NUTRIÇÃO

Nutrição

O curso

A Nutrição é uma ciência da saúde que estuda os alimentos e os seus nutrientes, bem como a sua ação, a sua interação e o seu balanço em relação à saúde e à doença, além dos processos pelos quais o organismo ingere, absorve, transporta, utiliza e excreta os nutrientes (CUPPARI, 2005).

O nutricionista é um profissional que, atendendo aos princípios da ciência da Nutrição, tem como função contribuir para a saúde dos indivíduos e da coletividade. É responsável pela avaliação, pelo diagnóstico e pelo acompanhamento do estado nutricional de pessoas de todas as faixas etárias com o objetivo de recuperar ou de promover a saúde por meio de uma alimentação adequada. O trabalho também pode envolver a realização de ações relacionadas à segurança alimentar de grupos ou de comunidades.

- Nutrição clínica;

- Nutrição esportiva;

- Administração de serviços de alimentação;

- Nutrição social (creches, escolas e prefeituras);

- Personal diet;

- Marketing em Nutrição;

- Docência.

Uma alimentação saudável é fundamental para garantir a qualidade de vida. Assim, a profissão encontra-se em um momento favorável, com intenso crescimento no mercado de trabalho. O aumento da obesidade em todas as faixas etárias, o envelhecimento populacional e a busca por um estilo de vida mais saudável faz com que o mercado profissional e a sociedade valorizem cada vez mais a profissão. O mercado precisa de profissionais com competência técnica e com responsabilidade social para a promoção da saúde. Além disso, muitas instituições precisam de nutricionistas em seus quadros, como hospitais, clínicas médicas, centros de reabilitação, clubes e entidades esportivas, restaurantes e até empresas.

Ementa: Organização estrutural do organismo humano do ponto de vista de sistemas, órgãos e estruturas anatômicas a ele pertencentes.

Ementa: Introdução ao método e conceitos de análise estatística na área de ciências biomédicas. Obtenção, apresentação e descrição de dados de observação. Distribuição das estatísticas da amostra. Estimação, intervalos de confiança e testes de significância. Comparação de médias e análise de correlação. Testes diagnósticos. Prática baseada em evidências.

Ementa: Pirâmide alimentar. Guias alimentares. Grupos de Alimentos. Tabela de Composição de Alimentos. Alimentos Enriquecidos. Alimentos Dietéticos: diet, light, fenilcetonúricos e celíacos. Alimentos Transgênicos. Substâncias tóxicas naturalmente presentes nos alimentos. Perdas nutricionais durante o processamento. Codex Alimentarius

Ementa: Genética Molecular: Estrutura e Organização de Genes e Genomas, Duplicação, Tradução e Transcrição.Manipulação do Material Genético e Aplicações da Tecnologia do DNA Recombinante. Genética e Câncer. Nutrigenômica.

Ementa: A noção de linguagem como interação e o domínio de mecanismos lingüísticos (gramaticais) e discursivos que permitam ao usuário da língua não só a leitura eficiente de textos variados, mas também a produção deles, a fim de que possa interagir e atuar sobre o(s) outro(s), social e profissionalmente.

Ementa: Introdução à nutrição humana. Alimentos e nutrientes: classificação, fontes alimentares e funções. Digestão, absorção e metabolismo dos macronutrientes. Nutrição e fibras. Água. Vitaminas e minerais: conceito, fontes, funções, carências e excessos.

Ementa: Técnicas, procedimentos e estratégias de desenvolvimento de trabalhos acadêmico-científicos. Compreensão das áreas de atuação do nutricionista. Trabalho Interdisciplinar (TI) envolvendo as áreas de atuação do profissional em nutrição. Fundamentos da Educação em Saúde e Nutricional. Atuação do nutricionista na área social de alimentação infantil, e a formação de hábitos alimentares saudáveis. Alimentação escolar em escolas públicas e particulares. Técnicas de educação nutricional.

Carga Horária Total do Semestre: 340 horas.

Ementa: O processo evolutivo do vírus ao procarionte e eucarionte. A teoria Criacionista. A célula eucariótica do ponto de vista morfofuncional das membranas, do citoplasma e das organelas. As inter-relações célula matriz extracelular. A bactéria como modelo de célula procariótica. Histologia dos Tecidos e Sistemas: (Tecidos) Epitelial, Conjuntivos, Adiposo, Cartilaginoso, Ósseo, Muscular e Neural. (Sistemas) Tegumentar, Circulatório, Sangue e Hemocitopoese, Linfático, Digestivo e Glândulas Anexas, Respiratório, Urinário e Endócrino. Embriologia: Gametogênese, Sistemas Reprodutores, Fertilização, Implantação, Desenvolvimento fetal e embrionário e Anexos embrionários.

