações, poliploidia, sistema reprodutivo das plantas. Interações genótipo-ambiente e expressão gênica. Mendelismo. Origem e evolução das plantas cultivadas. Centros de diversidades. Variabilidade genética. Ligação, permuta e mapas genéticos. Genética de populações. Melhoramento genético em plantas alógamas e autógamas.

Ementa: Classificação dos Microrganismos do Solo. Organismos e Processos Biológicos do Solo. Interações entre os Microrganismos do Solo. Atividade Biogeoquímica dos Microrganismos do solo. Associação Rizóbio-leguminosas. Micorrizas. Microrganismos Diazotróficos aeróbios e endofíticos.

Ementa: Trabalho interdisciplinar com temática: Efeito dos microorganismos do solo na fisiologis das plantas em função da resitência natural e posição geográfia. A interdiciplinaridade das disciplinas do 5º período na s técnicas de plantio direto e cultivo orgânico, procedimentos e estratégias de desenvolvimento de trabalhos acadêmico-científicos. Atividades programadas pelas disciplinas do 5º período

Ementa: Atividades desenvolvidas como complementação de aprendizado em relação aos conteúdos das disciplinas do 1º ao 4º períodos. Elaboração de Estudos de Caso envolvendo temas relacionados a atividade profissional do Engº Agrônomo e aplicações dos conteúdos das disciplinas cursadas.

Ementa: Introdução à topografia. Aparelhos e instrumentos topográficos. Planimetria. Altimetria. Métodos de Nivelamentos. Nivelamento de perfis. Levantamento Planialtimétrico. Operações topográficas de escritório: desenho, reprodução de plantas e cálculo de áreas. Marcação, locação e construção de estradas. Técnicas de medições de ângulos horizontais de um polígono. Instrumentos utilizados.

Carga Horária Total do Semestre: 400 horas.

Ementa: Conceitos e noções de cosmografia. A atmosfera terrestre. Estudo da radiação solar no sistema terra-atmosfera. Coleta de dados meteorológicos. Fundamentos físicos dos processos atmosféricos. O fluxo de energia e suas consequências. Ciclo hidrológico: Precipitação, evaporação, evapotranspiração e balanço hídrico. Dinâmica hídrica e movimentos na atmosfera. Geadas e proteção de plantas. Instrumentos meteorológicos. Modificações e alterações microclimáticas.

Ementa: Materiais de Construção. Técnicas Construtivas. Orçamentos. Especificações e Contratos. Etapas de uma Construção. Planejamento. Projeto de Eletrotécnica. Dimensionamento e Projeto de Instalações Agropecuárias.

Ementa: Introdução a Entomologia Agrícola. Conceito de pragas, métodos de controle de pragas, insetos vetores de patógenos de plantas, manejo integrado de pragas e seus impactos ambientais, controle biológico, inseticidas químicos e biológicos, receituário agronômico.

Ementa: Estatística experimental e seus princípios básicos. Delineamento inteiramente ao acaso. Delineamento em bloco casualizados. Experimentos fatoriais. Hipóteses do modelo. Transformação de dados. Estatística experimental não paramétrica.

Ementa: Conceito de doença, histórico da fitopatologia e importância do estudo de doenças de plantas, classificação das doenças de plantas de acordo com os processos fisiológicos que elas interferem, ciclo de relações patógeno-hospedeiro, epidemiologia, conceitos básicos de: fitovirologia, bacteriologia, miclogia e nematologia agrícola, princípios gerais de: controle de doenças de plantas, variabilidade de agentes fitopatogênicos, sintomatologia, métodos de diagnose de doenças de plantas.

Ementa: Importância da hidráulica na agricultura irrigada. Hidrostática: unidades cargas e escala de pressão. Hidrodinâmica: hidrometria, condutos forçados, perda de carga principal e localizada. Tubulações: tipos e dimensionamento. Bombas hidráulicas e instalações de bombeamento. Golpe de aríete. Estudos de cavitação. Princípios básicos para a realização de um projeto de irrigação.

