ENGENHARIA MECÂNICA

Engenharia Mecânica

O curso

A Engenharia Mecânica é a profissão que projeta a maioria dos produtos que o mercado consumidor utiliza. É a profissão responsável pelo projeto de equipamentos e de máquinas de sistemas mecânicos. Para isso, o bacharel utiliza conhecimentos da matemática, da física, da química e de outras ciências para resolver problemas tecnológicos da sociedade.

- Indústrias em geral;

- Instituições financeiras;

- Empresas de logística;

- Empresas de projetos;

- Consultorias;

- Empresas especializadas em manutenção mecânica.

O mercado de trabalho para o engenheiro mecânico é muito abrangente. Empresas dos mais diversos setores necessitam desenvolver novos produtos e aperfeiçoar, tecnologicamente, os produtos existentes. O engenheiro mecânico é o profissional preparado para criar a solução de sistemas mecânicos para atender às necessidades da sociedade. É o profissional que atua tanto em micropotências quanto em megapotências de força e de energia. Empresas buscam esses profissionais para projetarem os seus futuros produtos e para aperfeiçoarem os produtos existentes.

Ementa: Limite. Continuidade. Derivada. Derivadas de funções algébricas, logarítmicas, exponenciais e trigonométricas. Aplicações da derivada: Integral indefinida.

Ementa: Introdução à computação. Ambiente computacional. Sistema Operacional. Internet. Editor de Texto. Apresentação de Slides. Planilhas Eletrônicas, noções de lógica e suas aplicações à engenharia.

Ementa: A noção de linguagem como interação e o domínio de mecanismos linguísticos (gramaticais) e discursivos que permitam ao usuário da língua não só a leitura eficiente de textos variados, mas também a produção deles, a fim de que possa interagir e atuar sobre o(s) outro(s), social e profissionalmente.

Ementa: Técnicas, procedimentos e estratégias de desenvolvimento de trabalhos acadêmico-científicos. Atividades programadas pelas disciplinas do 1º período. Trabalho Interdisciplinar.

Ementa: Estrutura atômica. Interações entre átomos. Compostos moleculares e iônicos. Teorias e leis ponderais.

Carga Horária Total do Semestre: 360 horas.

Ementa: A Integral definida.Aplicações da Integral. Cálculo de várias variáveis. Integrais impróprias.

Ementa: Estudo de temas clássicos e contemporâneos essenciais para o entendimento da configuração do mundo atual nas perspectivas histórica, antropológica, sociológica e filosófica. Compreensão dos aspectos caracterizadores da formação cultural brasileira, sob a ótica das relações étnico-raciais e da história e cultura afro-brasileira, africana e indígena. Reflexão das temáticas relacionadas à educação ambiental. Análise dos principais aspectos relacionados aos direitos humanos.

Ementa: Medidas físicas. Translação de uma partícula: Leis de Newton, trabalho e energia, conservação da energia.

Ementa: Conceitos fundamentais. Gases ideais. Comportamento de gases. 1ª Lei da Termodinâmica. 2ª Lei da Termodinâmica. 3ª Lei da Termodinâmica. Termoquímica. Cinética química.

Ementa: Sistemas de Equações Lineares; Espaço Vetorial; Retas e Planos; Curvas.

Ementa: Conceitos básicos de programação e construção de algoritmos para implementação de estruturas de seleção, estruturas de repetição, estruturas homogêneas. Implementação de algoritmos em linguagem científica C/C++. Desenvolvimento de software aplicado à Engenharia.

Ementa: Técnicas, procedimentos e estratégias de desenvolvimento de trabalhos acadêmico-científicos. Atividades programadas pelas disciplinas do 2º período. Trabalho Interdisciplinar.

Carga Horária Total do Semestre: 340 horas.

Ementa: Equações diferenciais. Equações diferenciais lineares de ordem superior.

Ementa: Erros nas representações de números reais. Zeros reais de funções reais. Resolução de sistemas de equações lineares. Resolução de sistemas não lineares. Ajuste de curvas. Solução numérica de equações diferenciais ordinárias. Interpolação polinomial. Integração numérica.

Ementa: Materiais cerâmicos, plásticos e metálicos. Seleção de materiais. Comportamento mecânico dos materiais. Materiais biodegradáveis e reciclagem.

Ementa: Fluidos; Oscilações; Ondas; Temperatura e calor.

Ementa: Conceito de projeções. Representação dos elementos fundamentais (ponto, reta e plano). Condições de paralelismo e perpendicularidade entre retas e planos. Representação de sólidos.