Ementa: A disciplina em curso contempla o estudo de temas clássicos e contemporâneos essenciais para o entendimento da configuração do mundo atual nas perspectivas histórica, antropológica, sociológica e filosófica.

Ementa: Estudo dos processos patológicos gerais que acometem os órgãos e tecidos no corpo humano, métodos de estudo usados na Patologia geral e ênfase à etiopatogênese – causas e mecanismos envolvidos nos processos patológicos, bem como as alterações morfológicas provocadas pelos mesmos.

Ementa: Epidemiologia e Saúde.Processo Saúde -Doença.História natural da doença e níveis de prevenção .Transição demográfica, epidemiológica e alimentar.Doenças emergentes e reemergente. Historia das politicas publicas no Brasil. Sistema Único de Saúde.Politicas de saúde publicas. Estratégia Saúde da família e legislações.Sistema de Informação. E-SUS. SISVAN. EMPACS.

Ementa: Técnicas, procedimentos e estratégias de desenvolvimento de experimento in vivo na área de nutrição experimental. Trabalho integrador.

Ementa: Conceitos básicos e importância da Técnica Dietética para a ciência da nutrição. Seleção e aquisição de alimentos. Caracterização e aplicação culinária de alimentos. Alimentos para fins especiais.

Carga Horária Total do Semestre: 320 horas.

Ementa: Princípios e fundamentos de bioquímica. Ligações e interações bioquímicas. pH e sistemas de tamponamento (ênfase biológica). Macromoléculas biológicas (constituintes estrutura e função): proteínas, lipídeos, carboidratos, vitaminas e ácidos nucléicos. Enzimas e cinética enzimática. Processo de biossinalização: sinalização celular, transdução de sinais e respostas.

Ementa: Aspectos gerais sobre coleta e preparo de amostras para análises bromatológicas. Estudo químico e nutricional dos constituintes fundamentais dos alimentos. Análise dos alimentos

Ementa: Características estruturais e bioelétricas da membrana celular e a fisiologia dos sistemas nervoso, cardiovascular, respiratório, digestório, renal e endócrino. Em cada um dos sistemas serão estudados a dinâmica de funcionamento, o controle da função e os aspectos integrativos na manutenção da homeostasia.

Ementa: Introdução ao sistema imune e à resposta imunológica. Órgãos e tecidos linfóides. Imunoglobulinas: estrutura e função. Antígenos. Imunidade humoral. Imunidade celular. Cooperação celular. Resposta efetora. Regulação da resposta imune. Imunodeficiências. Hipersensibilidades. Imunonutrição.

Ementa: Conceitos básicos de informática. Aplicações de produtividade: processadores de textos, planilhas eletrônicas, apresentação de slides, processamento de imagens. Utilização de programas de interesse na saúde. Acesso à banco de dados. Internet: fundamentos, pesquisa de informações na área de saúde, pesquisa em sites oficiais de informações geográficas, demográficas e de saúde, bem como bibliotecas virtuais e de pesquisa cientifica na área de saúde.

Ementa: Recomendação de energia e proteína nas diferentes faixas etárias (pré-escolar, escolar, adolescente, adulto). Elaboração de dietas. DRI's. Avaliação nutricional da qualidade da dieta. biodisponibilidade de nutrientes.

Ementa: Trabalho integrador com a temática: Avaliação microbiológica. Técnicas, procedimentos e estratégias de desenvolvimento de trabalhos acadêmico-científicos. Atividades programadas pelas disciplinas do período.

Carga Horária Total do Semestre: 320 horas.

Ementa: Bioenergética do metabolismo. Metabolismo de carboidratos. Metabolismo de glicogênio. Metabolismo de lipídeos. Metabolismo de aminoácidos. Ciclo da uréia. Regulação das vias metabólicas. Integração do metabolismo. Doenças relacionadas às desordens do metabolismo.

Ementa: Formas Farmacêuticas. Farmacologia Básica. Farmacocinética e Farmacodinâmica: Aspectos básicos, moleculares e clínicos. Fármacos que atuam no Sistema Nervoso Autônomo, Sistema Cardiovascular, Sistema Nervoso Central, Sistema Endócrino, Sistema Gastrointestinal: atividade farmacológica, emprego terapêutico, toxicidade e interação droga nutriente.

