FISIOTERAPIA

O curso

O curso de Fisioterapia foi criado em 2005, em reunião do Conselho Universitário, e estabelecido pela Resolução CON/UNIPAM nº 109, de 20 de janeiro de 2005. Atualmente, funciona em horário noturno, em regime seriado semestral, conforme estabelecido na Resolução CON/UNIPAM nº 260, de 23 de setembro de 2009. Em março de 2008, iniciou-se o funcionamento da Clínica de Fisioterapia UNIPAM em um prédio próprio, bem como o convênio com o SUS (Sistema Único de Saúde), para atendimento aos usuários nas diversas áreas de atuação fisioterapêutica. O graduado na área atua em todos os níveis da atenção à saúde, com base no rigor científico e intelectual, com perfil generalista, humanista, crítico e reflexivo, priorizando os princípios éticos/bioéticos e culturais do indivíduo e da coletividade. Trata-se de um profissional que possui como objeto de estudo o movimento humano em todas as suas formas de expressão e potencialidades, quer nas alterações patológicas, cinético-funcionais, quer nas suas repercussões psíquicas e orgânicas.

Fisioterapia Clínica:

- hospitais e clínicas;

- ambulatórios;

- consultórios;

- centros de reabilitação.

Saúde Coletiva:

- programas institucionais;

- ações básicas de saúde;

- fisioterapia do trabalho;

- vigilância sanitária.

Educação:

- docência (nível secundário e superior);

- extensão;

- pesquisa;

- supervisão (técnica e administrativa);

- direção e coordenação de cursos.

Home Care:

- tratamento na casa de cada paciente.

Outras:

- indústria de equipamentos de uso fisioterapêutico.

O fisioterapeuta pode atuar em consultórios, em ambulatórios, em hospitais gerais, em centros de recuperação biopsicossocial, em programas institucionais de saúde pública, em ações básicas de saúde e em áreas específicas de especialização, bem como no magistério superior, na indústria de equipamentos profissionais, na vigilância sanitária, nas auditorias técnico-profissionais e nas perícias judiciais.

Ementa: Estuda os conceitos introdutórios, bem como, os sistemas: esquelético, articular, muscular, circulatório (sanguíneo e linfático), respiratório, digestório, urinário, genital masculino, genital feminino e tegumentar.

Ementa: Estrutura e função das principais biomoléculas - Metabolismo das principais biomoléculas, sua regulação e integraçãorelacionadas ao crescimento dos organismos vivos.

Ementa: Referencial teórico, filosófico e científico da prática da fisioterapia, sua organização no Brasil e no mundo, o ensino da Fisioterapia no Brasil, atuação social da fisioterapia e sua participação na busca por soluções de problemas da comunidade. Resoluções, autarquias, equipe multidisciplinar. Áreas de atuação e mercado de trabalho. A Fisioterapia hoje: da promoção à reabilitação. Exemplos de recursos terapêuticos.

Ementa: Identificação do material genético. Genética molecular. As bases físicas da hereditariedade. Citogenética. Análise de cariótipo. Anomalias cromossômicas. Malformações congênitas e consequências. Alterações genéticas. Herança Poligenética.

Ementa: A noção de linguagem como interação e o domínio de mecanismos lingüísticos (gramaticais) e discursivos que permitam ao usuário da língua não só a leitura eficiente de textos variados, mas também a produção deles, a fim de que possa interagir e atuar sobre o(s) outro(s), social e profissionalmente.

Ementa: Técnicas e procedimentos. Noções básicas de primeiros socorros; técnicas para proteção individual e controle de infecções.

Ementa: Rotinas e ferramentas acadêmicas do curso e da instituição. Hábitos e técnicas de estudo. Técnicas, procedimentos e estratégias de desenvolvimento de trabalhos acadêmico-científicos. Atividades programadas pelas disciplinas do 1ºperíodo. Trabalho Interdisciplinar (TI), visando o aprendizado dos campos de atuação da fisioterapia.

Carga Horária Total do Semestre: 380 horas.

Ementa: Estudo do corpo humano sob perspectiva topográfica (regiôes): Membros inferiores, Abdome, Tórax, Dorso e coluna vertebral, Membros superiores, Cabeça e pesoço, e Pelve e períneo.

