ADMINISTRAÇÃO

Administração

O curso

A graduação mais ofertada no Brasil, o bacharelado em Administração forma profissionais que podem atuar em organizações de todos os setores econômicos e em empresas de qualquer porte. O administrador planeja, organiza, comanda e controla o funcionamento da máquina administrativa, pública ou privada, procurando aumentar a produtividade, a rentabilidade e o controle dos resultados. Dentro de uma organização, as principais áreas de atuação do administrador são a gestão financeira, os recursos humanos e as operações, o planejamento estratégico e o marketing, e a logística e as vendas.

- Administração Financeira;

- Administração de Material;

- Administração Mercadológica/Marketing;

- Administração de Produção;

- Administração e Seleção de Pessoal/Recursos Humanos/Relações Industriais;

- Orçamento;

- Organização e Métodos e Programas de Trabalho;

- Logística;

- Administração de Vendas;

- Campos Conexos.

Ainda que todos os anos um grande número de administradores se forme dentro das universidades, o mercado para esse profissional não para de crescer. O administrador pode atuar tanto na iniciativa pública quanto na privada e o seu papel dentro das organizações é importantíssimo. Afinal, com a expansão da economia, mais e mais portas têm sido abertas para esse profissional, que contribui não só para a melhoria dos processos dentro das organizações, como para a otimização dos resultados.

Ementa: Estudo de temas clássicos e contemporâneos essenciais para o entendimento da configuração do mundo atual nas perspectivas histórica, antropológica, sociológica e filosófica.

Ementa: A disciplina compreende conceitos gerais de informática como bit, byte, hardware e software, contextualizando o usuário do computador na linguagem da informática. É apresentado na prática o uso de Editor de texto, suas funcionalidades e suas aplicações.Demonstrar na prática o uso das ferramentas de programa de apresentação de slides.

Ementa: O curso inicia-se com a definição do conceito de derivada, tema importante tanto para a compreensão dos assuntos subsequentes quanto em outras disciplinas do curso de administração, como, por exemplo, no entendimento do conceito da análise “marginal”. Posteriormente, aborda-se a noção de taxas de variação, taxas relacionadas e problemas de otimização, momento em que o educando é exposto a situações ligadas a seu campo de interesse, ou seja, ao universo do profissional de administração. O curso encerra-se com o estudo da integração, momento em que é estabelecida a relação entre integral e derivada, permitindo a análise de mais situações ligadas à administração.

Ementa: Elaboração de um projeto na temática do Empreendedorismo Social.

Ementa: Visão Geral da Administração. Conceitos básicos. Antecedentes históricos da Administração. Administração Científica. Teoria Clássica. Burocracia. Teoria das Relações Humanas. Teoria Comportamental. Estruturalismo. Abordagem Sistêmica. Teoria da Contingência

Carga Horária Total do Semestre: 320 horas.

Ementa: Revisão nos conceitos básicos em informática, abordando os principais componentes do hardware, software, sistema operacional e tecnologias de gestão da informação, bem como suas aplicações práticas como ferramentas de trabalho para o administrador. Ênfase é dada à operação em redes corporativas, principalmente de aplicativo gestor de planilhas (Excel). A etapa seguinte do curso incorpora desenvolvimento de projeto de pequeno aplicativo na área de gestão corporativa, utilizando recursos básicos e avançados de planilhas eletrônicas. Também é apresentado conceitos de software proprietário e software de código aberto, assim como segurança contra perda, roubo ou desvio de dados e comportamento seguro.

Ementa: A noção de linguagem como interação e o domínio de mecanismos linguísticos (gramaticais) e discursivos que permitam ao usuário da língua não só a leitura eficiente de textos variados, mas também a produção deles, a fim de que possa interagir e atuar sobre o(s) outro(s), social e profissionalmente.

Ementa: Atividades propostas pelas outras disciplinas do semestre: planilha eletrônica, planejamento, organização, direção e controle (abordagem neoclássica e administração por objetivos), liderança, comunicação e motivação (teoria do desenvolvimento organizacional). Trabalho interdisciplinar com a temática: planejamento e abertura de uma empresa para atuação em eventos.