Ementa: Fontes de Contaminação e Vias de transmissão; Principais Doenças transmissíveis por Alimentos; Surtos Alimentares; Medidas de Controle Sanitário na produção de Alimentos ( BPF – Boas Práticas de Fabricação; APPCC – Análise de Pontos Críticos e Controles); Sanitização; Legislação Sanitária Básica em Alimentos.; Saúde do manipulador; Sobras de Alimentos; Fraudes Alimentares; Legislação de alimentos para fins especiais.

Ementa: Técnicas, procedimentos e estratégias de desenvolvimento de trabalhos acadêmico-científicos. Atividades programadas pelas disciplinas do 4º período. Trabalho integrador.

Ementa: Hábitos alimentares e gastronomia. Habilidades básicas de cozinha. Garde manger. Confeitaria e Panificação. Gastronomia molecular, nacional e internacional. Bebidas alcoólicas e não alcoólicas. Planejamento de eventos em alimentação e nutrição.

Ementa: Introdução à tecnologia de alimentos, tópicos de interesse em alimentos, métodos de conservação de alimentos, abordagem de aditivos utilizados na indústria alimentícia, embalagens de alimentos, análise sensorial e processamento de alimentos (leite, vegetais, carnes e pescado).

Carga Horária Total do Semestre: 280 horas.

Ementa: Introdução ao estudo da avaliação nutricional. Métodos de avaliação nutricional. Avaliação antropométrica de adultos, crianças e adolescentes. Avaliação da composição corporal. Técnicas de avaliação da composição corporal. Aspectos éticos inerentes a avaliação do estado nutricional e de estudos de composição corporal.

Ementa: Identificar as implicações nutricionais da fisiopatologia e do tratamento de diversas doenças. Destaca a importância da dieta como componente terapêutico em diferentes estados mórbidos. Estuda a atenção dietética estuda a enfermos aplicando, na pratica as etapas de: cálculo das necessidades nutricionais, cálculo de dietas, prescrição dietoterápica e orientação alimentar. Enfatiza a individualidade como critério básico da dietoterapia.

Ementa: Introdução à Microbiologia. Nutrição e Crescimento Microbiano. Bacteriologia Virologia. Controle do Crescimento Microbiano. Importância da Microbiologia de Alimentos, controle dos fatores que propiciam o desenvolvimento dos microrganismos e as alterações que estes causam em alimentos, toxinfecções alimentares.

Ementa: Técnicas, procedimentos e estratégias de desenvolvimento de trabalhos acadêmico-científicos. Trabalho Interdisciplinar: Fitoterapia aplicada à nutrição.

Ementa: Comportamento alimentar. Aplicação de conhecimentos de psicologia em atendimentos nutricionais. Terapia Cognitiva Comportamental. Comer intuitivo. Comer com atenção plena. Obesidade. Diabetes mellitus.

Carga Horária Total do Semestre: 320 horas.

Ementa: Recursos Materiais; A função material na empresa; A visão logística de materiais; Equipamentos e utilização dos mesmos; Departamento Pessoal e recursos Humanos; Escala; Produção; Elaboração de cardápios; Compras; Recebimento de mercadorias e conferência;Planejamento e controle de estoques; Sistema, controle e movimentação de materiais; Transporte e distribuição; Gestão de Alimentação e Nutrição Hospitalar.

Ementa: Métodos de avaliação nutricional. Inquéritos dietéticos. Metodologia de inquéritos dietéticos para estudos populacionais. Validade e reprodutibilidade dos métodos de avaliação dietética. Avaliação bioquímica do estado nutricional. Avaliação clínica do estado nutricional. Avaliação nutricional do paciente hospitalizado. Avaliação subjetiva global. Exame físico. Diagnóstico nutricional.

Ementa: Identificar as implicações nutricionais da fisiopatologia e do tratamento das doenças: doenças do trato gastrointestinal inferior, anemias, AIDS, câncer, doenças renais, pacientes queimados e pacientes críticos: trauma, cirurgias e sepse.

Ementa: Conceitos. Teorias do envelhecimento, idade cronológica versus idade biológica. Panorama e perspectiva da nutrição geriátrica no Brasil e no mundo. Alterações fisiológicas, endócrinas, metabólicas e imunológicas decorrentes do processo de envelhecimento. Nutrição e envelhecimento. Interação entre fármacos e nutrientes nos idosos. Avaliação nutricional de idosos. Requerimentos nutricionais dos idosos. Principais patologias que acomete os idosos atualmente: demência, infecções respiratórias, doenças reumáticas, osteoporose, úlcera de pressão, mal de Parkinson, Alzheimer, etc.