Ementa: Produção do movimento humano e sua modificação por força internas e sua relação com o meio ambiente. Análise do movimento humano por meio dos métodos qualitativos e quantitativos. Efeito físicos nos tecidos biológicos submetidos a esforços produzidos pelo movimento humano e a postura estática.

Ementa: História da Cinesiologia. O esqueleto e as articulações do corpo. Estrutura e ação dos músculos estriados. Fisiologia da contração muscular. Princípios Mecânicos: Cinemática e Cinética. Análise e avaliação dos movimentos: amplitude, músculos envolvidos e graus de normalidade. Cinesiologia do ombro, cotovelo, punho e mão. Goniometria dos segmentos estudados.

Ementa: O processo evolutivo: o procarionte, o vírus e o eucarionte. A teoria Criacionista. A célula eucariótica do ponto de vista morfofuncional das membranas, do citoplasma e das organelas. As inter-relações célula matriz extracelular. A bactéria como modelo de célula procariótica. Embriologia: Sistemas Reprodutores,Gametogênese, Fertilização, Implantação, Desenvolvimento embrionário e fetal e Anexos embrionários. Parto normal e cesáreo. Histologia dos Tecidos Epitelial, Conjuntivos (Denso, Adiposo, Cartilaginoso, Ósseo, Sanguíneo e Hematopoiético), Muscular e Neural.

Ementa: Estudo de temas clássicos e contemporâneos essenciais para o entendimento da configuração do mundo atual nas perspectivas histórica, antropológica, sociológica e filosófica. Compreensão dos aspectos caracterizadores da formação cultural brasileira sob a ótica das relações étnico-raciais e da história e cultura afro-brasileira, africana e indígena. Reflexão das temáticas relacionadas a educação ambiental. Análise dos principais aspectos relacionados aos direitos humanos.

Ementa: O significado do movimento no desenvolvimento humano global e a importância do seu estudo. Estudo do movimento nas diferentes fases do desenvolvimento humano (neonatal, bebês, crianças, adolescentes, adultos e idosos). Desenvolvimento do mecanismo reflexo postural normal. Estimulação Precoce: definição, demonstração e indicações.

Ementa: Técnicas, procedimentos e estratégias de desenvolvimento de trabalhos acadêmico-científicos a partir da construção de conhecimentos sobre temas de atuação profissional, escolhidos pelos próprios alunos, abordando temas relacionados às disciplinas do 2º período.

Carga Horária Total do Semestre: 380 horas.

Ementa: Fundamentação teórico-prática de semiótica e semiotécnica utilizados como ferramentas para avaliação das deformidades e incapacidades morfofuncionais dos órgãos e sistemas do corpo humano, dando ênfase na formação e elaboração de um programa de promoção, prevenção, tratamento e reabilitação fisioterapêutica. Métodos e técnicas de avaliação que possibilitem identificação de sinais e sintomas clínicos em um indivíduo que necessite de abordagem fisioterapêutica, e elaboração de um plano de tratamento coerente com as necessidades do mesmo, para a manutenção ou recuperação de sua saúde. Avaliação física, anamnese. Métodos e técnicas de avaliação físico-funcional. Diagnóstico diferencial da incapacidade ou cinético-funcional. Análises das especialidades clínicas.

Ementa: Estudo do movimento humano e de seus diversos segmentos corporais, para fundamentar as relações de força, posicionamento e ações funcionais do corpo humano no espaço, possibilitando a compreensão mecânica do indivíduo.

Ementa: Movimentos da cintura pélvica e da articulação do quadril; joelho; tornozelo e pé. Movimentos da coluna vertebral, músculos do tórax e da respiração. Cinesiologia da postura, da marcha. Goniometria de membros inferiores e tronco.

Ementa: O movimento como recurso terapêutico. Exercícios terapêuticos para prevenir, manter ou recuperar a amplitude de movimento articular, exercícios resistidos, formas de alongamentos, mobilização articular, dentre outras.

Ementa: Processos fisiológicos que ocorrem no corpo humano, sua inter-relação e mecanismos regulatórios. Funções de homeostasia e distribuição dos líquidos corporais; eletrofisiologia das membranas excitáveis; contração muscular, neurofisiologia e o sistema cardiovascular.