Ementa:  Introdução: conceitos e definições. Séries e gráficos estatísticos. Distribuição de frequências. Medidas de posição, dispersão, assimetria e achatamento. Probabilidade básica. Distribuições de probabilidades para variáveis discretas e contínuas. Introdução à inferência estatística. Estimativa e amostragem. Uso de recursos computacionais aplicados à estatística usando o software Excel.

Ementa: Princípios de funcionamento de robôs de estrutura série e algoritmos de comando e controle de motores de corrente contínua e servomotores.

Carga Horária Total do Semestre: 340 horas.

Ementa: Funções de uma variável complexa. Transformada de Laplace. Séries, integrais e transformadas de Fourier. Equações diferenciais parciais.

Ementa: Noções de desenho técnico. Normas técnicas e convenções. Noções de desenhos geométricos. Perspectiva. Desenho projetivo. Projetos mecânicos.

Ementa: Introdução à Estática. Sistemas equivalentes de forças. Estática dos corpos rígidos. Equilíbrio dos corpos rígidos. Forças distribuídas. Análise estrutural. Esforços internos. Atrito. Centro de gravidade. Centróide. Momentos de inércia. Trabalho virtual. Sistemas de cargas. Análise de estruturas simples

Ementa: Eletrostática: a carga elétrica. Força eletrostática e campo elétrico. A Lei de Gauss. Trabalho da força elétrica e potencial elétrico. Eletrodinâmica: corrente elétrica. Força eletromotriz. Resistores. Capacitores. Circuitos elétricos. Geradores e receptores elétricos. Eletromagnetismo: campo magnético e força magnética.

Ementa: Conceitos de projeto, programa e portfólio. Ciclo de vida e organização do projeto. Processos de gerenciamento de projetos. As dez áreas de conhecimento em gerenciamento de projetos conforme o PMBoK.

Ementa: Conceitos preliminares. Sistemas internacionais de medidas. Sistema generalizado de medição. Erros de medição. Incerteza. Calibração dos sistemas de medição. Tolerância e ajuste. Instrumentos simples de medidas lineares. Instrumento simples de medidas angulares. Instrumentos comparadores. Instrumentos auxiliares de medição. Projetor de perfil. Rugosímetro. Desvios de forma e posição. Instrumentos especiais de medição.

Ementa: Técnicas, procedimentos e estratégias de desenvolvimento de trabalhos acadêmico-científicos. Atividades programadas pelas disciplinas do 4º período. Trabalho Interdisciplinar.

Ementa: Conceitos fundamentais. Propriedades de uma substância pura. Trabalho e calor. Primeira lei da termodinâmica. Segunda lei da termodinâmica. Entropia. Ciclos de Carnot e eficiência térmica teórica máxima. Ciclo de Rankine Relações termodinâmicas. Introdução à psicrometria.

Carga Horária Total do Semestre: 380 horas.

Ementa: Desenvolvimento de peças em chapas (Calderaria). Técnicas de desenho por computador aplicadas ao desenho de componentes mecânicos (uso de um software comercial). Representação de tolerância dimensional, de acabamento de superfície e indicação dos desvios de forma e de posição. Representação técnica de elementos roscados, arruelas, travas, rebites, pinos, molas, chavetas. Regras gerais para construção de peças soldadas e fundidas. Desenho de engrenagens cilíndricas de dentes retos, dentes helicoidais, cônicas e sem-fim coroa. Desenhos de mancais de rolamento e de deslizamento. Desenho de vedadores e rolamentos. Desenhos de conjunto de sistemas mecânicos.

Ementa: Fundamentos de circuitos elétricos: resistores, capacitores, indutores, fontes. Circuitos elétricos. Análise de circuitos elétricos de corrente contínua e alternada. Medição de circuitos elétricos através de amperímetros, voltímetros, ohmímetros e osciloscópios. Potência em circuitos de corrente alternada. Circuitos trifásicos. Fundamentos de motores elétricos. Circuitos elétricos residenciais. Introdução a sistemas eletromecânicos. Introdução a sistemas controlados.

Ementa: Fundamentos sobre os fluidos. Hidrostática. Fundamentos da análise de escoamentos. Leis básicas para volumes de controle – integral e diferencial. Escoamentos irrotacionais. Análise dimensional e semelhança. Escoamentos laminares versus escoamentos turbulentos. Introdução à turbulência. Introdução aos escoamentos compressíveis.

Ementa: Estados de tensão. Deformação. Propriedades mecânicas dos materiais. Carga axial. Torção. Flexão. Cisalhamento.

Ementa: Técnicas, procedimentos e estratégias de resolução de problemas de engenharia. Trabalho Interdisciplinar.

