LETRAS

Letras

O curso

Por meio da análise do discurso, o aluno de Letras é estimulado a desvendar e a compreender a história e a estrutura da língua, assim como a literatura e as perspectivas de interação por meio da linguagem. Ao longo do curso, são trabalhadas a língua portuguesa, as línguas estrangeiras, a literatura e as noções de linguística.

- Assessoria e consultoria;

- Crítica literária;

- Campo editorial;

- Ensino não-regular;

- Ensino regular.

A valorização do conhecimento de idiomas estrangeiros pelo mercado de trabalho fez com que várias escolas de línguas fossem abertas nos últimos anos em todo o país, especialmente nas cidades de porte médio. Como consequência, começaram a surgir muitas vagas nesse setor.

Ementa:> A disciplina contempla os elementos e conceitos fundamentais da literatura em uma visão ampla e aprofundada, destacando o seu diálogo com outras expressões e linguagens artísticas, as questões estéticas atinentes à literatura, os aspectos socioculturais da literatura e o arcabouço teórico sobre cultura, arte e literatura; natureza do fenômeno literário e seus fundamentos; funções e objetivos da criação literária em seu contexto histórico e social; a questão dos gêneros literários nas perspectivas clássica e moderna e suas divisões e classificações; a linguagem literária: conotação, denotação, especificidade do texto literário e figuras de linguagem; periodização e história da literatura na linha do tempo e a configuração da arte na atualidade; relações entre textos: intra e intertextualidade e processos intertextuais; os paradoxos dos estudos literários na atualidade e análise, interpretação e crítica do texto literário.

Ementa:> Propiciar aos licenciandos do Curso de Letras a compreensão dos conceitos mais significativos e importantes da Filosofia, História e Sociologia da educação, da Antiguidade ao século XXI, tanto no cenário europeu como no contexto brasileiro a partir do século XVI. Tal abordagem se dará no sentido de explicitar como esses campos de conhecimento contribuem para o entendimento do ser humano, da sociedade e particularmente da escola.

Ementa:> Serão estudados os tempos verbais, os artigos, os pronomes pessoais, os substantivos e os numerais. Serão trabalhadas também as habilidades de compreensão oral, compreensão escrita e as produções orais e escritas observando as características dos vários tipos e gêneros textuais. Textos de linguística aplicada abordando os temas sobre motivação e a evolução dos métodos de ensino de idiomas também serão estudados.

Ementa:> História da Língua Portuguesa. Noções de Gramática Histórica. Fonética e fonologia.

Ementa:> A noção de linguagem como interação e o domínio de mecanismos linguísticos (gramaticais) e discursivos que permitam ao usuário da língua não só a leitura eficiente de textos variados, mas também a produção deles, a fim de que possa interagir e atuar sobre o(s) outro(s), social e profissionalmente.

Ementa:> A disciplina de Linguística I tem caráter propedêutico, com destaque aos seguintes tópicos: visão geral da história dos estudos linguísticos: da tradição ocidental à Linguística no século XX; definições de linguagem, língua e fala; a Linguística como ciência; tipos de gramática; abordagens linguísticas: Estruturalismo e Funcionalismo; dupla articulação; funções da linguagem.

Ementa:> Características da Escrita Acadêmica. Gêneros Textuais Acadêmicos. Normas para elaboração de trabalhos acadêmicos. Elaboração e apresentação de Projeto de Pesquisa.

Carga Horária Total do Semestre: 380 horas.

Ementa:> Estudo de temas clássicos e contemporâneos essenciais para o entendimento da configuração do mundo atual nas perspectivas histórica, antropológica, sociológica e filosófica.

Ementa:> Teoria do gêneros literários e seus elementos constitutivos. A teoria da poesia: aspectos históricos, espécies e elementos estruturais. A teoria do romance. A teoria do conto e da crônica: aspectos históricos. A teoria do teatro: aspectos históricos, espécies e elementos estruturais do teatro.