Ementa: Estudo de tópicos gerais em Neuroanatomia, sistema neural periférico, medula espinal, tronco encefálico, cerebelo, telencéfalo e diencéfalo, vascularização do sistema neural central, bem como, sistema neural visceral ou autônomo.

Ementa: Estudo dos processos patológicos gerais que acometem os órgãos e tecidos no corpo humano, métodos de estudo usados na Patologia geral e ênfase à etiopatogênese – causas e mecanismos envolvidos nos processos patológicos, bem como as alterações morfológicas provocadas pelos mesmos.

Ementa: Rotinas e ferramentas acadêmicas do curso e da instituição. Hábitos e técnicas de estudo. Técnicas, procedimentos e estratégias de desenvolvimento de trabalhos acadêmico-científicos. Atividades programadas pelas disciplinas do período. Trabalho Interdisciplinar (TI). Proporcionar ao aluno condições de entender e associar a fisiologia com as disciplinas específicas, aplicada às situações da profissão com a patologia.

Carga Horária Total do Semestre: 400 horas.

Ementa: Introdução. Utilização do SPSS. Estatística Descritiva. Técnicas de Amostragem. Estimativa.Testes t de Student.Introdução e Conceitos fundamentas em experimentação.Qui-quadrado e medidas de força de associação.Analise de Regressão e Correlação.

Ementa: Hidrocinesioterapia geral, Hidrocinesioterapia aplicada a ortopedia, neurologia e pediatria; Princípios de Reeducação Postural Global, Princípios de Pilates, Exercícios Fisioterapêuticos nas disfunções do equilíbrio, dentre outros.

Ementa: Conceitos de saúde e doença, considerando aspectos biológicos, sociais, econômicos e políticos, história natural da doença e níveis de prevenção à doença, transição demográfica e epidemiológica, doenças emergentes e reemergentes, epidemiologia, indicadores de saúde, coeficiente de mortalidade infantil, epidemias e endemias, trabalho de promoção à saúde.

Ementa: Comportamento fisiológico do ser humano frente ao exercício físico. Adaptações e ajustes dos sistemas fisiológicos ao exercício e implicações do exercício físico sobre a saúde humana. Aplicação dos métodos de avaliação da capacidade cardiorrespiratória e prescrição de exercícios físicos.

Ementa: Fisiologia e Biofísica do sistema respiratório, sistema digestório, sistema renal e sua relação com o sistema cardiovascular para a regulação da pressão arterial, sistema endócrino e reprodutor, aplicação dos conceitos e funcionalidade na regulação da homeostasia, integração dos agentes e mecanismos regulatórios gerais e específicos dos diversos órgãos e aparelhos.

Ementa: Modalidades fisioterápicas – Termofototerapia e seus recursos, efeitos fisiológicos nas disfunções dos diversos sistemas do corpo e a finalidade de sua utilização nas práticas clínicas.

Ementa: Conceitos, definição, diagnóstico e tratamento das doenças crônicas: diabetes, hipertensão e câncer. Definir as técnicas, procedimentos e estratégias de desenvolvimento de trabalhos acadêmico-científicos. Atividades programadas pelas disciplinas do 4º período. Trabalho Interdisciplinar.

Ementa: Aplicação de técnicas e recursos manuais às diferentes regiões corporais, associando o conhecimento neurofisiológico à prática clínica da terapia manual.

Carga Horária Total do Semestre: 380 horas.

Ementa: Conceitos de administração e estilos liderança. Administração de recursos humanos. Planejamento estratégico. Administração de recursos financeiros, compras e materiais.

Ementa: Farmacologia Básica. Farmacocinética e Farmacodinâmica: Aspectos básicos. Medicamentos autonômicos, centrais, analgésicos, anti-inflamatórios, cardiovasculares, respiratórios, sedativos, relaxantes musculares e outros: atividade farmacológica, reações adversas.

Ementa: Anatomofisiologia e anatomopatologia do aparelho cardiovascular.Métodos e técnicas de avaliação clínica e funcional em cardiologia e angiologia. Promoção de saúde, prevenção, recuperação e reabilitação das diversas doenças do aparelho cardiovascular.