Ementa: Definição de nutrição em saúde pública. Transição nutricional. Principais problemas nutricionais em saúde pública. Segurança alimentar e nutricional. Situação alimentar no Brasil. Política Alimentar Brasileira. Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional – SISVAN. Programas de alimentação e nutrição: PNAE, PAT, Bolsa família, NASF, ESF.

Ementa: Atuação do nutricionista em estética e na formulação de cosméticos. Nutrientes e compostos bioativos de interesse na produção de cosméticos. Tecnologia de produção de cosméticos (xampus, condicionadores, cremes hidratantes, sabonete, desodorantes).

Ementa: Psicologia e subjetividade humana. Relação subjetividade, cultura e alimentação. Aspectos psicológicos relacionados à nutrição. Aspectos psicológicos da relação profissional-paciente. Nutrição e o trabalho interdisciplinar. Técnicas de acolhimento e investigação. Desenvolvimento de habilidades pessoais relacionadas ao comportamento alimentar.

Carga Horária Total do Semestre: 360 horas.

Ementa: Administração de Recursos Financeiros. Gestão de Qualidade em UAN’s. Procedimentos Operacionais Padronizados – POP’s. Marketing. Programa de Alimentação do Trabalhador – PAT.

Ementa: Proporcionar ao graduando competências e habilidades mediante a reflexão crítica da teoria aprendida e a vivência das atividades práticas desenvolvidas pelo nutricionista na área ambulatorial. Desenvolvimento de atitudes éticas em relação ao exercício da profissão de nutricionista. Vivência prática do referencial teórico obtido durante o curso para prestação de assistência nutricional. Integração com o paciente e capacitar o aluno para o atendimento nutricional individualizado. Capacitar o aluno a informar aos pacientes sadios e enfermos sobre bons hábitos alimentares como forma de promover saúde.

Ementa: Desenvolvimento de atividades práticas pertinentes à atuação do nutricionista na área de Saúde Pública e Social (unidades básicas de saúde,creches, escolas, instituições filantrópicas, e outras) ligadas à saúde da comunidade.Planejamento e desenvolvimento de assistência e educação nutricional a coletividades ou indivíduos sadios, ou enfermos, em instituições publicas ou privadas e em consultório de nutrição e dietética, através de ações, programas, pesquisas e eventos, direta ou indiretamente relacionados à alimentação e nutrição, visando à prevenção de doenças, promoção, manutenção e recuperação da saúde.

Ementa: Saúde materno-infantil no Brasil. Estudo da nutrição materno-infantil: aspectos fisiológicos, nutricionais e características relativas a população compreendida por gestantes, nutrizes, lactentes, crianças e adolescentes. Requerimentos, recomendações nutricionais e planejamento dietético para a população estudada. Funcionamento de lactários e bancos de leite humano. Aleitamento materno, alimentação artificial e complementar. Estudo das normas da alimentação da criança: prematuro, lactente sadio, pré-escolar, escolar.

Ementa: Terapia Nutricional: conceitos básicos, indicações, condutas, planejamento dietético, monitoramento. Nutrição enteral e parenteral: legislação e prescrição dietética através de estudos de casos. Indrodução dos conceitos de fitoterápicos, alimentos funcionais e Imunonutrição.

Ementa: Higiene de alimentos. Administração de serviços de alimentação. Desenvolvimento e concepção de novos negócios. Elaboração de plano de negócios. Gestão de Pessoas. Canvas.

Ementa: O regulamento do Trabalho de Conclusão de Curso. A orientação da pesquisa. Projeto de pesquisa: partes constituintes e normas técnicas. Comitê de ética em pesquisa. Acompanhamento, em sala e em pequenos grupos, do processo de elaboração do projeto de pesquisa.

Carga Horária Total do Semestre: 530 horas.

Ementa: Marcos conceituais da Educação Nutricional. Comportamento alimentar. Instrumentos da Educação em Nutrição. Educação Nutricional aplicada.

