PEDAGOGIA

Pedagogia

O curso

O curso de Pedagogia forma professores capazes de atuarem na educação infantil e nas séries iniciais da Educação Básica fundamentalmente, embora o licenciado também esteja autorizado a intervir em qualquer setor da escola básica regular e de outros campos, como a EJA e a educação no campo e nos movimentos sociais, além da pedagogia empresarial.

- Direção, gestão e coordenação escolar;

- Secretaria de escolas;

- Instituições oficiais de ensino;

- Assessorias educacionais;

- Supervisão e orientação educacional;

- Inspeção escolar

O grau de empregabilidade para o professor da educação infantil e do primeiro ciclo do Ensino Fundamental é praticamente de 100%. O pedagogo ainda pode atuar em todos os setores da educação básica, com ótimo índice de empregabilidade.


Ementa:> A visão histórico-social da infância e os fundamentos de uma pedagogia para a criança. as contribuições de Froebel, Maria Montessori, Freinet e Kamii no desenvolvimento de uma pedagogia para a infância. Os fundamentos legais, as concepções oficiais e os marcos regulatórios da Educação Infantil no Brasil. As Diretrizes Nacionais para a Educação Infantil e os Referenciais Curriculares Nacionais para o mesmo nível.

Ementa:> A História dos processos de transmissão cultural das sociedades ocidentais, desde a época primitiva, passando pela consolidação do processo de escolarização na Europa Ocidental na Época Moderna, bem como pela reestruturação escolar na sociedade contemporânea, após o advento das Revoluções Francesa e Industrial e na pós-modernidade

Ementa:> A noção de linguagem como interação e o domínio de mecanismos lingüísticos (gramaticais) e discursivos que permitam ao usuário da língua não só a leitura eficiente de textos variados, mas também a produção deles, a fim de que possa interagir e atuar sobre o(s) outro(s), social e profissionalmente.

Ementa:> Ciência: senso comum e ciência, tipos de conhecimento, método científico, ciência e espírito científico. Introdução às etapas do planejamento da pesquisa científica. Orientação para elaboração e para apresentação pública de trabalhos de pesquisa. Introdução à escrita de trabalhos de natureza acadêmica.

Ementa:> Características e instâncias da aprendizagem, novos conceitos de inteligência,contribuições de Jean Piaget, Vygotsky e Wallon.

Carga Horária Total do Semestre: 300 horas.

Ementa:> A disciplina Artes, ludicidade e movimento na educação infantil trata da expressão plástica infantil e o significado da educação pela arte, pela ludicidade e movimento. Relaciona o processo perceptivo e interdisciplinar do ensino-aprendizagem possibilitado pelos brinquedos, brincadeiras e jogos, além do desenvolvimento sensório-motor que a arte, expressão sonora e corporal possibilita à infância.

Ementa:> Estudo de temas clássicos e contemporâneos essenciais para o entendimento da configuração do mundo atual nas perspectivas histórica, antropológica, sociológica e filosófica. Conhecimento dos aspectos caracterizadores da formação étnico-racial e cultural da sociedade brasileira.

Ementa:> Introdução à Filosofia mediante sua caracterização. Abordagem de ramificações da filosofia no que tangem aos processos de produção, sistematização e reprodução do conhecimento. Caracterização teórica das principais correntes e categorias filosóficas que fundamentam a prática da educação ocidental e que mais significativamente contribuem para reflexões e problematizações pedagógicas. Reflexão sobre a prática educacional e a relação entre ensino e aprendizagem sob prismas políticos, estéticos e éticos.

Ementa:> Estudo da educação escolar no Brasil: suas origens, o pioneirismo jesuítico, a aristocratização da Educação Brasileira, a Educação no Império, na Primeira República e as Reformas educacionais de 1930 a 1996. As perspectivas atuais da educação brasileira.