Ementa:> Conhecer o sujeito surdo e compreender o sistema linguístico da Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS – para facilitar a comunicação entre os ouvintes e surdos usuários da LIBRAS, dentro de uma abordagem teórico-prática numa perspectiva interdisciplinar.

Ementa:> Estudo dos verbos modais, dos adjetivos, do plural dos substantivos, dos pronomes demonstrativos e do tempo passado (simples e contínuo). Serão trabalhadas também as habilidades de compreensão oral, compreensão escrita e as produções orais e escrita observando as características dos vários tipos e gêneros textuais.

Ementa:> Ortografia. Acentuação gráfica. Emprego do hífen. Ortoepia e Prosódia. Homônimos e Parônimos. Noções de lexicografia.

Ementa:> As teorias pré-saussurianas sobre a linguagem. Contribuições de Ferdinand de SAUSSURE e Noam CHOMSKY para os estudos linguísticos.

Ementa:> A Literatura Portuguesa, desde suas origens na Idade Média, até o Renascimento. Análise das fontes textuais em prosa e poesia (sécs. XII a XVI) e dos estudos críticos. Leitura da poesia medieval e da prosa épica, bem como da poesia e do teatro humanista e renascentista. A lírica dos trovadores. O teatro de Gil Vicente. A obra de Camões.

Ementa:> Abordagem dos processos de aprendizagem humana, transtornos, disturbios, problemas e dificuldades de aprendizagem, contribuição da neurociência para a aprendizagem humana e a construção de uma escola inclusiva.

Carga Horária Total do Semestre: 420 horas.

Ementa:> A disciplina em curso contempla os elementos e conceitos fundamentais para uma visão mais ampla e aprofundada da história da arte, procurando destacar os aspectos sócio-culturais da arte, apontamentos acerca da arte e de seus realizadores, funções e significados da arte, classificação e tipificação da arte, história da arte na linha do tempo: multiplicidade de linguagens, técnicas e estilos e configuração da arte na atualidade.

Ementa:> Estudo dos tempos verbais passado simples e presente perfeito, o caso possessivo, as preposições de movimento e tempo, expressões idiomáticas e a voz passiva. Serão trabalhadas também as habilidades de compreensão oral, compreensão escrita e as produções orais e escrita observando as características dos vários tipos e gêneros textuais.

Ementa:> Estrutura das palavras. Processos de formação das palavras. Classificação das palavras: substantivo, artigo, adjetivo, numeral, advérbio, preposição, conjunção, interjeição.

Ementa:> Sociolinguística como uma área que estuda a língua em uso real, considerando as relações entre estrutura linguística e aspectos sociais da produção linguística.

Ementa:> A disciplina em curso contempla a produção literária portuguesa dos séculos XIX e XX, compreendendo o Romantismo e suas variações; o Realismo/Naturalismo e a crítica político-social deflagrada por este movimento; o Simbolismo com seus aspectos místicos, saudosistas e decadentistas; o Modernismo e os movimentos de vanguarda, Fernando Pessoa e sua heteronímia e demais autores modernistas relevantes e as tendências literárias da poesia, do conto e do romance português contemporâneos. Aliados aos conteúdos específicos de cada unidade estão inseridas as atividades práticas que visam a preparar o aluno para a sua futura atuação como educador.

Ementa:> Novas Tecnologias da Informação e Comunicação. Paradigmas e concepções educativas na inserção das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) na educação: estudo, análise e aplicação. Recursos ofertados pelas TICs: Ambientes virtuais de aprendizagem, Hipermídia e Objetos de aprendizagem. Desafios docentes frente às novas tecnologias: a mediação pedagógica e a mediação tecnológica. Contextualização do processo de ensino-aprendizagem sobre a tríplice Comunicação, Educação e Tecnologia. Práticas educativas balizadas pelas TICs: Educomunicação, Gamificação, Sala de aula invertida. e instrumentalização das TICs.

