SISTEMAS DE INFORMAÇÃO

Sistemas de Informação

O curso

Como curso, o bacharel em Sistemas de Informação desenvolverá as competências relacionadas ao planejamento, à organização e ao desenvolvimento dos sistemas de informação das empresas. Como profissional, ele estará apto a levantar os problemas das organizações, a definir soluções computacionais mais otimizadas com a utilização de modernas tecnologias de informação disponíveis no mercado, a modelar cenários para jogos em 3D e a implementar soluções de automação e de robótica.

O profissional poderá atuar como analista de sistemas, programador, administrador de banco de dados, gerente de projetos, gerente de sistemas, web designer, level designer, desenvolvedor de aplicações para dispositivos móveis, dentre outras atividades relacionadas à área de TI.

De acordo com o IBGE, o número de vagas de emprego abertas na área de TI é superior ao número de profissionais formados pelas universidades do Brasil. Essa realidade demonstra a fácil empregabilidade e a boa remuneração dos profissionais formados em Sistemas de Informação.

Ementa: Algoritmizando a Lógica. Conceitos básicos de programação. Construção de algoritmos para implementação de estruturas de seleção e estruturas de repetição. Matrizes. Implementar algoritmos em linguagem C.

Ementa: Introdução, Edição de imagens, HTML, Ferramenta gráfica para desenvolvimento de páginas web, conceitos básicos de programação para internet.

Ementa: A noção de linguagem como interação e o domínio de mecanismos linguísticos (gramaticais) e discursivos que permitam ao usuário da língua não só a leitura eficiente de textos variados, mas também a produção deles, a fim de que possa interagir e atuar sobre o(s) outro(s), social e profissionalmente..

Ementa: Compreensão da sintaxe e da semântica de fórmulas da lógica clássica. Formalização de argumentos usando a lógica clássica, provando a sua validade através de métodos sintáticos e semânticos. Linguagens Regulares.

Ementa: • Atividades programadas pelas disciplinas do período. • Trabalho Interdisciplinar, voltado ao desenvolvimento de um website, embora seja permitido ao aluno extrapolar para outras areas do conhecimento como aplicativos para celular, dispositivos de robótica, etc.

Carga Horária Total do Semestre: 320 horas.

Ementa: Construção de algoritmos para implementação de novos tipos de dados. Modularização. Operações em Arquivo. Algoritmos recursivos. Algoritmos de ordenação e pesquisa. Ponteiros. Implementar algoritmos em linguagem C.

Ementa: Revisão de funções. Limite e Continuidade. Derivada. Integral.

Ementa: Estudo de temas clássicos e contemporâneos essenciais para o entendimento da configuração do mundo atual nas perspectivas histórica, antropológica, sociológica e filosófica. Conhecimento dos aspectos caracterizadores da formação étnico-racial e cultural da sociedade brasileira.

Ementa: Introdução aos conceitos básicos de organização e arquitetura de computadores. Sistemas de numeração. Representação de números negativos. Portas lógicas. Circuitos combinacionais. Organização e acesso a memória. Nível convencional de máquina. Nível da microarquitetura. Hierarquia de memórias. Conjunto de instruções: tipo de dados, formato de instruções, modo de endereçamento e arquitetura de E/S.

Ementa: Atividades programadas pelas disciplinas do período. Trabalho Interdisciplinar, voltado ao desenvolvimento de um software, incentivando o aluno extrapolar para outras áreas, como aplicativos para celular, dispositivos de robótica, sistemas web, etc.

Ementa: O curso inicia com a apresentação dos fundamentos dos Sistemas de Informação existentes.Posteriormente são apresentados as principais características dos softwares de sistemas e as linguagens de programação. Logo após, são apresentados as principais tendências sobre virtualização de sistemas em Cloud e aplicativos mobiles através da ferramenta AppInventor. Junto a isso, é abordado a Metodologia Cascata para gerenciamento e organização de um projeto. E por fim são apresentados para os alunos os principais conceitos abordados no Direito Digital.