Ementa: Sinais e Sistemas Analógicos e Digitais, introdução à instrumentação para Controle de Processos, Sensores de Presença, Medição de Deslocamento e de Posição, Sensores de Velocidade, Aceleração, Temperatura, Força, Torque, Pressão, Vazão, Nível, Umidade, Gases, pH e transmissores.

Carga Horária Total do Semestre: 340 horas.

Ementa: Dinâmica da partícula. Dinâmica do sistema de partículas. Dinâmica do corpo rígido. Introdução aos mecanismos espaciais. Forças nos mecanismos. Dinâmica dos mecanismos articulados espaciais.

Ementa:  Mecanismos de transferência de calor. Transferência de calor por condução. Transferência de calor por radiação térmica. Transferência de calor por convecção térmica. Trocadores de calor.

Ementa: Fundição e fusão dos metais. Moldagem em areia: modelos, moldes. Canais. Moldagem em casca (shellmolding). Fundição por coquilha. Fundição sob pressão. Processos especiais de fundição. Equipamentos convencionais de uma fundição: fornos, carga do forno, misturadores de areia, moldadores, máquinas de limpeza. Regras gerais para o projeto de peças fundidas. Defeitos de peças fundidas. O processo de soldagem: classificação e aplicação. Metalurgia da soldagem. Soldagem oxi-acetilênica. Soldagem a arco elétrico convencional: eletrodo revestido, MIG/MAG, TIG, arco submerso. Soldagem especial: Plasma, laser. Outros processos de soldagem. Equipamentos de soldagem: classificação, regulagens, especificação. Regras gerais no projeto de peças soldadas. Defeitos em construções soldadas.

Ementa: Conceitos fundamentais em manutenção mecânica. Manutenção preventiva. Manutenção preditiva. Lubrificação e lubrificantes. Proteção anti-corrosiva. Manutenção em indústrias de cimento. Manutenção de máquinas de terraplanagem. Manutenção de elementos de máquinas. Manutenção de motores de combustão interna, compressores, motores elétricos. A manutenção como função estratégica. Qualidade aplicada à manutenção.

Ementa:  Fundamentos da usinagem. Classificação dos processos de usinagem. Movimentos e grandezas dos processos de usinagem. Ferramentas de corte para tornos. Formação do cavaco. Força e potência de corte. Vida de ferramentas. Fluidos de corte. Processos de usinagem: torneamento, fresamento, furação. Condições econômicas na usinagem. Programação CNC. “Set up” de ferramentas. Máquinas de usinagem. Usinagem eletroquímica. Usinagem por laser. Usinagem por feixe de elétrons. Usinagem por jato d’agua. Usinagem por jato abrasivo.

Ementa: Técnicas, procedimentos e estratégias de resolução de problemas em engenharia. Otimização de sistemas e mecanismos. Trabalho Interdisciplinar. Trabalho intercursos. Empreendedorismo.

Ementa: Ensaios mecânicos. Estado triplo de tensão. Teorias de resistência. Flexão assimétrica. Flambagem. Momento de inércia: rotação de eixos. Centro de cisalhamento. Torção em perfis de parede fina. Carregamento dinâmico. Barra de forte curvatura. Tubos de parede espessa. Discos giratórios.

Carga Horária Total do Semestre: 380 horas.

Ementa: Introdução aos processos de conformação mecânica. Conceitos básicos de tensão de escoamento, temperatura, taxa de deformação, atrito e lubrificação. Processos de laminação a quente e a frio, laminação de barras e perfis. Processos de forjamento, trefilação e extrusão. Processo de estampagem: corte, embutimento, dobramento. Metalurgia do pó.

Ementa: Conceitos de base dos elementos de máquina. Montagem e junção mecânicas. Transmissão de esforços por elementos: engrenagens, polias, correias, correntes. Eixos e mancais. Elementos de apoio: mecanismos de acoplamento.

Ementa: Definições e generalidades. Sistemas com bombas centrífugas. Sistemas com ventiladores centrífugos, curvas de rendimentos das máquinas de fluxo. Sistemas com máquinas de deslocamento positivo. Turbinas a gás e a vapor. Semelhança aplicada às máquinas de fluxo. Sistemas com turbinas a gás e com turbocompressores.

Ementa: Técnicas, procedimentos e estratégias de resolução de problemas em engenharia. Otimização de sistemas e mecanismos. Trabalho Interdisciplinar. Trabalho intercursos. Empreendedorismo.