Ementa:> Novas Tecnologias da Informação e Comunicação (NTICs) na Educação: potencialidades pedagógicas e desafios de sua aplicação nos espaços de ensino-aprendizagem. A instrumentalização das Novas Tecnologias da Informação e Comunicação (NTICs) no processo ensino-aprendizagem na Educação Infantil e no I Ciclo do Ensino Fundamental. Gamificação e Educomunicação: novas propostas de intervenção didáticas-pedagógicas potencializadoras do processo de ensino-aprendizagem.

Ementa:> Estudo dos processos de crescimento e desenvolvimento humano. Características físicas e psicossociais da primeira e segunda infância.

Carga Horária Total do Semestre: 340 horas.

Ementa:> O surgimento da Psicopedagogia como nova área do conhecimento científico. O processo de Aprendizagem Humana enquanto objeto de estudo da Psicopedagogia. Os problemas de aprendizagem. Diagnóstico Psicopedagógico e intervenção educativa.

Ementa:> A emergência do conhecimento antropológico e sociológico. Principais correntes sociológicas e antropológicas e seus pensadores. Contribuições do conhecimento sócio-antropológico para a educação escolar. A escola e o processo de socialização. Questões contemporâneas e desafios para a educação escolar.

Ementa:> Capacidade linguística: diferenças da linguagem entre homens e animais; propriedades da linguagem. A aquisição da linguagem: hipóteses. O desenvolvimento da linguagem da criança de zero a seis anos: estágios da aquisição. Capacidades conversacionais e discursivas na criança. Língua materna e segunda língua. Base nacional comum curricular e as questões da aquisição da linguagem na Educação Infantil. Abordagens didático-metodológicas nas práticas de oralidade e de escrita na Educação Infantil.

Ementa:> Pretende-se com esta disciplina oferecer aos alunos do curso de Pedagogia uma visão geral sobre a LIteratura Infantil e suas relações com o imaginário da criança, bem como mostrar a importância social da literatura no desenvolvimento infantil.Também serão questões relativas à escolarização da literatura, aos espaços de leitura criativa( a família, a escola, a biblioteca) e às condições de incentivção. Durante todo o curso serão lidos livros da literatura de literatura infantil para que se estabeleçam relações entre literatura e outras artes. Ao longo do semestre serão propostas sugestões de atividades e de procedimentos metodológicos para a elaboração de Projetos de Leitura.

Ementa:> O fenômeno educativo e suas relações com o contexto cultural, histórico e social. A didática, o seu objeto de estudo e o seu papel na formação de professores. As principais tendências pedagógicas do pensamento educacional brasileiro e suas influências no processo ensino-aprendizagem no cotidiano da escola. As questões teóricas e práticas relacionadas ao planejamento do ensino. Considerações e reflexões sobre a sala de aula enquanto espaço de produção do conhecimento. Modalidades de avaliação.

Ementa:> Diversidade cultural na educação infantil e nas séries iniciais do ensino fundamental

Carga Horária Total do Semestre: 380 horas.

Ementa:> Esta disciplina tem como foco a compreensão dos conceitos de alfabetização e letramento, enfatizando as questões teórico-metodológicas a eles ligadas. Assim, direciona-se, inicialmente, para a compreensão dos métodos ditos tradicionais de alfabetização para, logo a seguir, propor o estudo das implicações que a teoria construtivista (em especial a desenvolvida por Emília Ferreiro e colaboradores) emprestou para a alfabetização. Nesse sentido, aborda também as contribuições dos estudos linguísticos voltadas para o processo de alfabetização, enfatizando a relação linguagem oral e linguagem escrita, práticas discursivas da leitura e da produção de texto, bem como a formação do professor alfabetizador, o processo de avaliação na alfabetização e os dilemas comuns do processo de alfabetização e a análise dos recursos didáticos utilizados.

Ementa:> Atuação docente na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental.O planejamento no contexto da educação infantil e dos anos iniciais do ensino fundamental.A pedagogia de projetos no processo ensino-aprendizagem.Portfólio: instrumento a serviço do ensino e da aprendizagem. Avaliação no contexto da educação infantil e dos anos iniciais do ensino fundamental.