Ementa:> Importância da pesquisa e dos processos de leitura e produção de gêneros textuais do domínio acadêmico. Adequação às normas técnicas de apresentação: normas da ABNT, instituições e revistas (plágio, citações, formatação, referências). Organização linguístico-discursiva dos textos acadêmicos: seleção vocabular, paragrafação, pessoas do discurso, coesão e coerência, marcas de autoria, modalização. Planejamento de pesquisa e produção de artigo científico. Apresentação de trabalho: gênero comunicação oral.

Ementa:> Características e instâncias da aprendizagem, novos conceitos de inteligência, contribuições de Jean Piaget, Vigotski e Henri Wallon, para a construção das Teorias de Desenvolvimento e Aprendizagem. A inclusão escolar e o papel do professor. Dificuldades no processo ensino-aprendizagem.

Carga Horária Total do Semestre: 360 horas.

Ementa:> Concepções teóricas acerca da noção de gêneros textuais, de gêneros multimodais, de letramento e de multiletramento. A leitura de gêneros e o desenvolvimento de habilidades leitoras. Contribuição do estudo dos gêneros para a prática educativa contemporânea.

Ementa:> Estudo da forma comparativa e superlativa dos adjetivos e dos advérbios, os verbos modais (may e might),o futuro, as expressões idiomáticas, os tag endings e alguns tipos de respostas. Serão trabalhadas também as habilidades de compreensão oral, compreensão escrita e as produções orais e escritas observando as características dos vários tipos e gêneros textuais trabalhados durante o semestre.

Ementa:> Classificação das palavras: pronome e verbo.

Ementa:> Estudo da Semântica, ciência das significações, com ênfase na constituição histórica, na delimitação teórica, na caracterização do objeto de investigação, nas perspectivas referencial e mentalista.

Ementa:> A literatura brasileira do período colonial: literatura de viagem do séc. XVI e a visão do Brasil pelo quinhentismo português; a Catequese do Padre José de Anchieta na poesia e no teatro. O Barroco: os sermões do Padre Antônio Vieira e a poesia de Gregório de Matos. Arcadismo: a renovação neoclássica da língua portuguesa: a poesia de Cláudio Manuel da Costa e Tomás Antônio Gonzaga. O período romântico na literatura brasileira: a poesia romântica, incluindo lírica, nacionalismo, indianismo e poesia social. O romance romântico urbano, indianista e regionalista.

Ementa:> Didática: histórico, concepções e finalidades. Tendências pedagógicas e suas influências no processo ensino-aprendizagem. O planejamento como instrumento da ação educativa.Métodos de ensino. A relação professor-aluno. Modalidades e instrumentos de avaliação e suas respectivas funções.

Ementa:> Produção de um portfólio a partir de atividades realizadas em sala de aula e em campo para trabalho com produção textual e coleta de corpus para posterior análise e correção, levando em consideração os pressupostos teóricos que norteiam a prática de produção de textos escritos no ensino de língua portuguesa, com enfoque na correção textual.

Carga Horária Total do Semestre: 380 horas.

Ementa:

Ementa:> A disciplina se encontra direcionada para a inserção do estagiário na prática da docência, no desenvolvimento de projetos, no estudo das diretrizes organizacionais das escolas, na participação de atividades pedagógicas diversificadas, contemplando aspectos de ordem formativa, informativa, conteudística, cultural e didática. Fundamentação legal do estágio. Tratamento teórico de temas relativos à prática docente: a formação de professores, a relação teoria/prática, o cotidiano escolar, problemáticas do processo educativo.

Ementa:> Inicialmente será feito o estudo das implicações do cenário político e econômico nas políticas educacionais em todas as épocas. A seguir, será estudada uma breve história da educação no Brasil, como forma de fundamentar a análise de seu contexto contemporâneo. Estudar-se-á, então, a educação brasileira na legislação vigente: o sistema escolar brasileiro, a organização e funcionamento do ensino em Minas Gerais e em Patos de Minas. Os grandes eixos da educação brasileira, caracterizados na LDB/9394/96, serão discutidos na disciplina, para a compreensão crítica de sua proposta de escola como espaço de democracia e inclusão: a flexibilização, as atuais tendências em gestão da educação básica, a autonomia da escola e a avaliação dos sistemas de ensino. O currículo escolar enquanto política pública também será abordado, assim como os documentos legais e acadêmicos a respeito dos profissionais da educação: seu papel, sua formação, as questões éticas e as formas de valorização. O curso será encerrado com a análise de tópicos em políticas educacionais: educação de jovens e adultos, educação profissional, educação rural, educação à distância, planejamento educacional, avaliação dos sistemas, das escolas e da aprendizagem.