Ementa: Origem, extração e produção industrial de adubos minerais. Propriedades e características dos principais adubos. Tecnologia para aplicação de adubos no solo,na planta e na água. Contaminação e poluição por adubos minerais e outros resíduos. Origem e natureza dos resíduos orgânicos na adubação

Ementa: Técnicas, procedimentos e estratégias de desenvolvimento de trabalhos acadêmico-científicos. Elaboração e execução de experimento científico no campo. Atividades programadas pelas disciplinas do 6º período. Apresentação de Projeto Experimental Interdisciplinar.

Carga Horária Total do Semestre: 360 horas.

Ementa: Biologia e ecofisiologia das plantas daninhas, interferência das plantas daninhas com as culturas, identificação das principais plantas daninhas, métodos de controle de plantas daninhas, classificação, mecanismos de ação, seletividade e metabolismos de herbicidas, comportamento dos herbicidas no ambiente e aspectos toxicológicos. Tecnologia de aplicação de herbicidas, efeito dos herbicidas nas plantas daninhas e nas culturas, seletividade dos herbicidas, resistência de plantas daninhas à herbicidas, recomendação de herbicidas para as principais culturas, recomendações de herbicidas para os sistemas de plantio direto, convencional e transgênicos. Formulações de herbicidas, EPI (Equipamento Proteção Individual) – uso correto e recomendações

Ementa: Programação e condução das culturas perenes: café, cana-de-açúcar e mandioca. Origem, evolução histórica, importância econômica e social, zoneamento, preparo de solo, plantio, variedades, híbridos e cultivares, características morfológicas,planejamento das lavouras, tratos culturais, adubação, colheita, secagem e beneficiamento, sistema de cultivo, produção de sementes, ecofisiologia, controle de pragas e doenças, aspectos edafoclimáticos.

Ementa: Quantificação de doenças de plantas, métodos de controle de doenças de plantas, doenças da soja, doenças do feijoeiro, doenças do milho, doenças do sorgo, doenças do algodoeiro, doenças das principais hortaliças, doenças da cana-de-açúcar, doenças do arroz, doenças do cafeeiro, doenças dos citros, doenças das principais fruteiras, doenças do trigo.

Ementa: Importância da fruticultura, caracterização botânica, aspectos socioecconômicos, classificação das frutíferas, fatores edafoclimáticos, métodos de propagação (sexuada e assexuada), planejamento, implantação e condução de pomares, podas. Ecologia. Colheita e industrialização. Estudo de algumas espécies frutíferas de maior importância econômica como: mamoeiro, maracujazeiro, citros e bananeira.

Ementa: Introdução ao Agronegócio; Abordagem Sistêmica do Agronegócio. Análise de Cadeias Produtivas Agroindustriais e Competitividade; - Logística e Suprimentos agroindustriais; - Planejamento em Agronegócios.

Ementa: Importância da agricultura irrigada. Métodos de irrigação por superfície, por aspersão e irrigação localizada. Dimensionamento de sistemas de irrigação. Manejo, operação de sistemas e uniformidade de irrigação. Drenagem superficial e subterrânea

Ementa: Técnicas, procedimentos e estratégias de desenvolvimento de trabalhos acadêmico-científicos. Elaboração e execução de experimento científico no campo. Atividades programadas pelas disciplinas do 7º período. Apresentação de Projeto Experimental Interdisciplinar.

Carga Horária Total do Semestre: 360 horas.

Ementa: Introdução; - Administração Rural; - Economia Rural; - Variáveis que influenciam a atuação da empresa rural; - Aspectos Micro e Macroeconômicos dos setor rural; - Políticas Agropecuárias; - Economia Rural Brasileira; - Capitais e Custos; - Processo Empresarial; - Administração Financeira (Fluxo de Caixa, administração de capital de giro das empresas rurais).

Ementa: Métodos e aplicações da biotecnologia incluindo técnicas de biologia molecular como transformação de plantas, Tecnologia do DNA recombinante, transposons, silenciamento genético e cultura de células e tecidos. Marcadores moleculares em plantas. Fusão de protoplastos. Sociedade e Aspectos Éticos.

Ementa: Conceitos básicos em ecologia. Ecossistemas. Cadeia alimentar. Dinâmica de populações e de comunidades. Aspectos ecológicos do trinômio água-ar-solo. Fluxo de energia e matéria nos sistemas. Biomas e Biodiversidade. Desequilíbrios ambientais. Noções Básicas de recursos naturais renováveis, licenciamento ambiental, CAR – Cadastro Ambiental Rural. Preservação, conservação e manejo dos recursos naturais renováveis. Fontes alternativas de energia.