Ementa: Introdução aos fundamentos da psicologia (definição, relação com o mundo de trabalho, transformações na sociedade e nas organizações, contextualização). Estrutura da personalidade: foco no indivíduo e foco no ambiente. Determinantes do comportamento individual: autoestima, percepção, inteligência emocional,motivação, criatividade e processos de comunicação. Determinantes do comportamento grupal: grupos, conflitos, equipes e liderança.

Ementa: Teoria Neoclássica da Administração, Decorrências da Abordagem Neoclássica, Administração por objetivos. Fatores relevantes do ambiente onde as empresas operam. Planejamento empresarial e Estratégias empresariais. Função Organização: Estrutura Organizacional e departamentalização. Teoria do desenvolvimento Organizacional: Cultura e Clima Organizacional. Função Direção: liderança, motivação e comunicação. Função Controle. Perspectivas da Teoria das Organizações, Alcance e Limites da Teoria das Organizações.

Carga Horária Total do Semestre: 320 horas.

Ementa: Breve histórico da contabilidade, conceitos, usuários. As mutações patrimoniais. A estrutura patrimonial. O método das partidas dobradas. As variações do patrimônio líquido (despesas e receitas), apuração do resultado. Elaboração de um plano de contas simplificado. Noções básicas do regime de competência - despesas e receitas antecipadas, provisões retificadoras de contas do ativo. Noções da demonstração do resultado do exercício. Estudo dos princípios e convenções contábeis. Embasamento teórico-prático do administrador de empresas. A gestão empresarial através dos relatórios contábeis e seu campo de aplicação.

Ementa: Introdução; Séries e gráficos estatísticos; Estatística descritiva; Utilização do software SPSS; Números índice; Técnicas de amostragem; Distribuições de probabilidade; Estimava; Teste de Hipóteses; Análise de variância - Anova; Teste de Qui-Quadrado e outras provas não-paramétricas; Correlação entre variáveis; Regressão linear simples e múltipla;

Ementa: Definição e conceituação de marketing, O ambiente de Marketing, Valor para o cliente. Planejamento Estratégico no marketing, Pesquisa de Marketing, O comportamento do consumidor, Comportamento de compra do mercado organizacional.

Ementa: Conceitos básicos e objeto da economia; a escassez e a necessidade de escolha; comportamento do produtor; comportamento do consumidor; sistemas econômicos de organização dos mercados.

Ementa: Atividades de revisão das disciplinas do 3° período. Trabalho interdisciplinar com temática: O Administrador no processo de decisão enfocando o papel do administrador no planejamento organizacional e no processo de decisões diante de simulações empresariais mercadológicas.

Carga Horária Total do Semestre: 360 horas.

Ementa: O curso se inicia com a conceituação de administração mercadológica, revisando segmentação de mercado, seleção de mercado alvo, diferenciação e posicionamento. Seguindo se faz a abordagem sobre produto e serviços, definição, estratégias. As estratégias relacionadas ao produto serão abordadas através de ciclo de vida do produto e desenvolvimento de novas ofertas ao mercado e gerencia de linhas de produto. A variável do preço no composto mercadológico será abordada nas estratégias de formação e adequação de preço. No conteúdo de canal de distribuição será abordado: decisões e gerenciamento do canal. Para fechamento do curso será abordado o composto de comunicação, ferramentas, gerencia de comunicação, promoção de vendas e relações publica.

Ementa: A disciplina inicia-se com as explanações acerca dos objetivos e Tendências da Administração de Recursos Humanos (ARH), bem como as Políticas da ARH que vêm ao longo dos anos sendo alvo de constantes modificações a fim de acompanharem o desenvolvimento do mercado. Posteriormente serão introduzidos conceitos e ferramentas da Gestão de Pessoas, a saber: Recrutamento e Seleção de Pessoal, Descrição e Análise de Cargos, Treinamento e Desenvolvimento de Pessoal, Avaliação de Desempenho, Cultura Organizacional, Clima Organizacional.

Ementa: Fundamentos de teoria e Política Macroeconômica; a mensuração da atividade econômica; noções de economia monetária; noções de economia internacional.