Ementa:> Natureza e Sociedade na Educação Infantil: ideias e práticas correntes. Eixo Natureza e Sociedade na Educação Infantil. Os conteúdos de estudo em Natureza e Sociedade: a organização dos grupos e seu modo de ser, viver e trabalhar; os lugares e suas paisagens; objetos e processos de transformação; os seres vivos e os fenômenos da natureza. Projetos e oficinas didático-pedagógicos no ensino de Natureza e Sociedade.

Ementa:> A criança de zero a cinco anos. Teorias psicológicas e pedagógicas sobre o desenvolvimento do raciocínio lógico-matemático na infância. O brincar e o ensino da matemática na Educação Infantil.

Ementa:> Contexto da educação brasileira: contexto político, econômico e educação: impli-cações; educação escolar brasileira: breve histórico; Programa sobre Educação para Todos; educação escolar no contexto atual. A educação brasileira na legislação vigente: técnica legis-lativa; a educação na constituição federal; Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional; Plano Nacional de Educação; lei federal nº 11.494/2007- fundo de manutenção e desenvolvi-mento da educação básica e de valorização dos profissionais da educação – FUNDEB. Siste-mas de ensino: sistema federal de ensino; sistema de ensino de Minas Gerais; sistema de ensi-no de Patos de Minas; gestão da educação básica: gestão dos sistemas de ensino; gestão da escola. Currículo escolar: conceitos de currículo; orientações curriculares para a educação básica na legislação brasileira. Os profissionais da educação: papel dos profissionais da edu-cação na legislação brasileira; planos de carreira; ética profissional. Tópicos em políticas edu-cacionais: educação de jovens e adultos; educação profissional; educação rural; educação à distância.

Ementa:> Realizar pesquisas: nas instituições de Educação Infantil relacionadas à estrutura física, administrativa e pedagógica, nos parâmetros de qualidade e infraestrutura do MEC, com o intuito de criar uma escola de Educação Infantil virtual: nome, logomarca, estrutura física, concepção de educação. Estudar as concepções de teóricos da educação. Elaborar um trabalho interdisciplinar: projeto pedagógico com atividades lúdicas para a Educação Infantil e, uma comunicação oral para divulgar as pesquisas.

Carga Horária Total do Semestre: 360 horas.

Ementa:> Avaliação e contextos sócio-histórico-cultural.A educação escolar e as diferentes concepções e práticas de avaliação. O papel da avaliação na construção da aprendizagem e do sucesso escolar. Modalidades, instrumentos e formas de avaliação e suas respectivas funções. Avaliações Externas e Qualidade da Educação Básica: articulações e mediações possíveis.

Ementa:> A disciplina Conteúdo e Metodologia do Ensino de Artes trata da relação da Arte no contexto educacional como objeto de conhecimento cultural, estético e sua relevância dentro do processo pedagógico para a educação infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental. Aborda as 4 linguagens que compõem o universo da Arte-Educação (visuais, teatro, dança e música), bem como as tendências contemporâneas para a arte no contexto pedagógico tendo como foco a multiplicidade de práticas e o papel do pedagogo na era da informação.

Ementa:> Fundamentos histórico, teórico-metodológico do ensino de Ciências no Ensino Fundamental. Relações básicas entre teoria e prática. Conteúdo e método, avaliação e objetivos. Reflexão e análise da realidade da prática pedagógica para nela intervir.

Ementa:> As discussões teóricas e metodológicas sobre o ensino-aprendizagem de Geografia, de modo a proporcionar a formação e a sensibilização para a prática docente nas séries iniciais, constituem o foco desta disciplina.

