ENGENHARIA ELÉTRICA

O curso

https://www.youtube.com/watch?v=j3mLb86FAtY&feature=youtu.be


A graduação em Engenharia Elétrica do Centro Universitário de Patos de Minas – UNIPAM – tem como objetivo formar o profissional generalista, permitindo a sua atuação na geração, na transmissão, na distribuição e na utilização da energia elétrica. Em suas atividades, estão relacionados os estudos, os projetos e as especificações de materiais, de componentes, de dispositivos e de equipamentos elétricos, eletromecânicos, magnéticos, de potência, de instrumentação, de aquisição de dados e de máquinas elétricas. Outras atribuições do engenheiro eletricista compreendem o planejamento, a elaboração de projeto, a instalação, a operação e a manutenção em instalações elétricas, em sistemas de medição e de instrumentação, de acionamentos e de máquinas, de iluminação, de proteção contra descargas atmosféricas e de aterramento. A conservação e a potencialização da eficiência energética, bem como a utilização de fontes alternativas e renováveis, fazem parte do escopo na elaboração de projeto e de estudos do engenheiro eletricista.

Após a formação, o profissional graduado nessa área pode atuar em empresas de geração, de transmissão e de distribuição de energia elétrica ou no ramo de telecomunicações, de construção civil, de automação, de eletrônica, de informática e outros. Atualmente, o profissional com formação em Engenharia Elétrica pode encontrar trabalho não apenas em instituições privadas, mas também em órgãos governamentais, como agências reguladoras, secretarias, ministérios e autarquias em geral. O mercado de trabalho para o engenheiro eletricista é amplo e promissor, pois inclui todas as empresas que fazem uso da energia nos seus processos de trabalho.

No curso de Engenharia Elétrica, a concepção de currículo adotada é a de um conjunto de atividades acadêmicas diversificadas, conduzindo à construção de um projeto pedagógico dinâmico e flexível, que objetiva criar condições para que o aluno construa uma formação profissional que facilitará a sua inserção no mercado de trabalho.

Em se tratando especificamente da cidade de Patos de Minas, verifica-se um crescimento no setor industrial, com empresas de médio e de grande porte, que demandam pelo engenheiro eletricista. Entre elas, destacam-se os setores de vestuário e metalúrgico.

Ementa: Limite. Continuidade. Derivada. Derivadas de funções algébricas, logarítmicas, exponenciais e trigonométricas. Aplicações da derivada: Integral indefinida.

Ementa: Estudo de temas clássicos e contemporâneos essenciais para o entendimento da configuração do mundo atual nas perspectivas histórica, antropológica, sociológica e filosófica. Compreensão dos aspectos caracterizadores da formação cultural brasileira, sob a ótica das relações étnico-raciais e da história e cultura afro-brasileira, africana e indígena. Reflexão das temáticas relacionadas à educação ambiental. Análise dos principais aspectos relacionados aos direitos humanos.

Ementa: Sistema de Equações Lineares. Espaço Vetorial. Retas e Planos. Curvas.

Ementa: Introdução à computação e ao ambiente computacional. Sistemas Operacionais e Internet. Sistemas básicos: Editor de Texto, Apresentação de Slides e Planilha Eletrônica. Noções de lógica e suas aplicações à engenharia.

Ementa: Introdução à robótica. Automação. Programação Arduino. Empreendedorismo.

Carga Horária Total do Semestre: 320 horas.

Ementa: A Integral definida. Aplicações da integral. Cálculo de várias variáveis. Integrais impróprias.

Ementa: Medidas físicas. Translação de uma partícula: Leis de Newton, trabalho e energia, conservação da energia.

Ementa: Conceito de projeções. Representação dos elementos fundamentais (ponto, reta e plano). Condições de paralelismo e perpendicularidade entre retas e planos. Representação de sólidos.

Ementa: Conceitos básicos de programação e construção de algoritmos para implementação de estruturas de seleção, estruturas de repetição, estruturas homogêneas. Implementação de algoritmos em linguagem científica C/C++.

Ementa: A noção de linguagem como interação e o domínio de mecanismos linguísticos (gramaticais) e discursivos que permitam ao usuário da língua não só a leitura eficiente de textos variados, mas também a produção deles, a fim de que possa interagir e atuar sobre o(s) outro(s), social e profissionalmente.

Ementa: Modelo de Negócios; Prototipação; Batalha de Pitch.

Ementa: Átomo. Ligações químicas. Teoria de Arrhenius. Teorias e leis. Atividades experimentais.