Ementa: • O curso se inicia com uma introdução aos conceitos básicos do custo de capital no tempo, abordando a formação do juro simples, montante, juro exato e juro comercial. Serão tratados temas como desconto racional, desconto comercial e bancário e o custo efetivo dessas operações. Serão vistos também os conceitos de juros compostos, enfatizando a diferença entre os dois regimes de capitalização dos juros, as taxas de juros efetiva, nominal, equivalentes, real, de inflação e taxas acumuladas, bem como a equivalência de capitais e de conjuntos de capitais. O curso encerra-se com o desenvolvimento dos conteúdos sobre séries de capitais e sistemas de amortização. Os conceitos ministrados na disciplina buscam formar um profissional de administração capacitado para tomar decisões no âmbito financeiro, dentro dos cenários atuais.

Ementa: Elaboração de um Diagnóstico Empresarial, contendo os contextos de Composto Mercadológico, Gestão de Pessoas, Macroeconomia e Matemática Financeira.

Carga Horária Total do Semestre: 360 horas.

Ementa: Evolução histórica da administração da produção; conceitos básicos de produção; sistemas de produção; PPCP - Planejamento, Programação e Controle da Produção; bases de um projeto industrial; manutenção industrial; filosofia da qualidade nos sistemas de produção.

Ementa: Ambiente Financeiro e Conceitos Financeiros. Demonstrações Financeiras. Técnicas de Análise e Planejamento Financeiro. Administração de Capital de Giro.

Ementa: Transmitir a teoria da Gestão de Custos ao alun o de forma a capacitá-lo para o pleno entendimento da linguagem de custos, enfocar os apectos que possibilitam o processo decisório, tais como: terminologia, classificação e comportamento dos custos, apuração de resultado, custos indiretos e produção, material direto, mão-de-obra direta, sistemas de custeamento e produção conjunta, de forma que possibilite ao aluno desenvolver a sua capacidade de avaliação das alternativas apresentadas pela indústria, desenvolver exercícios ou casos práticos para a plena consolidação e compreensão do assunto abordado.

Ementa: Disciplina que aborda a legislação aplicavel nas relações de trabalhos pelo regime celetista,informando ao adminstrador a importancia de sua observancia na administração de empresas e a sua relação com os demais ramos do direito, sendo ministrados os seguintes temas:Introdução ao Direito do Trabalho. Organização e disposição da CLT, Empregado. Empregador. Contrato de Trabalho, Globalização e Flexibilização do Direito Trabalho. Salário e Remuneração. Jornada de Trabalho. Horas Extraordinárias. Intervalo, Descanso. Tutela Especial do Trabalho, Segurança e Medicina do trabalho, Término do Contrato de Trabalho, Direito Coletivo do Trabalho.

Ementa: Hábitos e técnicas de estudo de análise econômico e financeira. Técnicas, procedimentos e estratégias de desenvolvimento de trabalhos acadêmico-científicos. Trabalho Interdisciplinar (TI).

Ementa: Abordagem dos conceitos fundamentais de marketing. A interferência do marketing nos departamentos e processos das organizações. As especificações do marketing com base na aplicação. Processos de elaboração do planejamento estratégico e do plano tático de marketing. A fundamentação do marketing de relacionamento e de inovação. Ações para desenvolvimento de branding. O marketing digital. A gestão de conteúdo no mundo digital e os processos de avaliação de resultados. A gestão de crise nos tempos atuais.

Carga Horária Total do Semestre: 360 horas.

Ementa: O curso se inicia com uma introdução aos conceitos de sistema de administração de materiais, abordando os seus objetivos, finalidades, funções, organização e estrutura. Serão abordados temas como Gestão de estoques e gestão de compras. O curso encerra-se com o desenvolvimento do conteúdo sobre a gestão dos recursos patrimoniais. Tais conceitos buscam formar um profissional de administração capacitado para tomar decisões relacionadas à administração de materiais, dentro dos cenários atuais.