Ementa:> Aspectos gramaticais que incluirão os pronomes relativos, a construção used to, a construção causativa, mais verbos modais, pronomes reflexivos e recíprocos. Serão trabalhadas também as habilidades de compreensão oral, compreensão escrita e as produções orais e escrita observando as características dos vários tipos e gêneros textuais. Textos de linguística aplicada abordando vários aspectos sobre o ensino/ aprendizagem de uma língua estrangeira também serão estudados.

Ementa:> Estudo da sintaxe do período simples e do período composto.

Ementa:> Pragmática como uma área que estuda a linguagem em uso real. Estudo dos princípios da análise pragmática, em que a língua é considerada em uso, e a linguagem é vista como forma de ação.

Ementa:> A literatura brasileira no séc. XIX e princípio do séc. XX, com abordagem dos períodos realista e pré-moderno e das estéticas de fim de século. O realismo: romances e contos de autores diversos. A obra de Machado de Assis. O pré-modernismo na primeira república: a obra de Lima Barreto e de Euclides da Cunha. As estéticas de fim de século: parnasianismo e simbolismo. O Modernismo: as primeiras manifestações da Semana de Arte Moderna, até os primeiros autores da segunda fase do Modernismo. O conceito de vanguarda. As conceituações de moderno e modernidade; o contexto sociocultural do Modernismo no Brasil; a Semana de Arte Moderna, os grupos de vanguarda posteriores. Análise da prosa de ficção de Mário de Andrade e das poesias de Manuel Bandeira e de Carlos Drummond de Andrade.

Ementa:> Importância da pesquisa e dos processos de leitura e produção de gêneros textuais do domínio acadêmico. Adequação às normas técnicas de apresentação: normas da ABNT, instituições e revistas (plágio, citações, formatação, referências). Organização linguístico-discursiva dos textos acadêmicos: seleção vocabular, paragrafação, pessoas do discurso, coesão e coerência, marcas de autoria, modalização. Planejamento de pesquisa e produção de artigo científico. Apresentação de trabalho: gênero comunicação oral.

Ementa:> Produção e análise de questões de resposta múltipla com base na Taxonomia dos objetivos educacionais de Bloom e das habilidades e componentes curriculares presentes na Base nacional comum curricular referentes à disciplina de Língua Portuguesa.

Carga Horária Total do Semestre: 600 horas.

Ementa:> A disciplina se encontra direcionada para a inserção do estagiário na prática da docência, no desenvolvimento de projetos, no estudo das diretrizes organizacionais das escolas, na participação de atividades pedagógicas diversificadas, contemplando aspectos de ordem formativa, informativa, conteudística, cultural e didática. Fundamentação legal do estágio. Tratamento teórico de temas relativos à prática docente: a formação de professores, a relação teoria/prática, o cotidiano escolar, problemáticas do processo educativo.

Ementa:> A disciplina se encontra direcionada para a inserção do estagiário na prática da docência, no desenvolvimento de projetos, no estudo das diretrizes organizacionais das escolas, na participação de atividades pedagógicas diversificadas, contemplando aspectos de ordem formativa, informativa, conteudística, cultural e didática. Fundamentação legal do estágio. Tratamento teórico de temas relativos à prática docente: a formação de professores, a relação teoria/prática, o cotidiano escolar, problemáticas do processo educativo.

Ementa:>  A disciplina língua inglesa 6 irá contemplar aspectos gramaticais que irão incluir as três formas de condicional, preposições, discurso direto e indireto, e algumas perguntas. Serão trabalhadas também as habilidades de compreensão oral, compreensão escrita e as produções orais e escrita observando as características dos vários tipos e gêneros textuais.