Carga Horária Total do Semestre: 360 horas.

Ementa: Introdução ao estudo das Equações Diferenciais. Equações diferenciais Ordinárias de 1ª ordem. Equações Diferenciais Lineares de Ordem Superior.

Ementa: Teoria básica e aplicações à engenharia elétrica de circuitos elétricos. Conceitos básicos. Elementos básicos de circuitos. Fontes independentes e controladas. Leis de Kirchhoff. Nós, Ramos e Laços. Divisor de Tensão e Corrente. Teorema da superposição. Transformação de Fontes. Teoremas de Thévenin e Norton. Teorema da Máxima Transferência de Potência. Introdução à Capacitores e Indutores. Associação de Capacitores. Associação de Indutores.

Ementa: Sistemas de representações. Desenho geométrico aplicado ao Desenho Técnico. Escalas. Normas técnicas e convenções. Desenho projetivo. Cotas. Cortes. Representação de sólidos geométricos. Perspectivas. Desenho arquitetônico.

Ementa: Eletrostática: A carga elétrica. Força Eletrostática e Campo Elétrico. A Lei de Gauss. Trabalho da Força Elétrica e Potencial Elétrico. Eletrodinâmica: Corrente Elétrica. Força eletromotriz. Resistores. Capacitores. Eletromagnetismo: Campo Magnético. Força Magnética sobre Condutores de Corrente Elétrica. Lei de Faraday-Lens. Transformadores.

Ementa: Gases Ideais e Reais. Mistura gasosa. Leis da Termodinâmica: primeira, segunda e terceira lei. Termoquímica. Espontaneidade. Propriedades coligativas.

Ementa: A Atmosfera e aspectos ambientais. Energia solar, aproveitamento térmico e geração fotovoltaica. Energia eólica. Princípio de produção de energia. Matriz energética brasileira e sua comparação com a mundial. Biomassa. Termoelétricas. Outras fontes de energia: combustíveis fósseis (carvão, petróleo e gás).

Ementa: Introdução ao MATLAB; Operações com escalares e matrizes; Strings de caracteres; Criação e tratamento de funções; Operadores e estruturas lógicas; Resolução de Problemas numéricos; Gráficos e animações; Variáveis simbólicas; Interfaces Gráficas.

Carga Horária Total do Semestre: 340 horas.

Ementa: Números complexos. Funções Analíticas. Integral complexa.

Ementa: Circuitos elétricos em Corrente Contínua. Resposta transitória de primeira ordem. Resposta transitória de segunda ordem. Circuitos elétricos em Corrente Alternada. Senóides e Fasores. Impedância e Admitância. Análise de malha em circuitos CA. Análise nodal em circuitos CA. Aplicação de teoremas de circuito elétricos em CA. Valor RMS e Eficaz. Potência Elétrica CA. Potência Instantânea e Média. Potência Ativa, Reativa, Aparente e Complexa. Fator de Potência CA. Correção do Fator de Potência CA.

Ementa: Operação Física dos Diodos. Análise de Circuitos com Diodos. O Transistor Bipolar de Junção (TBJ). Polarização de transistores. Amplificadores em Pequeno Sinal. Circuitos e Aplicações do TBJ. Transistores de Efeito de Campo (FET). Circuitos e Aplicações do FET. Amplificadores Operacionais. Aplicações dos Amp-ops.

Ementa: Introdução à utilização de ferramentas de computação aplicadas a desenho técnico. Técnicas de Construção, dimensionamento, escalas e formatos.

Ementa: Temperatura; Calor; Fluidos; Oscilações e Ondas.

Ementa: Automação; Programação LADDER; Controladores Lógicos Programáveis; Sistemas Supervisórios.

Carga Horária Total do Semestre: 340 horas.

Ementa: Amplificador diferencial; amplificador operacional; realimentação negativa; resposta em frequência; filtros ativos.

Ementa: Instalações elétricas de baixa tensão residenciais e comerciais: Previsão de carga, pontos de luz e tomada; divisão de circuitos; cálculo da seção dos condutores pelo método da ampacidade, cálculo da seção dos condutores pelo método da queda de tensão, proteção dos circuitos elétricos, cálculo da corrente de disjuntor, dimensionamento de condutos, quadro de carga e dimensionamento da seção do condutor do circuito geral. Luminotécnica: Definições das grandezas, requisitos de iluminação interna, método de cálculo de iluminação – métodos dos lumenn.

