ADMINISTRAÇÃO

Administração

O curso

A graduação mais ofertada no Brasil, o bacharelado em Administração forma profissionais que podem atuar em organizações de todos os setores econômicos e em empresas de qualquer porte. O administrador planeja, organiza, comanda e controla o funcionamento da máquina administrativa, pública ou privada, procurando aumentar a produtividade, a rentabilidade e o controle dos resultados. Dentro de uma organização, as principais áreas de atuação do administrador são a gestão financeira, os recursos humanos e as operações, o planejamento estratégico e o marketing, e a logística e as vendas.

- Administração Financeira;

- Administração de Material;

- Administração Mercadológica/Marketing;

- Administração de Produção;

- Administração e Seleção de Pessoal/Recursos Humanos/Relações Industriais;

- Orçamento;

- Organização e Métodos e Programas de Trabalho;

- Logística;

- Administração de Vendas;

- Campos Conexos.

Ainda que todos os anos um grande número de administradores se forme dentro das universidades, o mercado para esse profissional não para de crescer. O administrador pode atuar tanto na iniciativa pública quanto na privada e o seu papel dentro das organizações é importantíssimo. Afinal, com a expansão da economia, mais e mais portas têm sido abertas para esse profissional, que contribui não só para a melhoria dos processos dentro das organizações, como para a otimização dos resultados.

Ementa: Estudo de temas clássicos e contemporâneos essenciais para o entendimento da configuração do mundo atual nas perspectivas histórica, antropológica, sociológica e filosófica.

Ementa: A disciplina compreende conceitos gerais de informática como bit, byte, hardware e software, contextualizando o usuário do computador na linguagem da informática. É apresentado na prática o uso de Editor de texto, suas funcionalidades e suas aplicações.Demonstrar na prática o uso das ferramentas de programa de apresentação de slides.

Ementa: O curso inicia-se com a definição do conceito de derivada, tema importante tanto para a compreensão dos assuntos subsequentes quanto em outras disciplinas do curso de administração, como, por exemplo, no entendimento do conceito da análise “marginal”. Posteriormente, aborda-se a noção de taxas de variação, taxas relacionadas e problemas de otimização, momento em que o educando é exposto a situações ligadas a seu campo de interesse, ou seja, ao universo do profissional de administração. O curso encerra-se com o estudo da integração, momento em que é estabelecida a relação entre integral e derivada, permitindo a análise de mais situações ligadas à administração.

Ementa: Elaboração de um projeto na temática do Empreendedorismo Social.

Ementa: Visão Geral da Administração. Conceitos básicos. Antecedentes históricos da Administração. Administração Científica. Teoria Clássica. Burocracia. Teoria das Relações Humanas. Teoria Comportamental. Estruturalismo. Abordagem Sistêmica. Teoria da Contingência

Carga Horária Total do Semestre: 320 horas.

Ementa: Revisão nos conceitos básicos em informática, abordando os principais componentes do hardware, software, sistema operacional e tecnologias de gestão da informação, bem como suas aplicações práticas como ferramentas de trabalho para o administrador. Ênfase é dada à operação em redes corporativas, principalmente de aplicativo gestor de planilhas (Excel). A etapa seguinte do curso incorpora desenvolvimento de projeto de pequeno aplicativo na área de gestão corporativa, utilizando recursos básicos e avançados de planilhas eletrônicas. Também é apresentado conceitos de software proprietário e software de código aberto, assim como segurança contra perda, roubo ou desvio de dados e comportamento seguro.

Ementa: A noção de linguagem como interação e o domínio de mecanismos linguísticos (gramaticais) e discursivos que permitam ao usuário da língua não só a leitura eficiente de textos variados, mas também a produção deles, a fim de que possa interagir e atuar sobre o(s) outro(s), social e profissionalmente.

Ementa: Atividades propostas pelas outras disciplinas do semestre: planilha eletrônica, planejamento, organização, direção e controle (abordagem neoclássica e administração por objetivos), liderança, comunicação e motivação (teoria do desenvolvimento organizacional). Trabalho interdisciplinar com a temática: planejamento e abertura de uma empresa para atuação em eventos.