Ementa:> Concordância verbal e nominal. Regência verbal e nominal. Crase

Ementa:> Estudo introdutório de tópicos de Análise do Discurso, perpassando pelos conceitos de base das teorias do discurso, entre outros: ideologia, sujeito discursivo, intradiscurso, interdiscurso e memória discursiva, formação discursiva e formação ideológica, o “avesso” do discurso, a noção de heterogeneidade e de polifonia, seguidos da análise crítica de textos do Português à luz das teorias estudadas.

Ementa:> O ponto de partida da disciplina é analisar a literatura modernista no Brasil, desde as primeiras manifestações da Semana de Arte Moderna, até os primeiros autores da segunda fase do Modernismo. O movimento será visto como uma estética de vanguarda da literatura brasileira, apoiada por uma ruptura com os valores tradicionais, a partir das seguintes questões: as conceituações de moderno e modernidade; o contexto sociocultural do Modernismo no Brasil; a Semana de Arte Moderna, os grupos de vanguarda posteriores e o Romance de 30.

Ementa:> Concepções de Literatura e ensino de Literatura. Metodologias de ensino de literatura e avaliação no ensino de literatura. Organização, planejamento e execução de atividades de ensino da literatura na Educação Básica.

Ementa:> Produção de um portfólio a partir de atividades realizadas em sala de aula e em campo para coleta de textos e posterior correção, levando em consideração os pressupostos teóricos que norteiam a prática de produção de textos escritos no ensino de língua portuguesa, com enfoque na correção textual.

Ementa:

Carga Horária Total do Semestre: 560 horas.

MÔNICA SOARES DE ARAUJO GUIMARÃES

MÔNICA SOARES DE ARAUJO GUIMARÃES

E-mail: monica@unipam.edu.br

Possui graduação em Letras pela Fundação Educacional de Patos de Minas (1990) e mestrado em Linguística Aplicada Ao Ensino Aprendizagem de Lín pela Universidade Federal de Minas Gerais (2001)....

Acesse o Currículo: Clique Aqui


CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO

Estabelecidos no ESTATUTO conforme Art. 117 ao Art. 123.

ACESSE O ESTATUTO

Laboratórios e Ambientes

Sala de Informática Alfa - 207 Alfa
Sala de Informática Alfa - 207 Alfa

Saiba mais

Sala de Informática Amarela A - 104 F
Sala de Informática Amarela A - 104 F

Saiba mais

Sala de Informática Amarela B - 106 F
Sala de Informática Amarela B - 106 F

Saiba mais

Sala de Informática Azul A
Sala de Informática Azul A

Saiba mais

Sala de Informática Azul B
Sala de Informática Azul B

Saiba mais

Sala de Informática Branca - 112 F
Sala de Informática Branca - 112 F

Saiba mais

Sala de Informática Cedro - 306 I
Sala de Informática Cedro - 306 I

Saiba mais

Sala de Informática Cinza - 110 F
Sala de Informática Cinza - 110 F

Saiba mais

Sala de Informática Gaia - 304 H
Sala de Informática Gaia - 304 H

Saiba mais

Sala de Informática Juris - 109 C
Sala de Informática Juris - 109 C

Saiba mais

Sala de Informática Lírios - 121 M
Sala de Informática Lírios - 121 M

Saiba mais

Sala de Informática Manacás - 123 M
Sala de Informática Manacás - 123 M

Saiba mais

Sala de Informática Marte - 112 N
Sala de Informática Marte - 112 N

Saiba mais

Sala de Informática Ouro - 402 G
Sala de Informática Ouro - 402 G

Saiba mais

Sala de Informática Platina - 406 G
Sala de Informática Platina - 406 G

Saiba mais

Sala de Informática Prata - 103 G
Sala de Informática Prata - 103 G

Saiba mais

Sala de Informática Terra - 107 N
Sala de Informática Terra - 107 N

Saiba mais

Sala de Informática Topázio - 206 E
Sala de Informática Topázio - 206 E

Saiba mais

Sala de Informática Urano - 407 H
Sala de Informática Urano - 407 H

Saiba mais

Sala de Informática Verde - 114 F
Sala de Informática Verde - 114 F

Saiba mais

Sala de Informática Vermelha - 307 F
Sala de Informática Vermelha - 307 F

Saiba mais

Sala de Práticas Gerenciais (SPG)
Sala de Práticas Gerenciais (SPG)