Ementa: Estatística Descritiva: organização e apresentação tabular e gráfica de dados; cálculo de medidas estatísticas de posição,dispersão, ordenamento e forma. Probabilidades: conceitos e cálculos; modelos probabilísticos para variáveis aleatórias discretas e contínuas. Técnicas de Amostragem. Estimação Pontual e Intervalar de parâmetros populacionais. Testes de Hipóteses Paramétricos e não Paramétricos. Correlação e Regressão Linear simples e múltipla. Uso de recursos computacionais aplicados à Estatística.

Ementa: Chassi, carenagem, suspenção, rodas, motor elétrico, controle remoto (físico), programação do Arduino, testes dos automodelos elétricos e competição.

Ementa: Sistema Trifásico; Tensões do sistema trifásico; Cargas trifásicas equilibradas; Componentes simétricas; Potência em sistema equilibrado; Circuitos magneticamente acoplados; Resposta em frequência.

Ementa: Transformada de Laplace, Série de Fourier e Transformada de Fourier.

Carga Horária Total do Semestre: 360 horas.

Ementa: Álgebra Vetorial. Cálculo Vetorial. Distribuição de Cargas Elétricas. Lei de Gauss. Dielétrico e Capacitância. Campo magnético. Força Magnética. Autoindutância e indutores. Magnetismo na matéria. Indução eletromagnética. Equações de Maxwell. Ondas Eletromagnéticas.

Ementa: Introdução à representação numérica de dados. Portas lógicas. Lógica combinacional. Mapa de karnaugh. Lógica sequencial. Circuito multiplexador e demultiplexador. Conversão de dados.

Ementa: Resultante e equilíbrio de um sistema de forças. Centroides de áreas e cargas distribuídas. Momento de inércia de superfícies. Análise de estruturas simples: Treliças e Vigas. Tensões e deformações. Torção e Flexão Pura.

Ementa: Instalações prediais de baixa e média tensão. Ramal de entrada para instalações de uso coletivo e misto. Dimensionamento de transformador. Cálculo de demanda para instalações de uso coletivo. Sistema de proteção contra descargas atmosféricas: dimensionamento e especificação técnica. Aterramento: esquemas de aterramento e dimensionamento. Circuitos especiais: incêndio, elevadores e outras cargas especiais.

Ementa: Introdução à teoria dos sinais e sistemas. Sinais em tempo contínuo. Transformada de Fourier e Transformada Inversa de Fourier: propriedades. Integral de convolução.

Ementa: Fundamentos para projetos de sistemas de controle. Modelagem no domínio da frequência. Modelos em Diagramas de Blocos. Redução de Diagramas.

Carga Horária Total do Semestre: 360 horas.

Ementa: Classificação dos Materiais, Estruturas Atômicas, Imperfeições, Difusão Atômica, Propriedades Mecânicas, Ensaios Mecânicos, Mecanismos de deformação, Ruptura dos Materiais, Propriedades elétricas dos Materiais, Degradação dos Materiais.

Ementa: Introdução a análise de circuitos magnéticos: princípios da conversão eletromecânica de energia; Transformadores: tipos, ensaios, circuitos equivalente, regulação e rendimento, autotransformadores; Fundamentos de máquinas elétricas: máquinas de corrente contínua, máquinas de indução e máquinas síncronas.

Ementa: Introdução à Eletrônica de Potência, Semicondutores de Potência, Conversores CA-CC, Conversores CC-CC, Conversores CC-CA.

Ementa: Conceituação e funcionalidade dos sistemas computacionais (Central de processamento, memórias e dispositivos de entrada e saída). Compreensão das operações a nível de instrução de linguagem de montagem (assembly).

Ementa: Estrutura física dos MOSFETs. Caracterização dos MOSFETs. Polarização dos MOSFETs. Uso de MOSFETs como chave ou amplificador. Dimensionamento de MOSFETs em aplicações.

Ementa: Técnica de resposta em frequência, projeto através de resposta em frequência, analise e projeto de controladores PID.

Carga Horária Total do Semestre: 360 horas.

Ementa: Conceitos de Mecânica dos Fluidos. Conservação de Massa. Equação da quantidade de movimento. Conservação de energia. Transporte de energia por condução, convecção e radiação. Associações em série e em paralelo.

Ementa: Contexto ambiental. Sistema de Gestão Ambiental (SGA). Levantamento de Aspectos e Impactos Ambientais (LAIA). Medidas ambientais. Ciclo PDCA (ISO 14.001). Regularização ambiental. Sistema Integrado de Informação Ambiental (SIAM). Cadastro Técnico Federal (CTF). Desempenho Ambiental. Gestão de Resíduos Sólidos. Programas de Educação Ambiental.

