PEDAGOGIA

Pedagogia

O curso

O curso de Pedagogia forma professores capazes de atuarem na educação infantil e nas séries iniciais da Educação Básica fundamentalmente, embora o licenciado também esteja autorizado a intervir em qualquer setor da escola básica regular e de outros campos, como a EJA e a educação no campo e nos movimentos sociais, além da pedagogia empresarial.

- Direção, gestão e coordenação escolar;

- Secretaria de escolas;

- Instituições oficiais de ensino;

- Assessorias educacionais;

- Supervisão e orientação educacional;

- Inspeção escolar

O grau de empregabilidade para o professor da educação infantil e do primeiro ciclo do Ensino Fundamental é praticamente de 100%. O pedagogo ainda pode atuar em todos os setores da educação básica, com ótimo índice de empregabilidade.


Ementa:> A visão histórico-social da infância e os fundamentos de uma pedagogia para a criança. as contribuições de Froebel, Maria Montessori, Freinet e Kamii no desenvolvimento de uma pedagogia para a infância. Os fundamentos legais, as concepções oficiais e os marcos regulatórios da Educação Infantil no Brasil. As Diretrizes Nacionais para a Educação Infantil e os Referenciais Curriculares Nacionais para o mesmo nível.

Ementa:> A História dos processos de transmissão cultural das sociedades ocidentais, desde a época primitiva, passando pela consolidação do processo de escolarização na Europa Ocidental na Época Moderna, bem como pela reestruturação escolar na sociedade contemporânea, após o advento das Revoluções Francesa e Industrial e na pós-modernidade

Ementa:> A noção de linguagem como interação e o domínio de mecanismos lingüísticos (gramaticais) e discursivos que permitam ao usuário da língua não só a leitura eficiente de textos variados, mas também a produção deles, a fim de que possa interagir e atuar sobre o(s) outro(s), social e profissionalmente.

Ementa:> Ciência: senso comum e ciência, tipos de conhecimento, método científico, ciência e espírito científico. Introdução às etapas do planejamento da pesquisa científica. Orientação para elaboração e para apresentação pública de trabalhos de pesquisa. Introdução à escrita de trabalhos de natureza acadêmica.

Ementa:> Características e instâncias da aprendizagem, novos conceitos de inteligência,contribuições de Jean Piaget, Vygotsky e Wallon.

Carga Horária Total do Semestre: 300 horas.

Ementa:> A disciplina Artes, ludicidade e movimento na educação infantil trata da expressão plástica infantil e o significado da educação pela arte, pela ludicidade e movimento. Relaciona o processo perceptivo e interdisciplinar do ensino-aprendizagem possibilitado pelos brinquedos, brincadeiras e jogos, além do desenvolvimento sensório-motor que a arte, expressão sonora e corporal possibilita à infância.

Ementa:> Estudo de temas clássicos e contemporâneos essenciais para o entendimento da configuração do mundo atual nas perspectivas histórica, antropológica, sociológica e filosófica. Conhecimento dos aspectos caracterizadores da formação étnico-racial e cultural da sociedade brasileira.

Ementa:> Introdução à Filosofia mediante sua caracterização. Abordagem de ramificações da filosofia no que tangem aos processos de produção, sistematização e reprodução do conhecimento. Caracterização teórica das principais correntes e categorias filosóficas que fundamentam a prática da educação ocidental e que mais significativamente contribuem para reflexões e problematizações pedagógicas. Reflexão sobre a prática educacional e a relação entre ensino e aprendizagem sob prismas políticos, estéticos e éticos.

Ementa:> Estudo da educação escolar no Brasil: suas origens, o pioneirismo jesuítico, a aristocratização da Educação Brasileira, a Educação no Império, na Primeira República e as Reformas educacionais de 1930 a 1996. As perspectivas atuais da educação brasileira.

Ementa:> Novas Tecnologias da Informação e Comunicação (NTICs) na Educação: potencialidades pedagógicas e desafios de sua aplicação nos espaços de ensino-aprendizagem. A instrumentalização das Novas Tecnologias da Informação e Comunicação (NTICs) no processo ensino-aprendizagem na Educação Infantil e no I Ciclo do Ensino Fundamental. Gamificação e Educomunicação: novas propostas de intervenção didáticas-pedagógicas potencializadoras do processo de ensino-aprendizagem.

Ementa:> Estudo dos processos de crescimento e desenvolvimento humano. Características físicas e psicossociais da primeira e segunda infância.

Carga Horária Total do Semestre: 340 horas.

Ementa:> O surgimento da Psicopedagogia como nova área do conhecimento científico. O processo de Aprendizagem Humana enquanto objeto de estudo da Psicopedagogia. Os problemas de aprendizagem. Diagnóstico Psicopedagógico e intervenção educativa.

Ementa:> A emergência do conhecimento antropológico e sociológico. Principais correntes sociológicas e antropológicas e seus pensadores. Contribuições do conhecimento sócio-antropológico para a educação escolar. A escola e o processo de socialização. Questões contemporâneas e desafios para a educação escolar.

Ementa:> Capacidade linguística: diferenças da linguagem entre homens e animais; propriedades da linguagem. A aquisição da linguagem: hipóteses. O desenvolvimento da linguagem da criança de zero a seis anos: estágios da aquisição. Capacidades conversacionais e discursivas na criança. Língua materna e segunda língua. Base nacional comum curricular e as questões da aquisição da linguagem na Educação Infantil. Abordagens didático-metodológicas nas práticas de oralidade e de escrita na Educação Infantil.