Ementa: Análise do ponto de equilíbrio das Operações e Alavancagem. Administração de Ativos Permanentes e Investimento de Capital. Custo de Capital, Estrutura de Capital e Dividendos. Decisões de Investimento a Longo Prazo.

Ementa: A disciplina aborda o Direito Empresarial aplicado às necessidades do Administrador, levando o aluno a perceber que o conhecimento das regras jurídicas aplicáveis à atividade empresarial é um requisito indispensável para o sucesso. Apresenta conceitos básicos do Direito, distinção entre pessoa física e pessoa jurídica, necessários para o entendimento do Direito Empresarial, aborda os conceitos de empresa, estabelecimento, empresário e instrumentos que compõem a estruturação da empresa. Em uma segunda parte aborda o Direito Societário, tratando das empresas em espécie, com a finalidade de indicar ao Administrador as peculiaridades de cada tipo societário.

Ementa: A disciplina se inicia com a percepção de oportunidades de mercado e quais os principais fatores podem interferir no desenvolvimento de novas propostas de mercado. Em seguida, serão abordadas as metodologias de organização de informações para aplicação em diferentes modelos de novos projetos. Finalizando, serão abordadas as metodologias de organização de negócios e as ferramentas disponíveis para minimizar riscos de implantação.

Ementa: Transmitir a teoria da administração de custos ao aluno de forma a capacitá-lo para o pleno entendimento da linguagem de custos, enfocar os aspectos que possibilitam o processo decisório, tais como: custos para controle, custos para decisão - relação custo/volume/lucro - custeio direto (custeio variável), método do custeio ABC, o uso dos custos na determinação dos preços, centros de lucros e preços de transferência.

Ementa: Desenvolver trabalhos inerentes ao conteúdo ministrado no 6º Período

Carga Horária Total do Semestre: 320 horas.

Ementa: Ementa A disciplina se direciona para a orientação quanto aos procedimentos necessários para a elaboração do projeto de trabalho, contemplando a definição de um tema, os objetivos do trabalho, a construção do referencial teórico, dos aspectos metodológicos, discursivos e conteudísticos, bem como o cronograma de tarefas do trabalho a ser desenvolvido

Ementa: O curso se inicia com uma introdução aos conceitos básicos de logística, abordando suas dimensões, componentes e indicadores de desempenho. Além disso, será tratado o tema gerenciamento de cadeias de suprimentos, abordando todos os elos da cadeia produtiva, desde a matéria-prima, até o consumidor final, com ênfase na mobilidade do sistema de transporte, associado à análise dos custos envolvidos.

Ementa: O ambiente empresarial; A natureza do planejamento; O pensamento estratégico; Planejamento estratégico, tático e operacional; Negócio, visão, missão, objetivos, metas e desafios; Elaboração de; diagnóstico estratégico, estratégias empresariais, posturas estratégicas, planos de ação, ciclo PDCA, planejamento orçamentário, controle e avaliação; Uso de matrizes: FOFA/SWOT e GUT; Análise competitiva; BSC.

Ementa: A disciplina inicia-se com os conceitos básicos de sistemas de informação, perpassando pelos conceitos de sistemas de informação de apoio às operações para que, posteriormente, engendrem-se os conceitos de sistemas de apoio à gerência. A partir destes últimos conceitos, aprofundam-se nos sistemas de informação gerencial, demonstrando a importância e os seus impactos nas operações empresariais. Em seguida, são trabalhados os conceitos e aplicações dos sistemas de suporte à decisão e dos sistemas de informação executiva para as táticas e para as estratégias empresarias, respectivamente. O conteúdo encerra-se com o estudo e a aplicação de métodos para escolha de softwares empresariais.

Ementa: Conceitos básicos de liderança e coaching, alinhamento entre gestão e liderança; atitudes de sucesso, autodesenvolvimento; competencia emocional.

Carga Horária Total do Semestre: 400 horas.

Ementa: Introdução ao Estudo do Direito Tributário, Obrigação Tributária, Crédito Tributário, Tributos em Espécie.

Ementa: A disciplina se direciona para a orientação quanto aos procedimentos necessários para a realização do relatório final de estágio, contemplando a coleta e análise dos dados, a apresentação dos resultados, as partes constituintes, bem como os aspectos metodológicos, discursivos e conteudísticos do trabalho a ser desenvolvido.