Ementa: Introdução aos fundamentos da psicologia (definição, relação com o mundo de trabalho, transformações na sociedade e nas organizações, contextualização). Estrutura da personalidade: foco no indivíduo e foco no ambiente. Determinantes do comportamento individual: autoestima, percepção, inteligência emocional,motivação, criatividade e processos de comunicação. Determinantes do comportamento grupal: grupos, conflitos, equipes e liderança.

Ementa: Teoria Neoclássica da Administração, Decorrências da Abordagem Neoclássica, Administração por objetivos. Fatores relevantes do ambiente onde as empresas operam. Planejamento empresarial e Estratégias empresariais. Função Organização: Estrutura Organizacional e departamentalização. Teoria do desenvolvimento Organizacional: Cultura e Clima Organizacional. Função Direção: liderança, motivação e comunicação. Função Controle. Perspectivas da Teoria das Organizações, Alcance e Limites da Teoria das Organizações.

Carga Horária Total do Semestre: 320 horas.

Ementa: Breve histórico da contabilidade, conceitos, usuários. As mutações patrimoniais. A estrutura patrimonial. O método das partidas dobradas. As variações do patrimônio líquido (despesas e receitas), apuração do resultado. Elaboração de um plano de contas simplificado. Noções básicas do regime de competência - despesas e receitas antecipadas, provisões retificadoras de contas do ativo. Noções da demonstração do resultado do exercício. Estudo dos princípios e convenções contábeis. Embasamento teórico-prático do administrador de empresas. A gestão empresarial através dos relatórios contábeis e seu campo de aplicação.

Ementa: Introdução; Séries e gráficos estatísticos; Estatística descritiva; Utilização do software SPSS; Números índice; Técnicas de amostragem; Distribuições de probabilidade; Estimava; Teste de Hipóteses; Análise de variância - Anova; Teste de Qui-Quadrado e outras provas não-paramétricas; Correlação entre variáveis; Regressão linear simples e múltipla;

Ementa: Definição e conceituação de marketing, O ambiente de Marketing, Valor para o cliente. Planejamento Estratégico no marketing, Pesquisa de Marketing, O comportamento do consumidor, Comportamento de compra do mercado organizacional.

Ementa: Conceitos básicos e objeto da economia; a escassez e a necessidade de escolha; comportamento do produtor; comportamento do consumidor; sistemas econômicos de organização dos mercados.

Ementa: Atividades de revisão das disciplinas do 3° período. Trabalho interdisciplinar com temática: O Administrador no processo de decisão enfocando o papel do administrador no planejamento organizacional e no processo de decisões diante de simulações empresariais mercadológicas.

Carga Horária Total do Semestre: 360 horas.

Ementa: O curso se inicia com a conceituação de administração mercadológica, revisando segmentação de mercado, seleção de mercado alvo, diferenciação e posicionamento. Seguindo se faz a abordagem sobre produto e serviços, definição, estratégias. As estratégias relacionadas ao produto serão abordadas através de ciclo de vida do produto e desenvolvimento de novas ofertas ao mercado e gerencia de linhas de produto. A variável do preço no composto mercadológico será abordada nas estratégias de formação e adequação de preço. No conteúdo de canal de distribuição será abordado: decisões e gerenciamento do canal. Para fechamento do curso será abordado o composto de comunicação, ferramentas, gerencia de comunicação, promoção de vendas e relações publica.

Ementa: A disciplina inicia-se com as explanações acerca dos objetivos e Tendências da Administração de Recursos Humanos (ARH), bem como as Políticas da ARH que vêm ao longo dos anos sendo alvo de constantes modificações a fim de acompanharem o desenvolvimento do mercado. Posteriormente serão introduzidos conceitos e ferramentas da Gestão de Pessoas, a saber: Recrutamento e Seleção de Pessoal, Descrição e Análise de Cargos, Treinamento e Desenvolvimento de Pessoal, Avaliação de Desempenho, Cultura Organizacional, Clima Organizacional.

Ementa: Fundamentos de teoria e Política Macroeconômica; a mensuração da atividade econômica; noções de economia monetária; noções de economia internacional.