Ementa:> As concepções de linguagem e sua relação com o processo de ensino e aprendizagem de Língua Portuguesa no Ensino Fundamental I. Práticas de linguagem: oralidade, : oralidade, leitura/escuta, produção (escrita e multissemiótica) e análise linguística/semiótica (que envolve conhecimentos linguísticos – sobre o sistema de escrita, o sistema da língua e a norma-padrão –, textuais, discursivos e sobre os modos de organização e os elementos de outras semioses). Metodologias (diferenciadas). Processos avaliativos.

Ementa:> Promover a integração do estudante junto aos contextos integrados de Educação Infantil, contribuindo assim para a sua formação profissional. Instrumentalizar a prática e atuação do aluno com discussões, debates e reflexões acerca do papel do educador e da Educação Infantil e oportunizar a intervenção na Educação Infantil

Ementa:> Pretende-se com esta disciplina oferecer aos alunos, do curso de Pedagogia, uma visão ampla da importância dos recursos lúdicos, como facilitadores do processo ensino-aprendizagem. Durante o curso serão discutidas, também, questões relativas à implantação da brinquedoteca nas instituições de Educação Infantil e, sua importância para o desenvolvimento das crianças. Serão feitas reflexões sobre os recursos lúdicos na Alfabetização, na Matemática, na Literatura Infantil e, no desenvolvimento dos sentidos das crianças.. Ao longo do semestre serão realizadas oficinas para que as alunas construam os recursos didáticos referentes aos assuntos abordados anteriormente

Carga Horária Total do Semestre: 460 horas.

Ementa:> A História como disciplina escolar. O ensino da História e sua historiografia. A história do ensino de História no Brasil. O papel da História no currículo escolar. O saber e o fazer históricos em sala de aula. O professor de História e o cotidiano em sala de aula. Aprender e ensinar História no ensino fundamental. A construção de conceitos históricos. Concepções de tempo e de tempo histórico. Fontes e recursos para o estudo da História: documentos, memória, patrimônio e locais históricos. Procedimentos, atividades e projetos para o desenvolvimento do ensino de História: história local e ensino de História, história oral e ensino de História. Análise das propostas curriculares e de livros didáticos de História para as séries iniciais.

Ementa:> A presente disciplina contempla os conteúdos e as metodologias da Matemática para os anos iniciais do ensino fundamental, para uma construção ativa do conhecimento matemático e a prática pedagógica. Os conteúdos contemplados são: a Matemática um fato social. Evolução histórica da Matemática. Tendências para o ensino-aprendizagem da Matemática. Unidades temáticas, objetos do conhecimento e habilidades: Números, álgebra- operações ( adição, subtração, multiplicação e divisão). Geometria, Grandezas e medidas, Probabilidade e estatística.

Ementa:

Ementa:> Conhecer o sujeito surdo e compreender o sistema linguístico da Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS – para facilitar a comunicação entre os ouvintes e surdos usuários da LIBRAS, dentro de uma abordagem teórico-prática numa perspectiva interdisciplinar.

Ementa:

Ementa:> Alfabetização como processo. Conceitos e pressupostos da alfabetização e letramento no ensino da língua. Aquisição de subsídios metodológicos para a formulação de propostas didáticas do ensino da língua e da escrita. A avaliação como uma estratégia formativa e continuada.

Carga Horária Total do Semestre: 360 horas.

MARCOS ANTONIO CAIXETA RASSI

MARCOS ANTONIO CAIXETA RASSI

E-mail: rassi@unipam.edu.br

Possui graduação em História pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Patos de Minas (1982), graduação em PEDAGOGIA pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Patos de Minas...

Acesse o Currículo: Clique Aqui


CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO

Estabelecidos no ESTATUTO conforme Art. 117 ao Art. 123.