Ementa: Educação financeira. O mercado de capitais como segmento do mercado financeiro. Intermediação financeira e desenvolvimento. Títulos e valores mobiliários privados e públicos. Fundos de investimentos e bolsas de valores

Ementa: Conhecer o sujeito surdo e compreender o sistema linguístico da Língua Brasileira de Sinais- LIBRAS para facilitar a comunicação entre ouvintes e surdos usuário da Libras.

Ementa: Discutir as vantagens da utilização de procedimentos para avaliação e gestão dos riscos de uma crise, apontando caminhos para se identificar e atuar de forma eficiente diante de um evento catalisador de crise e demonstrar como a gestão eficaz pode reduzir custos e danos à reputação e à imagem de uma empresa. Visa ampliar a percepção sobre a vulnerabilidade das organizações, preparar para a administração de momentos críticos, instrumentalizar para liderar a implantação de estruturas eficientes.

Ementa: Simulação de jogos de empresas vivenciando as áreas de administração geral. Administração de Vendas. Administração da produção. Administração financeira e administração de recursos humanos.

Ementa: Teoria da decisão. Teoria dos jogos. Representação de jogos. Classificação dos jogos. Resolução de jogos. Jogos repetidos. Leilões.

Carga Horária Total do Semestre: 440 horas.

ADRIANA VIEIRA FERREIRA

ADRIANA VIEIRA FERREIRA

E-mail: avieira@unipam.edu.br

Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Minas Gerais (1996), mestrado em Economia Aplicada pela Universidade Federal de Viçosa (1998) e doutorado em Economia...

Acesse o Currículo: Clique Aqui


CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO

Estabelecidos no ESTATUTO conforme Art. 117 ao Art. 123.

ACESSE O ESTATUTO

Laboratórios e Ambientes

Sala de Informática Alfa - 207 Alfa
Sala de Informática Alfa - 207 Alfa

Saiba mais

Sala de Informática Amarela A - 104 F
Sala de Informática Amarela A - 104 F

Saiba mais

Sala de Informática Amarela B - 106 F
Sala de Informática Amarela B - 106 F

Saiba mais

Sala de Informática Azul A
Sala de Informática Azul A

Saiba mais

Sala de Informática Azul B
Sala de Informática Azul B

Saiba mais

Sala de Informática Branca - 112 F
Sala de Informática Branca - 112 F

Saiba mais

Sala de Informática Cedro - 306 I
Sala de Informática Cedro - 306 I

Saiba mais

Sala de Informática Cinza - 110 F
Sala de Informática Cinza - 110 F

Saiba mais

Sala de Informática Gaia - 304 H
Sala de Informática Gaia - 304 H

Saiba mais

Sala de Informática Juris - 109 C
Sala de Informática Juris - 109 C

Saiba mais

Sala de Informática Lírios - 121 M
Sala de Informática Lírios - 121 M

Saiba mais

Sala de Informática Manacás - 123 M
Sala de Informática Manacás - 123 M

Saiba mais

Sala de Informática Marte - 112 N
Sala de Informática Marte - 112 N

Saiba mais

Sala de Informática Ouro - 402 G
Sala de Informática Ouro - 402 G

Saiba mais

Sala de Informática Platina - 406 G
Sala de Informática Platina - 406 G

Saiba mais

Sala de Informática Prata - 103 G
Sala de Informática Prata - 103 G

Saiba mais

Sala de Informática Terra - 107 N
Sala de Informática Terra - 107 N

Saiba mais

Sala de Informática Topázio - 206 E
Sala de Informática Topázio - 206 E

Saiba mais

Sala de Informática Urano - 407 H
Sala de Informática Urano - 407 H

Saiba mais

Sala de Informática Verde - 114 F
Sala de Informática Verde - 114 F

Saiba mais

Sala de Informática Vermelha - 307 F
Sala de Informática Vermelha - 307 F

Saiba mais

Sala de Práticas Gerenciais (SPG)
Sala de Práticas Gerenciais (SPG)

Saiba mais





4

ENADE

CONCEITO MEC

Grau:
Bacharelado

Duração:
8 Semestres

Vagas:

Mensalidade:
Ingressantes 2019 Diurno: R$ 712,00 
Ingressantes 2019 Noturno: R$ 771,00

Selo Administração

Avise-me sobre o próximo Vestibular

Última atualização: 02/01/2019 17:30

Notícias

UNIPAM e empresa AUMA fecham parceria
28/02/2019 11:15    ASCOM UNIPAM UNIPAM e empresa AUMA...

