PEDAGOGIA

O curso
O curso de Pedagogia forma professores capazes de atuarem na educação infantil e nas séries iniciais da Educação Básica fundamentalmente, embora o licenciado também esteja autorizado a intervir em qualquer setor da escola básica regular e de outros campos, como a EJA e a educação no campo e nos movimentos sociais, além da pedagogia empresarial.
- Direção, gestão e coordenação escolar;
- Secretaria de escolas;
- Instituições oficiais de ensino;
- Assessorias educacionais;
- Supervisão e orientação educacional;
- Inspeção escolar
O grau de empregabilidade para o professor da educação infantil e do primeiro ciclo do Ensino Fundamental é praticamente de 100%. O pedagogo ainda pode atuar em todos os setores da educação básica, com ótimo índice de empregabilidade.
Atividades Complementares Carga Horária: 80 horas
Ementa:> A visão histórico-social da infância e os fundamentos de uma pedagogia para a criança. as contribuições de Froebel, Maria Montessori, Freinet e Kamii no desenvolvimento de uma pedagogia para a infância. Os fundamentos legais, as concepções oficiais e os marcos regulatórios da Educação Infantil no Brasil. As Diretrizes Nacionais para a Educação Infantil e os Referenciais Curriculares Nacionais para o mesmo nível.
Ementa:> A História dos processos de transmissão cultural das sociedades ocidentais, desde a época primitiva, passando pela consolidação do processo de escolarização na Europa Ocidental na Época Moderna, bem como pela reestruturação escolar na sociedade contemporânea, após o advento das Revoluções Francesa e Industrial e na pós-modernidade
Ementa:> A noção de linguagem como interação e o domínio de mecanismos lingüísticos (gramaticais) e discursivos que permitam ao usuário da língua não só a leitura eficiente de textos variados, mas também a produção deles, a fim de que possa interagir e atuar sobre o(s) outro(s), social e profissionalmente.
Ementa:> Este componente busca suscitar nos alunos reflexões sobre os vários aspectos da formação e os campos de trabalho abertos à Pedagogia, bem como à administração da carreira docente, inclusive na perspectiva de uma visão inovadora e empreendedora.
Ementa:> Valorização do Patrimônio Cultural e Artístico da Região e sua interseção com a Educação, através de projetos de intervenção em escolas da Educação Básica.
Ementa:> Características e instâncias da aprendizagem, novos conceitos de inteligência,contribuições de Jean Piaget, Vygotsky e Wallon.
Carga Horária Total do Semestre: 360 horas.
Ementa:> A disciplina Artes, ludicidade e movimento na educação infantil trata da expressão plástica infantil e o significado da educação pela arte, pela ludicidade e movimento. Relaciona o processo perceptivo e interdisciplinar do ensino-aprendizagem possibilitado pelos brinquedos, brincadeiras e jogos, além do desenvolvimento sensório-motor que a arte, expressão sonora e corporal possibilita à infância.
Ementa:>
Ementa:> Introdução à Filosofia mediante sua caracterização. Abordagem de ramificações da filosofia no que tangem aos processos de produção, sistematização e reprodução do conhecimento. Caracterização teórica das principais correntes e categorias filosóficas que fundamentam a prática da educação ocidental e que mais significativamente contribuem para reflexões e problematizações pedagógicas. Reflexão sobre a prática educacional e a relação entre ensino e aprendizagem sob prismas políticos, estéticos e éticos.
Ementa:> Estudo da educação escolar no Brasil: suas origens, o pioneirismo jesuítico, a aristocratização da Educação Brasileira, a Educação no Império, na Primeira República e as Reformas educacionais de 1930 a 1996. As perspectivas atuais da educação brasileira.
Ementa:> Elaboração de Projeto de Intervenção, considerando a temática desse PI. Execução das ações de intervenção no locus delimitado: Cemei’s de Patos de Minas e, das cidades do entorno. Sistematização, por meio da produção e da apresentação de um Projeto de Intervenção numa turma de educação infantil com atividades significativas com as crianças a partir das múltiplas linguagens que permeiam as ações vinculadas ao dia a dia da rotina escolar e, confecção de um artigo.
Ementa:> Estudo dos processos de crescimento e desenvolvimento humano. Características físicas e psicossociais da primeira e segunda infância.
Carga Horária Total do Semestre: 380 horas.
Ementa:>
Ementa:>
Ementa:>
Ementa:>
Ementa:>
Ementa:>
Carga Horária Total do Semestre: 420 horas.
Ementa:>
Ementa:>
Ementa:>
Ementa:>
Ementa:>
Ementa:>
Carga Horária Total do Semestre: 380 horas.
Ementa:>
Ementa:>
Ementa:>
Ementa:>
Ementa:>
Ementa:>
Carga Horária Total do Semestre: 400 horas.
Ementa:>
Ementa:>
Ementa:>
Ementa:>
Ementa:>
Ementa:>
Carga Horária Total do Semestre: 370 horas.
Ementa:>
Ementa:>
Ementa:>
Ementa:>
Ementa:>
Ementa:>
Ementa:>
Carga Horária Total do Semestre: 450 horas.
Ementa:>
Ementa:>
Ementa:>
Ementa:>
Ementa:>
Ementa:>
Carga Horária Total do Semestre: 360 horas.
MARCOS ANTÔNIO CAIXETA RASSI
E-mail: [email protected]
Possui graduação em História pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Patos de Minas (1982), graduação em PEDAGOGIA pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Patos de Minas...
Acesse o Currículo: Clique Aqui