ACESSE O ESTATUTO

Laboratórios e Ambientes

Laboratório de Ensino e Pesquisa Pedagógica
Laboratório de Ensino e Pesquisa Pedagógica

Saiba mais

Sala de Informática Alfa - 207 Alfa
Sala de Informática Alfa - 207 Alfa

Saiba mais

Sala de Informática Amarela A - 104 F
Sala de Informática Amarela A - 104 F

Saiba mais

Sala de Informática Amarela B - 106 F
Sala de Informática Amarela B - 106 F

Saiba mais

Sala de Informática Azul A
Sala de Informática Azul A

Saiba mais

Sala de Informática Azul B
Sala de Informática Azul B

Saiba mais

Sala de Informática Branca - 112 F
Sala de Informática Branca - 112 F

Saiba mais

Sala de Informática Cedro - 306 I
Sala de Informática Cedro - 306 I

Saiba mais

Sala de Informática Cinza - 110 F
Sala de Informática Cinza - 110 F

Saiba mais

Sala de Informática Gaia - 304 H
Sala de Informática Gaia - 304 H

Saiba mais

Sala de Informática Juris - 109 C
Sala de Informática Juris - 109 C

Saiba mais

Sala de Informática Lírios - 121 M
Sala de Informática Lírios - 121 M

Saiba mais

Sala de Informática Manacás - 123 M
Sala de Informática Manacás - 123 M

Saiba mais

Sala de Informática Marte - 112 N
Sala de Informática Marte - 112 N

Saiba mais

Sala de Informática Ouro - 402 G
Sala de Informática Ouro - 402 G

Saiba mais

Sala de Informática Platina - 406 G
Sala de Informática Platina - 406 G

Saiba mais

Sala de Informática Prata - 103 G
Sala de Informática Prata - 103 G

Saiba mais

Sala de Informática Terra - 107 N
Sala de Informática Terra - 107 N

Saiba mais

Sala de Informática Topázio - 206 E
Sala de Informática Topázio - 206 E

Saiba mais

Sala de Informática Urano - 407 H
Sala de Informática Urano - 407 H

Saiba mais

Sala de Informática Verde - 114 F
Sala de Informática Verde - 114 F

Saiba mais

Sala de Informática Vermelha - 307 F
Sala de Informática Vermelha - 307 F

Saiba mais

Sala de Práticas Gerenciais (SPG)
Sala de Práticas Gerenciais (SPG)

Saiba mais

Sala Invertida - 110 N
Sala Invertida - 110 N

Saiba mais

Sala Invertida - 202 Alfa
Sala Invertida - 202 Alfa

Saiba mais

Sala Invertida - 213 N
Sala Invertida - 213 N

Saiba mais

Sala Invertida - 310 N
Sala Invertida - 310 N

Saiba mais

Sala Invertida - 311 Alfa
Sala Invertida - 311 Alfa

Saiba mais

Sala Invertida - 312 N
Sala Invertida - 312 N

Saiba mais

Sala Invertida I - 302 I
Sala Invertida I - 302 I

Saiba mais





4

ENADE

CONCEITO MEC

Grau:
Licenciatura

Duração:
8 Semestres

Vagas:

Mensalidade:
R$ 698,00
Valor com Bolsa Licenciatura: R$ 598,00

Selo Pedagogia

Avise-me sobre o próximo Vestibular

Última atualização: 02/01/2019 17:30

Notícias

UNIPAM realizou solenidade de colação de grau na última semana
06/08/2019 16:26    Sarah Dieine UNIPAM realizou...

[+] Leia Mais...

Solenidade de Colação de Grau do curso de Pedagogia será realizada na próxima semana
05/07/2019 15:32    Sarah Dieine Solenidade de Colação...

[+] Leia Mais...

Alunas do curso de Pedagogia visitam brinquedoteca do Caiçaras Country Clube
12/06/2019 13:48    ASCOM UNIPAM Alunas do curso de...

[+] Leia Mais...

UNIPAM anuncia datas das Semanas Acadêmicas e Encontros dos meses de abril e maio
22/04/2019 10:40    Sarah Dieine UNIPAM anuncia datas das...

[+] Leia Mais...

