LETRAS

Letras

O curso

Por meio da análise do discurso, o aluno de Letras é estimulado a desvendar e a compreender a história e a estrutura da língua, assim como a literatura e as perspectivas de interação por meio da linguagem. Ao longo do curso, são trabalhadas a língua portuguesa, as línguas estrangeiras, a literatura e as noções de linguística.

- Assessoria e consultoria;

- Crítica literária;

- Campo editorial;

- Ensino não-regular;

- Ensino regular.

A valorização do conhecimento de idiomas estrangeiros pelo mercado de trabalho fez com que várias escolas de línguas fossem abertas nos últimos anos em todo o país, especialmente nas cidades de porte médio. Como consequência, começaram a surgir muitas vagas nesse setor.

Ementa: A disciplina contempla os elementos e conceitos fundamentais da literatura em uma visão ampla e aprofundada, destacando o seu diálogo com outras expressões e linguagens artísticas, as questões estéticas atinentes à literatura, os aspectos sócio-culturais da literatura e o arcabouço teórico sobre cultura, arte e literatura; natureza do fenômeno literário e seus fundamentos; funções e objetivos da criação literária em seu contexto histórico e social; a questão dos gêneros literários nas perspectivas clássica e moderna e suas divisões e classificações; a linguagem literária: conotação, denotação, especificidade do texto literário e figuras de linguagem; periodização e história da literatura na linha do tempo e a configuração da arte na atualidade; relações entre textos: intra e intertextualidade e processos intertextuais; os paradoxos dos estudos literários na atualidade e análise, interpretação e crítica do texto literário.

Ementa: Propiciar aos licenciandos do Curso de Letras a compreensão dos conceitos mais significativos e importantes da Filosofia, História e Sociologia da educação, da Antiguidade ao século XXI, tanto no cenário europeu como no contexto brasileiro a partir do século XVI. Tal abordagem se dará no sentido de explicitar como esses campos de conhecimento contribuem para o entendimento do ser humano, da sociedade e particularmente da escola.

Ementa: Aspectos gramaticais que incluirão os tempos verbais, os artigos, os pronomes pessoais, os substantivos e os numerais. Serão trabalhadas também as habilidades de compreensão oral, compreensão escrita e as produções orais e escritas observando as características dos vários tipos e gêneros textuais. Textos de linguística aplicada abordando os temas sobre motivação e a evolução dos métodos de ensino de idiomas também serão estudados.

Ementa: Fundamentos históricos da Língua Portuguesa. Fonética e fonologia.

Ementa: A noção de linguagem como interação e o domínio de mecanismos linguísticos (gramaticais) e discursivos que permitam ao usuário da língua não só a leitura eficiente de textos variados, mas também a produção deles, a fim de que possa interagir e atuar sobre o(s) outro(s), social e profissionalmente.

Ementa: A disciplina de Linguística I tem caráter propedêutico, com destaque aos seguintes tópicos: visão geral da história dos estudos linguísticos: da tradição ocidental à Linguística no século XX; definições de linguagem, língua e fala; a Linguística como ciência; tipos de gramática e tipos de ensino de língua materna; abordagens linguísticas: Estruturalismo e Funcionalismo; dupla articulação; funções da linguagem; arbitrariedade e iconicidade; gêneros textuais.

Ementa: Características da Escrita Acadêmica. Gêneros Textuais Acadêmicos. Normas para elaboração de trabalhos acadêmicos. Elaboração e apresentação de Projeto de Pesquisa.

Carga Horária Total do Semestre: 380 horas.

Ementa: A disciplina em curso contempla o estudo de temas clássicos e contemporâneos essenciais para o entendimento da configuração do mundo atual nas perspectivas histórica, antropológica, sociológica e filosófica.

Ementa: Teoria do gêneros literários e seus elementos constitutivos. A teoria da poesia: aspectos históricos, espécies e elementos estruturais. A teoria do romance. A teoria do conto e da crônica: aspectos históricos. A teoria do teatro: aspectos históricos, espécies e elementos estruturais do teatro.

Ementa: Conhecer o sujeito surdo e compreender o sistema linguístico da Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS – para facilitar a comunicação entre os ouvintes e surdos usuários da LIBRAS, dentro de uma abordagem teórico-prática numa perspectiva interdisciplinar.

Ementa: A disciplina língua inglesa 2 irá contemplar tanto aspectos gramaticais que irão incluir os verbos modais, os adjetivos, plural dos substantivos, pronomes demonstrativos e o tempo passado (simples e contínuo). Serão trabalhadas também as habilidades de compreensão oral, compreensão escrita e as produções orais e escrita observando as características dos vários tipos e gêneros textuais.

Ementa: Estudo da ortografia do português do Brasil, dos sinais de pontuação, da colocação pronominal, dos paralelismos sintático, semântico e rítmico, da colocação pronominal e da função das palavras que e se.

Ementa: As teorias pré-saussurianas sobre a linguagem.Visão sucinta das contribuições de Ferdinand de SAUSSURE, Noam CHOMSKY, Michael Alexander Kirkwood HALLIDAY e Émile BENVENISTE para os estudos linguísticos.

