ODONTOLOGIA

Odontologia

O curso

A graduação em Odontologia cuida não apenas dos interesses técnicos, mas também da formação de profissionais comprometidos com o bem-estar do paciente. Assim, o cirurgião-dentista é o profissional responsável pela saúde bucal, que colabora para a manutenção da saúde geral, atuando na prevenção de doenças e no diagnóstico e no tratamento de problemas vinculados à boca e às suas estruturas (dentes, língua, gengiva, maxilares, glândulas, músculos e articulações). O profissional pode atuar tanto no setor público quanto no setor privado, em uma diversidade de cenários.

- Autônomo, em consultórios e em clínicas particulares;
- Funcionário, em consultórios e em clínicas particulares;
- Servidor público, em unidades de saúde pública municipais, estaduais ou federais;
- Em órgãos públicos, como peritos ou como gestores;
- Em sindicatos;
- Em clínicas de convênios;
- Na área acadêmica, como professor e/ou como pesquisador.

Para acompanhar as exigências do mercado de trabalho, é necessário que o cirurgião-dentista torne-se mais versátil, ampliando e diversificando as opções para exercer a profissão que escolheu. Consultórios particulares isolados estão sendo substituídos por clínicas societárias com diversas especialidades e convênios com empresas públicas ou privadas também vêm incorporando uma clientela significativa. Diversas áreas de atuação são disponibilizadas, envolvendo, por exemplo, odontopediatria, saúde coletiva, ortodontia, cirurgias, dentística, prótese, endodontia, periodontia, implantodontia, patologia, imaginologia, odontogeriatria e odontologia hospitalar. O setor público é uma das áreas mais promissoras e com boas oportunidades de trabalho. As contratações vêm crescendo a cada dia devido à melhoria nas políticas públicas de saúde, agregando cirurgiões-dentistas às ações do Sistema Único de Saúde e a programas como Brasil Sorridente e Estratégia de Saúde da Família.

Ementa: Estudo de temas clássicos e contemporâneos essenciais para o entendimento da configuração do mundo atual nas perspectivas histórica, antropológica, sociológica e filosófica. Conhecimento dos aspectos caracterizadores da formação étnico-racial e cultural da sociedade brasileira.

Ementa: Desenvolvimento de autonomia na coleta de informações, nas habilidades de comunicação, relação interpessoal e postura profissional. Desenvolvimento de habilidades de conduta em ambiente laboratorial. Notação dentária. Habilidades à pesquisa científica, ensaios clínicos, revisões sistemáticas e intervalo de confiança dos resultados, organização e interpretação de dados, organização e apresentação de documentos estatísticos e de resultados de pesquisas. Favorecimento de melhor aproveitamento dos recursos informacionais e tecnológicos (tecnologias da informação). Conceitos eletivos na área de informática, habilitando os alunos a utilizarem softwares e aplicativos específicos da área de saúde.

Ementa: Conceito de saúde e determinantes sociais do processo saúde-doença na sociedade brasileira. Histórico, legislação e programas do SUS. Trabalho em equipe, planejando ações, com os indivíduos da área abrangida pela USF e ESF. Entendimento das desigualdades sociais e o direito à saúde e a compreensão da ciência como um empreendimento humano, construída e influenciada pela sociedade. Conhecimento sobre epidemiologia.

Ementa: Introdução do conhecimento a respeito das metodologias ativas de aprendizagem e da História da odontologia, com seus marcos, evolução e ética. Conteúdos teóricos e práticos da constituição do ser humano e facial. Desenvolvimento e caracterização dos órgãos do corpo humano, situando-os no contexto embriológico-anatômico e suas correlações; constituições histológicas. Caracterização das derivações e formação das estruturais faciais com seu aspecto histo-anatômico.

Ementa: Princípios básicos de fisiologia humana integrada à função dos órgãos e tecidos; noções de processos metabólicos- nível celular e extracelular; correlação dos processos fisiológicos e manutenção da homeostase com as trocas necessárias para sua sobrevivência.