Ementa: Introdução à Máquinas Elétricas. Fundamentos sobre máquinas elétricas de CA. Gerador Síncrono. Reação da Armadura de Geradores Síncronos. Ensaios em Geradores Síncronos. Circuito Equivalente de Geradores Síncrono. Motores de Indução Trifásicos. Circuito Equivalente de MIT. Ensaio em MIT. Fundamentos sobre máquinas de Corrente Contínua. Princípio de funcionamento de motores CC. Ensaios em motores CC. Circuito Equivalente de motores CC.

Ementa: Arquitetura de microcontroladores, portas, timers, interrupções, porta serial, comunicação i2C, comunicação SPI, conversão analógico-digital e digital-analógico.

Ementa: Conceitos fundamentais de conversão de dados. Estrutura e funcionamento dos principais conversores de dados A/D e D/A. Requerimentos fundamentais em aquisição de dados.

Ementa: Conceitos introdutórios sobre Redes de Computadores e os sistemas de comunicação. Estudo das redes baseado no modelo TCP/IP redes sem fio e a Segurança das Redes de Computadores

Carga Horária Total do Semestre: 340 horas.

Ementa: Sistemas econômicos de organização dos mercados. Conceitos de administração e estilos liderança. Organização de uma empresa. Administração de recursos humanos. Administração de Recursos Financeiros, Compras e Materiais. Estudo e evolução dos segmentos de mercado em Engenharia Elétrica. Técnicas de negociação. Conceitos básicos e objeto da economia. Noções de microeconomia: a escassez e a necessidade da escolha.

Ementa: Componentes de instalações elétricas industriais. Correção do fator de potência. Seletividade entre elementos de proteção.

Ementa: Caracterização de sistemas em tempo real; técnicas de sensoriamento de grandezas físicas; técnicas de aquisição de dados; programação concorrente; emprego de atuadores.

Ementa: Telecomunicações: meios de comunicação. Transmissão de sinal. Modulação PCM. Rede de Telefonia Móvel. Comunicação via satélite. Fibra Óptica.

Ementa: Introdução aos Sistemas Elétricos de Potência. Valores por unidade. Modelos de carga. Introdução ao fluxo de potência em linhas. introdução à proteção de sistemas elétricos. Introdução à linhas de transmissão em corrente alternada.

Ementa: O trabalho de conclusão de curso (TCC) é atividade obrigatória para obtenção do grau do curso de Engenharia Elétrica, consistindo em apresentação de uma proposta de projeto ao final da etapa.

Carga Horária Total do Semestre: 360 horas.

Ementa: Acionamentos Elétricos de Motores de Indução Trifásicos. Eficiência Energética. Tarifação de Energia Elétrica.

Ementa: Reconhecimento, avaliação e controle dos riscos ocupacionais. Criação de recursos para controle dos riscos ocupacionais. Identificação das atribuições. Serviço especializado em segurança do trabalho. Desenvolvimento dos fundamentos básicos de segurança no trabalho. Norma regulamentadora da ANEEL. NR 10 e 12.

Ementa: Atividade obrigatória para a graduação, de interesse particular do aluno, como processo de iniciação na vida profissional, sendo regido pelas presentes normas e dispositivos legais, podendo ser desenvolvido em qualquer área profissionalizante do curso de Engenharia Elétrica.

Ementa: Sistemas discretos no tempo, equações diferenças. Transformada Z e transformações de sistemas contínuos para discretos. Estabilidade e mapeamento do plano complexo. Projeto de controladores discretos por métodos convencionais.

Ementa: Desenvolvimento da pesquisa científica. Artigo científico. Redação do artigo científico. A disciplina direciona para a orientação quanto aos procedimentos necessários para a realização do artigo científico, contemplando a apresentação dos resultados, os aspectos metodológicos, discursivos e conteudísticos da pesquisa a ser desenvolvida. O artigo deverá ser redigido em conformidade com o Manual para Normalização de Trabalhos Acadêmico-científicos do UNIPAM e também com as normas da ABNT.

FÁBIO DE BRITO GONTIJO

FÁBIO DE BRITO GONTIJO

E-mail: fabiobg@unipam.edu.br

Mestrado em Educação pela UNIUBE (2015 - 2016), Pós-Graduado em Gestão Empresarial pela Universidade de Patos de Minas (2010). Pós-Graduado em Gestão da Tecnologia da Informação pela União...