Ementa: Desenvolvimento de produtos e receitas para populações alvo ou utilizando ingredientes especiais. Análises físico-químicas e detecção de fraudes no leite. Avaliação da qualidade físico-química de carnes. Composição centesimal de alimentos. Avaliação microbiológica de alimentos desenvolvidos para populações alvo, identificação microbiana, contagem permitida pela Legislação

Ementa: Preparação e orientação do estagiário para atuar em hospital geral e especializado. Organograma, normas e dinâmicas do funcionamento de hospitais. Técnicas de abordagem e atendimento ao paciente do hospital, ambulatório e consultório. Desenvolvimento de trabalho em equipe. Utilização de prontuário. Técnicas para avaliação antropométrica de pacientes hospitalizados. Solicitação, interpretação e utilização de exames bioquímicos. Estudos dos casos acompanhados. Orientação para elaboração do trabalho de conclusão do estágio.

Ementa: O estágio supervisionado, no Centro Universitário de Patos de Minas é considerado um dentre outros procedimentos didático-pedagógicos, que tem por finalidade colocar o aluno, por determinado período, em contato com a realidade profissional, criando-lhe condições de integração com o mundo do trabalho, dando-lhe oportunidade de troca de experiências, de participação em trabalhos de equipe, de convívio sócio-profissional, de desenvolvimento de habilidades e atitudes, de constituição de novos conhecimentos e de aquisição de valores inerentes à cultura do trabalho.

Ementa: Aspectos fisiológicos e normativos da ética. Código de ética profissional. Conceitos fundamentais em Bioética. Ética aplicada à pesquisa em animais. Normas de pesquisa em saúde no Brasil. Regulamentação profissional dos nutricionistas. Conselho Federal de Nutricionista e Conselhos regionais. Sindicatos. Orientação profissional. Perfil do nutricionista. Mercado de trabalho. Pós-graduação em nutrição. Elaboração de “curriculum vitae”.

Ementa: Introdução à nutrição no esporte. Fisiologia do exercício. Metabolismo energético na prática esportiva. Necessidades nutricionais no esporte. Avaliação nutricional de atletas. Prescrição dietética para esportistas e desportistas. Atividades físicas no tratamento da obesidade e magreza. Hidratação no esporte. Recursos ergogênicos. Radicais livres e exercício físico.

Ementa: Estudo da dietoterapia das enfermidades mais comuns que acometem a faixa etária pediátrica: Anemias e hipovitaminoses, desnutrição, obesidade, fissuras, fibrose cística, doença celíaca, intolerâncias e alergias, erros inatos do metabolismo e paciente prematuro

Ementa: O processo de investigação científica, proposto na versão I da disciplina, será executado neste período. A estrutura do artigo científico, gênero em que será elaborado o relatório final, será objeto de estudo teórico. O processo de coleta de dados pelos alunos será orientado em seu desenvolvimento. Finalmente as aulas serão utilizadas para a orientação da escrita final.

KARYNA MARIA DE MELLO LOCATELLI

KARYNA MARIA DE MELLO LOCATELLI

E-mail: karyna@unipam.edu.br

Graduada em Nutrição pela Universidade Federal de Ouro Preto (2001). Especialista em Nutrição Clínica pelo Centro Universitário do Triângulo. Mestre em Genética e Bioquímica pela...

Acesse o Currículo: Clique Aqui


CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO

Estabelecidos no ESTATUTO conforme Art. 117 ao Art. 123.

ACESSE O ESTATUTO

Laboratórios e Ambientes

Ambulatório de Nutrição e Laboratório de Avaliação Nutricional
Ambulatório de Nutrição e Laboratório de Avaliação Nutricional

Saiba mais

Laboratório de Anatomia Humana
Laboratório de Anatomia Humana

Saiba mais

Laboratório de Bioquímica e Bromatologia
Laboratório de Bioquímica e Bromatologia

Saiba mais

Laboratório de Farmacotécnica
Laboratório de Farmacotécnica

Saiba mais

Laboratório de Fisiologia e Biofísica, Nutrição Experimental, Farmacologia e Toxicologia
Laboratório de Fisiologia e Biofísica, Nutrição Experimental, Farmacologia e Toxicologia

Saiba mais

Laboratório de Microbiologia
Laboratório de Microbiologia

Saiba mais

Laboratório de Microscopia
Laboratório de Microscopia

Saiba mais

Laboratório de Nutrição Animal e Bromatologia
Laboratório de Nutrição Animal e Bromatologia

Saiba mais

Laboratório de Técnicas Dietéticas
Laboratório de Técnicas Dietéticas

Saiba mais





4

ENADE

CONCEITO MEC

Grau:
Bacharelado

Duração:
8 Semestres

Vagas:
Noturno: 60 vagas

Mensalidade:
Ingressantes 2019 R$ 1.029,00

Avise-me sobre o próximo Vestibular

Notícias Recentes






Última atualização: 02/07/2018 17:30

Eventos