Carga Horária Total do Semestre: 400 horas.

Ementa: Estudo de temas clássicos e contemporâneos essenciais para o entendimento da configuração do mundo atual nas perspectivas histórica, antropológica, sociológica e filosófica. Compreensão dos aspectos caracterizadores da formação cultural brasileira, sob a ótica das relações étnico-raciais e da história e cultura afro-brasileira, africana e indígena. Reflexão das temáticas relacionadas à educação ambiental. Análise dos principais aspectos relacionados aos direitos humanos. Estudo da diversidade social brasileira e questões relacionadas à inclusão social e políticas públicas.

Ementa: Conhecimento as estruturas anatômicas coronárias e radiculares dos dentes permanentes; compreensão do processo da cárie; materiais dentários envolvidos na proteção do complexo dentino-pulpar. Instrumental de dentística operatória para preparos cavitários. Início do desenvolvimento da habilidade para realização de preparos cavitários e restaurações. Anatomia e histofisiologia periodontal. A placa dental como biofilme bem como os manejos para controle do biofilme supragengival. Epidemiologia e etiologia das doenças periodontais.

Ementa: Conceito de saúde e determinantes sociais do processo saúde-doença na sociedade brasileira. Trabalho em equipe, planejamento de ações de promoção e prevenção em saúde bucal voltadas para os indivíduos da área abrangida pela USF e ESF. Conhecimento sobre processo de territorialização na atenção primária, educação em saúde como estratégia para promoção e prevenção. Conhecer os índices epidemiológicos e procedimentos para realização de levantamentos epidemiológicos.

Ementa: Conteúdos teóricos e práticos da composição e funcionamento do sistema estomatognático; conhecer a integração deste sistema com o funcionamento geral do corpo humano.

Ementa: Compreensão do processo saúde doença através da análise crítica dos múltiplos fatores que interferem neste processo, abrangendo os mecanismos imunológicos envolvidos.

Carga Horária Total do Semestre: 400 horas.

Ementa: Exame clínico em periodontia. Terapia periodontal não cirúrgica. Inflamação gengival. Princípios biomecânicos de preparos cavitários classe II e V para amálgama. Sistemas de matrizes e cunhas. Restauração em amálgama classes I e II. Técnicas de acabamento e polimento de restaurações em amálgama. Fisiologia pulpar. Proteção pulpar direta. Tratamento endodôntico. Materiais usados no tratamento endodôntico. Pulpotomia. Sistemas Adesivos.

Ementa: Papel do cirurgião-dentista como cidadão na realidade brasileira; atuando de forma preventiva em vários cenários de prática, como na atenção básica, escolas e creches, trabalhando o conceito de humanização, acolhimento e vínculo. Conhecer os instrumentos e índices de medida da ocorrência da doença cárie e estudar meios de aplica-los na comunidade para conhecer suas necessidades bucais. Analisar as necessidades da comunidade através da observação da realidade e dos dados epidemiológicos, desenvolvendo posteriormente ações de intervenção para mudança e melhorias dos problemas observados.

Ementa: Exame clínico em odontologia. Semiologia dos dentes, do periodonto, do periápice e da mucosa bucal. Diagnóstico das principais doenças que acometem a cavidade bucal. Natureza, produção e formação dos raios X. Técnicas e interpretação de radiografias intrabucais. Filmes e processamento radiográficos. Efeitos biológicos das radiações ionizantes.

Ementa: Princípios farmacológicos gerais. Principais interações medicamentosas de interesse à odontologia. Drogas de ação central, cardiovascular, analgésicos, anti-inflamatórios, antibióticos, antifúnficos, antivirais, com ênfase no interesse da prática odontológica. Aplicação dos conceitos e conhecimentos de psicologia nas situações de interação dentista-paciente. Controle do estresse. Drogas para sedação oral e inalatória. Fisiologia da dor. Soluções anestésicas. Técnicas anestésicas intra e extrabucais. Acidentes e complicações.

Carga Horária Total do Semestre: 360 horas.