Carga Horária Total do Semestre: 360 horas.

Ementa: Noções introdutórias sobre a Contabilidade; Funcionamento da empresa e do processo contábil; Custos; Análise de Custos

Ementa: • Visão geral sobre a Engenharia de Software, onde são abordados conceitos introdutórios e o estado da arte da disciplina, seu surgimento e motivações para seu estudo e utilização. • Modelos de processos de desenvolvimento de software mais conhecidos e utilizados. Estes modelos de processos são apresentados de forma a dar ao aluno uma visão nítida da evolução da Engenharia de Software ao longo dos anos. • Gerência de projetos de software e sua importância na garantia da qualidade do produto e do processo. • Engenharia de requisitos de software, onde são trabalhadas a identificação e documentação dos requisitos, bem como, o estudo dos modelos UML para a representação do requisito e do processo a qual o sistema estará inserido.

Ementa: Programação e Estruturas de dados fundamentais em Java. Técnicas para extração e reconhecimento de objetos e classes do mundo real em elementos de software. Notação UML. Conceitos fundamentais de orientação a objetos – Classes, objetos, operações, mensagens, métodos, estados; Polimorfismo; Identificação de objetos; Abstrações, Generalização, Subclasses, Superclasses, Instanciação; Herança; Encapsulamento. Construtores e Destrutores; Herança múltipla e interfaces. Uso de bibliotecas em linguagens orientadas a objetos. Aplicações e estudos de caso.

Ementa: A disciplia trabalha com técnicas, procedimentos e estratégias de desenvolvimento de trabalhos acadêmico-científicos;Trabalha com pesquisa sobre inovação tecnologica, além das atividades programadas pelas disciplinas do período

Ementa: Introdução ao Hardware, Sistemas de e-commerce, Questoes Éticas e Sociais na empresa digital, Valor empresarial dos sistemas e como gerenciar mudanças, Segurança e controle em Sistemas de Informação, Gerenciamento de Dados, Redes Sociais

Ementa: Introdução do conteúdo, apresentando conceitos básicos e a estrutura de sistemas operacionais. Mecanismos de multiprogramacão e programação concorrente. Gerência do processador.

Ementa: Visão geral da administração e conceitos básicos. Abordagem Clássica da Administração. Administração Científica e a Teoria Clássica.Visão Geral das Funções Empresariais Básicas. O Processo decisório nas Organizações. Abordagem Neoclássica. As atividades no processo administrativo: planejamento, organização, direção e controle.O Processo decisório. Limites e alcances da Teoria da Administração.

Carga Horária Total do Semestre: 360 horas.

Ementa: • Desenvolvimento de diagrama de classe de domínio e de estado como artefatos de apoio a elicitação de requisito e projeto de sistema. • Conceitos referentes à arquitetura de software que possam ser utilizados no desenvolvimento de um projeto. • Estudos dos tipos de testes que devem ser elaborados para garantir a qualidade de um software. • Conceitos dos principais modelos de maturidade de processo de software a fim de fornecer uma melhor compreensão da necessidade e importância do gerenciamento de requisitos. • Estudo do gerenciamento de requisitos a partir da rastreabilidade e planos de projeto. • Técnicas de estimativas e planejamento do desenvolvimento de um software • Estudo sobre manutenção de sistemas.

Ementa: Listas, Pilhas, Filas e Deques. Árvores. Algoritmos de Ordenação. Grafos. Conceitos Básicos sobre Notação e Análise Assintótica de pior e melhor caso.

Ementa: Atividades de revisão das disciplinas do 4o. período. Apresentação de novos conceitos. Trabalho interdisciplinar com temática envolvendo a produção de um software.

Ementa: • Conceitos de Sistemas de Bancos de Dados, abordando a evolução dos tipos de sistemas de arquivo até o sistema de banco de dados. • Caracterização dos principais usuários do sistema de banco de dados. • Desenvolvimento de modelo relacional através da construção dos modelos conceituais e lógicos. • Estudo das formas normais com o objetivo de verificar a qualidade do projeto de banco de dados. • Linguagens de manipulação dados na recuperação e atualização de dados no banco de dados.