Ementa: Distúrbios endócrino-metabólico, dermatológico, circulatório e músculo-esqueléticos. Métodos e técnicas de avaliação clínica e funcional em dermatologia, endocrinologia e angiologia, com aplicação de recursos específicos.

Ementa: Trajetória da saúde pública. O que é Saúde Pública. A saúde brasileira desde tempos mais remotos, processo de construção do SUS. A regulamentação do Sistema Único de Saúde. Controle Social. Introdução às principais políticas vigentes.As Políticas Nacionais do SUS. Estratégia de Saúde da Família. Núcleo de Apoio à Saúde da Família. Níveis de Prevenção/ Níveis de atenção à saúde.

Ementa: Rotinas e ferramentas acadêmicas do curso e da instituição; Hábitos e técnicas de estudo; Técnicas, procedimentos e estratégias de desenvolvimento de trabalhos acadêmico-científicos a partir da construção de conhecimentos sobre temas de atuação profissional, escolhidos pelos próprios alunos, acerca de assuntos que não serão vistos de forma aprofundada ao longo da graduação; Atividades programadas pelas disciplinas do 5º Período; Trabalho Interdisciplinar visando o aprendizado dos campos de atuação da Fisioterapia.

Ementa: Produção do movimento humano em suas diversas articulações e sua modificação por forças internas e seu uso como recurso terapêutico. Efeitos físicos nos tecidos biológicos submetidos a esforços produzidos pelo movimento humano e a postura estática e dinâmica durante a marcha. Exercícios terapêuticos para prevenir, manter ou recuperar a padrões motores. Estuda a organização estrutural do corpo humano considerando-o do ponto de vista da morfologia através de um estudo macroscópico e com enfoque no aspecto sistêmico e topográfico, enfatizando a descrição da estrutura visceral e sua topografia, como as inter-relações de cada uma de suas partes. Estudo teórico prático dos aspectos anatômicos dos seres humanos, abrangendo as estruturas ósseas, articulares, musculares e seus aspectos funcionais. Estudo funcional da circulação, respiração, excreção, digestão, reprodução, coordenação nervosa e contração muscular.

Carga Horária Total do Semestre: 380 horas.

Ementa: Noções introdutórias centradas no desenvolvimento histórico do conhecimento de Filosofia e ética, articulando-se o contexto histórico, a concepção epistemológica e a atuação do profissional de Fisioterapia. Fundamentação filosófica, teórica e legal acerca do ser cidadão e do ser profissional, inserido no meio científico-político-social, assim como o entendimento da Bioética como ciência de investigação das relações humanas e os elementos da pesquisa.

Ementa: Estudo da anatomia e da fisiologia do aparelho respiratório, estabelecendo uma relação entre a Pneumologia e a Fisioterapia, capacitando o aluno para avaliar, conhecer e tratar as afecções respiratórias. Anamnese e tratamento fisioterapêutico das diversas doenças do trato respiratório. Promoção de saúde e prevenção das diversas doenças respiratórias. Conhecimento das abordagens na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e tratamento ao paciente pneumopata crônico. Conhecimento de procedimentos invasivos, não invasivos e de alta complexidade. Reabilitação respiratória.

Ementa: Atenção primária à saúde no Brasil. Integralidade na prática do fisioterapeuta na APS. Promoção de saúde. Participação popular na atenção à saúde. Ética na APS. Níveis de atenção e prevenção. Proteção contra os excessos e danos das atividades preventivas. Territorialização. Conhecendo a comunidade em que atuo (perfil demográfico e epidemiológico). Abordagem comunitária: cuidado domiciliar; grupos de APS; terapia comunitária. Trabalho em equipe. Integração de eSF com NASF. Estratégias comportamentais e de motivação aplicadas em intervenções de modificação de hábitos de vida com repercussão para a saúde. Abordagem familiar (genograma, ecomapa, Projeto Terapêutico Singular) Projeto Saúde no Território; Clínica ampliada; apoio matricial. Orientação à atividade física. Saúde escolar. Sexualidade e promoção da saúde sexual. Abordagem à violência doméstica; abusos e maus-tratos em idosos. Cultura da paz. Práticas integrativas e complementares. Cuidados paliativos na APS. A família e seu ciclo vital: necessidades básicas; saúde da mulher e da criança; saúde do adolescente; saúde do adulto; saúde do idoso. Intervenção fisioterapêutica da promoção à reabilitação no ciclo vital. Home Care: atenção fisioterapêutica domiciliar.