[+] Leia Mais...

UNIPAM abre as inscrições do Bolsa Social
08/01/2019 09:19    ASCOM UNIPAM UNIPAM abre as...

[+] Leia Mais...

UNIPAM e CRA-MG realizam Circuito Mineiro de Administração
20/11/2018 18:13    Maryana Santos UNIPAM e CRA-MG realizam...

[+] Leia Mais...

Alunos do UNIPAM participarão do ENADE no próximo domingo
20/11/2018 13:58    ASCOM UNIPAM Alunos do UNIPAM...

[+] Leia Mais...

UNIPAM divulga datas das colações de grau dos formandos de 2018
30/10/2018 13:06    ASCOM UNIPAM UNIPAM divulga datas das...

[+] Leia Mais...

Alunos do UNIPAM visitam Instituto Inhotim
26/09/2018 10:03    ASCOM UNIPAM Alunos do UNIPAM visitam...

[+] Leia Mais...

“Conexão ADM: conecte-se com o seu dia” será realizada nesta quarta-feira
24/09/2018 16:15    Sarah Dieine “Conexão ADM:...

[+] Leia Mais...

Alunos de Administração apresentam resultado do Projeto “Sonho Grande”
13/07/2018 13:50    Laryssa Caixeta Alunos de...

[+] Leia Mais...

Professora do UNIPAM ministra minicurso para colaboradores do Hospital Regional
27/06/2018 09:36    ASCOM UNIPAM Professora do UNIPAM...

[+] Leia Mais...

Alunos de Administração visitam as empresas Geriza e S&D Florestal Viveiro
27/06/2018 09:26    ASCOM UNIPAM Alunos de...

[+] Leia Mais...

Cursos do UNIPAM promoverão consultoria a entidades filantrópicas
14/05/2018 15:01    Yan Sieira Cursos do UNIPAM...

[+] Leia Mais...

Prêmio José Muriel Cardoso é concedido aos primeiros colocados do Vestibular 2018
23/04/2018 15:04    Pollyana Silva Prêmio José Muriel...

[+] Leia Mais...

Reitor do UNIPAM participa de “Papo de Segunda”
04/04/2018 13:25    ASCOM UNIPAM Reitor do UNIPAM...

[+] Leia Mais...

Ex-aluna do UNIPAM ministra palestra em Belo Horizonte
13/03/2018 12:34    Sarah Dieine Ex-aluna do UNIPAM...

[+] Leia Mais...

Alunos de Administração visitam McDonald’s
12/03/2018 16:24    ASCOM UNIPAM Alunos de...

[+] Leia Mais...

UNIPAM/ FEPAM e parceiros entregam kits escolares a crianças carentes
23/02/2018 13:20    Pollyana Silva UNIPAM/ FEPAM e...

[+] Leia Mais...

Inscrições para o PIBIC estão abertas
20/02/2018 11:06    Pollyana Silva Inscrições para o...

[+] Leia Mais...

Presidente do Grupo Zema faz palestra no UNIPAM para futuros administradores
12/09/2017 12:49    Pollyana Silva Presidente do Grupo Zema...

[+] Leia Mais...

Cursos do UNIPAM são contemplados com estrelas do Guia do Estudante
31/08/2017 10:00    ASCOM UNIPAM Cursos do UNIPAM são...

[+] Leia Mais...

Conexão ADM será realizada no UNIPAM
14/08/2017 13:00    Sarah Dieine Conexão ADM será...

[+] Leia Mais...

Ex-alunos do UNIPAM participam de projeto interdisciplinar no CESEC
07/07/2017 15:40    ASCOM UNIPAM Ex-alunos do UNIPAM...