Coordenador de História e da Pedagogia participa de Encontro Mineiro de Educação
10/04/2019 10:40    ASCOM UNIPAM Coordenador de História...

[+] Leia Mais...

Alunos do UNIPAM participam do “Projeto Rondon”
21/02/2019 17:47    Sarah Dieine Alunos do UNIPAM...

[+] Leia Mais...

Alunos do Projeto Rondon embarcam para Boqueirão do Piauí
21/01/2019 11:59    Pollyana Silva Alunos do Projeto Rondon...

[+] Leia Mais...

UNIPAM abre as inscrições do Bolsa Social
08/01/2019 09:19    ASCOM UNIPAM UNIPAM abre as...

[+] Leia Mais...

Alunos de História e Pedagogia visitam Petrópolis e Rio de Janeiro
06/11/2018 14:44    ASCOM UNIPAM Alunos de História e...

[+] Leia Mais...

UNIPAM promove 10ª edição do Simpósio Temático
01/10/2018 17:27    Sarah Dieine UNIPAM promove 10ª...

[+] Leia Mais...

Alunos de Pedagogia participam de “Batalha Naval”
21/09/2018 15:26    ASCOM UNIPAM Alunos de Pedagogia...

[+] Leia Mais...

“A educação em tempos de intolerância” foi tema de Encontro no UNIPAM
21/05/2018 18:43    Sarah Dieine “A educação em...

[+] Leia Mais...

UNIPAM anuncia datas das Semanas Acadêmicas e Encontros do mês de maio
02/05/2018 10:13    Sarah Dieine UNIPAM anuncia datas das...

[+] Leia Mais...

Prêmio José Muriel Cardoso é concedido aos primeiros colocados do Vestibular 2018
23/04/2018 15:04    Pollyana Silva Prêmio José Muriel...

[+] Leia Mais...

Palestra sobre Ecolinguística será ministrada no UNIPAM
22/03/2018 14:28    ASCOM UNIPAM Palestra sobre...

[+] Leia Mais...

Alunas de Pedagogia participam do evento “Domingo no Parque”
21/03/2018 10:31    ASCOM UNIPAM Alunas de Pedagogia...

[+] Leia Mais...

UNIPAM é destaque na Revista Ensino Superior
19/03/2018 12:50    Sarah Dieine UNIPAM é destaque na...

[+] Leia Mais...

Alunos de Pedagogia participam do evento “Domingo no Parque”
08/03/2018 10:40    Sarah Dieine Alunos de Pedagogia...

[+] Leia Mais...

Cursos de História e Pedagogia promovem palestra sobre Base Nacional Comum Curricular
02/03/2018 12:38    ASCOM UNIPAM Cursos de História e...

[+] Leia Mais...

UNIPAM/ FEPAM e parceiros entregam kits escolares a crianças carentes
23/02/2018 13:20    Pollyana Silva UNIPAM/ FEPAM e...

[+] Leia Mais...

Inscrições para o PIBIC estão abertas
20/02/2018 11:06    Pollyana Silva Inscrições para o...

[+] Leia Mais...

Alunos de Pedagogia participam de “Batalha Molhada”
30/11/2017 12:55    ASCOM UNIPAM Alunos de Pedagogia...

[+] Leia Mais...

UNIPAM promove Simpósio Temático
20/09/2017 13:53    ASCOM UNIPAM UNIPAM promove Simpósio...

[+] Leia Mais...

Cursos do UNIPAM são contemplados com estrelas do Guia do Estudante
31/08/2017 10:00    ASCOM UNIPAM Cursos do UNIPAM são...

[+] Leia Mais...

Os espaços educativos além da sala de aula é tema do CMEB
30/08/2017 13:30    Sarah Dieine Os espaços educativos...

[+] Leia Mais...

Assessor Jurídico do UNIPAM desenvolve aplicativo sobre o novo Código de Processo Civil
09/06/2017 15:04    Laryssa Caixeta Assessor Jurídico do...