Saiba mais

Sala Invertida - 110 N
Sala Invertida - 110 N

Saiba mais

Sala Invertida - 202 Alfa
Sala Invertida - 202 Alfa

Saiba mais

Sala Invertida - 213 N
Sala Invertida - 213 N

Saiba mais

Sala Invertida - 310 N
Sala Invertida - 310 N

Saiba mais

Sala Invertida - 311 Alfa
Sala Invertida - 311 Alfa

Saiba mais

Sala Invertida - 312 N
Sala Invertida - 312 N

Saiba mais

Sala Invertida I - 302 I
Sala Invertida I - 302 I

Saiba mais





5

ENADE

CONCEITO MEC

Grau:
- Licenciatura
- Habilitação em Redação e Revisão de Textos
- Português/Inglês e suas Literaturas

Duração:
8 Semestres

Vagas:

Mensalidade:
Ingressantes 2019 R$ 698,00
Ingressantes 2019 Valor com Bolsa Licenciatura: R$ 598,00

Selo Letras

Avise-me sobre o próximo Vestibular

Última atualização: 02/01/2019 17:30

Notícias

Curso de Letras continua Simpósio sobre temas existenciais
07/08/2019 11:02    ASCOM UNIPAM Curso de Letras continua...

[+] Leia Mais...

UNIPAM realizou solenidade de colação de grau na última semana
06/08/2019 16:26    Sarah Dieine UNIPAM realizou...

[+] Leia Mais...

Curso de Letras promove Simpósio sobre temas existenciais
22/05/2019 12:12    Luís André Nepomuceno Curso de Letras promove...

[+] Leia Mais...

UNIPAM anuncia datas das Semanas Acadêmicas e Encontros dos meses de abril e maio
22/04/2019 10:40    Sarah Dieine UNIPAM anuncia datas das...

[+] Leia Mais...

UNIPAM abre as inscrições do Bolsa Social
08/01/2019 09:19    ASCOM UNIPAM UNIPAM abre as...

[+] Leia Mais...

UNIPAM divulga datas das colações de grau dos formandos de 2018
30/10/2018 13:06    ASCOM UNIPAM UNIPAM divulga datas das...

[+] Leia Mais...

LEPEH e curso de Letras promovem mais uma edição do “Café com História”
15/10/2018 08:04    Sarah Dieine LEPEH e curso de Letras...

[+] Leia Mais...

Alunos do UNIPAM visitam Instituto Inhotim
26/09/2018 10:03    ASCOM UNIPAM Alunos do UNIPAM visitam...

[+] Leia Mais...

UNIPAM anuncia datas das Semanas Acadêmicas e Encontros do mês de maio
02/05/2018 10:13    Sarah Dieine UNIPAM anuncia datas das...

[+] Leia Mais...

Prêmio José Muriel Cardoso é concedido aos primeiros colocados do Vestibular 2018
23/04/2018 15:04    Pollyana Silva Prêmio José Muriel...

[+] Leia Mais...

Programa Integrar comemora 11 anos
16/04/2018 12:09    Pollyana Silva Programa Integrar...

[+] Leia Mais...

UNIPAM/ FEPAM e parceiros entregam kits escolares a crianças carentes
23/02/2018 13:20    Pollyana Silva UNIPAM/ FEPAM e...

[+] Leia Mais...

Inscrições para o PIBIC estão abertas
20/02/2018 11:06    Pollyana Silva Inscrições para o...

[+] Leia Mais...

Cursos do UNIPAM são contemplados com estrelas do Guia do Estudante
31/08/2017 10:00    ASCOM UNIPAM Cursos do UNIPAM são...

[+] Leia Mais...