Acesse o Currículo: Clique Aqui


CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO

Estabelecidos no ESTATUTO conforme Art. 117 ao Art. 123.

ACESSE O ESTATUTO

Laboratórios e Ambientes

Auditório - Bloco C
Auditório - Bloco C

Saiba mais

Auditório - Bloco E
Auditório - Bloco E

Saiba mais

Auditório Central - Bloco N
Auditório Central - Bloco N

Saiba mais

Centro de Convenções e Eventos (CCE)
Centro de Convenções e Eventos (CCE)

Saiba mais

Centro de Empreendedorismo e Aceleração de Negócios (oCEANo)
Centro de Empreendedorismo e Aceleração de Negócios (oCEANo)

Saiba mais

Laboratório de Ciência dos Materiais
Laboratório de Ciência dos Materiais

Saiba mais

Laboratório de Conversão de Energia
Laboratório de Conversão de Energia

Saiba mais

Laboratório de Eletrônica
Laboratório de Eletrônica

Saiba mais

Laboratório de Engenharia Química (LEQ)
Laboratório de Engenharia Química (LEQ)

Saiba mais

Laboratório de Fabricação (FabLab)
Laboratório de Fabricação (FabLab)

Saiba mais

Laboratório de Física I
Laboratório de Física I

Saiba mais

Laboratório de Física II
Laboratório de Física II

Saiba mais

Laboratório de Luminotécnica
Laboratório de Luminotécnica

Saiba mais

Laboratório de Mecânica dos Solos
Laboratório de Mecânica dos Solos

Saiba mais

Laboratório de Química Orgânica
Laboratório de Química Orgânica

Saiba mais

Laboratório de Resistência dos Materiais
Laboratório de Resistência dos Materiais

Saiba mais

Microusina Fotovoltaica
Microusina Fotovoltaica

Saiba mais

Sala de Informática Alfa - 207 Alfa
Sala de Informática Alfa - 207 Alfa

Saiba mais

Sala de Informática Amarela A - 104 F
Sala de Informática Amarela A - 104 F

Saiba mais

Sala de Informática Amarela B - 106 F
Sala de Informática Amarela B - 106 F

Saiba mais

Sala de Informática Azul A
Sala de Informática Azul A

Saiba mais

Sala de Informática Azul B
Sala de Informática Azul B

Saiba mais

Sala de Informática Branca - 112 F
Sala de Informática Branca - 112 F

Saiba mais

Sala de Informática Cedro - 306 I
Sala de Informática Cedro - 306 I

Saiba mais

Sala de Informática Cinza - 110 F
Sala de Informática Cinza - 110 F

Saiba mais

Sala de Informática Gaia - 304 H
Sala de Informática Gaia - 304 H

Saiba mais

Sala de Informática Juris - 109 C
Sala de Informática Juris - 109 C

Saiba mais

Sala de Informática Lírios - 121 M
Sala de Informática Lírios - 121 M

Saiba mais

Sala de Informática Manacás - 123 M
Sala de Informática Manacás - 123 M

Saiba mais

Sala de Informática Marte - 112 N
Sala de Informática Marte - 112 N

Saiba mais

Sala de Informática Ouro - 402 G
Sala de Informática Ouro - 402 G

Saiba mais

Sala de Informática Platina - 406 G
Sala de Informática Platina - 406 G

Saiba mais

Sala de Informática Prata - 103 G
Sala de Informática Prata - 103 G

Saiba mais

Sala de Informática Terra - 107 N
Sala de Informática Terra - 107 N

Saiba mais

Sala de Informática Topázio - 206 E
Sala de Informática Topázio - 206 E

Saiba mais

Sala de Informática Urano - 407 H
Sala de Informática Urano - 407 H

Saiba mais

Sala de Informática Verde - 114 F
Sala de Informática Verde - 114 F

Saiba mais

Sala de Informática Vermelha - 307 F
Sala de Informática Vermelha - 307 F

Saiba mais

Sala de Práticas Gerenciais (SPG)
Sala de Práticas Gerenciais (SPG)

Saiba mais





ENADE

CONCEITO MEC

Grau:
Bacharelado

Duração:
10 Semestres

Vagas:
Noturno: 62 vagas

Mensalidade:
Ingressantes 2019 Noturno R$ 1.280,00 

Avise-me sobre o próximo Vestibular

Notícias Recentes






Última atualização: 02/07/2018 17:30

Eventos