Ementa: Aspectos gerais da olericultura. Classificação das hortaliças, fatores climáticos, propagação, implantação das culturas e tratos culturais. Aspectos técnicos e econômicos das olerícolas: cenoura, batata, tomate, cebola, alho e outras de importância econômica.

Ementa: Técnicas, procedimentos e estratégias de desenvolvimento de trabalhos acadêmico-científicos. Elaboração e execução de experimento científico no campo. Atividades programadas pelas disciplinas do 7º período. Apresentação de Projeto Experimental Interdisciplinar.

Ementa: A sociologia do meio rural - Princípios e tendências; Transformações sociais; Fatores socioculturais como influenciadores nas pequenas empresas rurais. Extensão rural no Brasil - História e fundamentos; Meios e mensagens da comunicação rural; Funções e Habilidades do extensionista na comunicação rural e transferência de tecnologias; Políticas governamentais. Extensão rural-Métodos; Diagnóstico dos sistemas de produção; Modernização seletiva da agropecuária; Desenvolvimento agrícola e desenvolvimento rural. Conhecimento e experiências de agricultores; Adoção de inovações; Estratégias para mudanças no meio rural.

Ementa: Importância das sementes, Conceitos de sementes, Formação e estrutura das sementes, Composição química das sementes, Maturação de sementes, Germinação das sementes, Dormência de sementes, Deterioração de sementes, Produção de sementes, Beneficiamento de sementes, Secagem das sementes, Armazenamento, Análise de sementes.

Ementa: Zootecnia; funções, definições e conceitos importantes. Características das espécies e raças de interesse zootécnico. Formas de criação, manejo, alimentação e exploração econômica dos animais domésticos (bovinos, caprinos, ovinos, suínos e aves).

Carga Horária Total do Semestre: 380 horas.

Ementa: Culturas da Soja, Feijão e Algodão: Introdução; Situação Econômica; Origem da Cultura; Morfologia da planta; Fenologia e fisiologia da planta; Aptidão Edafoclimática; Manejo do Solo; Cultivares Recomendados; Semeadura; Nutrição Mineral e Manejo da Fertilidade; Manejo de Plantas Daninhas; Pragas e Doenças e Colheita

Ementa: Estágio de vivência em propriedades agrícolas, empresas de pesquisa públicas e privadas ou dentro da própria instituição, no acompanhamento das atividades agropecuárias, de pesquisa, diagnóstico de limitações e propostas de resolução de problemas técnicos, orientados por um professor coordenador do estágio e supervisionados por um profissional da área escolhida.

Ementa: Processos erosivos e práticas de manejo e controle erosivo. Sistemas de capacidade de uso do solo e planejamento conservacionista do solo e da água. Compactação e adensamento do solo. Aparelhos usados nos trabalhos de conservação do solo. Aerofotogametria e fotointerpretação como instrumentos auxiliares no planejamento conservacionista. Práticas conservacionistas do solo e da água. Metodologia de pesquisa de erosão hídrica.

Ementa: Importância da silvicultura brasileira. Lendas, mitos e realidade sobre os plantios homogêneos. Produção de mudas e viveiros florestais. Implantação e manejo de florestas. Regeneração e reforma. Manejo de formigas cortadeiras e cupins em florestas cultivadas. Dendrometria e inventário florestal. sistema agroflorestal.

Ementa: Conservação e tecnologias para transformação de produtos de origem vegetal. Higiene e controle de qualidade

Ementa: Atividades complementares que possibilitem a integração das disciplinas cursadas até o 8º período. Estatística experimental e estatística computacional. Definição de delineamentos estatísticos para elaboração e execução de projetos e TCC.

Ementa: No trabalho de conclusão de curso I, o aluno deverá desenvolver, redigir e fazer a defesa de um projeto de pesquisa científica em qualquer área do curso de agronomia, orientado por um professor integrante do colegiado do respectivo curso. O projeto deverá ser redigido de acordo com as normas descritas pelo professor coordenador de TCC segundo o regulamento do UNIPAM.

Carga Horária Total do Semestre: 400 horas.