Os espaços educativos além da sala de aula é tema do CMEB
30/08/2017 13:30    Sarah Dieine Os espaços educativos...

[+] Leia Mais...

Assessor Jurídico do UNIPAM desenvolve aplicativo sobre o novo Código de Processo Civil
09/06/2017 15:04    Laryssa Caixeta Assessor Jurídico do...

[+] Leia Mais...


Depoimentos

O curso de Letras, além de proporcionar crescimento pessoal, oportunizou-me novas experiências, através de aulas agradáveis, estágios, projetos de pesquisa e extensão, ampliando, assim, meu campo de atuação profissional. Tenho grande orgulho em ser educador!

Lukas Welles Machado Borges
Lukas Welles Machado Borges - Professor e Educador/Terapeuta Sistêmico

Durante os três anos de curso aprendi muito com as aulas e com meus queridos professores, pude vivenciar diferentes experiências com os projetos de pesquisa e extensão e com os estágios. Aprendi que aos professores cabe auxiliar os que necessitam, aprender e dar significado a informação recebida e transmiti-la aos seguintes.

Jordana Gonçalves
Jordana Gonçalves - Professora

Mais do que um mediador do conhecimento, o professor também é uma auxiliar no desenvolvimento e no aprimoramento dos alunos. O professor é uma adulto com alma de criança que lida todos os dias com a responsabilidade de gerar e preparar cidadãos.

João Ricardo Júnior
João Ricardo Júnior - Aluno UNIPAM

No curso de Letras, somos colocados sempre diante da cultura, da arte, da comunicação, da leitura de linguagens. Sendo um curso de Licenciatura e da área de Humanas, o curso nos ensina muito sobre nós mesmos e nossa relação com o mundo e com os outros.

Raquel Carvalho
Raquel Carvalho - Diretora do English Studio

Galeria

Eventos

Evento do Unipam
Suicídio: Reflexões e... 30/08/2019 à 30/08/2019

O evento é alusivo as comemorações...

Saiba mais

Evento do Unipam
Empreendedorismo Social... 07/03/2019 à 07/03/2019

...

Saiba mais

Evento do Unipam
Concurso de Fotografias 08/05/2018 à 11/05/2018

- O pagamento e entrega das...

Saiba mais

Evento do Unipam
Submarino - Segurança... 09/03/2019 à 09/03/2019

O evento será dia 09/03/2019 das...

Saiba mais

Evento do Unipam
ANTES, DURANTE E DEPOIS 31/08/2018 à 31/08/2018

Evento vai acontecer dia 31/08,bloco N.

Saiba mais

VI Desafio Aquático
VI Desafio Aquático 01/06/2019 à 01/06/2019

Inscrição: O pagamento será efetuado...

Saiba mais

Evento do Unipam
Torneio de Basquetebol... 28/06/2019 à 28/06/2019

A lista de presença será assinada com...

Saiba mais

Evento do Unipam
VIVÊNCIA EM BASQUETE DE... 11/05/2019 à 11/05/2019

Evento realizado pelos os alunos do 1º...

Saiba mais

Cursos

Curso de Nutrição Esportiva
Curso de Nutrição... 11/05/2019 à 11/05/2019

A inscrição deverá ser feita no site...

Saiba mais

Treinamento Paralímpico
Treinamento Paralímpico 27/04/2019 à 28/04/2019

Os alunos devem se inscrever pelo site,...

Saiba mais

Evento do Unipam
SUBMARINO 28/04/2018 à 28/04/2018

Andressa Ariely - CEO da empresa O Bem...

Saiba mais

Evento do Unipam
CURSO LIVRE DE LIBRAS... 16/02/2019 à 29/06/2019

O curso é aberto para qualquer tipo de...

Saiba mais

Evento do Unipam
Jogos Digitais: Blender... 14/06/2018 à 05/07/2018

Os alunos interessados devem se...

Saiba mais

Evento do Unipam
Desenvolvimento Mobile... 07/04/2018 à 05/05/2018

Os alunos interessados devem se...

Saiba mais