[+] Leia Mais...


Depoimentos

Ser pedagogo é experienciar o mistério da aprendizagem. O Curso de Pedagogia do UNIPAM me surpreendeu com uma equipe de profissionais competentes e comprometidos e com uma didática invejável. Foi uma trajetória de desafios e conquistas que contribuíram com meu crescimento profissional e pessoal.

Maria Regina de Araújo
Maria Regina de Araújo - Supervisora da Escola Estadual Renê de Deus Vieira

O curso de Pedagogia tem por finalidade formar um ser-docente ativo, crítico e ligado à transformação social, de uma maneira mais privilegiada e de forma inovadora, ser potencializador de talentos dos alunos desde a mais tenra idade!

Vanessa Rocha
Vanessa Rocha - Aluna UNIPAM

Ingressei no Curso de Pedagogia do UNIPAM, atuava como Supervisor Técnico em uma Escola de Educação Profissional – SENAI. A seguir, participei do processo seletivo para diretor da escola que trabalhava, minha formação acadêmica abriu as portas e facilitou em muito o processo.

Rogério Kubijan
Rogério Kubijan - Diretor da Escola de Educação Profissional do SENAI – Patos de Minas

Percebi desde muito nova que minha vocação seria influenciar de alguma forma àqueles que estão ao meu redor de que a educação tem um poder transformador, por isso a escolha pela Licenciatura Plena em Pedagogia no UNIPAM. Além da realização pessoal, a Pedagogia me proporcionou um crescimento profissional através do aprendizado recebido nessa conceituada Instituição.

Dayane Soares de Oliveira
Dayane Soares de Oliveira - Supervisora Pedagógica do SENAC em Patos de Minas

Galeria

Eventos

Evento do Unipam
Suicídio: Reflexões e... 30/08/2019 à 30/08/2019

O evento é alusivo as comemorações...

Saiba mais

Evento do Unipam
Empreendedorismo Social... 07/03/2019 à 07/03/2019

...

Saiba mais

Evento do Unipam
Concurso de Fotografias 08/05/2018 à 11/05/2018

- O pagamento e entrega das...

Saiba mais

Evento do Unipam
Submarino - Segurança... 09/03/2019 à 09/03/2019

O evento será dia 09/03/2019 das...

Saiba mais

Evento do Unipam
ANTES, DURANTE E DEPOIS 31/08/2018 à 31/08/2018

Evento vai acontecer dia 31/08,bloco N.

Saiba mais

VI Desafio Aquático
VI Desafio Aquático 01/06/2019 à 01/06/2019

Inscrição: O pagamento será efetuado...

Saiba mais

Evento do Unipam
Torneio de Basquetebol... 28/06/2019 à 28/06/2019

A lista de presença será assinada com...

Saiba mais

Evento do Unipam
VIVÊNCIA EM BASQUETE DE... 11/05/2019 à 11/05/2019

Evento realizado pelos os alunos do 1º...

Saiba mais

Cursos

Curso de Nutrição Esportiva
Curso de Nutrição... 11/05/2019 à 11/05/2019

A inscrição deverá ser feita no site...

Saiba mais

Treinamento Paralímpico
Treinamento Paralímpico 27/04/2019 à 28/04/2019

Os alunos devem se inscrever pelo site,...

Saiba mais

Evento do Unipam
SUBMARINO 28/04/2018 à 28/04/2018

Andressa Ariely - CEO da empresa O Bem...

Saiba mais

Evento do Unipam
CURSO LIVRE DE LIBRAS... 16/02/2019 à 29/06/2019

O curso é aberto para qualquer tipo de...

Saiba mais

Evento do Unipam
Jogos Digitais: Blender... 14/06/2018 à 05/07/2018

Os alunos interessados devem se...

Saiba mais

Evento do Unipam
Desenvolvimento Mobile... 07/04/2018 à 05/05/2018

Os alunos interessados devem se...

Saiba mais