Ementa: Apresentar e discutir os conceitos de Agricultura de Precisão como um conjunto de técnicas que permitem o gerenciamento das lavouras considerando sua variabilidade espacial, envolvendo o planejamento, a coleta de dados, a geração de mapas, recomendações e a aplicação localizada de insumos, bem como abordar as recentes inovações associadas ao tema.

Ementa: Perícias judiciais no âmbito da agronomia. Atribuições do Perito. Avaliação. Laudo. Parecer técnico. Métodos: avaliação de terra, benfeitorias de culturas, de máquinas e de implementos, avaliação de semoventes. Análise de mercado imobiliário e do valor encontrado. Legislação.

Ementa: Culturas do Milho, Sorgo, Arroz e Trigo: Introdução, Situação Econômica, Origem da Cultura, Morfologia da Planta, Fenologia da Planta, Fisiologia da Planta, Aptidão Edafoclimática,Manejo do Solo, Cultivares Recomendados, Semeadura, Nutrição Mineral e Manejo da Fertilidade, Manejo de Plantas Daninhas, Pragas e Doenças, Colheita, beneficiamento e armazenamento.

Ementa: O Estágio Supervisionado é um estado de vivência em propriedades ou empresas que trabalham em áreas correlatas com a formação do aluno, ou em Instituições de Pesquisa - pública ou privada, ou no próprio Centro Universitário - UNIPAM, permitindo o acompanhamento e realização de atividades rotineiras, com uma visão crítica e construtiva. O aluno deverá cumprir um mínimo de 80 (oitenta) horas de estágio, orientado por um professor da área.

Ementa: Importância da Floricultura. Produção brasileira e mercado internacional de plantas ornamentais. Sistemas e técnicas de produção de plantas ornamentais: flores de corte, floríferas e folhagens de vaso, floríferas anuais, gramados, arbustos, palmeiras e árvores ornamentais. Ambiente de produção. Conceituação e classificação do paisagismo. Histórico do Paisagismo: evolução e principais estilos paisagísticos. Elementos utilizados na elaboração de projetos paisagísticos. Função do vegetal na paisagem. Projeto paisagístico: apresentação gráfica e memorial descritivo. Implantação e manutenção de jardins.

Ementa: Principais espécies de plantas forrageiras e suas características. Formação e manejo de pastagens. Recuperação de pastagens degradadas. Ensilagem e fenação.

Teste

Ementa: Estrutura brasileira de armazenagem de grãos. Fatores que influenciam a qualidade dos grãos armazenados. Propriedades do ar úmido. Equilíbrio higroscópico. Secagem de grãos. Secadores. Aeração. Armazenamento. Pragas de grãos armazenados e formas de controle. Deterioração fúngica. Prevenção de acidentes em unidades armazenadoras.

Ementa: Composição química, conservação e tecnologia de transformação de produtos de origem animal. Higiene e controle de qualidade.

Ementa: No trabalho de conclusão de curso II, o aluno deverá desenvolver, redigir e fazer a defesa de um projeto de pesquisa científica em qualquer área do curso de agronomia, orientado por um professor do colegiado do respectivo curso. O projeto deverá ser redigido de acordo com as normas descritas pelo professor coordenador de TCC segundo regulamento do UNIPAM.

LUCAS DA SILVA MENDES

LUCAS DA SILVA MENDES

E-mail: lucassm@unipam.edu.br

Atualmente é coordenador do Curso de Agronomia do Centro Universitário de Patos de Minas. Trabalhou na Iharabras como Administrador técnico de vendas. Trabalhou como Eng. Agrônomo responsável...

Acesse o Currículo: Clique Aqui


CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO

Estabelecidos no ESTATUTO conforme Art. 117 ao Art. 123.

ACESSE O ESTATUTO

Laboratórios e Ambientes





4

ENADE

CONCEITO MEC

Grau:
Bacharelado

Duração:
10 Semestres

Vagas:
Diurno: 60 vagas
Noturno: 360 vagas

Mensalidade:
Ingressantes 2019 Diurno: R$ 1.104,00
Ingressantes 2019 Noturno: R$ 1.188,00

Selo Agronomia

Avise-me sobre o próximo Vestibular

Notícias Recentes






Última atualização: 02/07/2018 17:30

Eventos