Ementa: A Literatura Portuguesa, desde suas origens na Idade Média, até o Renascimento. Análise das fontes textuais em prosa e poesia (sécs. XII a XVI) e dos estudos críticos. Leitura da poesia medieval e da prosa épica, bem como da poesia e do teatro humanista e renascentista. A lírica dos trovadores. O teatro de Gil Vicente. A obra de Camões.

Ementa: Abordagem dos processos de aprendizagem humana, transtornos, disturbios, problemas e dificuldades de aprendizagem, contribuição da neurociência para a aprendizagem humana e a construção de uma escola inclusiva

Carga Horária Total do Semestre: 420 horas.

Ementa: A disciplina em curso contempla os elementos e conceitos fundamentais para uma visão mais ampla e aprofundada da história da arte, procurando destacar os aspectos sócio-culturais da arte, apontamentos acerca da arte e de seus realizadores, funções e significados da arte, classificação e tipificação da arte, história da arte na linha do tempo: multiplicidade de linguagens, técnicas e estilos e configuração da arte na atualidade.

Ementa: A disciplina língua inglesa 3 irá contemplar tanto aspectos gramaticais que irão incluir os tempos verbais passado simples e presente perfeito, o caso possessivo, as preposições de movimento e tempo, expressões idiomáticas e a voz passiva. Serão trabalhadas também as habilidades de compreensão oral, compreensão escrita e as produções orais e escrita observando as características dos vários tipos e gêneros textuais.

Ementa: Estudo da estrutura e dos processos de formação das palavras bem como da classificação das palavras (substantivo, artigo, adjetivo, numeral, advérbio, preposição, conjunção, interjeição).

Ementa: Sociolinguística como uma área que estuda a língua em uso real, considerando as relações entre estrutura linguística e aspectos sociais da produção linguística.

Ementa: A disciplina em curso contempla a produção literária portuguesa dos séculos XIX e XX, compreendendo o Romantismo e suas variações; o Realismo/Naturalismo e a crítica político-social deflagrada por este movimento; o Simbolismo com seus aspectos místicos, saudosistas e decadentistas; o Modernismo e os movimentos de vanguarda, Fernando Pessoa e sua heteronímia e demais autores modernistas relevantes e as tendências literárias da poesia, do conto e do romance português contemporâneos. Aliados aos conteúdos específicos de cada unidade estão inseridas as atividades práticas que visam a preparar o aluno para a sua futura atuação como educador.

Ementa: Novas Tecnologias da Informação e Comunicação. Paradigmas e concepções educativas na inserção das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) na educação: estudo, análise e aplicação. Recursos ofertados pelas TICs: Ambientes virtuais de aprendizagem, Hipermídia e Objetos de aprendizagem. Desafios docentes frente às novas tecnologias: a mediação pedagógica e a mediação tecnológica. Contextualização do processo de ensino-aprendizagem sobre a tríplice Comunicação, Educação e Tecnologia. Práticas educativas balizadas pelas TICs: Educomunicação, Gamificação, Sala de aula invertida. e instrumentalização das TICs.

Ementa: Relação entre alfabetização (digital) e letramento (digital) como processo contínuo e seus desdobramentos nas práticas de leitura e de escrita no Ensino Fundamental e no Ensino Médio.

Ementa: Características e instâncias da aprendizagem, novos conceitos de inteligência, contribuições de Jean Piaget, Vigotski e Henri Wallon, para a construção das Teorias de Desenvolvimento e Aprendizagem. A inclusão escolar e o papel do professor. Dificuldades no processo ensino-aprendizagem.

Carga Horária Total do Semestre: 360 horas.

Ementa: Concepções teóricas acerca da noção de gêneros textuais, de gêneros multimodais, de letramento e de multiletramento. A leitura de gêneros e o desenvolvimento de habilidades leitoras. Contribuição do estudo dos gêneros para a prática educativa contemporânea.

Ementa:  A disciplina língua inglesa 4 irá contemplar aspectos gramaticais que irão incluir a forma comparativa e superlativa dos adjetivos e dos advérbios, os verbos modais(may e might), o futuro, as expressões idiomáticas, os tag endings e alguns tipos de respostas. Serão trabalhadas também as habilidades de compreensão oral, compreensão escrita e as produções orais e escritas observando as características dos vários tipos e gêneros textuais trabalhados durante o semestre.

Ementa: Estudo das seguintes classes de palavra: pronome e verbo

Ementa: Estudo da Semântica, ciência das significações, com ênfase na constituição histórica, na delimitação teórica, na caracterização do objeto de investigação, nas perspectivas referencial e mentalista.

Ementa: A literatura brasileira do período colonial: literatura de viagem do séc. XVI e a visão do Brasil pelo quinhentismo português; a Catequese do Padre José de Anchieta na poesia e no teatro. O Barroco: os sermões do Padre Antônio Vieira e a poesia de Gregório de Matos. Arcadismo: a renovação neoclássica da língua portuguesa: a poesia de Cláudio Manuel da Costa e Tomás Antônio Gonzaga. O período romântico na literatura brasileira: a poesia romântica, incluindo lírica, nacionalismo, indianismo e poesia social. O romance romântico urbano, indianista e regionalista.