Ementa: • O curso se inicia com uma introdução aos conceitos básicos do custo de capital no tempo, abordando a formação do juro simples, montante, juro exato e juro comercial. Serão tratados temas como desconto racional, desconto comercial e bancário e o custo efetivo dessas operações. Serão vistos também os conceitos de juros compostos, enfatizando a diferença entre os dois regimes de capitalização dos juros, as taxas de juros efetiva, nominal, equivalentes, real, de inflação e taxas acumuladas, bem como a equivalência de capitais e de conjuntos de capitais. O curso encerra-se com o desenvolvimento dos conteúdos sobre séries de capitais e sistemas de amortização. Os conceitos ministrados na disciplina buscam formar um profissional de administração capacitado para tomar decisões no âmbito financeiro, dentro dos cenários atuais.

Ementa: Elaboração de um Diagnóstico Empresarial, contendo os contextos de Composto Mercadológico, Gestão de Pessoas, Macroeconomia e Matemática Financeira.

Carga Horária Total do Semestre: 360 horas.

Ementa: Evolução histórica da administração da produção; conceitos básicos de produção; sistemas de produção; PPCP - Planejamento, Programação e Controle da Produção; bases de um projeto industrial; manutenção industrial; filosofia da qualidade nos sistemas de produção.

Ementa: Ambiente Financeiro e Conceitos Financeiros. Demonstrações Financeiras. Técnicas de Análise e Planejamento Financeiro. Administração de Capital de Giro.

Ementa: Transmitir a teoria da Gestão de Custos ao alun o de forma a capacitá-lo para o pleno entendimento da linguagem de custos, enfocar os apectos que possibilitam o processo decisório, tais como: terminologia, classificação e comportamento dos custos, apuração de resultado, custos indiretos e produção, material direto, mão-de-obra direta, sistemas de custeamento e produção conjunta, de forma que possibilite ao aluno desenvolver a sua capacidade de avaliação das alternativas apresentadas pela indústria, desenvolver exercícios ou casos práticos para a plena consolidação e compreensão do assunto abordado.

Ementa: Disciplina que aborda a legislação aplicavel nas relações de trabalhos pelo regime celetista,informando ao adminstrador a importancia de sua observancia na administração de empresas e a sua relação com os demais ramos do direito, sendo ministrados os seguintes temas:Introdução ao Direito do Trabalho. Organização e disposição da CLT, Empregado. Empregador. Contrato de Trabalho, Globalização e Flexibilização do Direito Trabalho. Salário e Remuneração. Jornada de Trabalho. Horas Extraordinárias. Intervalo, Descanso. Tutela Especial do Trabalho, Segurança e Medicina do trabalho, Término do Contrato de Trabalho, Direito Coletivo do Trabalho.

Ementa: Hábitos e técnicas de estudo de análise econômico e financeira. Técnicas, procedimentos e estratégias de desenvolvimento de trabalhos acadêmico-científicos. Trabalho Interdisciplinar (TI).

Ementa: Abordagem dos conceitos fundamentais de marketing. A interferência do marketing nos departamentos e processos das organizações. As especificações do marketing com base na aplicação. Processos de elaboração do planejamento estratégico e do plano tático de marketing. A fundamentação do marketing de relacionamento e de inovação. Ações para desenvolvimento de branding. O marketing digital. A gestão de conteúdo no mundo digital e os processos de avaliação de resultados. A gestão de crise nos tempos atuais.

Carga Horária Total do Semestre: 360 horas.

Ementa: O curso se inicia com uma introdução aos conceitos de sistema de administração de materiais, abordando os seus objetivos, finalidades, funções, organização e estrutura. Serão abordados temas como Gestão de estoques e gestão de compras. O curso encerra-se com o desenvolvimento do conteúdo sobre a gestão dos recursos patrimoniais. Tais conceitos buscam formar um profissional de administração capacitado para tomar decisões relacionadas à administração de materiais, dentro dos cenários atuais.

Ementa: Análise do ponto de equilíbrio das Operações e Alavancagem. Administração de Ativos Permanentes e Investimento de Capital. Custo de Capital, Estrutura de Capital e Dividendos. Decisões de Investimento a Longo Prazo.