Ementa: Estudo do ser humano dentro do seu contexto real de trabalho, abrangendo a visão centrada no indivíduo denominado trabalhador bem como no sistema técnico-organizacional, e no ambiente onde o trabalho está inserido. Análise ergonômica em várias situações onde as condições de trabalho estejam inadequadas ao indivíduo. Ergonomia: história, princípios e classificação; Princípios de Biomecânica ocupacional e sua aplicação em ergonomia; Análise Ergonômica do Trabalho; Antropometria; Doenças Ocupacionais; Processo Capitalista de Trabalho; Políticas em Saúde do Trabalhador; Vigilância em Saúde do Trabalhador; entre outros.

Ementa: Fundamentos de anatomofisiologia do sistema musculoesquelético; patologias e traumas que afetam o sistema musculoesquelético; tratamento clínico e cirúrgico das afecções do sistema musculoesquelético; métodos e técnicas de avaliação clínica e funcional em ortopedia, traumatologia e desportiva; métodos e técnicas de prevenção e reabilitação ortopédica, traumatológica e desportiva. Princípios de Fisioterapia Desportiva. Intervenção fisioterapêutica em todos os níveis de prevenção (primária, secundária e terciária). Disfunções dos membros superiores, membros inferiores e da coluna vertebral.

Ementa: Estimular o raciocínio ético profissional nas áreas de atuação profissional. Técnicas, procedimentos e estratégias de desenvolvimento de trabalhos acadêmico-científicos a partir da construção de conhecimentos sobre temas de posturas e condutas de atuação profissional.

Ementa: Breve histórico da Psicologia, delineamento do objeto de Estudo, principais escolas e desenvolvimentos recentes. Psicologia aplicada à Fisioterapia, temas de relevância. Depressão. Transtornos de Ansiedade. Dependência Química. Funcionamento da Rede de Saúde Mental. Família e doença crônica. Sobre a morte e o morrer. Estresse e enfrentamento. Mudança de comportamento em saúde e a entrevista motivacional. Relação entre Fisioterapeuta e Paciente.

Carga Horária Total do Semestre: 420 horas.

Ementa: Prática de todos os procedimentos fisioterapêuticos: consulta, diagnóstico, prescrição de conduta, evolução e alta nas disfunções das diferentes áreas de atuação da fisioterapia. Atividades de promoção de saúde e prevenção de doenças. Desenvolvimento de projetos com a comunidade.

Ementa: Desenvolvimento infantil e seus desvios. Políticas de saúde da criança e adolescente. Etiopatogenia, fisiopatologia, avaliação e diagnóstico fisioterapêutico, abordagem terapêutica das afecções neurológicas e ortopédicas prevalentes na saúde da criança e do adolescente.

Ementa: Assistência integral à saúde da mulher considerando as especificidades do ciclo vital e os contextos: social, político, econômico e cultural, articulados às políticas públicas na área da saúde da mulher. Semiologia, propedêutica e terapêutica fisioterapêutica: recursos, métodos e programas de tratamento voltados para os distúrbios miccionais de homens e crianças e para a saúde da mulher atuando nas disfunções uroginecológicas, fisioterapia pré e pós-mastectomia, no período pré-natal, parto, puerpério e climatério.

Ementa: Estimular o raciocínio ético profissional nas áreas de atuação da fisioterapia. Construir conhecimentos sobre posturas e condutas éticas, relacionais e interpessoais, por meio trabalhos vivenciais em grupo.

Ementa: Tipos de próteses e órteses, indicações, contra-indicações e cuidados.

Carga Horária Total do Semestre: 400 horas.

Ementa: Prática de todos os procedimentos fisioterapêuticos: consulta, diagnóstico, prescrição de conduta, evolução e alta nas disfunções das diferentes áreas de atuação da fisioterapia. Atividades de promoção de saúde e prevenção de doenças. Desenvolvimento de projetos com a comunidade.