Ementa: A disciplina inicia apresentando os princípios do sistema de entrada e saída. Em seguida, serão apresentados a gerência de memória e o sistema de arquivos.

Ementa: O curso apresenta: introdução a respeito de programação para web, programação com execução na máquina cliente e na máquina servidora (PHP), conceitos de programação para web como acesso a bancos de dados, gerenciamento de cookies e sessões, envio de e-mail, upload de arquivos e AJAX com JQuery.

Carga Horária Total do Semestre: 360 horas.

Ementa: Introdução à Teoria Geral dos sistemas. Paradigmas de análise essencial e análise orientada a objeto. Análise essencial. A análise orientada a objeto. UML: sua história e evolução. Visões da UML: visão de projeto, visão de processo, visão de implementação e visão de implantação. Diagrama de estado. Diagrama de classe. Diagrama de colaboração. Diagrama de sequência. Diagrama de componentes . Diagrama de implantação.

Ementa: O curso inicia-se com uma pequena revisao sobre conceitos fundamentais em OO e especificamente em Java, cobrindo os assuntos: coleções e tratamento de exceções. Expoe-se posteriormente sobre as facilidades e justificativa sobre o modelo MVC e sobre ferramentas ORM. Segue-se com apresentacao do JPA, sua configuracao, utilizacao e principais annotations. Passa-se a tratar a camada de visualizacao utilizando JSF2, com suas particularidades e bibliotecas de componentes, especificamente o primefaces. Expoe-se tambem sobre os EJBs, utilizacao configuracao e facilidade de uso.

Ementa: A disciplina inicia-se como conceitos iniciais e características de uma linguagem de programação. Em seguida, são apresentados o conceito de paradigma e os principais paradigmas de programação existentes: imperativas, funcionais, lógicas e orientadas a objetos. No tópico seguinte, são abordadas noções de semântica formal. Em seguida, será apresentada a teoria dos tipos, bem como os sistemas de tipos e polimorfismo. No tópico seguinte, serão abordadas a verificação e inferência de tipos. E por fim, será tratada a semântica formal de tipos

Ementa: • Atividades programadas pelas disciplinas do período. • Trabalho Interdisciplinar, voltado ao desenvolvimento de um sistema web em java utilizando EJB, JSF e JPA, embora seja permitido ao aluno extrapolar para outras areas do conhecimento como aplicativos para celular, dispositivos de robótica, etc.

Ementa: No sentido de obter um bom desempenho na exposição do conteúdo e do aprendizado o trabalho será iniciado com os conceitos básicos sobre Redes de Computadores e os sistemas de comunicação. Posteriormente serão apresentados as Topologias de Rede, Transmissão da Informação e os Meios Físicos de Transmissão. A seguir serão apresentados os princípios das Redes de Computadores em se tratando de Internet. Por fim, é apresentado um estudo das redes Sem fio (Wifi), suas arquiteturas e principais protocolos.

Ementa: Sistemas de Banco de Dados: Projeto de Banco de Dados: Normalização; Sistemas de Informação: Questões Éticas e Sociais na Empresa Digital; Engenharia de Software: Scrum; Algoritmos: guloso, notação e análise assintótica pior e melhor caso, analise complexidade de algoritmos: classe de problemas P, NP, NP-completo e NP-difícil; Organização e Arquitetura de Computadores:armazenamento de dados: storage/RAID; Sistemas Operacionais: disponibilidade e escalabilidade: virtualização e clusterização; Firebase: Projeto Web utilizando FireDatabase (NoSQL); EMACS – ORG-MODE: programando direto na nuvem.

Carga Horária Total do Semestre: 360 horas.