Ementa: A disciplina aborda o Direito Empresarial aplicado às necessidades do Administrador, levando o aluno a perceber que o conhecimento das regras jurídicas aplicáveis à atividade empresarial é um requisito indispensável para o sucesso. Apresenta conceitos básicos do Direito, distinção entre pessoa física e pessoa jurídica, necessários para o entendimento do Direito Empresarial, aborda os conceitos de empresa, estabelecimento, empresário e instrumentos que compõem a estruturação da empresa. Em uma segunda parte aborda o Direito Societário, tratando das empresas em espécie, com a finalidade de indicar ao Administrador as peculiaridades de cada tipo societário.

Ementa: A disciplina se inicia com a percepção de oportunidades de mercado e quais os principais fatores podem interferir no desenvolvimento de novas propostas de mercado. Em seguida, serão abordadas as metodologias de organização de informações para aplicação em diferentes modelos de novos projetos. Finalizando, serão abordadas as metodologias de organização de negócios e as ferramentas disponíveis para minimizar riscos de implantação.

Ementa: Transmitir a teoria da administração de custos ao aluno de forma a capacitá-lo para o pleno entendimento da linguagem de custos, enfocar os aspectos que possibilitam o processo decisório, tais como: custos para controle, custos para decisão - relação custo/volume/lucro - custeio direto (custeio variável), método do custeio ABC, o uso dos custos na determinação dos preços, centros de lucros e preços de transferência.

Ementa: Desenvolver trabalhos inerentes ao conteúdo ministrado no 6º Período

Carga Horária Total do Semestre: 320 horas.

Ementa: Ementa A disciplina se direciona para a orientação quanto aos procedimentos necessários para a elaboração do projeto de trabalho, contemplando a definição de um tema, os objetivos do trabalho, a construção do referencial teórico, dos aspectos metodológicos, discursivos e conteudísticos, bem como o cronograma de tarefas do trabalho a ser desenvolvido

Ementa: O curso se inicia com uma introdução aos conceitos básicos de logística, abordando suas dimensões, componentes e indicadores de desempenho. Além disso, será tratado o tema gerenciamento de cadeias de suprimentos, abordando todos os elos da cadeia produtiva, desde a matéria-prima, até o consumidor final, com ênfase na mobilidade do sistema de transporte, associado à análise dos custos envolvidos.

Ementa: O ambiente empresarial; A natureza do planejamento; O pensamento estratégico; Planejamento estratégico, tático e operacional; Negócio, visão, missão, objetivos, metas e desafios; Elaboração de; diagnóstico estratégico, estratégias empresariais, posturas estratégicas, planos de ação, ciclo PDCA, planejamento orçamentário, controle e avaliação; Uso de matrizes: FOFA/SWOT e GUT; Análise competitiva; BSC.

Ementa: A disciplina inicia-se com os conceitos básicos de sistemas de informação, perpassando pelos conceitos de sistemas de informação de apoio às operações para que, posteriormente, engendrem-se os conceitos de sistemas de apoio à gerência. A partir destes últimos conceitos, aprofundam-se nos sistemas de informação gerencial, demonstrando a importância e os seus impactos nas operações empresariais. Em seguida, são trabalhados os conceitos e aplicações dos sistemas de suporte à decisão e dos sistemas de informação executiva para as táticas e para as estratégias empresarias, respectivamente. O conteúdo encerra-se com o estudo e a aplicação de métodos para escolha de softwares empresariais.

Ementa: Conceitos básicos de liderança e coaching, alinhamento entre gestão e liderança; atitudes de sucesso, autodesenvolvimento; competencia emocional.

Carga Horária Total do Semestre: 400 horas.

Ementa: Introdução ao Estudo do Direito Tributário, Obrigação Tributária, Crédito Tributário, Tributos em Espécie.

Ementa: A disciplina se direciona para a orientação quanto aos procedimentos necessários para a realização do relatório final de estágio, contemplando a coleta e análise dos dados, a apresentação dos resultados, as partes constituintes, bem como os aspectos metodológicos, discursivos e conteudísticos do trabalho a ser desenvolvido.

Ementa: Educação financeira. O mercado de capitais como segmento do mercado financeiro. Intermediação financeira e desenvolvimento. Títulos e valores mobiliários privados e públicos. Fundos de investimentos e bolsas de valores

Ementa: Conhecer o sujeito surdo e compreender o sistema linguístico da Língua Brasileira de Sinais- LIBRAS para facilitar a comunicação entre ouvintes e surdos usuário da Libras.