Ementa: Compreende o estudo do processo de envelhecimento fisiológico, bem como a repercussão deste fenômeno em todos os sistemas e órgãos do corpo. Assistência integral à saúde do idoso considerando o contexto social, político, econômico e cultural. Estudo do sistema imunológico, abordando as principais afecções reumatológicas.

Ementa: A fisioterapia Neurofuncional é a área que atua na prevenção e tratamento de disfunções do sistema nervoso central e/ou do sistema nervoso periférico. Avaliação cinético-funcional, métodos de tratamento fisioterapêutico no paciente neurológico. Princípios da Neurologia Funcional de todos os segmentos do sistema nervoso. Aplicações na prática clínica das alterações morfo-funcionais neurológicas tais como: AVE´s (acidente vascular encefálico), TCE´s (traumatismo cranioencefálico), TRM´s (traumatismo raquimedular), Lesões em nervos periféricos, Esclerose Múltipla, Doença de Parkinson, Doença de Alzheimer, Doença do Neurônio Motor, Polineuropatias, Distúrbios Musculares, Mielite transversa e Paralisia Facial Periférica.

Ementa: Técnicas, procedimentos e estratégias de desenvolvimento de trabalhos acadêmico-científicos a partir da construção de conhecimentos sobre temas de atuação profissional, escolhidos pelos próprios alunos, acerca de assuntos que não serão vistos de forma aprofundada ao longo da graduação.

Carga Horária Total do Semestre: 380 horas.

Ementa: Prática de todos os procedimentos fisioterapêuticos: diagnóstico, prescrição de conduta, evolução e alta nas disfunções das diferentes áreas de atuação da fisioterapia. Atividades de promoção de saúde e prevenção de doenças. Desenvolvimento de projetos com a comunidade.

Ementa: Conceitos eletivos da área de informática, para habilitação de alunos, como usuários, a utilizarem softwares e aplicativos específicos da área de saúde. Oferecer apoio na formação profissional, sendo um valioso instrumento na elaboração de pesquisas, organização e interpretação de dados,organização e apresentação de documentos estatísticos e de resultados de pesquisas.

Ementa: Conceitos iniciais básicos sobre deficiência auditiva (surdez) e indivíduo surdo: identidade, cultura e educação. Desenvolvimento das línguas de sinais e a Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS. Noções básicas de estrutura linguística da LIBRAS.

Ementa: Revisão significativa e sistemática dos conteúdos das disciplinas Fisioterapia Cardiovascular e Dermatofuncional estética, expressando a necessidade de se recuperá-los de forma contextualizada. Estudo dos recursos terapêuticos inovadores utilizados pela fisioterapia no campo ortopédico e estudo dos recursos fisioterapêuticos disponíveis no tratamento do paciente oncológico.

Ementa: Orientar os alunos na elaboração do texto do pré projeto para o envio ao Comitê de Ética, de acordo com as normas técnicas da ABNT.

Carga Horária Total do Semestre: 440 horas.

Ementa: Prática de todos os procedimentos fisioterapêuticos: diagnóstico, prescrição de conduta, evolução e alta nas disfunções das diferentes áreas de atuação da fisioterapia. Atividades de promoção de saúde e prevenção de doenças. Desenvolvimento de projetos com a comunidade.

Ementa: Oportunizar ao aluno o aprofundamento científico no campo do saber próprio de seu curso, o aprimoramento do conhecimento bibliográfico e a capacidade crítica de interpretação do objeto estudado.

ROANE CAETANO DE FARIA

ROANE CAETANO DE FARIA

E-mail: roane@unipam.edu.br

Possui graduação em Fisioterapia pela Universidade Federal de Minas Gerais (1986) e mestrado em Promoção de Saúde pela Universidade de Franca (2007). Atualmente é professor do Centro...

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CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO

Estabelecidos no ESTATUTO conforme Art. 117 ao Art. 123.

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Laboratório de Fisiologia e Biofísica, Nutrição Experimental, Farmacologia e Toxicologia
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Sala de Informática Urano - 407 H
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Sala Invertida VII - 312 N
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ENADE

CONCEITO MEC

Grau:
Bacharelado

Duração:
10 Semestres

Vagas:
Noturno: 120 vagas

Mensalidade:
Ingressantes 2019 R$ 1.237,00 

Selo Fisioterapia

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Última atualização: 02/07/2018 17:30

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