Ementa: Revisão da disciplina de Análise de Sistemas, focando nas principais etapas do desenvolvimento de sistemas, partindo de apenas uma ideia e chegando-se aos diagramas de projeto. Após breve revisão dos conceitos da Análise Orientada Por Objetos, parte-se para o entendimento e estudo dos principais padrões de projeto.

Ementa: O curso inicia-se com os conceitos e princípios básicos da segurança da informação, passando a seguir para a gestão de riscos e uma visão geral das normas de segurança da informação definidas pela ABNT e ISO/IEC. A seguir são vistos os aspectos práticos e a gerência da segurança, como política, organização da segurança, classificação e controle de ativos, segurança física e lógica. Considerando que as pessoas são, acertadamente, o elo frágil da segurança da informação, os aspectos humanos têm o foco devidamente estudado. Segue-se uma discussão do equilíbrio necessário entre as principais características da informação: disponibilidade X confidencialidade X integridade. Na segunda etapa, passa-se ao estudo prático das vulnerabilidades relativas à informação, iniciando com uma breve revisão sobre os protocolos de redes, passando à discussão sobre a Web, e classificação das principais ameaças. São apresentadas as principais ferramentas e serviços utilizados em Segurança da Informação.

Ementa: Conhecimento das bibliotecas e funções básicas e avançadas em programação utilizando C#. Estudo e aplicação de programação em camadas utilizando a Plataforma .NET, com ênfase em ASP.NET MVC.

Ementa: Desenvolvimento de um trabalho interdisciplinar, sendo permitido ao aluno explorar conhecimentos adquiridos no curso e tecnologias emergentes e inovadoras no contexto de Sistemas de Informação. O trabalho interdisciplinar poderá envolver e gerar soluções em áreas do conhecimento como aplicativos para celular, dispositivos de robótica, aplicativos comerciais, protótipo utilizando Arduíno, aplicações de inteligência artificial, implementação e segurança de redes, desenvolvimento de jogos e computação gráfica.

Ementa: O curso inicia-se com uma introdução a arquitetura e padroes de redes de computadores. Posteriormente, seguindo uma abordagem top-down dos protocolos em camada para a Internet, são estudadas as camadas de aplicacao, transporte, rede e enlace, sendo apresentados os principais protocolos e características das respectivas camadas.

Ementa: • Programação em banco de dados através de stored procedures e triggers. • Análise de desempenho com o estudo de processamento de consultas e índices. • Gerenciamento dos dados através do controle de transação e concorrência. • Aplicação de data warehouse para o apoio e suporte a decisão. • Estudo dos conceitos que envolvem banco de dados orientado a objeto e objeto/relacional.

Carga Horária Total do Semestre: 360 horas.

Ementa: - Visão geral de plataformas hibridas para desenvolvimento mobile, onde são abordados o ambiente de desenvolvimento, os conceitos introdutórios e as vantagens da sua utilização no desenvolvimento dos aplicativos mobile. - Desenvolvimento de interfaces gráficas, o qual serão abordados os principais elementos gráficos tais como: páginas, navagação entre páginas, objetos de design. - Acesso a banco de dados utilizando o modelo relacional e o modelo objeto relacional. - Utilização de serviços rest para acesso a informações e integração de arquiteturas diferentes.

Ementa: Conceitos básicos e objetivos da economia, Noções de Microeconomia, Noções de Macroeconomia, Noções de Contabilidade Nacional, Sistema Financeiro Nacional e Mercado de Capitais.

Ementa: - Desenvolvimento de Projeto de Estagio Supervisonado I - Desenvolvimento de Diagramas da proposta

Ementa: • Atividades programadas pelas disciplinas do período. • Conjunto de seminários envolvendo assuntos recentes da computação: Mobile, NoSQL, Cloud Computing, Robótica.

Ementa: Gerenciamento de processos, normas, modelos e melhores práticas aplicáveis ao gerenciamento da tecnologia da informação.