Ementa: Discutir as vantagens da utilização de procedimentos para avaliação e gestão dos riscos de uma crise, apontando caminhos para se identificar e atuar de forma eficiente diante de um evento catalisador de crise e demonstrar como a gestão eficaz pode reduzir custos e danos à reputação e à imagem de uma empresa. Visa ampliar a percepção sobre a vulnerabilidade das organizações, preparar para a administração de momentos críticos, instrumentalizar para liderar a implantação de estruturas eficientes.

Ementa: Simulação de jogos de empresas vivenciando as áreas de administração geral. Administração de Vendas. Administração da produção. Administração financeira e administração de recursos humanos.

Ementa: Teoria da decisão. Teoria dos jogos. Representação de jogos. Classificação dos jogos. Resolução de jogos. Jogos repetidos. Leilões.

ADRIANA VIEIRA FERREIRA

ADRIANA VIEIRA FERREIRA

E-mail: avieira@unipam.edu.br

Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Minas Gerais (1996), mestrado em Economia Aplicada pela Universidade Federal de Viçosa (1998) e doutorado em Economia...

Acesse o Currículo: Clique Aqui


CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO

Estabelecidos no ESTATUTO conforme Art. 117 ao Art. 123.

ACESSE O ESTATUTO

Laboratórios e Ambientes

Sala de Informática Alfa - 207 Alfa
Sala de Informática Alfa - 207 Alfa

Saiba mais

Sala de Informática Amarela A - 104 F
Sala de Informática Amarela A - 104 F

Saiba mais

Sala de Informática Amarela B - 106 F
Sala de Informática Amarela B - 106 F

Saiba mais

Sala de Informática Azul A
Sala de Informática Azul A

Saiba mais

Sala de Informática Azul B
Sala de Informática Azul B

Saiba mais

Sala de Informática Branca - 112 F
Sala de Informática Branca - 112 F

Saiba mais

Sala de Informática Cedro - 306 I
Sala de Informática Cedro - 306 I

Saiba mais

Sala de Informática Cinza - 110 F
Sala de Informática Cinza - 110 F

Saiba mais

Sala de Informática Gaia - 304 H
Sala de Informática Gaia - 304 H

Saiba mais

Sala de Informática Juris - 109 C
Sala de Informática Juris - 109 C

Saiba mais

Sala de Informática Lírios - 121 M
Sala de Informática Lírios - 121 M

Saiba mais

Sala de Informática Manacás - 123 M
Sala de Informática Manacás - 123 M

Saiba mais

Sala de Informática Marte - 112 N
Sala de Informática Marte - 112 N

Saiba mais

Sala de Informática Ouro - 402 G
Sala de Informática Ouro - 402 G

Saiba mais

Sala de Informática Platina - 406 G
Sala de Informática Platina - 406 G

Saiba mais

Sala de Informática Prata - 103 G
Sala de Informática Prata - 103 G

Saiba mais

Sala de Informática Terra - 107 N
Sala de Informática Terra - 107 N

Saiba mais

Sala de Informática Topázio - 206 E
Sala de Informática Topázio - 206 E

Saiba mais

Sala de Informática Urano - 407 H
Sala de Informática Urano - 407 H

Saiba mais

Sala de Informática Verde - 114 F
Sala de Informática Verde - 114 F

Saiba mais

Sala de Informática Vermelha - 307 F
Sala de Informática Vermelha - 307 F

Saiba mais

Sala de Práticas Gerenciais (SPG)
Sala de Práticas Gerenciais (SPG)

Saiba mais





4

ENADE

CONCEITO MEC

Grau:
Bacharelado

Duração:
8 Semestres

Vagas:
Diurno: 60 vagas
Noturno: 180 vagas

Mensalidade:
Ingressantes 2019 Diurno: R$ 712,00 
Ingressantes 2019 Noturno: R$ 771,00

Selo Administração

Avise-me sobre o próximo Vestibular

Notícias Recentes






Última atualização: 02/07/2018 17:30

Eventos