Ementa: Avanço do conhecimento das habilidades específicas, praticando, em laboratório pré-clínico. Tratamento endodôntico de dentes multirradiculares, retratamento endodôntico, clareamento endógeno, restaurações em resina composta (dentes anteriores e posteriores), propriedades dos materiais restauradores, hipersensibilidade dentinária, clareamento exógeno.

Ementa: Papel do cirurgião-dentista como cidadão na realidade brasileira; atuando de forma preventiva em vários cenários de prática, como na atenção básica, escolas e creches, para públicos específicos como gestantes, crianças do Projeto Cárie Zero e grupos de hipertensos e diabéticos. Analisar as necessidades da comunidade através da observação da realidade e dos dados epidemiológicos, desenvolvendo posteriormente ações de intervenção para mudança e melhorias dos problemas observados.

Ementa: Biossegurança. Emergências médicas em Odontologia. Avaliação pré-operatória. Manobras fundamentais em cirurgia odontológica. Processos de reparo. Exodontias simples. Cirurgia periodontal. Acidentes e complicações em cirurgia odontológica. Infecções maxilofaciais.

Ementa: Emprego dos recursos materiais e procedimentais disponíveis para a recuperação de dentes comprometidos, obedecendo ao seu enquadramento funcional nas arcadas e atendendo aspectos estéticos, integrando multidisciplinarmente na reabilitação do Sistema Estomatognático. Planejamento e tratamento em prótese fixa.

Carga Horária Total do Semestre: 360 horas.

Ementa: Aplicar os conhecimentos das especialidades odontológicas em práticas de clínica integrada.

Ementa: Ação interdisciplinar e multidisciplinar. Processo de territorialização. Diagnóstico dos agravos em saúde bucal no território. Planejamento de estratégias de ações para solução dos principais agravos em saúde bucal.

Ementa: Lesões endoperiodontais. Disfunções temporomandibulares. Próteses fixas unitárias parciais. Próteses parciais fixas múltiplas. Cimentação e agentes cimentantes. Ligas metálicas. Sistemas cerâmicos. Próteses totais. Próteses parciais removíveis. Proservação dos pacientes reabilitados.

Ementa: Cirurgias pré-protéticas. Exodontias abertas. Cirurgia de dentes inclusos e impactados. Trauma dentoalveolar. Cirurgia paraendodôntica. Enxertos ósseos. Defeitos ósseos periodontais. Regeneração tecidual guiada. Enxertos gengivais. Manobras cirúrgicas para lesões bucais.

Carga Horária Total do Semestre: 360 horas.

PATRÍCIA CRISTINE DE OLIVEIRA AFONSO PEREIRA

PATRÍCIA CRISTINE DE OLIVEIRA AFONSO PEREIRA

E-mail: patriciapereira@unipam.edu.br

Possui Graduação em Odontologia pela Universidade Federal de Uberlândia (1996), mestrado em Farmacologia, Anestesiologia e Terapêutica pela Universidade Estadual de Campinas (2002) e doutorado em...

Acesse o Currículo: Clique Aqui


CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO

Estabelecidos no ESTATUTO conforme Art. 117 ao Art. 123.

ACESSE O ESTATUTO

Laboratórios e Ambientes

Auditório - Bloco C
Auditório - Bloco C

Saiba mais

Auditório - Bloco E
Auditório - Bloco E

Saiba mais

Auditório Central - Bloco N
Auditório Central - Bloco N

Saiba mais

Auditório de Transmissão Simultânea - Centro Clínico Odontológico
Auditório de Transmissão Simultânea - Centro Clínico Odontológico

Saiba mais

Centro Clinico Odontológico (CCO)
Centro Clinico Odontológico (CCO)

Saiba mais

Centro de Convenções e Eventos (CCE)
Centro de Convenções e Eventos (CCE)

Saiba mais

Centro de Radiologia Odontológica - Centro Clínico Odontológico
Centro de Radiologia Odontológica - Centro Clínico Odontológico