[+] Leia Mais...

Assessor Jurídico do UNIPAM desenvolve aplicativo sobre o novo Código de Processo Civil
09/06/2017 15:04    Laryssa Caixeta Assessor Jurídico do...

[+] Leia Mais...


Depoimentos

No UNIPAM me formei em Administração, realizei minha primeira especialização e conheci pessoas de referência que colaboram para o meu crescimento profissional e pessoal, até hoje. Muitos de meus colegas de faculdade hoje são meus grandes amigos.

Prof. Flávio Daniel Borges de Morais
Prof. Flávio Daniel Borges de Morais - Professor e Coordenador de Educação a Distância do UNIPAM

O curso de Administração é amplo, permite que o administrador profissional trabalhe em diversas áreas.

Letícia Marques
Letícia Marques - Aluna UNIPAM

A Administração é uma profissão extremamente desafiadora e apaixonante. Exige que o profissional tenha habilidade para trabalhar com pessoas, criatividade para inovar sempre e conhecimento técnico para lidar com a complexidade existente nas empresas.

Prof. Fagner Oliveira de Deus
Prof. Fagner Oliveira de Deus - Pró-Reitor de Ensino, Pesquisa e Extensão

Formar-me em Administração, melhor dizendo, ser uma Administradora, significou para mim ter o privilégio de escolher profissionalmente o exercício de práticas condizentes ás minhas verdadeiras aptidões, caminhando assim para a minha realização também como pessoa.

Claudiane Reis
Claudiane Reis - Coordenadora de Recursos Humanos

Galeria

Eventos

Evento do Unipam
I Simpósio de Debates... 29/06/2019 à 23/11/2019

As inscrições serão feitas pelo site...

Saiba mais

Evento do Unipam
Sistema de Gestão... 10/06/2019 à 10/06/2019

Palestra restrita aos alunos do 5º...

Saiba mais

Evento do Unipam
Visita Técnica Usina WD... 14/06/2019 à 14/06/2019

Leiam o Manual de Visita da usina....

Saiba mais

Workshop: Saia da poupança
Workshop: Saia da... 15/06/2019 à 15/06/2019

O evento "Workshop Saia da Poupança"...

Saiba mais

Evento do Unipam
Palestra :Papo de... 20/05/2019 à 20/05/2019

O evento é aberto para alunos do...

Saiba mais

Evento do Unipam
Palestra: Seis Pilares... 11/04/2019 à 11/04/2019

Essa palestra é destinada aos alunos...

Saiba mais

Evento do Unipam
Concurso de Fotografias 08/05/2018 à 11/05/2018

- O pagamento e entrega das...

Saiba mais

Evento do Unipam
Submarino - Segurança... 09/03/2019 à 09/03/2019

O evento será dia 09/03/2019 das...

Saiba mais

Cursos

Curso de Certificação ISO 9001-2015
Curso de Certificação... 08/06/2019 à 08/06/2019

Para participar faça sua inscrição...

Saiba mais

Curso de Nutrição Esportiva
Curso de Nutrição... 11/05/2019 à 11/05/2019

A inscrição deverá ser feita no site...

Saiba mais

Treinamento Paralímpico
Treinamento Paralímpico 27/04/2019 à 28/04/2019

Os alunos devem se inscrever pelo site,...

Saiba mais

Evento do Unipam
SUBMARINO 28/04/2018 à 28/04/2018

Andressa Ariely - CEO da empresa O Bem...

Saiba mais

Evento do Unipam
CURSO LIVRE DE LIBRAS... 16/02/2019 à 29/06/2019

O curso é aberto para qualquer tipo de...

Saiba mais

Evento do Unipam
Minicurso Arduino 18/04/2018 à 18/04/2018

Saiba mais

Evento do Unipam
Jogos Digitais: Blender... 14/06/2018 à 05/07/2018

Os alunos interessados devem se...

Saiba mais

Evento do Unipam
Desenvolvimento Mobile... 07/04/2018 à 05/05/2018

Os alunos interessados devem se...

Saiba mais