Ementa: Estudos de ciclos de potência com uso de ar com fluido de trabalho (Ciclo Joule ou Bryton). Estudos de ciclos de refrigeração por compressão de vapor, fluidos de trabalho, operação controlada, rendimento, simulação. Estudos de ciclos de absorção utilizando amônia ou outros fluídos de trabalho, rendimento, simulação de operações térmicas. Compressores, bombas de vácuo. Motores de combustão interna.

Ementa: Modelos matemáticos para análise de vibrações. Vibrações livres e forçadas em sistemas mecânicos com dois ou mais graus de liberdade. Transmissibilidade: movimento de base, desbalanceamento de massa rotativa e isolação de vibração. Resposta a uma excitação geral: resposta ao impulso, resposta a uma entrada arbitrária e resposta a uma entrada arbitrária periódica. Rotações críticas de eixos. Projeto de fundações de máquinas. Introdução à manutenção preditiva usando sinais de vibração.

Carga Horária Total do Semestre: 360 horas.

Ementa: A disciplina apresenta inicialmente os conceitos fundamentais de Administração e de Economia. Abordará em seguida os temas específicos de economia, a saber: a natureza e método das Ciências Econômicas, as forças de mercado, a teoria da produção e custos, a administração e organização de empresas e, por fim, as organizações e instalações industriais.

Ementa:  Estruturas em aço. O aço como material estrutural. Perfis estruturais. Aços estruturais. Componentes estruturais. Segurança e desempenho estrutural. Comportamentos em regimes elásticos e elásto-plástico. Barras tracionadas e comprimidas. Barras fletidas. Barras submetidas a solicitações combinadas. Ligações. Bases de pilares. Vigas mistas. Análise estrutural.

Ementa: Pneus, Propriedades dos pneus e a sua relação com o surgimento de forças longitudinais e laterais. Combinação de forças de tração (ou frenagem) e forças laterais. Desempenho na frenagem, fator de freio, eficiência do freio, legislação vigente. Avaliação do veículo na tração, cálculo dos limites de desempenho, relação com a aderência pneumático-pavimento disponível, resistências ao movimento, transmissão de forças ao solo e mecânica da frenagem, balanço de potências, estabilidade, direção, suspensão e princípios de carrocerias aerodinâmicas. Consumo de combustível e emissões. Avaliação do desempenho.

Ementa: Contexto ambiental. Sistema de Gestão Ambiental (SGA). Levantamento de Aspectos e Impactos Ambientais (LAIA). Medidas ambientais. Ciclo PDCA (ISO 14.001). Regularização ambiental. Sistema Integrado de Informação Ambiental (SIAM). Cadastro Técnico Federal (CTF). Desempenho Ambiental. Gestão de Resíduos Sólidos. Programas de Educação Ambiental. Outorgas de uso de água. Lançamento de efluentes.

Ementa: Introdução ao estudo de máquinas e implementos agrícolas, mecanização animal x motomecanização. Tratores agrícolas. Máquinas agrícolas e implementos usados no preparo do solo. Máquinas agrícolas usadas em semeadura convencional e direta. Máquinas agrícolas usadas em aplicação de defensivos agrícolas. Máquinas agrícolas usadas na colheita e pós-colheita de grãos. Análise operacional e desempenho operacional das máquinas agrícolas.

Ementa: Técnicas, procedimentos e estratégias de desenvolvimento de trabalhos acadêmico-científicos. Atividades programadas pelas disciplinas do 8º período. Trabalho Interdisciplinar.

Ementa: Fundamentos de sistemas hidráulicos e pneumáticos. Componentes de sistemas hidráulicos e pneumáticos. Circuitos hidráulicos e pneumáticos. Elementos de comando de controle. Contadores. Sensores. Temporizadores. Bombas e motores. Cilindros. Válvulas: de bloqueio, direcionais, de pressão e de vazão.

Carga Horária Total do Semestre: 320 horas.

JANAINA APARECIDA PEREIRA

JANAINA APARECIDA PEREIRA

E-mail: janainaap@unipam.edu.br

Possui graduação em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal de Uberlândia (2006). Atualmente é aluna regular do Programa de Pós Graduação em Engenharia Mecânica da Universidade Federal...

Acesse o Currículo: Clique Aqui


CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO

Estabelecidos no ESTATUTO conforme Art. 117 ao Art. 123.

ACESSE O ESTATUTO

Laboratórios e Ambientes





ENADE

CONCEITO MEC

Grau:
Bacharelado

Duração:
10 Semestres

Vagas:
Noturno: 120 vagas

Mensalidade:
Ingressantes 2019 R$ 1.280,00 

Avise-me sobre o próximo Vestibular

Notícias Recentes






Última atualização: 02/07/2018 17:30

Eventos