Saiba mais

Clínica Odontológica - Centro Clínico Odontológico
Clínica Odontológica - Centro Clínico Odontológico

Saiba mais

Farmácia - Centro Clínico Odontológico
Farmácia - Centro Clínico Odontológico

Saiba mais

Laboratório de Apoio - Centro Clínico Odontológico
Laboratório de Apoio - Centro Clínico Odontológico

Saiba mais

Laboratório de Microbiologia
Laboratório de Microbiologia

Saiba mais

Laboratório Morfofuncional I
Laboratório Morfofuncional I

Saiba mais

Laboratório Morfofuncional II
Laboratório Morfofuncional II

Saiba mais

Sala de Informática Alfa - 207 Alfa
Sala de Informática Alfa - 207 Alfa

Saiba mais

Sala de Informática Amarela A - 104 F
Sala de Informática Amarela A - 104 F

Saiba mais

Sala de Informática Amarela B - 106 F
Sala de Informática Amarela B - 106 F

Saiba mais

Sala de Informática Azul A
Sala de Informática Azul A

Saiba mais

Sala de Informática Azul B
Sala de Informática Azul B

Saiba mais

Sala de Informática Branca - 112 F
Sala de Informática Branca - 112 F

Saiba mais

Sala de Informática Cedro - 306 I
Sala de Informática Cedro - 306 I

Saiba mais

Sala de Informática Cinza - 110 F
Sala de Informática Cinza - 110 F

Saiba mais

Sala de Informática Gaia - 304 H
Sala de Informática Gaia - 304 H

Saiba mais

Sala de Informática Juris - 109 C
Sala de Informática Juris - 109 C

Saiba mais

Sala de Informática Lírios - 121 M
Sala de Informática Lírios - 121 M

Saiba mais

Sala de Informática Manacás - 123 M
Sala de Informática Manacás - 123 M

Saiba mais

Sala de Informática Marte - 112 N
Sala de Informática Marte - 112 N

Saiba mais

Sala de Informática Ouro - 402 G
Sala de Informática Ouro - 402 G

Saiba mais

Sala de Informática Platina - 406 G
Sala de Informática Platina - 406 G

Saiba mais

Sala de Informática Prata - 103 G
Sala de Informática Prata - 103 G

Saiba mais

Sala de Informática Terra - 107 N
Sala de Informática Terra - 107 N

Saiba mais

Sala de Informática Topázio - 206 E
Sala de Informática Topázio - 206 E

Saiba mais

Sala de Informática Urano - 407 H
Sala de Informática Urano - 407 H

Saiba mais

Sala de Informática Verde - 114 F
Sala de Informática Verde - 114 F

Saiba mais

Sala de Informática Vermelha - 307 F
Sala de Informática Vermelha - 307 F

Saiba mais

Sala de Práticas Gerenciais (SPG)
Sala de Práticas Gerenciais (SPG)

Saiba mais

Sala de Recuperação - Centro Clínico Odontológico
Sala de Recuperação - Centro Clínico Odontológico

Saiba mais

Sala Invertida I - 302 I
Sala Invertida I - 302 I

Saiba mais

Sala Invertida II - 202 Alfa
Sala Invertida II - 202 Alfa

Saiba mais

Sala Invertida III - 311 Alfa
Sala Invertida III - 311 Alfa

Saiba mais

Sala Invertida IV - 110 N
Sala Invertida IV - 110 N

Saiba mais

Sala Invertida V - 213 N
Sala Invertida V - 213 N

Saiba mais

Sala Invertida VI - 310 N
Sala Invertida VI - 310 N

Saiba mais

Sala Invertida VII - 312 N
Sala Invertida VII - 312 N

Saiba mais





3

ENADE

CONCEITO MEC

Grau:
Bacharelado

Duração:
10 Semestres

Vagas:
Diurno: 132 vagas

Mensalidade:
Ingressantes 2019 Diurno: R$ 2.798,00

Avise-me sobre o próximo Vestibular

Notícias Recentes






Pós-graduação



Última atualização: 02/07/2018 17:30

Eventos