Ementa:> Pretende-se com esta disciplina oferecer aos alunos do curso de Pedagogia uma visão geral sobre a LIteratura Infantil e suas relações com o imaginário da criança, bem como mostrar a importância social da literatura no desenvolvimento infantil.Também serão questões relativas à escolarização da literatura, aos espaços de leitura criativa( a família, a escola, a biblioteca) e às condições de incentivção. Durante todo o curso serão lidos livros da literatura de literatura infantil para que se estabeleçam relações entre literatura e outras artes. Ao longo do semestre serão propostas sugestões de atividades e de procedimentos metodológicos para a elaboração de Projetos de Leitura.

Ementa:> O fenômeno educativo e suas relações com o contexto cultural, histórico e social. A didática, o seu objeto de estudo e o seu papel na formação de professores. As principais tendências pedagógicas do pensamento educacional brasileiro e suas influências no processo ensino-aprendizagem no cotidiano da escola. As questões teóricas e práticas relacionadas ao planejamento do ensino. Considerações e reflexões sobre a sala de aula enquanto espaço de produção do conhecimento. Modalidades de avaliação.

Ementa:> Diversidade cultural na educação infantil e nas séries iniciais do ensino fundamental

Carga Horária Total do Semestre: 380 horas.

Ementa:> Esta disciplina tem como foco a compreensão dos conceitos de alfabetização e letramento, enfatizando as questões teórico-metodológicas a eles ligadas. Assim, direciona-se, inicialmente, para a compreensão dos métodos ditos tradicionais de alfabetização para, logo a seguir, propor o estudo das implicações que a teoria construtivista (em especial a desenvolvida por Emília Ferreiro e colaboradores) emprestou para a alfabetização. Nesse sentido, aborda também as contribuições dos estudos linguísticos voltadas para o processo de alfabetização, enfatizando a relação linguagem oral e linguagem escrita, práticas discursivas da leitura e da produção de texto, bem como a formação do professor alfabetizador, o processo de avaliação na alfabetização e os dilemas comuns do processo de alfabetização e a análise dos recursos didáticos utilizados.

Ementa:> Atuação docente na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental.O planejamento no contexto da educação infantil e dos anos iniciais do ensino fundamental.A pedagogia de projetos no processo ensino-aprendizagem.Portfólio: instrumento a serviço do ensino e da aprendizagem. Avaliação no contexto da educação infantil e dos anos iniciais do ensino fundamental.

Ementa:> Natureza e Sociedade na Educação Infantil: ideias e práticas correntes. Eixo Natureza e Sociedade na Educação Infantil. Os conteúdos de estudo em Natureza e Sociedade: a organização dos grupos e seu modo de ser, viver e trabalhar; os lugares e suas paisagens; objetos e processos de transformação; os seres vivos e os fenômenos da natureza. Projetos e oficinas didático-pedagógicos no ensino de Natureza e Sociedade.

Ementa:> A criança de zero a cinco anos. Teorias psicológicas e pedagógicas sobre o desenvolvimento do raciocínio lógico-matemático na infância. O brincar e o ensino da matemática na Educação Infantil.

Ementa:> Contexto da educação brasileira: contexto político, econômico e educação: impli-cações; educação escolar brasileira: breve histórico; Programa sobre Educação para Todos; educação escolar no contexto atual. A educação brasileira na legislação vigente: técnica legis-lativa; a educação na constituição federal; Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional; Plano Nacional de Educação; lei federal nº 11.494/2007- fundo de manutenção e desenvolvi-mento da educação básica e de valorização dos profissionais da educação – FUNDEB. Siste-mas de ensino: sistema federal de ensino; sistema de ensino de Minas Gerais; sistema de ensi-no de Patos de Minas; gestão da educação básica: gestão dos sistemas de ensino; gestão da escola. Currículo escolar: conceitos de currículo; orientações curriculares para a educação básica na legislação brasileira. Os profissionais da educação: papel dos profissionais da edu-cação na legislação brasileira; planos de carreira; ética profissional. Tópicos em políticas edu-cacionais: educação de jovens e adultos; educação profissional; educação rural; educação à distância.

Ementa:> Realizar pesquisas: nas instituições de Educação Infantil relacionadas à estrutura física, administrativa e pedagógica, nos parâmetros de qualidade e infraestrutura do MEC, com o intuito de criar uma escola de Educação Infantil virtual: nome, logomarca, estrutura física, concepção de educação. Estudar as concepções de teóricos da educação. Elaborar um trabalho interdisciplinar: projeto pedagógico com atividades lúdicas para a Educação Infantil e, uma comunicação oral para divulgar as pesquisas.

Carga Horária Total do Semestre: 360 horas.

MARCOS ANTONIO CAIXETA RASSI

MARCOS ANTONIO CAIXETA RASSI

E-mail: rassi@unipam.edu.br

Possui graduação em História pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Patos de Minas (1982), graduação em PEDAGOGIA pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Patos de Minas...

Acesse o Currículo: Clique Aqui


CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO

Estabelecidos no ESTATUTO conforme Art. 117 ao Art. 123.

ACESSE O ESTATUTO

Laboratórios e Ambientes





4

ENADE

CONCEITO MEC

Grau:
Licenciatura

Duração:
8 Semestres

Vagas:
Noturno: 60 vagas

Mensalidade:
R$ 698,00
Valor com Bolsa Licenciatura: R$ 598,00

Selo Pedagogia

Avise-me sobre o próximo Vestibular

Notícias Recentes






Última atualização: 02/07/2018 17:30

Eventos