Ementa: Didática: histórico, concepções e finalidades. Tendências pedagógicas e suas influências no processo ensino-aprendizagem. O planejamento como instrumento da ação educativa.Métodos de ensino. A relação professor-aluno. Modalidades e instrumentos de avaliação e suas respectivas funções.

Ementa: Produção de um portfólio a partir de atividades realizadas em sala de aula e em campo para trabalho com produção textual e coleta de corpus para posterior análise e correção, levando em consideração os pressupostos teóricos que norteiam a prática de produção de textos escritos no ensino de língua portuguesa, com enfoque na correção textual.

Carga Horária Total do Semestre: 380 horas.

MÔNICA SOARES DE ARAUJO GUIMARÃES

MÔNICA SOARES DE ARAUJO GUIMARÃES

E-mail: monica@unipam.edu.br

Possui graduação em Letras pela Fundação Educacional de Patos de Minas (1990) e mestrado em Linguística Aplicada Ao Ensino Aprendizagem de Lín pela Universidade Federal de Minas Gerais (2001)....

Acesse o Currículo: Clique Aqui


CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO

Estabelecidos no ESTATUTO conforme Art. 117 ao Art. 123.

ACESSE O ESTATUTO

Laboratórios e Ambientes

Sala de Informática Alfa - 207 Alfa
Sala de Informática Alfa - 207 Alfa

Saiba mais

Sala de Informática Amarela A - 104 F
Sala de Informática Amarela A - 104 F

Saiba mais

Sala de Informática Amarela B - 106 F
Sala de Informática Amarela B - 106 F

Saiba mais

Sala de Informática Azul A
Sala de Informática Azul A

Saiba mais

Sala de Informática Azul B
Sala de Informática Azul B

Saiba mais

Sala de Informática Branca - 112 F
Sala de Informática Branca - 112 F

Saiba mais

Sala de Informática Cedro - 306 I
Sala de Informática Cedro - 306 I

Saiba mais

Sala de Informática Cinza - 110 F
Sala de Informática Cinza - 110 F

Saiba mais

Sala de Informática Gaia - 304 H
Sala de Informática Gaia - 304 H

Saiba mais

Sala de Informática Juris - 109 C
Sala de Informática Juris - 109 C

Saiba mais

Sala de Informática Lírios - 121 M
Sala de Informática Lírios - 121 M

Saiba mais

Sala de Informática Manacás - 123 M
Sala de Informática Manacás - 123 M

Saiba mais

Sala de Informática Marte - 112 N
Sala de Informática Marte - 112 N

Saiba mais

Sala de Informática Ouro - 402 G
Sala de Informática Ouro - 402 G

Saiba mais

Sala de Informática Platina - 406 G
Sala de Informática Platina - 406 G

Saiba mais

Sala de Informática Prata - 103 G
Sala de Informática Prata - 103 G

Saiba mais

Sala de Informática Terra - 107 N
Sala de Informática Terra - 107 N

Saiba mais

Sala de Informática Topázio - 206 E
Sala de Informática Topázio - 206 E

Saiba mais

Sala de Informática Urano - 407 H
Sala de Informática Urano - 407 H

Saiba mais

Sala de Informática Verde - 114 F
Sala de Informática Verde - 114 F

Saiba mais

Sala de Informática Vermelha - 307 F
Sala de Informática Vermelha - 307 F

Saiba mais

Sala de Práticas Gerenciais (SPG)
Sala de Práticas Gerenciais (SPG)

Saiba mais

Sala Invertida I - 302 I
Sala Invertida I - 302 I

Saiba mais

Sala Invertida II - 202 Alfa
Sala Invertida II - 202 Alfa

Saiba mais

Sala Invertida III - 311 Alfa
Sala Invertida III - 311 Alfa

Saiba mais

Sala Invertida IV - 110 N
Sala Invertida IV - 110 N

Saiba mais

Sala Invertida V - 213 N
Sala Invertida V - 213 N

Saiba mais

Sala Invertida VI - 310 N
Sala Invertida VI - 310 N

Saiba mais

Sala Invertida VII - 312 N
Sala Invertida VII - 312 N

Saiba mais





5

ENADE

CONCEITO MEC

Grau:
- Licenciatura
- Habilitação em Redação e Revisão de Textos
- Habilitação em Espanhol e suas Literaturas
- Português/Inglês e suas Literaturas

Duração:
8 Semestres

Vagas:
Noturno: 50 vagas

Mensalidade:
Ingressantes 2019 R$ 698,00
Ingressantes 2019 Valor com Bolsa Licenciatura: R$ 598,00

Selo Letras

Avise-me sobre o próximo Vestibular

Notícias Recentes






Última atualização: 02/07/2018 17:30

Eventos