Ementa: 1) Os principais conceitos sobre Aprendizado de Máquina, principais desafios e aplicabilidades, objetivando realizar uma introdução sobre o assunto. 2) Como realizar a extração de características de uma base de dados utilizando da redução de dimensionalidade e transformadas lineares. 3) As características de uma Árvore de decisão e implementação de um algoritmo de aprendizagem. 4) As características de uma Rede Neural, os tipos de variações e a implementação de uma Rede. 5) Implementação de um algoritmo para realização de aprendizagem supervisionada e sua validação. 6) Uma introdução dos principais tipos de algoritmo de aprendizagem não supervisionada.

Carga Horária Total do Semestre: 360 horas.

Ementa:  Histórico, Conceitos básicos sobre Empreendedorismo, Características Empreendedoras, Desenvolvimento do potencial empreendedor, Visão e Estratégia do Empreendedor, e a Transformação de idéias em negócios. Esta disciplina relaciona-se diretamente e indiretamente com a Administração de Pequenos Negócios e a Teorias da Administração, respectivamente.

Ementa: Desenvolvimento de Trabalho de Estágio Supervisonado

Ementa: Estatística como metodologia para coleta, organização, descrição, análise e interpretação de dados com vistas à sua utilização na tomada de decisão. Organização e apresentação tabular e gráfica de dados. Cálculo de medidas estatísticas de posição, dispersão, ordenamento e forma. Revisão nos conceitos e cálculos de probabilidades. Estudo dos principais modelos probabilísticos para variáveis aleatórias discretas e contínuas. Amostragem e estimação pontual e intervalar de parâmetros populacionais. Testes de hipóteses paramétricos. Regressão linear simples e múltipla. Uso de recursos computacionais aplicados à estatística usando software de planilhas eletrônicas.

Ementa: Introdução a Gerência de Projetos. Ciclo de vida do projeto. Processos de gerenciamento de projetos. Áreas do gerenciamento de projetos. Processos de iniciação de projetos. Planejamento de projetos. Gerenciamento do escopo do projeto. Gerenciamento do tempo do projeto. Gerenciamento dos custos do projeto. Gerenciamento da qualidade do projeto. Gerenciamento de recursos humanos do projeto. Gerenciamento das comunicações do projeto. Gerenciamento de riscos do projeto. Gerenciamento de aquisições do projeto.

Teste

Ementa: Introdução aos conceitos básicos sobre Inteligência Artificial, enfatizando os conceitos, abordagens e modelos da inteligência artificial. Estudo e desenvolvimento de sistemas inteligentes, buscando a solução de problemas reais.

Ementa: Apresentação e aplicação prática de arquitetura distribuída utilizando microservices em cloud.

Ementa: Conceitos básicos: histórico, terminologia, sistemas centralizados, distribuídos, paralelos ou de alto desempenho. Estratégias de comunicação entre aplicações distribuídas: Sockets, RPC (Remote Procedure Call), e RMI (Remote Method Invocation). Modelos de computação distribuída: cliente/servidor, serviço de grupo, comunicação por eventos, peer-to-peer, computação em Grid, computação nas nuvens, computação móvel. Algoritmos de sincronização. SOA (Arquitetura Orientada a Serviços).

SANDRO DE PAULA MATIAS

SANDRO DE PAULA MATIAS

E-mail: sandro@unipam.edu.br

Possui graduação em Bacharelado em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Uberlândia (1998) e mestrado em Ciência da Computação pela Universidade Estadual de Campinas (2000)....

Acesse o Currículo: Clique Aqui


CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO

Estabelecidos no ESTATUTO conforme Art. 117 ao Art. 123.

ACESSE O ESTATUTO

Laboratórios e Ambientes





4

ENADE

CONCEITO MEC

Grau:
Bacharelado

Duração:
8 Semestres

Vagas:
Diurno: 60 vagas
Noturno: 66 vagas

Mensalidade:
Ingressantes 2019 Diurno: R$ 890,00/ Noturno: R$ 998,00 

Selo Sistemas de Informação

Avise-me sobre o próximo Vestibular

Notícias Recentes






Última atualização: 02/07/2018 17:30

Eventos